Com o compromisso de promoção do diálogo intercultural e inter-institucional, reforçando as articulações de redes de conhecimentos e saberes, bem como o compromisso com o combate às desigualdades e violências, tomou posse a nova diretoria da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) na noite do dia 16 de janeiro, em solenidade no auditório do Instituto de Ciências Sociais da UnB.
Sob a presidência de Luciana Dias, professora doutora da Universidade Federal de Goiás e a vice-presidência de Henyo Trindade Barretto Filho, professor doutor da Universidade de Brasília, a diretoria eleita em julho de 2024, durante a Reunião Brasileira de Antropologia, em Belo Horizonte, conduzirá a ABA no biênio 2025-2026.
A nova presidente abriu o pronunciamento inaugural da gestão reafirmando o compromisso ético, político e profissional da ABA na defesa dos direitos humanos e na busca pela realização de justiça social. Luciana Dias ainda chamou atenção para o aprimoramento da associação que, durante as sete décadas de existência, está em deslocamento, em um movimento importantíssimo contra uma inércia que pode ser impeditiva de reconhecimento e respeito à pluridiversidade, à saberes e fazeres antiracistas, antimachistas, anticapacitistas e antidiscriminatórios. Segundo ela, a nova diretoria que toma posse se soma a este movimento, buscando acelerar o passo em direção à pluralização política e epistêmica da Associação e da Antropologia.
O nome da plataforma de propostas é inspirado no poema de Conceição Evaristo, Novos Caminhos: Deslizantes Águas, que em seu curso, fluem, confluem, contornam obstáculos e revelam caminhos possíveis, fazendo brotar vida diversa, bela, vibrante e justa. Confira abaixo a nova diretoria da ABA e acesse aqui as propostas para o biênio 2025-2026.
Presidência: Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Vice-Presidência: Henyo Trindade Barretto Filho (UnB)
Secretaria Geral: Waldemir Rosa (UNILA)
Secretaria Adjunta: Juliana Farias (UERJ)
Tesouraria: Silvana de Souza Nascimento (USP)
Tesouraria Adjunta: Jacqueline Moraes Teixeira (UnB)
Diretoria Norte: Lucybeth Camargo de Arruda (UFOPA)
Diretoria Nordeste: Vera Rodrigues (UNILAB)
Diretoria Centro-Oeste: Antônio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS)
Diretoria Sul-Sudeste: Flavia Medeiros Santos (UFSC)