Associações Científicas se manifestam em defesa da Democracia contra os atos terroristas

ABA assina nota do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), que vem a público repudiar os atos terroristas contra as instituições brasileiras levados a cabo no dia de hoje por golpistas contrários ao Estado Democrático de Direito

Leia mais

ABA assina nota do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro: Restaurar o Patrimônio destruído é reafirmar o Estado Democrático de Direito

Leia mais

SBPC Repudia crimes contra a democracia

A SBPC manifesta seu veemente repúdio aos atos de terror promovidos este domingo por golpistas inimigos da democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Esses crimes são decorrência natural da leniência com a qual foram tratados, ao longo dos anos, os que negam a lei, a ordem, o Direito e a democracia.

Leia mais

ALA se manifesta diante dos gravíssimos eventos no Peru e no Brasil

Em vista dos eventos conhecidos publicamente no Peru e no Brasil, a ALA expressa sua extrema preocupação com o avanço da direita fascista e golpista em nossa região. Instamos os governos constitucionais de nosso continente e as organizações internacionais competentes a zelarem pela vida de nossos povos e suas expressões democráticas.

Leia mais

AAA stands in solidarity with our Brazilian colleagues

January 9, 2023
AAA stands in solidarity with our colleagues in the Brazilian Association of Anthropology and supports the statement issued by the Human, Social, Applied Social Sciences, Linguistics, Letters and Arts Forum (FCHSSALLA) repudiating the terrorist acts against Brazilian institutions recently carried out by coup plotters against the State Democratic Law. Such acts of terrorism have no place in a civil, democratic society and will never succeed in undermining the true will of the people. To read the statement by FCHSSALLA (translation needed), go to 20230109_63bc2050e87e8.pdf (abant.org.br).

WCAA Statement related to the Brazilian Riots and Solidarity with the Brazilian Association of Anthropology/ Associaçõ Brasileira de Antropologia – ABA

Leia mais

Carta de apoio à ABA e à democracia no Brasil

Em apoio às sociedades acadêmicas brasileiras, que demandam responsabilização dos agressores da democracia brasileira e de seus apoiadores.
Escrevo em nome da Associação Europeia de Antropólogos Sociais (EASA), da qual sou presidente.
Observando do exterior instituições brasileiras sendo atacadas por golpistas, a EASA afirma sua solidariedade à Associação Brasileira de Antropologia (ABA), uma associação antropológica que sempre defendeu os princípios da democracia e da justiça social. Estamos de acordo com o comunicado divulgado no site da ABA pelo Fórum de Humanidades, Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) e assinado por diversas sociedades acadêmicas brasileiras, que pede a responsabilização tanto desses agressores quanto dos poderosos interesses que os sustentam.
Maria Ivancheva, presidente
Presidente, EASA
Em nome do Comitê Executivo da EASA

Leia mais

SALSA repudia ataques à democracia na Praça dos Três Poderes, em Brasília

A Sociedade da Antropologia das Terras Baixas da América do Sul, uma organização acadêmica internacional composta por professores, estudantes e profissionais, junta-se à nossa voz para condenar os violentos ataques contra as instituições da democracia brasileira ocorridos em Brasília no domingo, 8 de janeiro de 2023. A profanação dos prédios do Congresso Nacional, do Planalto, e do Supremo Tribunal Federal não é apenas um ataque direto ao Brasil, mas uma ameaça grave às democracias em todos os lugares, bem como uma afronta preocupante ao exercício do estado de direito. Iludidas pelo ex-presidente e seus aliados, milhares de pessoas se engajaram em comportamentos destrutivos com base na mentira de que a eleição de outubro de 2022 no Brasil não foi livre e justa. Inspirados por conspirações nas redes sociais e apologistas da ditadura brasileira, vândalos tentaram destruir os templos da democracia, deixando em ruínas obras de arte e arquitetura conhecidas internacionalmente. Embora sem sucesso em seu objetivo de dar um golpe de estado contra o governo democraticamente eleito do presidente Lula, a destruição causada por esses manifestantes é o culminar de anos de mentiras e traições.

A SALSA está ao lado de todos e todas no Brasil e no mundo insistindo para que seja feita uma investigação cuidadosa e completa para que os responsáveis por esses atos deploráveis sejam responsabilizados perante a justiça. Além disso, nos comprometemos a continuar apoiando essas comunidades – povos indígenas; populações tradicionais incluindo, comunidades quilombolas; outros brasileiros e brasileiras afro-descendentes; mulheres, a comunidade LGBTQ+; e, especialmente, nossos colegas e parceiros na Amazônia – os quais trabalham incansavelmente por uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e democrática.

Leia mais

Skip to content