Logo Facebook Logo Twitter Logo TV ABA facebook 318-136394-3

Informativo n° 12/2018 | 12/07/2018

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 12/2018  |  12/07/2018
Participe do Congresso Mundial IUAES de 16 a 20 de julho, em Florianópolis/SC
 
destaques da ABA
 
18º Congresso Mundial IUAES já tem mais de 3000 mil inscritos
 
 
 

O 18º Congresso Mundial IUAES, que será realizado entre os dias 16 e 20 de julho na cidade de Florianópolis, já conta com mais de 3000 antropólogas e antropólogos inscritos. Desse total, mais de 60% são mulheres provenientes de mais de 90 países.
Site:  http://www.iuaes2018.org/site/capa.
Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Festa de Encerramento do 18º Congresso Mundial IUAES
19/07/18, 20h – Festa do Congresso na Escola de Samba Consulado – A festa de enceramento do 18th IUAES World Congress, será na quinta-feira dia 19 de julho de 2018, e busca compor uma proposta que some entretenimento com intercâmbio cultural. Será uma parceria com o Grêmio Recreativo Escola de Samba Consulado, fundado em 05 de maio de 1986, realizada na sede da escola, localizada no bairro do Saco dos Limões, a partir das 20h. E a atração da noite será por conta da própria escola, que promete uma noite de gala com o melhor do seu samba aos/as presentes. O evento é restrito aos/as participantes do congresso. Haverá apresentação da Bateria Show da Escola. Para outras atividades artísticas e culturais ao longo do Congresso, acessar o link:    http://www.pt.iuaes2018.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=135.
 
Plenárias do 18º Congresso IUAES
Teremos oito plenárias no 18th IUAES World Congress. As plenárias visam debater questões e problemas centrais da Antropologia Contemporânea: educação na Antropologia, Direitos Humanos, Meio Ambiente, populações indígenas dentro outras temáticas. As Plenárias são compostas por pesquisadoras/es de pelo menos três países. Todas as plenárias terão tradução simultânea do inglês para o português e do português e espanhol para o inglês. Para maiores informações consultar o link:  http://www.pt.iuaes2018.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=120.

Keynotes do 18º Congresso Mundial IUAES
As Keynotes são momentos no qual alguns dos nomes mais proeminentes da Antropologia Mundial palestrarão para todos e todas inscritos/as no Congresso por 1h30 sobre questões pertinentes à Antropologia como, por exemplo: cultura popular e performance, economia e desenvolvimento,  gênero e suas intersecções com raça e classe. Durante as Keynotes teremos tradução simultânea. O nomes confirmados para essas atividades são: Amita Baviskar (professora na University of Delhi), Gustavo Lins Ribeiro (professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília), Mwenda Ntarangwi (atualmente é estudante visitante  no Calvin Institute for Christian Worship, Calvin College) e Mara Viveros Vigoya (atual coordenadora da Escuela de Estudios de Género da Universidad Nacional de Colombia). Informações:  http://www.pt.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=657.

Post-Event to IUAES World Congress

What About Women in the History of Anthropology?

Simpósio sobre Empoderamento de Mulheres - Pathways
III Colóquio Latinoamericano de Antropologia Feminista
Salvador, Bahia - 23-27/07/2018
 http://www.womeninanthropology.ufba.br
Confira o cartaz aqui.

Site:  http://www.iuaes2018.org/site/capa.
Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 
 
31ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA
 
 
 

GTs - Grupos de Trabalho
Submissão de resumos (artigos e pôsteres) prorrogadas até 27 de agosto de 2018

PLS - VII Edição do Prêmio Claude Lévi-Strauss
Inscrições prorrogadas até 31 de julho de 2018: Modalidade A – Pôster e Modalidade B – Artigo
Clique aqui para ler o edital
Clique aqui para ver o Cartaz

PPV – Prêmio Pierre Verger / IX Edição Ensaio Fotográfico e XII Edição Filme Etnográfico
Inscrições prorrogadas até 06 de agosto de 2018
Clique aqui para ler o edital do IX Edição Ensaio Fotográfico
Clique aqui para ler o edital do XII Edição Filme Etnográfico
Clique aqui para ver o Cartaz

VIII Prêmio Antropologia e Direitos Humanos
Inscrições até 01 de outubro de 2018
Clique aqui para ler o edital

Site:  http://www.31rba.abant.org.br/.
Confira as regras no link
 http://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=393.
Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 
 
ABA na atividade em comemoração aos 70 anos da SBPC, ao Dia Nacional da Ciência e ao Dia Nacional do Pesquisador
 
 
 

A Presidente da ABA, Profª Lia Zanotta Machado, esteve presente na atividade do dia 12 de julho de 2018, realizada em Brasília/DF. Confira o convite aqui.

 
 
ABA participará de Audiência Pública ADPF 442 que pede ao STF a legalização do aborto
 
 
 

A ABA estará representada através de sua Presidente – Profª Drª Lia Zanotta Machado, no dia 03 de agosto de 2018, na Audiência Pública Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que pede ao STF a legalização do aborto até 12 semanas de gestação. A Associação enviou seu Memorial de expositora para a devida contribuição na Audiência e aguarda a ocasião.

 
 
O machismo no mundo e no Brasil – Entrevista da Presidente da ABA a Globo News
 
 
 

A Presidente da ABA, Profª Drª Lia Zanotta Machado, concedeu entrevista a Globo News/Programada do Alexandre Garcia, no dia 27 de junho de 2018, sobre assédio sexual.  Confira em:  https://globosatplay.globo.com/globonews/v/6837065/.

 
 
Nota da ABA e sua Comissão de Assuntos Indígenas sobre a Terra Indígena Pitaguary
 
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia, através de sua Comissão de Assuntos Indígenas, vem a público pronunciar-se sobre a situação da Terra Indígena Pitaguary, com 1735 hectares, localizada nos municípios de Maracanaú e Pacatuba, no Estado do Ceará. Essa Terra Indígena é habitada por mais de 3600 pessoas do povo Pitaguary. Recentemente, a Fazenda Pouso Alegre foi excluída da parte central da Terra Indígena por uma decisão judicial que alegou não haver ocupação tradicional indígena nessa área, desconsiderando diversos preceitos constitucionais e instaurando uma situação de vulnerabilidade jurídica sobre os direitos do Povo Pitaguary.
Leia a íntegra da Nota aqui.

 
 
ABA assina Documento Final do II Encontro Internacional Olhares sobre as Políticas de Proteção de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato
 
 
 

Como resultado das mesas de debate e dos grupos de trabalho, durante o II Encontro Internacional Olhares sobre as Políticas de Proteção aos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, representantes de povos e organizações indígenas de diversos países de abrangência da Bacia Amazônica e do Gran-Chaco, além de membros de organizações indigenistas, elaboraram um documento no qual denunciam o aumento das violações de direitos em todos os países participantes do encontro e encaminham propostas para o fortalecimento das políticas de proteção de povos indígenas em isolamento e contato inicial.

 
 
Nota de repúdio
 
 
 

O Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e o Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), vem publicamente denunciar e repudiar as agressões e ataques covardes, fascistas e absurdos que estão sendo produzidos contra a antropóloga e docente da UNB, e membro do Comitê da ABA, a Profª Dra. Debora Diniz,  por meio de mídias e redes sociais diversas. Debora Diniz possui extraordinária e renomada carreira, é professora e pesquisadora nos campos da Bioética, Direitos Humanos e Direitos das Mulheres e das Pessoas com Deficiência, além de cineasta e escritora.

A pesquisadora do ANIS, que por muitos anos se dedica a docência e pesquisa que envolve a promoção da Ética e da Bioética, relacionando com a temática dos direitos humanos, do feminismo e da justiça entre os gêneros; a produção de conhecimento para democratizar pesquisas e ações em Bioética, e que assegurem os direitos fundamentais das mulheres, da Bioética feminista e da Justiça entre os gêneros, foi violentada em seu direito civil e humano, por grupos e atores sociais organizados por movimentos fascistas.

É inaceitável que indivíduos e grupos orquestrem agressões em função da manifestação de ideias e a militância no que se refere à defesa dos Direitos Humanos. Portanto, manifestamos nossa incondicional solidariedade à professora Debora Diniz e cobramos das autoridades policiais e judiciais a identificação e punição dos covardes agressores que se escondem com o vergonhoso véu do anonimato.

Exigimos a punição dessas pessoas e a proteção de Debora Diniz, que não pode vir a ser mais uma vítima do ódio que tem contaminado o país, cujo governo atual é incapaz de manifestar qualquer sinal de sensatez ou autoridade decente. Nosso país não pode aceitar que a defesa dos direitos humanos seja um fator de risco para seus cidadãos.

 
 
Entrevista à rádio Cultura durante Seminário Laudos & Direitos Humanos: Antropologia em Ação
 
 
 

O Seminário, realizado pela ABA, ocorreu entre os dias 26 e 28 de junho em Belém/PA. Confira a programação:  http://aba.abant.org.br/files/20180712_5b474cda2038a.pdf.

Escute aqui a entrevista à rádio Cultura concedida pela Profª Drª Eliane Cantarino O'Dwyer, Secretária Adjunta da ABA, Vice Coordenadora do Comitê Laudos Antropológicos da ABA e Consultora do Comitê Quilombos da ABA.

 
 
Cerimônia de posse do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas - CEDIND
 
 
 

A ABA esteve presente através da Profª Ludmila Maria Moreira Lima (UNIRIO), sua representante/titular no Conselho Estadual dos Direitos Indígenas – CEDIND.
Leia aqui o relato a ocasião.

 
 
Vibrant
 
 
 

Confira o novo número da Vibrant:

v. 14 n .3 - Setembro/Dezembro 2017: The Urban Peripheries -  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-14-n-3-09-122017/.  

Chamada para o Dossiê “Técnica, poder e transformação” (a sair em Vibrant, vol. 16 nº 2, 08/2019)
O dossiê pretende reunir artigos que, a partir de variadas perspectivas teórico-metodológicas, tomam a técnica como tema ou instrumento heurístico, sempre com base em investimento empírico. Data final de submissão de artigos pelo sistema SciELO: 15 de julho de 2018. Informações:  http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-tecnica-poder-e-transformacao/.

 
 
Novos Debates
 
 
 

Volume 2, Número 2 -  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

 
 
 
eventos
 
Eventos no Brasil
 
 
  XIX Fábrica de ideias: curso avançado em estudos étnico-raciais / Territórios, Mobilidades e Fronteiras
 

Data: 04 a 15 de julho de 2018
Local: Macapá/AP
Informações:  https://fabricadeideias.ufba.br/

 
 
  II Semana de Antropologia da UFS: Políticas e o saber antropológico
 

Data: 27 a 30 de novembro de 2018
Local: São Cristóvão/SE
Informações: Divulgação

 
 
  VI Congresso em Desenvolvimento Social com o tema: “Desafios à Democracia, Desenvolvimento e Bens Comuns”
 

Data: 14 a 16 de agosto do ano de 2018
Local: Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Montes Claros/MG
Informações:  http://congressods.com.br/

 
 
  IV Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras (IV SISOF), II Encontro Internacional “Laboratórios Socionaturais Vivos e Roças Educativas
 

Data: 23 a 26 de outubro de 2018
Local: Universidade Federal de Roraima (UFRR), na cidade de Boa Vista – RR
Informações: 1ª Circular / Apresentação de Grupos de Trabalho e Minicursos estendido até 16 de julho de 2018

 
 
  II Colóquio Internacional Diálogos Juvenis Sentimentos Intensos: Cidade e Arte
 

Data: 31 de julho a 02 de agosto de 2018
Local: Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Informações:  http://www.lajusufc.org/coloquio/

 
 
Eventos no Exterior
 
 
  Thinking Decolonization Hemispherically: Race, Indigeneity, and Coloniality in the Americas
 
Data: 08 de dezembro de 2018
Local: Providence, Rhode Island, EUA
Informações: Divulgação
 
 
  VII Congresso APA
 

Data: 05 a 08 de junho de 2019
Loca: Lisboa/Portugal
Informações: Divulgação /  http://apa2019.apantropologia.org/en/call-for-panels/ / Associados da ABA, em dia com suas anuidades, possuem o mesmo desconto oferecido aos associados da APA na taxa de inscrição.

 
 
 
oportunidades
 
Concursos e Seleções
 
 
  Concurso na UFMG
 

A Universidade Federal de Minas Gerais divulga a abertura do concurso para duas vagas de professor efetivo para antropologia. Inscrições até 27 de agosto de 2018. Informações: Edital.

 
 
  Concurso na Universidade de Viena
 

A Universidade de Viena divulga a abertura de vaga para docente. Inscrições até 15 de outubro de 2018. Informações: Divulgação.

 
 
Pós-graduação
 
 
  Mestrado na UFMT
 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece 21 vagas para o curso de mestrado em Antropologia Social 2019, divididas em duas linhas de pesquisa: “Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias” e “Sociabilidades, Identidades e Subjetividades”, e duas vagas para indígenas e quilombolas, dentro das Ações Afirmativas do PPGAS. Inscrições: 13 a 24 de agosto de 2018. Informações:  http://www1.ufmt.br/ufmt/un/ppgas.

 
 
  Mestrado em Antropologia na UFPR
 

O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica a abertura do processo seletivo para o Mestrado em Antropologia, com ingresso no primeiro semestre de 2019. O PPGA/UFPR adota em suas seleções cotas para candidatos/as autodeclarados/as negros/as e conta com vagas suplementares para candidatos/as indígenas e quilombolas. Inscrições: 01 e 30 de agosto de 2016. Informações:  http://www.humanas.ufpr.br/portal/ppga/selecao/selecaomestrado/.

 
 
  Bolsa de Pós-Doutorado no CIÉRA
 

O Centre interuniversitaire d'études et de recherches autochtones (CIÉRA) divulga bolsa de estudos para Pós-Doutorado. Inscrições até 31 de agosto de 2018. Informações:  https://www.ciera.ulaval.ca/sites/ciera.ulaval.ca/files/criteres_-_bourse_postdoc_ciera_2018.pdf.

 
 
 
publicações
 
Chamada para artigos
 
 
  Revista Horizontes Antropológicos
 

A Revista Horizontes Antropológicos divulga chamada de artigos para o seu número 55 com a temática "Antropologia e Arte". As submissões serão recebidas até o dia 30 de setembro de 2018. Informações:  https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/ /  https://journals.openedition.org/horizontes/.

 
 
  Revista Mosaico
 

A Revista Mosaico divulga chamada para o dossiê Materializando a História: o Passado Humano através da Cultura Material, V. 12, 2019. Submissões até 30 de setembro de 2018. Informações:  http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/index.

 
 
  Revista Gis
 

A Revista GIS – Gesto, Imagem e Som, Revista de Antropologia da USP, divulga chamada para o dossiê. Data limite para submissão de contribuições: 15 de novembro de 2018. Informações: Divulgação / https://www.revistas.usp.br/gis.

 
 
Lançamentos - Livros ABA
 
 
  Políticas Etnográficas no Campo da Ciência e das Tecnologias da Vida
 

Organizadores/as:
Jean Segata e Theophilos Rifiotis
Clique aqui para visualizar em PDF

 
 
Lançamentos - Livros 2018
 
 
   
 

BRAZ, Camilo Albuquerque de e HENNING, Carlos Eduardo (Orgs) (2018). Gênero, sexualidade e curso de vida: diálogo latino-americanos. Goiânia: Cegraf-UFG.
( https://www.cegraf.ufg.br/…/…/o/ebook_genero_sexualidade.pdf)

 
 
   
 

BRAZ, Camilo Albuquerque de e HENNING, Carlos Eduardo (Orgs) (2018). Gênero, sexualidade e saúde: diálogo latino-americanos. Goiânia: Cegraf-UFG. ( https://www.cegraf.ufg.br/…/…/o/ebook_genero_sexualidade.pdf)

 
 
   
 

HELM, Cecília Maria (2018). Laudos periciais antropológicos para a investigação da antiguidade da ocupação de Terras Indígenas no Paraná. Curitiba.

 
 
   
 

LANDA, Mariano Báez e ALVAREZ, Gabriel O. (Orgs) (2018). Olhar In(com)formado: Teorias e práticas da Antropologia Visual. Goiânia: Cegraf-UFG. ( https://www.cegraf.ufg.br/…/…/o/ebook_olhar_inconformado.pdf)

 
 
   
 

LANDA, Mariano Báez e HERBETTA, Alexandre Ferraz (Orgs) (2018). Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político. Goiânia: Cegraf-UFG.
( https://www.cegraf.ufg.br/…/6…/o/ebook_educacao_indigena.pdf)

 
 
   
 

TONIOL, Ronaldo de Almeida Rodrigo (Org.) (2018). Conservadorismos, fascismos e fundamentalismos. Análises conjunturais. Campinas: Editora Unicamp.

 
 
   
 

LANDA, Mariano Báez e ALVAREZ, Gabriel O. (Orgs.) (2018). Olhar In(com)formado: Teorias e práticas da Antropologia Visual. Goiânia: Editora UFG.
 http://aba.abant.org.br/files/20180710_5b450335aa3d3.pdf

 
 
   
 

MILLER, Joana (2018). As coisas: os enfeites corporais e a noção de pessoa entre os Mamaindê (Nambiquara). Rio de Janeiro: Mauad Editora.

 
 
   
 

PIAULT, Marc (2018). Antropologia & Cinema. Passagem à Imagem, Passagem pela Imagem. São Paulo: Editora UNIFESP.

 
 
Revistas - Novos números
 
 
   
 

Revista Entrerios, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí -  http://www.ojs.ufpi.br/index.php/entrerios/index.

 
 
 
notícias da mídia/outras
 
Nota do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da área de Antropologia e Arqueologia
 
 
 

O Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da área de Antropologia e Arqueologia vem a público para manifestar sua inconformidade com a grave decisão do governo federal de corte de recursos para os programas de bolsas de permanência para alunos de graduação indígenas e quilombolas. Fruto de longos processos de mobilização e de debate envolvendo movimentos sociais, organizações da sociedade civil, acadêmicos e gestores, as bolsas garantidas por esses programas vêm sendo fundamentais para incrementar muito significativamente o acesso de jovens de comunidades indígenas e quilombolas ao ensino superior, com importantes impactos positivos para a formação desses estudantes individualmente e para suas comunidades de origem. De nossa posição nos diversos cursos de pós-graduação, observamos que é em larga medida a partir de estudantes beneficiários desses programas e da implementação, na pós-graduação, de políticas específicas de acesso por ação afirmativa que os programas em nossa área vêm conseguindo viabilizar o aprofundamento da formação acadêmica de intelectuais indígenas e quilombolas em um importante passo para o reconhecimento desses intelectuais e da diversidade na produção do conhecimento no país.  Sem dúvida, este tem sido o maior benefício para as universidades e o conhecimento nelas produzidos e para a sociedade. Cortar esse processo em sua raiz nos parece uma decisão lamentável, e que representa mais um retrocesso em relação aos direitos e perspectivas sociais duramente obtidos através de muitas lutas.

 
 
MEC oferece apenas 800 bolsas e ameaça permanência de 4 mil indígenas e quilombolas na universidade
 
 
 

No primeiro semestre de 2018, aproximadamente 2.500 indígenas e quilombolas entraram nas universidades federais e aguardam pela Bolsa Permanência.

 
 
Governo corta bolsas de estudantes indígenas e quilombolas, mas #VaiTerLuta
 
 
 

Confira em:  https://soundcloud.com/socioambiental/copio-parente-programa-57.

 
 
Não criminalização da mulher que voluntariamente se submete à interrupção da gravidez – Posição da FEBRASGO
 
 
 

Especialistas do País já estão sendo comunicados da posição, considerada avanço essencial em termos de respeito à saúde e empoderamento do gênero feminino. Em agosto, FEBRASGO defenderá a tese de que as mulheres não devem ser criminalizadas em casos de aborto, em audiência pública, no Supremo Tribunal Federal

 
 
Seminários Temáticos SBPC, série “Políticas públicas para o Brasil que queremos”
 
 
 

Organizado pela SBPC em sete encontros em seis capitais do País, os seminários temáticos “Políticas públicas para o Brasil que queremos” vêm desde abril de 2018 discutindo propostas para políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, educação básica, educação superior e pós-graduação, democratização da comunicação, direitos humanos, Amazônia e saúde pública. Cada encontro resulta em um documento com diretrizes e propostas gerais para essas políticas. Após ampla discussão com a comunidade científica, esses documentos serão encaminhados aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.

 
 
Indignação e revolta pela morte do menino Marcos Vinicius / Abaixo-assinado
 
 
 
 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)


Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Anos anteriores

Informativos 2017
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2017.
separador
Informativos 2016
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2016.
separador
Informativos 2015
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2015.
separador
Informativos 2014
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2014. 
separador
Informativos 2013
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2013.
separador
Informativos 2012
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2012.
separador
Informativos 2011
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2011.
separador
Informativos 2010
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2010 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2010
separador
Informativos 2009
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2009 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2009
separador
Informativos 2008
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2008 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2008
separador
Informativos 2007
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2007 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2007
separador
Informativos 2006
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2006 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2006