Comissões e Comitês - Gestão 2023/2024

Comissão de Assuntos Indígenas – CAI

Coordenação Colegiada:
Edviges Marta Ioris (UFSC)
Elaine Moreira (UnB)
Estêvão Martins Palitot (UFPB)
Joziléia Daniza Jagso Inacio Jacodsen Schild (UFSC)

Integrantes:
Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Fabio Mura (UFPB)
Felipe Sotto Maior Cruz (UFBA)
Florêncio Vaz (UFOPA)
Katiane Silva (UFPA)
Luís Roberto de Paula (UFABC)
Maria Dorothea Post Darella (UFSC)
Pablo Tibor Quintero Mansilla (UFRGS)
Ricardo Verdum (Laced/MN)
Rute Anacé (UnB)

A defesa dos Direitos Humanos desde a perspectiva da antropologia no Brasil tem se dado a partir de múltiplas definições, conflitos e debates em torno das concepções que engendram o termo. Há mais de 20 anos, a Associação Brasileira de Antropologia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, tem se  dedicado a observar e contribuir em espaços, com pessoas e grupos articulados na luta pela ampliação e garantia de direitos. Nesse aspecto, temos percorrido esferas de reflexão significativas sobre sentidos, alcances, limites e/ou potencialidades dessa própria categoria, “direitos humanos”, mas sobretudo da análise e intervenção no campo dos “direitos humanos”. Como praticantes da antropologia, sabemos que os direitos humanos – sua definição e alcance – estão no centro de inúmeros embates políticos e que, em muitos contextos, acabam sendo veículos para discursos e intervenções etnocêntricas, não raras vezes violentas. Por outro lado, sabemos, também, que a universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado de nossa prática profissional, num cenário marcado pelo desprezo aos direitos. Enfrentando a complexidade que é tratar de Direitos Humanos nos dias que correm, o intuito destaa Comissão é disputar simbólica e praticamente a luta pela ampliação dos direitos.

Coordenação: Taniele Rui (Unicamp/SP)

Vice-coordenação: Diogenes Cariaga (UEMS/MS)

Integrantes:
Adalton Marques (UNIVASF/ PE)
Ana Paula da Silva (UFF/RJ)
Débora Allebrandt (UFAL/AL)
Flavia Medeiros (UFSC/SC)
Flavia Melo (UFAM/AM)
Francirosy Campos (USP)
Helder Tacariju (UFDPar/PI)
Lucía Eilbaum (UFF/RJ)
Manuela Cordeiro (UFRR/RR)
Marianna Assunção Figueiredo Holanda (UnB/DF)
Paulo Victor Leite Lopes (UFRN/RN)

Coordenação: Antonella Maria Imperatriz Tassinari (UFSC)

Integrantes:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Elisete Schwade (UFRN) 
Mylene Mizrahi (PUC-Rio)
Rodrigo Oliveira Braga Reis (UFAM)
Tonico Benites (FUNAI-Ponta Porã/MS)
Waldemir Rosa (UNILA) 

Comissão de Ética

Coordenação: Maria Filomena Gregori (PPGAS/UNICAMP)

Integrantes:
Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Patricia Birman (UERJ)

A Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA, a CELCA, atua no acompanhamento e na divulgação dos livros publicados com o selo ABA Publicações. Seus membros recebem as obras e analisam seu escopo, dialogam com os/as autores/as e, posteriormente, auxiliam na divulgação dos livros no âmbito da antropologia e fora dela.
A divulgação acontece por meio da disponibilização da obra no site da Associação Brasileira de Antropologia, na organização dos lançamentos de livros nos eventos científicos da área, na produção de webnários para sua apresentação, assim como em parcerias com outras iniciativas de difusão do conhecimento.
Na atual gestão da ABA, a CELCA é formada por membros de diferentes instituições e regiões do Brasil. Uma das diretrizes de sua atuação é buscar mecanismos para diversificar o perfil de autores e autoras das obras que recebem o selo da ABA  Publicações, buscando representatividade em termos de raça, gênero e regionalidade.

Coordenação: Edimilson Rodrigues de Souza (Fames)
Vice-coordenação: Martina Ahlert (UFMA)

Integrantes:
André Dumans Guedes (UFF)
Clark Mangabeira Macedo (UFMT)
Edilene Coffaci de Lima (UFPR)
Felipe Sotto Maior Cruz (UFBA)
Michele Escoura Bueno (UFPA)
Rosana Maria Nascimento Castro Silva (UERJ)

Comissão Editorial de Periódicos Científicos da ABA – CEPCA

Coordenação Colegiada:
Laura Moutinho (USP)
Mariane da Silva Pisani (UFPI)
Vinicius Kaue Ferreira (UERJ)

Integrantes:
Gisele Fonseca Chagas (UFF)
Matilde Quiroga Castellano (UFSC)
Stefania Capone (IRL/CNRS-USP)
Vinicius Venâncio (UFG)

A formação da Comissão Laicidade e Democracia parte do diagnóstico de que é crescente a presença da religião (instituições, atores, pautas, moralidades, controvérsias etc.) no  espaço público; em grande medida, resultado do contexto cada vez mais plural no país. De modo geral, a laicidade é um valor político assumido discursivamente por diferentes atores (religiosos ou não) sendo seu conteúdo prático, contudo, um campo em intensa disputa. Liberdade de expressão, intolerância religiosa, moralidade pública, direitos sexuais, reprodutivos e de gênero, diferença cultural, representação política, conteúdos pedagógicos das escolas públicas, políticas de saúde – entre tantos outros assuntos – interpelam científica e politicamente a atividade antropológica. A Associação Brasileira de Antropologia, por meio desta Comissão, pretende atuar sobre estes e outros assuntos a partir da reflexão e valorização de princípios de laicidade e democracia em torno de dois grandes eixos: a) a relação entre o Estado e as religiões e b) o respeito à diversidade dos modos de vida (religiosos ou não).

Coordenação: Leonardo Oliveira de Almeida (UFC) 
Vice-coordenação: Fátima Regina Gomes Tavares (UFBA)  

Integrantes:
Christina Vital (UFF)
Clayton da Silva Guerreiro (UNICAMP)

Emerson Alessandro Giumbelli (UFRGS)
Hippolyte Brice Sogbossi (UFS)
Marcelo Camurça (UFJF)
Mariana Ramos de Morais (Museu Nacional/UFRJ)
Naara Lúcia de Albuquerque Luna (UFRRJ)
Tatiane dos Santos Duarte (UnB) 

O Comitê foi criado em 2021 e tem como objetivo fomentar debates a respeito do uso das tecnologias digitais na vida social e nas pesquisas antropológicas, além de apoiar e dar visibilidade a atividades de divulgação científica. Seu ponto de partida está na constatação do papel central ocupado pelas tecnologias digitais na vida cotidiana, o que traz desdobramentos políticos, sociais e culturais que precisam de constante atenção. Formado por pesquisadores e pesquisadoras com ampla experiência nestas discussões, o Comitê tem assessorado a diretoria da ABA em questões que envolvem a internet, com interesses que vão desde a utilização de plataformas de redes sociais, passando pelas discussões éticas do uso das tecnologias até a preocupação com as questões de segurança digital. Além disso, ao atuar na área de divulgação científica, tem buscado discutir boas práticas e alternativas para a visibilização dos trabalhos produzidos em antropologia, em especial, com o uso das tecnologias digitais. Nesse âmbito, se insere a criação do Prêmio de Divulgação Científica, que caminha para sua terceira edição em 2026.

Coordenação: Carolina Parreiras (USP)

Integrantes:
Beatriz Klimeck Gouvêa Gama (University of California – San Diego)
Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Daniela Tonelli Manica (Unicamp)
David Nemer (University of Virginia)
Edilson Sandro Pereira (UFRJ)
Matheus Gonçalves França (UFG)
Ramon Pereira dos Reis (UEPA)

O Comitê de Antropologia Visual (CAV), criado em 1999, fomenta debates fundamentais sobre a Antropologia Visual, Audiovisual e Multimodal no Brasil, articulando uma rede que tem formado gerações de pesquisadores e professores atuantes nos grupos de pesquisa e laboratórios da área em diferentes universidades no Brasil e no exterior. O compromisso do CAV é incitar e ensejar o reconhecimento da produção antropológica em linguagem audiovisual, contribuindo assim para o desenvolvimento da área, bem como apoiando os debates sobre o seu ensino e pesquisa. O Comitê, historicamente, tem atuado de forma articulada com grupos congêneres, como a Comissão de Imagem e Som da ANPOCS, além da Comissão Organizadora do Prêmio Pierre Verger da ABA e comitês e comissões internacionais de antropologia visual.

Coordenação:
Aina Guimarães Azevedo (UFPB) 
Vi Grunvald (UFRGS)

Integrantes:
Alessandro Ricardo Pinto Campos (UFPA) 
Alexsânder Nakaóka Elias (Unimontes) 
Cornélia Eckert (UFRGS) 
Daniele Borges Bezerra (UFPel) 
Denise Machado Cardoso (UFPA)
Fabiana Bruno (Unicamp)
Katianne Almeida (UFG) 
Lucas Coelho Pereira (UFPB)
Luis Felipe Kojima Hirano (UFG) 
Patrícia dos Santos Pinheiro (UNILA) 
Tatiana Helena Lotierzo Hirano (USP)

Consultoria:
Daniela Rodrigues (AMU/França)  
Emílio Domingos (UFRJ)   
Mariano Baez Landa (Ciesas/México)
Marta Cabrera (PUJ/Colômbia)  
Takumã Kuikuro (Cineasta Independente)

Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal

Coordenação:
Natália Bouças do Lago (UNIRIO)
Rachel Barros de Oliveira (Cidades/UERJ)
Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho (UFPB/UFPE)

Integrantes:
Adriana de Resende Barreto Vianna (MN-UFRJ)
Jania Perla Diógenes de Aquino (UFC)
Juliana de Farias Mello e Lima (UERJ)
Juliana Gonçalves Melo (UFRN)
Karina Biondi (UEMA)

Consultoria:
Evandro Cruz Silva (Unicamp)
Fábio Araújo (Fiocruz/IFRJ)
Vanessa Sander Serra e Meira (UFMG)

Em março de 2019, após a 31a Reunião Brasileira de Antropologia, na Universidade de Brasília, ocorrida em dezembro de 2018, nasceu este Comitê com o objetivo central de negritar a (re)existência da intelectualidade negra na Antropologia brasileira. Nossa atuação articula-se na centralidade da luta antirracista na Associação Brasileira de Antropologia, apoiada em uma prática científica e acadêmica diversa, plural, inclusiva e comprometida com a ética, defesa de grupos sociais, etnico-racialmente diferenciados e historicamente marginalizados, direitos humanos, democracia, educação pública e gratuita e pela autonomia do fazer ciência e das instituições científicas e acadêmicas. Este movimento busca, ao assessorar a ABA, ampliar o campo intelectual da Associação partindo da atuação de professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e profissionais negras/os presentes nas instituições de ensino superior, médio e fundamental, institutos federais e técnicos e demais organizações e instâncias que abrigam a expertise antropológica. Ainda, buscamos mediante parcerias acadêmico-científicas nacionais e internacionais, e na relação próxima com organizações da sociedade civil e movimentos sociais, o fortalecimento institucional da ABA e deste Comitê.

Coordenação: Gilson José Rodrigues Júnior (IFRN)
Vice-coordenação: Juliana Cintia Lima e Silva (MN/UFRJ)

Integrantes:
Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA)
Edilma do Nascimento Souza (UNIVASF/MIR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Maíra Samara de Lima Freire (MN/UFRJ)
Mauro Cordeiro de Oliveira Junior (UFRJ/CP2)
Mílton Ribeiro da Silva Filho (UEPA e UFPA)
Osmundo Pinho (UFRB)
Vera Regina Rodrigues da Silva (Unilab)

Comitê de Antropologia e Saúde

Coordenação Colegiada:
Cristina Dias da Silva (UFJF)
Laura Lowenkron (UERJ)
Mónica Lourdes Franch Gutiérrez (UFPB)
Rozeli Maria Porto (UFRN)

Integrantes:
Ana Cláudia Rodrigues da Silva (UFPE)
Camilo Braz (UFG)
Fátima Regina Gomes Tavares (UFBA)
Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego (UFRN)
Jaqueline Teresinha Ferreira (UFRJ)
Kátia Lerner (Fiocruz/RJ)
Nádia Elisa Meinerz (UFAL)
Octavio Andrés Ramón Bonet (UFRJ)
Raquel Litterio de Bastos (EMCM/UFRN)
Rita de Cássia Maria Neves (UFRN)
Rosana Maria Nascimento Castro Silva (IMS/UERJ)
Waleska de Araújo Aureliano (UERJ)
Ximena Pamela Claudia Diaz Bermudez (UnB)

Consultoria:
Marcos Castro Carvalho (UFRGS)

Comitê de Antropologxs Indígenas

Coordenação: Felipe Sotto Maior Cruz (UFBA) – Povo Tuxá/BA

Integrantes:
Joziléia Daniza Jagso Inacio Jacodsen Schild (APIB) / Jozileia Kaingang – Povo Kaingang/SC
Luiz Henrique Eloy Amado (APIB) – Povo Terena/MS
Kowawa Kapukaja Apurinã – Povo Apurinã/AM
Rute Anacé – Povo Anacé/CE
Tonico Benites – Povo Guarani Kaiowá/MS

Consultoria:
Braulina Baniwa (APIB) – Povo Baniwa/AM
Eliene dos Santos Rodrigues / Putira Sacuena – Povo Baré/AM
Francisco de Moura Cândido / Ywmuniry – Povo Apurinã/AM

Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas

Coordenação colegiada:
Fernando José Ciello (UFRR)
Hully Guedes Falcão (Fiocruz)
Rui Massato Harayama (Ufopa)

Integrantes:
Caetano Kayuna Sordi Barbará Dias (UFSC)
Juliana Gonçalves Melo (UFRN)
Luísa Valentini (UFBA)
Martinho Braga Batista e Silva (IMS)

Consultoria:
Ana Mumbuca (UnB, Quilombo Jalapão)
Debora Silva (Movimento Mães de Maio)
Putira Sacuena (Sesai, Povo Baré/AM) 

Comitê de Relações Internacionais – CRI

Coordenação: Omar Ribeiro Thomaz (UNICAMP)

Integrantes:
Bárbara Arisi (UFBA)
Fábio Mota (UFF)
Kelly Silva (UnB)
Leonardo Schiocchet (Academia de Ciência da Áustria)
Renato Monteiro Athias (UFPE)

Comitê Deficiência e Acessibilidade

Coordenação:
Anahi Guedes de Mello (Anis – Instituto de Bioética)
Valéria Aydos Rosário (UNIPAMPA)

Integrantes:
Anna Paula Vencato (UFMG)
Carolina Branco de Castro Ferreira (Unicamp)
Eudenia Magalhães Barros (UFC)
Helena Moura Fietz (Louisiana State University)
Julian Simões Cruz de Oliveira (UFPR)
Leonardo Carbonieri Campoy (UPE – Mata Norte)
Mônica da Silva Araújo (UFPI)
Olivia von der Weid (UFF)
Pedro Lopes (USP)

O Comitê de Estudos Africanos (CEA/ABA) foi proposto e criado no biênio 2017/2018. À época, o crescimento e a diversificação dos estudos e das pesquisas desenvolvidas em diferentes países do continente africano, somados à escassa valorização da temática em diversos fóruns acadêmicos e institucionais — além dos sucessivos cortes de recursos diante da reorientação das prioridades do governo federal de então — impulsionaram um grupo de pesquisadores a se mobilizar. O objetivo era refletir criticamente sobre o campo de estudos africanos, estimular e articular conexões acadêmicas por meio de acordos de cooperação internacional, formais ou informais, e atentar para a complexidade da política contemporânea em uma perspectiva comparada e internacional. A proposta do CEA/ABA, aprovada no final de 2017, já nascia atenta às dinâmicas políticas do continente africano e suas articulações globais, especialmente com países integrantes do BRICS. Desde então, o CEA/ABA tem contado com a participação alternada de diversos membros que, por meio de reuniões periódicas, vêm se engajando na organização de publicações, conferências, simpósios, mesas-redondas e grupos de trabalho em eventos nacionais e internacionais. As ações visam ampliar as redes científicas da antropologia brasileira, diversificar seus investigadores, bem como produzir e difundir conhecimentos africanistas e africanos.

Coordenação:
Denise Ferreira da Costa Cruz (Unilab)
Francisco Paolo Vieira Miguel (Unicamp)

Integrantes:
Aline Beatriz Miranda da Silva (IPHAN e UnB)
Andréa de Souza Lobo (UnB)
Denise Moraes Pimenta (Fiocruz/BA)
Gilson José Rodrigues Junior (UFPE)
Hippolyte Brice Sogbossi (UFS)
João de Regina Maris dos Santos e Cassalho (Unicamp)
Laura Moutinho (USP)
Luena Nascimento Nunes Pereira (UFRRJ)
Paulo Ricardo Muller (UFFS)
Renato Lyra (UFPE)
Sara Santos Morais (IPHAN)
Thais Henriques Tiriba (USP)

Comitê Gênero e Sexualidade

Coordenação:
Anna Paula Vencato (UFMG)
Regina Facchini (Unicamp)

Integrantes:
Alinne de Lima Bonetti (UFSC)
Ana Paula da Silva (UFF)
Arthur Leonardo Costa Novo (UFRN) 
Glauco Ferreira (UFG)
Guilherme Passamani (UFMS)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Isadora Lins França (Unicamp)
Jacqueline Moraes Teixeira (UnB)
Lia Zanotta Machado (UnB)
Maria Elvira Diaz Benitez (UFRJ)
Mariane da Silva Pisani (UFPI)
Michele Escoura Bueno (UFPA)
Milton Ribeiro da Silva Filho (UEPA)
Silvia Aguião (UFMA)
Thiago Barcelos Soliva (UFVJM)
Vi Grunvald (UFRGS)

Consultoria:
Brume Dezembro Iazzetti (Universidade Cornell/EUA) 
Camila Fernandes (UERJ) 
Paula Sandrine Machado (UFRGS) 
Lux Ferreira Lima (UNICAMP)

Comitê Inserção Profissional

Coordenação: Breno Trindade da Silva (CAIPC/IEPHA/MG)
Vice-Coordenação: Renata Curcio Valente (MN-UFRJ)

Integrantes:
Eleandra Raquel da Silva Koch (INCRA)
Francine Pereira Rebelo (IFG)
Guillermo Vega Sanabria (UFBA)
Luis Guilherme Resende de Assis (UnDF e MPU)

Consultoria:
Januária Pereira Mello (INCRA)
Julia Marques Dalla Costa (MDA)
Mariana Balen Fernandes (UFRB)

O Comitê Laudos Antropológicos foi criado em 2017, com o objetivo de aprofundar a reflexão acerca da produção de laudos, assim como auxiliar a Presidência da ABA em face a muitas demandas de indicação de peritos. Nossa Associação já tinha uma ampla trajetória na discussão sobre o tema, consubstanciada em importantes documentos, como na Carta de Ponta de Canas (2000) e no seu próprio Código de Ética (1986, com revisões posteriores). O Comitê de Laudos teve papel relevante no assessoramento da ABA para a edição da Resolução para Laudos Antropológicos, em 2020 (alterada em 2024). Nos primeiros anos do Comitê, trabalhávamos sobretudo com laudos relativos a direitos coletivos de povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais. Mais recentemente, têm surgido demandas de indicação de profissionais antropólogas/os que atuem em questões de direitos individuais ou na esfera do direito penal. Consideramos imprescindível a interlocução com colegas de outros comitês da nossa Associação para melhor atuarmos frente a novos desafios, contribuindo na ampliação e efetivação de direitos socioculturais.

Coordenação: Sérgio Góes Telles Brissac (MPF/PGR)
Vice-coordenação: Antonio Hilario Aguilera Urquiza (UFMS)

Integrantes:
Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Andrey Cordeiro Ferreira (UFRRJ)
Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF e UFPA)
Fabio Mura (UFPB)
Felipe Kamaroski (CEPI/PR)
Jorge Eremites de Oliveira (UFPel)
Katiane Silva (UFPA)
Vinicius José Ribeiro da Fonseca Santos (UFMG)

O Comitê de Migrações e Deslocamento se dedica às questões relacionadas com o deslocamento de pessoas em cenários variados, desde remoções urbanas até as migrações internacionais, passando por deslocamentos pendulares e migrações internas. O comitê se dedica a debater, pensar e questionar políticas migratórias em geral e intervir politicamente em favor de populações excluídas por fenômenos relacionados aos deslocamentos contemporâneos.

Coordenação: Igor José de Renó Machado (UFSCar)

Integrantes:
Alexandre Branco Pereira (UNB)
Ana Elisa de Figueiredo Bersani (Fundação José Luiz Egydio Setubal)
Carla Susana Alem Abrantes(UNILAB)
Fabiane Vinente dos Santos (Fiocruz/AM)
Handerson Joseph (UFRGS)
Iana dos Santos Vasconcelos (UFRR)
Sonia Cristina Hamid (IFB – MDHC)

Consultoria:
Iréri Ceja Cárdenas (Niem – UFRJ) 

Comitê Patrimônio e Museus

Coordenação:

Daniel Roberto dos Reis Silva (CNFP/Iphan)
Geslline Giovana Braga (UFRN)

Integrantes:
Adriana Russi Tavares de Mello (UFF)
Álvaro Banducci Júnior (UFMS)
Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Glicéria Tupinambá (MN-UFRJ)
Hugo Menezes Neto (UFPE)
Izabela Maria Tamaso (UFG)
Jorge Eremites de Oliveira (UFPel)
Julie Antoinette Cavignac (UFRN)
Juliene Pereira dos Santos (UFOPA)
Lúcia Hussak Van Velthem (MPEG)
Luciana Gonçalves de Carvalho (UFOPA)
Patrícia Silva Osório (UFMT)
Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu (UNIRIO)
Renata de Sá Gonçalves (UFF)
Renato Monteiro Athias (UFPE)
Rubens Alves da Silva (UFMG)
Simone Pondé Vassallo (UFF)
Wilmara Aparecida Silva Figueiredo (UFPA)

O Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos tem como principal objetivo assessorar a Associação Brasileira de Antropologia no posicionamento público a respeito das políticas ambientais, territoriais, agroindustriais, energéticas e extrativas, em termos de sua formulação e efeitos. Tem também o papel de munir a ABA com elementos para a denúncia e enfrentamento de situações de injustiça e racismo ambiental, em especial aquelas produzidas pela viabilização e estabelecimento de grandes projetos de infraestrutura que afetam povos e comunidades tradicionais. A tarefa de promover atividades públicas e produções técnicas a respeito de temáticas  socioambientais figura também como uma de suas funções essenciais.  A importância de tais objetivos se eleva no contexto da emergência climática e da desregulação ambiental no país, assim como face ao processo de fortalecimento das organizações dos povos e comunidades tradicionais.

O coletivo de antropólogas(os) que compõe o Comitê, e que se renova desde a sua criação, tem buscado contribuir na construção de uma antropologia crítica, politicamente situada e com incidência pública. O Comitê é constantemente chamado a tomar posição em situações sociais sensíveis e urgentes, o que requer uma abordagem de trabalho antropológico a partir das experiências etnográficas acumuladas por seus integrantes, bem como o estabelecimento de redes de colaboração. Para tanto, dialoga com interlocutoras e organizações dos povos e comunidades tradicionais, com pesquisadoras, agentes do Direito, antropólogas atuando no Estado e pessoas ligadas a movimentos sociais.

Coordenação:
Pedro Castelo Branco Silveira (Fundaj)
Voyner Ravena Cañete (UFPA)

Integrantes:
Aderval Costa Filho (UFMG)
Almires Martins Machado (UFPA)
Ana Flávia Moreira Santos (UFMG)
Andréa Zhouri (UFMG)
Deborah Bronz (UFF)
Felisa Cançado Anaya (Unimontes)
Lucas Coelho Pereira (UFPB)
Marcos Zucareli (UFMG)
Reginaldo Cordeiro dos Santos Junior (UFOP)
Rumi Regina Kubo (UFRGS)
Sônia Magalhães (UFPA)
Stephen Grant Baines (UnB)

O Comitê Quilombos surgiu em 1994 e inicialmente era denominado
Grupo de Trabalho Terras de Quilombos, da Associação Brasileira de
Antropologia (ABA). Desde a sua criação o Comitê reúne antropólogas e
antropólogos com significativa produção etnográfica no campo da Antropologia,
sobretudo na produção de pesquisas em contextos de reconhecimento e
conflitos que envolvem quilombolas.
Neste sentido, o Comitê organiza publicações, seminários e encontros
científicos em torno da temática dos quilombos, congregando reflexões
conceituais, expertise da antropologia e o papel de antropólogos na
interlocução com diferentes campos, sobretudo no que trata do reconhecimento
dos territórios quilombolas.
A produção de peças técnicas, notas e manifestos de sensibilização da
sociedade civil e órgão públicos responsáveis por garantir os direitos territoriais
e culturais das comunidades quilombolas é também parte das ações
desenvolvidas pelo comitê quilombos ao longo dos anos.

Coordenação Colegiada: 
Cynthia Carvalho Martins (UEMA)
Davi Pereira Junior (UT- Austin/UEMA)
Emmanuel de Almeida Farias Junior (UEMA)
Raquel Mombelli (UFPR)

Integrantes:
Aderval Costa Filho (UFMG)
Ana Paula Comin Carvalho (UFRB)
Arydimar Vasconcelos Gaioso (UEMA)
Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UNB)
Cíntia Beatriz Muller (UFBA)
Juliane dos Santos (UFPA)
Maíra Samara de Lima Freire (UFSC)
Mariana Balen Fernandes (UFRB)
Osvaldo Martins de Oliveira (UFES)
Ricardo Cid Fernandes (UFPR)
Sandro José da Silva (UFES)
Sônia Regina Lourenço (UFMT)

Consultoria:
Alfredo Wagner Berno de Almeida (PNCSA-UEA/UFAM)
Eliane Cantarino O’dwyer (UFF)
Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA)

Skip to content