A “7ª Reunião Equatorial de Antropologia/REA, Migrações, deslocamentos e diásporas: violações de direitos” está sendo organizada pelo Núcleo Histórico Socioambiental/NUHSA, Universidade Federal de Roraima/UFRR, cuja proposta é dar continuidade a política de visibilidade nacional e internacional da produção antropológica, viabilizando novas oportunidades de parceria e colaboração acadêmica, aspectos fundamentais para consolidação dos Programas de Pós-Graduação.
Ao considerar um novo período de ascensão do movimento imigratório no Brasil de pessoais de diferentes países, em busca de oportunidades, muitos fugindo de uma crise política e econômica nos seus países de origem, faz-se necessário nos voltarmos para a análise do porquê desse forte movimento e os impactos trazidos em diferentes dimensões aos locais de destino, principalmente, nas regiões norte e nordeste. Portanto, as categorias conceituais “migrações, deslocamentos, diásporas, direitos” foram acolhidas como temas norteadores da 7ª REA. E assim, esperamos contar com a participação de antropólogos e outros cientistas sociais, pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação), representantes da sociedade civil e movimentos sociais, além de agentes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil, especialmente das regiões Norte e Nordeste, das outras regiões do país e dos demais países da América Latina para refletirmos, em conjunto, todas as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais que norteiam as citadas categorias.
Ao considerar o atual cenário da Pandemia, bem como as diversas crises e incertezas que passamos a vivenciar desde o inicio do ano passado, a 7ª REA ocorrerá na modalidade virtual. Todas as atividades (conferências, mesas redondas, fóruns e sessões temáticas) ocorrerão de forma remota por meio de plataforma indicada pela organização do evento.