Comissões e Comitês - Gestão 2023/2024

Comissão de Assuntos Indígenas – CAI

Coordenadora: Elaine Moreira (UnB)
Vice-coordenadora: Edviges Marta Ioris (UFSC)
Secretário: Estêvão Martins Palitot (UFPB)

Membros:
Braulina Aurora (UnB)
Fabio Mura (UFPB)
Felipe Sotto Maior Cruz (UNEB)
Katiane Silva (UFPA)
Luís Roberto de Paula (UFABC)
Pablo Tibor Quintero Mansilla (UFRGS)
Ricardo Verdum (Laced/MN)
Stephen Grant Baines (UnB)

A defesa dos Direitos Humanos desde a perspectiva da antropologia no Brasil tem se dado a partir de múltiplas definições, conflitos e debates em torno das concepções que engendram o termo. Há mais de 20 anos, a Associação Brasileira de Antropologia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, tem se  dedicado a observar e contribuir em espaços, com pessoas e grupos articulados na luta pela ampliação e garantia de direitos. Nesse aspecto, temos percorrido esferas de reflexão significativas sobre sentidos, alcances, limites e/ou potencialidades dessa própria categoria, “direitos humanos”, mas sobretudo da análise e intervenção no campo dos “direitos humanos”. Como praticantes da antropologia, sabemos que os direitos humanos – sua definição e alcance – estão no centro de inúmeros embates políticos e que, em muitos contextos, acabam sendo veículos para discursos e intervenções etnocêntricas, não raras vezes violentas. Por outro lado, sabemos, também, que a universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado de nossa prática profissional, num cenário marcado pelo desprezo aos direitos. Enfrentando a complexidade que é tratar de Direitos Humanos nos dias que correm, o intuito destaa Comissão é disputar simbólica e praticamente a luta pela ampliação dos direitos.

Coordenação: Taniele Rui (Unicamp/SP)

Vice-Coordenação: Diogenes Cariaga (UEMS/MS)

Adalton Marques (UNIVASF- PE)
Ana Paula da Silva (UFF/RJ)
Débora Allebrandt (UFAL/AL)
Flavia Medeiros (UFSC/SC)
Flavia Melo (UFAM/AM)
Francirosy Campos (USP)
Helder Tacariju (UFDPar/PI)
Lucía Eilbaum (UFF/RJ)
Manuela Cordeiro (UFRR/RR)
Marianna Assunção Figueiredo Holanda (UnB/DF)
Paulo Victor Leite Lopes (UFRN/RN)

Coordenadora: Antonella Maria Imperatriz Tassinari (UFSC)

Membros:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Elisete Schwade (UFRN) 
Mylene Mizrahi (PUC-Rio)
Rodrigo Oliveira Braga Reis (UFAM)
Tonico Benites (FUNAI-Ponta Porã-MS)
Waldemir Rosa (UNILA) 

Comissão de Ética

Coordenador: Maria Filomena Gregori (PPGAS/UNICAMP)

Membros:
Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Patricia Birman (UERJ)

A Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA, a CELCA, atua no acompanhamento e na divulgação dos livros publicados com o selo ABA Publicações. Seus membros recebem as obras e analisam seu escopo, dialogam com os/as autores/as e, posteriormente, auxiliam na divulgação dos livros no âmbito da antropologia e fora dela.
A divulgação acontece por meio da disponibilização da obra no site da Associação Brasileira de Antropologia, na organização dos lançamentos de livros nos eventos científicos da área, na produção de webnários para sua apresentação, assim como em parcerias com outras iniciativas de difusão do conhecimento.
Na atual gestão da ABA, a CELCA é formada por membros de diferentes instituições e regiões do Brasil. Uma das diretrizes de sua atuação é buscar mecanismos para diversificar o perfil de autores e autoras das obras que recebem o selo da ABA  Publicações, buscando representatividade em termos de raça, gênero e regionalidade.

Coordenador: Edimilson Rodrigues de Souza (Fames)
Vice-coordenadora: Martina Ahlert (UFMA)

Membros:
André Dumans Guedes (UFF)
Edilene Coffaci de Lima (UFPR)
Felipe Sotto Maior Cruz (UFBA)
Michele Escoura Bueno (UFPA)
Rosana Maria Nascimento Castro Silva (UERJ)

Comissão Editorial de Periódicos Científicos da ABA – CEPCA

Coordenação Colegiada:
Laura Moutinho (USP)
Mariane da Silva Pisani (UFPI)
Vinicius Kaue Ferreira (UERJ)

Membros:
Andrea de Souza Lobo (UnB)
Antonio Carlos de Souza Lima (MN-UFRJ)
María Elvira Díaz Bnítez (MN-UFRJ)
Sergio Luís Carrara (UERJ)

A formação da Comissão Laicidade e Democracia parte do diagnóstico de que é crescente a presença da religião (instituições, atores, pautas, moralidades, controvérsias etc.) no  espaço público; em grande medida, resultado do contexto cada vez mais plural no país. De modo geral, a laicidade é um valor político assumido discursivamente por diferentes atores (religiosos ou não) sendo seu conteúdo prático, contudo, um campo em intensa disputa. Liberdade de expressão, intolerância religiosa, moralidade pública, direitos sexuais, reprodutivos e de gênero, diferença cultural, representação política, conteúdos pedagógicos das escolas públicas, políticas de saúde – entre tantos outros assuntos – interpelam científica e politicamente a atividade antropológica. A Associação Brasileira de Antropologia, por meio desta Comissão, pretende atuar sobre estes e outros assuntos a partir da reflexão e valorização de princípios de laicidade e democracia em torno de dois grandes eixos: a) a relação entre o Estado e as religiões e b) o respeito à diversidade dos modos de vida (religiosos ou não).

Coordenador: Leonardo Oliveira de Almeida (UFC) 
Vice-Coordenadora: Fátima Regina Gomes Tavares (UFBA)  

Membros:
Clayton da Silva Guerreiro (UNICAMP)
Emerson Alessandro Giumbelli (UFRGS)
Hippolyte Brice Sogbossi (UFS)
Mariana Ramos de Morais (Museu Nacional/UFRJ)
Naara Lúcia de Albuquerque Luna (UFRRJ)
Tatiane dos Santos Duarte (UnB) 

O Comitê de Antropologia Visual (CAV), criado em 1999, fomenta debates fundamentais sobre a Antropologia Visual, Audiovisual e Multimodal no Brasil, articulando uma rede que tem formado gerações de pesquisadores e professores atuantes nos grupos de pesquisa e laboratórios da área em diferentes universidades no Brasil e no exterior. O compromisso do CAV é incitar e ensejar o reconhecimento da produção antropológica em linguagem audiovisual, contribuindo assim para o desenvolvimento da área, bem como apoiando os debates sobre o seu ensino e pesquisa. O Comitê, historicamente, tem atuado de forma articulada com grupos congêneres, como a Comissão de Imagem e Som da ANPOCS, além da Comissão Organizadora do Prêmio Pierre Verger da ABA e comitês e comissões internacionais de antropologia visual.

Coordenação:
Aina Guimarães Azevedo (UFPB) 
Vi Grunvald (UFRGS)

Membros:
Alessandro Ricardo Pinto Campos (UFPA) 
Alexsânder Nakaóka Elias (Unimontes) 
Cornélia Eckert (UFRGS) 
Daniele Borges Bezerra (UFPel) 
Denise Machado Cardoso (UFPA)
Fabiana Bruno (Unicamp)
Katianne Almeida (UFG) 
Lucas Coelho Pereira (UFPB)
Luis Felipe Kojima Hirano (UFG) 
Patrícia dos Santos Pinheiro (UNILA) 
Tatiana Helena Lotierzo Hirano (USP)

Consultores:
Daniela Rodrigues (AMU/França)  
Emílio Domingos (UFRJ)   
Mariano Baez Landa (Ciesas/México)
Marta Cabrera (PUJ/Colômbia)  
Takumã Kuikuro (Cineasta Independente)

Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal

Coordenação:
Adriana de Resende Barreto Vianna (Museu Nacional/UFRJ)
Gabriel de Santis Feltran (UFSCAR)

Membros:
Daniel Veloso Hirata (UFF)
Fabio Mallart Moreira (IMS/UERJ)
Fabio Magalhães Candotti (UFAM)
Jania Perla Diógenes de Aquino (UFC)
Juliana de Farias Mello e Lima (Cidades/UERJ)
Juliana Gonçalves Melo (UFRN)
Karina Biondi (UEMA)
Luciane de Oliveira Rocha (Kennesaw State University)
Natália Bouças do Lago (Pagu/Unicamp)
Rachel Barros de Oliveira (Cidades/UERJ)
Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho (UFPB)

Em março de 2019, após a 31a Reunião Brasileira de Antropologia, na Universidade de Brasília, ocorrida em dezembro de 2018, nasceu este Comitê com o objetivo central de negritar a (re)existência da intelectualidade negra na Antropologia brasileira. Nossa atuação articula-se na centralidade da luta antirracista na Associação Brasileira de Antropologia, apoiada em uma prática científica e acadêmica diversa, plural, inclusiva e comprometida com a ética, defesa de grupos sociais, etnico-racialmente diferenciados e historicamente marginalizados, direitos humanos, democracia, educação pública e gratuita e pela autonomia do fazer ciência e das instituições científicas e acadêmicas. Este movimento busca, ao assessorar a ABA, ampliar o campo intelectual da Associação partindo da atuação de professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e profissionais negras/os presentes nas instituições de ensino superior, médio e fundamental, institutos federais e técnicos e demais organizações e instâncias que abrigam a expertise antropológica. Ainda, buscamos mediante parcerias acadêmico-científicas nacionais e internacionais, e na relação próxima com organizações da sociedade civil e movimentos sociais, o fortalecimento institucional da ABA e deste Comitê.

Coordenador: Gilson José Rodrigues Júnior (IFRN)
Vice-coordenadora: Juliana Cintia Lima e Silva (MN/UFRJ)

Membros:
Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA)
Edilma do Nascimento Souza (UNIVASF/MIR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Maíra Samara de Lima Freire (MN/UFRJ)
Mauro Cordeiro de Oliveira Junior (UFRJ/CP2)
Mílton Ribeiro da Silva Filho (UEPA e UFPA)
Osmundo Pinho (UFRB)
Vera Regina Rodrigues da Silva (Unilab)

Comitê de Antropologia e Saúde

Coordenação Colegiada:
Cristina Dias Silva (UFJF)
Laura Lowenkron (UERJ)
Mónica Franch (UFPB)
Rozeli Maria Porto (UFRN)
 
Membros:
Ana Cláudia Rodrigues da Silva (UFPE)
Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Fátima Regina Gomes Tavares (UFBA)
Francisco Cleiton Vieira (UFRN)
Jaqueline Teresinha Ferreira (UFRJ)
Kátia Lerner (Fiocruz/Rj)
Mónica Lourdes Franch Gutiérrez (UFPB)
Octavio Andrés Ramón Bonet (UFRJ)
Raquel Litterio de Bastos (EMCM/UFRN)
Rita de Cássia Maria Neve (UFRN)
Rosana Maria Nascimento Castro Silva (IMS/UERJ)
Waleska de Araújo Aureliano (UERJ)
Ximena Pamela Claudia Diaz Bermudez (UnB)

Comitê de Antropologxs Indígenas

Membros:
Braulina Aurora – Hipamaalhe (Povo: Baniwa/AM) – (APIB)
Eliene dos Santos Rodrigues – Putira Sacuena (Povo Baré/AM)
Felipe Sotto Maior Cruz (Povo Tuxá /BA) – (APIB)
Francisco de Moura Cândido – Ywmuniry (Povo: Apurinã/AM) – (IP)
Joziléia Daniza Jagso Inacio Jacodsen Schild – Joziléia Daniza Jagso Kaingang (Povo: Kaingang/SC) – APIB
Luiz Henrique Eloy Amado (Povo: Terena/MS) – (APIB)
Maria de Fátima Nascimento Urruth – Kuawá Kapukaya (Povo: Apurinã/AM)
Rute Morais Souza (Povo: Anacé/CE)
Tonico Benites (Povo: Guarani Kaiowá /MS)

Comitê de Comunicação e Divulgação Científica

Coordenadora: Carly Barboza Machado (UFRRJ)

Membros:
Beatriz Klimeck Gouvêa Gama (UERJ)
Carolina Parreiras Silva (USP) 
Daniela Tonelli Manica (Unicamp)
David Baiao Nemer (University of Virginia)
Edilson Sandro Pereira (UFRJ)
Eva Lenita Scheliga (UFPR)
Felipe Magalhaes Lins Alves (ISER)  
Gilson José Rodrigues Junior (IFRN) 
Horacio Federico Sívori (UERJ)
Jesus Marmanillo Pereira (UFMA) 
João Frederico Rickli (UFPR)
Laura Lowenkron (UERJ)  
Matheus Gonçalves França (UFG) 
Messias Moreira Basques Junior (Universidade de Harvard)

Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas

Coordenação colegiada: 
Érica Quináglia Silva (UnB)
Fernando José Ciello (UFRR)
Hully Guedes Falcão (Fiocruz)
Rui Massato Harayama (Ufopa)
Sônia Weidner Maluf (UFSC)

Membros:
Fábio Reis Mota (UFF)
Paloma Abreu Monteiro (UFF)
Patrice Schuch (UFRGS)
Waleska de Araújo Aureliano (UERJ)

Comitê de Relações Internacionais – CRI

Coordenadora: Kelly Cristiane da Silva (UNB)

Membros:
Cristiana Bastos (ICS-UL)
Gustavo Lins Ribeiro (UnB)
Leonardo Schiocchet (Academia de Ciência da Áustria)
Omar Ribeiro Thomaz (UNICAMP)
Renato Monteiro Athias (UFPE)

Comitê Deficiência e Acessibilidade

Coordenadora: Anna Paula Vencato (UFMG)
Vice-Coordenadora: Pedro Lopes (Escola da Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)

Membros:
Anahí Guedes de Mello (Anis – Instituto de Bioética)
Eudenia Magalhães Barros (LEAD/UECE/DELL)
Helena Moura Fietz (UFRGS)
Julian Simões Cruz de Oliveira (Unifesp)
Kathryn Eliza Williamson (Washington University in St. Louis)
Leonardo Carbonieri Campoy (PUC-PR)
Olivia von der Weid (UFF)
Valeria Aydos Rosário (UFRGS)

O Comitê de Estudos Africanos (CEA/ABA) foi proposto e criado no biênio 2017/2018. À época, o crescimento e a diversificação dos estudos e das pesquisas desenvolvidas em diferentes países do continente africano, somados à escassa valorização da temática em diversos fóruns acadêmicos e institucionais — além dos sucessivos cortes de recursos diante da reorientação das prioridades do governo federal de então — impulsionaram um grupo de pesquisadores a se mobilizar. O objetivo era refletir criticamente sobre o campo de estudos africanos, estimular e articular conexões acadêmicas por meio de acordos de cooperação internacional, formais ou informais, e atentar para a complexidade da política contemporânea em uma perspectiva comparada e internacional. A proposta do CEA/ABA, aprovada no final de 2017, já nascia atenta às dinâmicas políticas do continente africano e suas articulações globais, especialmente com países integrantes do BRICS. Desde então, o CEA/ABA tem contado com a participação alternada de diversos membros que, por meio de reuniões periódicas, vêm se engajando na organização de publicações, conferências, simpósios, mesas-redondas e grupos de trabalho em eventos nacionais e internacionais. As ações visam ampliar as redes científicas da antropologia brasileira, diversificar seus investigadores, bem como produzir e difundir conhecimentos africanistas e africanos.

Coordenação:
Denise Ferreira da Costa Cruz (Unilab)
Francisco Paolo Vieira Miguel (Unicamp)

Membros:
Aline Beatriz Miranda da Silva (IPHAN e UnB)
Andréa de Souza Lobo (UnB)
Denise Moraes Pimenta (Fiocruz/BA)
Gilson José Rodrigues Junior (UFPE)
Hippolyte Brice Sogbossi (UFS)
João de Regina (Unicamp)
Laura Moutinho (USP)
Luena Nascimento Nunes Pereira (UFRRJ)
Paulo Ricardo Muller (UFFS)
Renato Lyra (UFPE)
Sara Santos Morais (IPHAN)
Thais Henriques Tiriba (USP)

Comitê Gênero e Sexualidade

Coordenação Colegiada:
Ana Paula da Silva (UFF)
Jacqueline Moraes Teixeira (UnB)
Paulo Victor Leite Lopes (UFRN)

Membros:
Alinne de Lima Bonetti (UFSC)
Ana Claudia Rodrigues da Silva (UFPE)
Anna Paula Vencato (UFMG)
Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Isadora Lins França (Unicamp)
Lia Zanotta Machado (UnB)
María Elvira Díaz Bnítez (MN/UFRJ)
Michele Escoura Bueno (UFPA)
Milton Ribeiro da Silva Filho (UEPA e UFPA)
Regina Facchini (Unicamp)
Roberto Marques (URCA e UECE)
Sérgio Luis Carrara (UERJ)
Vi Grunvald (UFRGS)

Comitê Laudos Antropológicos

Coordenador: Sérgio Góes Telles Brissac (MPF/PGR)
Vice-Coordenador: Antonio Hilario Aguilera Urquiza (UFMS)

Membros:
Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Andrey Cordeiro Ferreira (UFRRJ)
Fabio Mura (UFPB)
Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF e UFPA)
Felipe Kamaroski (CEPI/PR)
Jorge Eremites de Oliveira (UFPel)
Katiane Silva (UFPA)
Vinicius José Ribeiro da Fonseca Santos (UFMG)

Comitê Inserção Profissional

Coordenação: Breno Trindade da Silva (Comissão de Avaliação de Impacto no Patrimônio Cultural/IEPHA-MG)
Vice-coordenação: Renata Curcio Valente (SEE/DA/Museu Nacional/UFRJ e PPGAV/UFRJ)

Membros:
Eleandra Raquel da Silva Koch (Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário/INCRA)
Francine Pereira Rebelo (Docente/IFG)
Guillermo Vega Sanabria (Docente/UFBA)
Luis Guilherme Resende de Assis (Docente/UnDF e Perito em Antropologia do MPU)

Colaboradores:
Januária Pereira Mello (Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário/INCRA)
Julia Marques Dalla Costa (MDA)
Mariana Balen Fernandes (Docente/UFRB)

Comitê Migrações e Deslocamentos

Membros:
Bárbara Arisi (UFBA)
Fábio Mota (UFF)
Kelly Silva (UnB)
Leonardo Schiocchet (Charles University – República Theca)
Renato Athias (UFPE)

Comitê Patrimônio e Museus

Coordenação:

Daniel Roberto dos Reis Silva (CNFP/Iphan)
Geslline Giovana Braga (UFRN)

Membros:
Adriana Russi Tavares de Mello (UFF)
Álvaro Banducci Júnior (UFMS)
Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Hugo Menezes Neto (UFPE)
Izabela Maria Tamaso (UFG)
Jorge Eremites de Oliveira (UFPel)
Julie Antoinette Cavignac (UFRN)
Juliene Pereira dos Santos (UFOPA)
Lúcia Hussak Van Velthem (MPEG)
Luciana Gonçalves de Carvalho (UFOPA)
Patrícia Silva Osório (UFMT)
Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu (UNIRIO)
Renata de Sá Gonçalves (UFF)
Renato Monteiro Athias (UFPE)
Rubens Alves da Silva (UFMG)
Simone Pondé Vassallo (UFF)
Wilmara Aparecida Silva Figueiredo (UFPA)

Coordenação Colegiada:
Ana Flávia Moreira Santos (UFMG)
Felisa Cançado Anaya (UNIMONTES)
Rumi Regina Kubo (UFRGS)

Membros:
Aderval Costa Filho (UFMG)
Deborah Bronz (UFF)
Edna Ferreira Alencar (UFPA)
Helder Ferreira de Sousa(UFDPar)
Henyo Trindade Barretto Filho (UnB)
Pedro Castelo Branco Silveira (FJN/PE)
Raquel Oliveira Santos Teixeira (UFMG)
Reginaldo Cordeiro dos Santos Junior (PPGAN/UFMG)
Stephen Grant Baines (UnB)
Thereza Cristina Cardoso Menezes (CPDA/UFRRJ)
Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza (UFPE)
Voyner Ravena Cañete (UFPA)

Comitê Quilombos

Coordenação Colegiada: 
Cynthia Martins (UEMA)
Davi Pereira Junior ((UT- Austin/ UEMA)
Emmanuel Almeida Junior (UEMA)
Raquel Mombelli (UFPR)

Membros:
Aderval Costa Filho (UFMG)
Ana Paula Comin Carvalho (UFRB)
Arydimar Vasconcelos Gaioso (UEMA)
Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UNB)
Cíntia Beatriz Muller (UFBA)
Juliane dos Santos (UFPA)
Maíra Samara de Lima Freire (UFSC)
Mariana Balen Fernandes (UFRB)
Osvaldo Martins de Oliveira (UFES)
Ricardo Cid Fernandes (UFPR)
Sandro José da Silva (UFES)
Sônia Regina Lourenço (UFMT)

Consultores/as:
Alfredo Wagner Berno de Almeida (PNCSA-UEA/UFAM)
Eliane Cantarino O’dwyer (UFF)
Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA)

Skip to content