Informativo n° 06/2017 | 20/04/2017

 
 
 
Informativo n° 06/2017  |  20/04/2017
Últimos dias para desconto na/s anuidade/s
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
destaques da ABA
 
Últimos dias (até 30 de abril de 2017) para desconto na/s anuidade/s
0
0
  Aproveite a campanha para de desconto na/as anuidade/s e fique em dia com a nossa Associação!
Confira a campanha:  https://abateste.assistenciatecnica.spaceindex.php/destaque/1145-campanha-de-desconto-anuidade-2017 (desconto válido para pagamentos realizados até o dia 30 de abril de 2017).
0
0
Compromisso da ABA com direitos fundamentais, territoriais e socioculturais, e o exercício da profissão de antropóloga/o
0
0
  A Presidente da ABA (gestão 2017-2018), Profa. Dra. Lia Zanotta Machado, reafirma compromissos da Associação com a defesa dos direitos fundamentais, territoriais e socioculturais, assim como a defesa do livre exercício da profissão de antropóloga/o.
Assista o vídeo aqui.
0
0
ABA adere Nota “[Empresas] agem para impedir a reparação justa dos danos causados pelo desastre criminoso do Rio Doce, Brasil”
0
0
  BHP Billiton, Vale e Samarco agem para impedir a reparação justa dos danos causados pelo desastre criminoso do Rio Doce.
Confira a Nota no link:  http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/noticias/bhp-billiton-vale-e-samarco-agem-para-impedir-a-reparacao-justa-dos-danos-causados-pelo-desastre-criminoso-do-rio-doce-brasil/.
A ABA já aderiu a Nota, assim como outras instituições, pesquisadores e atingidos/as. Convidamos aos/as que estiverem de acordo que enviem sua adesão, com nome completo/instituição, através do e-mail  pesquisariodoce@gmail.com.
0
0
‘Como paramos no tempo se há 500 anos lutamos por nossas terras?’: índios criticam chefe da Funai
0
0
  Líderes indígenas, associações indigenistas e o Ministério Público Federal reagiram a declarações do novo presidente da Funai, Antônio Costa, para quem alguns índios brasileiros não podem “ficar parados no tempo”, devendo ser inseridos no “sistema produtivo”. As afirmações, contudo, agradaram a bancada ruralista no Congresso.
O Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da ABA, Prof. Henyo Trindade Barretto Filho, participou das entrevistas. Confira:  http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39524124.
0
0
DENÚNCIA do FCHSSA / Ameaçado o novo sistema de avaliação da ética em pesquisa nas ciências humanas, sociais e sociais aplicadas
0
0
  Confira:  https://blogfchssa.wordpress.com/2017/04/07/denuncia-ameacado-o-novo-sistema-de-avaliacao-da-etica-em-pesquisa-nas-ciencias-humanas-sociais-e-sociais-aplicadas/.
0
0
ABA assina Documento sobre Zika Vírus e interrupção da gravidez
0
0
  Leia o documento aqui.
0
0
Comitê Migração e Deslocamentos / Aprovada a nova Lei da Migração: o estado das artes
0
0
  O Substitutivo da Câmara dos Deputados 7, de 2016, foi votado pelo plenário do Senado Federal na última terça-feira, dia 18 de abril de 2017. Seu texto é resultado de um amplo debate, do qual participaram governo, sociedade, especialistas e organismos internacionais.  
O palco do debate foi a Comissão Especial criada para relatar o Projeto de Lei 5655, de 2009, do Presidente Lula, ao qual o Projeto de Lei do Senado 288, de 2013, do Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) foi apensado.  O Comitê de Migrações e Deslocamentos esteve presente na maioria das Audiências Públicas que ali aconteceram e encaminhou sugestões de emendas. O relator, Dep. Orlando Silva (PCdoB/SP), como apoio da presidente da Comissão Especial, Dep. Bruna Furlan (PSDB/SP) realizou exitoso trabalho de compilação na forma de um Substitutivo.
Leia o documento aqui.
0
0
Facebook TV ABA
0
0
  Confira no link:  https://pt-br.facebook.com/tvaba/.
0
0
Vibrant Volume 13, Number 2 – Animals in anthropology
0
0
  Editor: Antonio Carlos de Souza Lima
Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-13-n-2-122016/.
0
0
Novos Debates
0
0
  Confira o Volume 2, Número 2 no link:  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
0
0
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
  Exposição “Tiririca dos Crioulos: pessoas fortes na luta”
Data: 06 de maio a 30 de junho de 2017
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, João Pessoa/PB
Informações: Divulgação
0
0
  I Congresso de Graduação em Antropologia
Data: 02 a 06 de outubro de 2017
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ
Informações:  https://congran.wordpress.com/
0
0
 
oportunidades
 
Concursos e seleções
0
0
  Edital para Docentes do Curso de Formação de Agentes Ambientais Indígenas
O Projeto IGATI: Fortalecimento da gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas da Amazônia Oriental (TNC/FUNDO AMAZONIA-BNDES) divulga a publicação de 02 (dois) termos de referência: 1. Contratação de serviços especializados em educação e docência com Povos Indígenas para a implementação de curso de formação de Agentes Ambientais Indígenas do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) Xikrin da Terra Indígena Trincheira Bacajá e 2. Serviços especializados em educação e docência com Povos Indígenas para a implementação de curso de formação de Agentes Ambientais Indígenas do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) Parakanã da Terra Indígena Apyterewa. Inscrições até 27 de abril de 2017. Informações: Termo de referência Xikrin e Termo de referência Parakanã.
0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
  Revista Equatorial
A Revista Equatorial (ISSN: 2446-5674) – publicação on-line semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN – convida a todos/as a submeterem contribuições para seu sexto número que terá temática livre. A revista recebe artigos inéditos, traduções, entrevistas, resenhas e ensaios fotográficos em fluxo contínuo de estudantes de graduação e pós-graduação. Submissões para o próximo número v.4, n.6 (jan./jun. 2017) até 01 de maio de 2017. Informações:  https://incubadora.ufrn.br/index.php/index/user /  revistaequatorial@gmail.com (com cópia para  equatorial@cchla.ufrn.br).
0
0
  Expedições: Teoria da História & Historiografia
Expedições: Teoria da História e Historiografia, publicação semestral da Universidade Estadual de Goiás – UEG, divulga o recebimento de artigos em fluxo continuo, convida a comunidade acadêmica brasileira e internacional a submeterem artigos inéditos versando sobre História, Teoria da História e Historiografia para a composição do seu próximo número com previsão de publicação em agosto de 2017. A revista publica artigos escritos em Espanhol, Inglês, Português e  além da usual seção de artigos a publicação também recebe submissões de entrevistas, traduções e resenhas. Os interessados em submeter artigos, devem efetivar o seu cadastro prévio no endereço: http://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/user/register. Informações:  http://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth.
0
0
Lançamentos – Livros ABA
0
0
  Antropologia e Direitos Humanos 7

Organizadoras: Lucía Eilbaum, Patrice Schuch e Gisele Fonseca Chagas.
Clique aqui para visualizar em PDF.

0
0
Lançamentos – Livros 2017
0
0
  ARÁUZ, Lorena Campo e APARICIO, Miguel (2017). Etnografías del suicidio en América del Sur. Quito: Editora Abya Yala. ( http://abyayala.org/Abyayala2016/producto/etnografias-del-suicidio-en-america-del-sur/)
0
0
  DA CUNHA, Christina Vital; LOPES, Paulo Victor Leite e LUI Janayna (2017). Religião e política: medos sociais, extremismo religioso e eleições 2014. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll Brasil & Instituto de Estudos da Religião (ISER). Para acessar o PDF clique aqui.
0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Deputados falam sobre prorrogação da CPI da Funai
0
0
  Visualize o vídeo no link:  http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/CAMARA-DEBATE/528457-DEPUTADOS-FALAM-SOBRE-PRORROGACAO-DA-CPI-DA-FUNAI.html.
0
0
Nota dos estudantes de Antropologia da UFRN em relação ao decreto de reestruturação da FUNAI e em apoio ao movimento indígena de ocupação da CTL/Natal
0
0
  Nós, discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGAS/UFRN, nos manifestamos em apoio aos povos indígenas do estado neste momento de ativa luta política, em que a resistência indígena se levanta contra o desmonte da FUNAI e se coloca na linha de frente para impedir e reverter políticas antidemocráticas do governo federal. Em resposta ao Decreto nº 9.010, de 23 de março de 2017, que acarreta tal reestruturação, diversos indígenas do RN ocuparam o prédio da CTL em Natal, única Coordenação da FUNAI até então existente no estado, e divulgaram seu posicionamento contra o decreto autocrático do atual governo.
Confira a Nota aqui.
0
0
Nota de Apoio ao movimento indígena no Ceará
0
0
  Confira aqui.
0
0
Antropologia da UFPel contra a mineração de chumbo
0
0
  Os professores e as professoras e os estudantes e as estudantes do Bacharelado em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcaram presença no ato em defesa do Alto Camaquã, no dia 7 de abril, na região de Palmas, interior de Bagé (RS). O local é uma das regiões de bioma pampa mais preservadas no Rio Grande do Sul.

A ação reforça a luta contra o projeto de mineração de chumbo, cobre, zinco e outros metais pesados, liderado pelas empresas transnacionais Votorantim Metais e Iamgold Brasil. As empresas buscam a liberação de uma mina na cidade de Caçapava do Sul (RS), que põe em risco o desenvolvimento sustentável da região, a permanência dos moradores e das moradores e a Bacia do Rio Camaquã.

A visita da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul reuniu mais de 600 pessoas de diversas instituições, como UFPel, FURG, IDEAU, URCAMP, moradores da região, agricultores, pecuaristas, apicultores, sindicatos, artesãs, políticos, lideranças religiosas, ecologistas, artistas, secundaristas, remadores, montanhistas, entre outros.

Informações sobre o impacto ambiental na região podem ser conferidos aqui:  http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/04/08/jornada-em-defesa-do-camaqua-reune-mais-de-600-pessoas.

E aqui:  http://www.sul21.com.br/jornal/deputados-se-unem-prefeitos-e-vereadores-da-regiao-centro-sul-contra-mineracao-no-rio-camaqua/.

0
0
Aprovada no Senado nova lei de Migração que depende agora de sanção presidencial
0
0
  Confira:  https://somosmigrantessite.wordpress.com/2017/04/18/urgente-aprovada-hoje-no-senado-nova-lei-de-migracao-que-depende-agora-de-sancao-presidencial/.
0
0
A Inconstitucionalidade do Programa Escola Livre foi declarada no STF
0
0
  Confira aqui a medida cautelar concedida pelo Ministro Roberto Barroso.
0
0
Manifesto em apoio a UERJ
0
0
  Os professores, pesquisadores, intelectuais e gestores abaixo assinado, de várias instituições de do Brasil, vêm manifestar sua solidariedade diante da grave situação dos nossos colegas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A UERJ é uma das maiores universidades do país, com contribuições marcantes em várias áreas do conhecimento. Atenta à sua função social, foi pioneira na implementação do sistema de quotas para o ensino superior.
Os professores e funcionários da UERJ estão com salários atrasados e parcelados, sendo que os professores estão sem receber bolsa de pesquisa (Prociência) por meses. Em situação semelhante encontram-se seus alunos bolsistas.
Mesmo sob essa precária situação, os docentes da UERJ não decretaram greve. Exemplo desta postura está na continuidade do funcionamento da grande maioria dos programas de pós-graduação. Contudo, o corte de verbas para manutenção inviabiliza a operação do bandejão e das condições mínimas de segurança e limpeza para as atividades de graduação.  
Diante da dificuldade de se viabilizar o pleno funcionamento da universidade, o próprio governador do Estado do Rio de Janeiro vem ameaçando, de forma irresponsável, cortar salários de professores e funcionários da UERJ, como se eles fossem responsáveis pela caótica situação. A crise da UERJ tem sérias e negativas implicações para o futuro do ensino superior e para o próprio desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.
Repelimos esta tentativa de sucateamento da universidade e conclamamos as autoridades governamentais do Estado do Rio de Janeiro a buscarem soluções efetivas para restabelecer o pronto e pleno funcionamento das atividades da UERJ e o necessário diálogo com os representantes de seu corpo de docentes, funcionários e alunos.

NOME, CATEGORIA DE PROFESSOR OU CARGO, INSTITUIÇÃO
Enviar sua adesão para o e-mail:  uerjmanifesto@gmail.com.

0
0
CONAQ e Terra de Direitos protocolam denúncia contra Bolsonaro por racismo
0
0
  Confira:  http://terradedireitos.org.br/2017/04/06/conaq-e-terra-de-direitos-protocolam-denuncia-contra-bolsonaro-por-racismo/.
0
0
Faça parte da equipe de logística do XVI Congresso de Antropologia na Colômbia e V Congresso da Associação Latino-Americana de Antropologia
0
0
  O congresso será realizado entre os dias 6 e 9 de junho, em Bogotá/Colômbia. Informações:  http://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/congreso2017/index.php/estudiantes-de-apoyo.
0
0
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureira Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content