Informativo especial n° 13/2015 | 29/06/2015

 
 
 
  Edital TV/ABA
Informativo especial n° 13/2015  |  29/06/2015
 
TV ABA lança Edital (n.01/2015), que objetiva a “Disponibilização online de conteúdo videográfico e transmissão online de eventos ao vivo via TV ABA”
 
I. Do projeto Tv.ABA

A Tv.ABA é uma Tv online da Associação de Antropologia Brasileira (ABA). O projeto é baseado na criação de uma plataforma web para a difusão da produção videográfica e dos eventos promovidos pela antropologia brasileira. A criação de uma web TV, ligada a um repositório de vídeos, pretende promover o diálogo entre pesquisadores, instituições e o público em geral, além da ampliação do debate sobre a disciplina e seus temas com a disseminação de conhecimento no compromisso com a construção de uma sociedade menos desigual, mais equânime e tolerante.

Assim, a Tv.ABA pretende promover a antropologia e a ABA no espaço público, intervindo nos debates atuais a respeito das – e em conjunto com – as populações e os coletivos privilegiados nas análises antropológicas. Neste sentido, a utilização do audiovisual é fundamental para a produção de uma forma de conhecimento que seja plural, dialógica e inclusiva. Portanto, este projeto se insere no âmbito da pesquisa-ação, buscando favorecer a constituição de uma base de dados para a síntese e visibilização da história da antropologia brasileira e de seus debates contemporâneos.

II. Dos objetivos do Edital (Tv.ABA.n.01/2015)

Através deste edital, a ABA busca estimular a produção e publicação de vídeos no site da Tv.ABA. Para este edital serão contemplados quatro tipos de produção videográfica:

a) Filmes documentários e etnográficos;
b) Documentação institucional (eventos, reuniões, palestras, entrevistas, e outros);
c) Transmissão online de eventos ao vivo;
d) Conteúdos didáticos (temáticas com perfil didático).

As propostas deverão ser apresentadas em conformidade com as linhas temáticas definidas como prioritárias da atual gestão (2015-2016) e os critérios assim nomeados:

1. Temáticas que reflitam ou interajam com as Comissões e Comitês Temáticos da ABA (ver  https://abateste.assistenciatecnica.spaceindex.php/institucional/comissoes-e-comites);

2. Material Didático e Paradidático com o objetivo de intervir no debate público sobre temas afins à antropologia. Conteúdos concebidos e produzidos para fins didáticos, voltados diretamente para o uso no ensino de antropologia, seja no ensino médio, seja na graduação, seja na pós-graduação. Conteúdos concebidos para atender demandas especiais de intervenção antropológica, que sejam do interesse de órgãos públicos federais, estaduais ou municipais;

3. Conteúdos destinados à divulgação científica e à formação de opinião;

4. Obra ou coleção especial videográfica destinada à tradução (ou traduzida) e disponibilização online (p.ex. filmes etnográficos clássicos e de difícil acesso);

5. Produção que resulte de pesquisas e/ou eventos de programas de pós-graduação em Antropologia ou Ciências Sociais.

III. Dos critérios e prioridades

As propostas deverão ser encaminhadas via e-mail (tvaba@abant.org.br) à Comissão Editorial da Tv.ABA que, posteriormente, as remeterá à apreciação da Diretoria da ABA.

Cada pedido será analisado de acordo com os critérios e prioridades assim nomeados:

1. Todas as propostas serão analisadas pela Comissão Editorial da Tv.ABA e, caso aprovadas, encaminhadas para parecer final da Diretoria da ABA;

2. O Comissão Editorial da Tv.ABA estabelecerá o número de obras que serão recebidas e publicadas a cada semestre, de acordo com sua disponibilidade de recursos e de pessoal;

3. Com relação à categoria de membro da ABA, serão priorizados os pedidos de membros nesta ordem:

a) projeto de membro(s) efetivo(s) da ABA e que tenham vínculo ou interlocução com os projetos da ABA;  
b) projeto de membro(s) efetivo(s) da ABA credenciados em Programas de Pós-graduação em Antropologia e Ciências Sociais no Brasil;
c) projeto de membro(s) efetivo(s) da ABA credenciados em Programas de Pós-graduação em Antropologia e Ciências Sociais no Exterior;
d) projeto de demais membros da ABA, nessa ordem: Associado efetivo, correspondente e/ou colaborador; Associado pós-graduando; e Associado aspirante.

4. Com relação à temática da produção, terão prioridade os projetos segundo os critérios apresentados no tópico II “Dos objetivos” deste Edital (Tv.ABA.n.01/2015).

5. Com relação à natureza da produção, terão prioridade os seguintes projetos: a) Filmes documentários e etnográficos; b) Documentação institucional (eventos, reuniões, palestras, entrevistas e outros); c) Transmissão online de eventos ao vivo; d) Conteúdos didáticos (temáticas com perfil didático).

IV. Publicação e distribuição/visualização online

Para a publicação do material videográfico, a Tv.ABA dispõe de uma pagina no Portal da ABA e de um repositório de vídeos online (youtube) [ https://www.youtube.com/channel/UCmPI3wees4g61zbGfePk4YQ]. O material enviado deve obedecer as seguintes especificações:

1. Sobre o formato do material videográfico. Os interessados em publicar na Tv.ABA devem produzir o arquivo final seguindo os critérios definidos pelo youtube (ver normas aqui:  https://support.google.com/youtube/troubleshooter/2888402?hl=pt-BR&ref_topic=2888648). Recomendamos o envio do material no codec H.264, arquivo em Full HD, e, caso existam legendas, as mesmas devem ser enviadas em separado (preferencialmente em arquivo srt.).

2. Sobre o tamanho do arquivo e duração (tempo/min.) do material enviado. O youtube tem o limite máximo de 128 GB por arquivo. Esse é o limite para cada arquivo individual. Com relação à duração (tempo/min.) do vídeo, o limite máximo é de 11 horas de duração de cada arquivo individual. A Comissão Editorial da Tv.ABA decidirá sobre casos não usuais.

3. Sobre os recursos para a produção videográfica. A Tv.ABA não conta, neste momento, com recursos para a produção de conteúdo. Portanto, a ABA convida os seus associados e mobilizarem recursos financeiros com seus respectivos programas de pós-graduação e/ou órgãos de fomento.

Desse modo, a Tv.ABA contemplará, via este Edital, apenas os pedidos de disponibilização online na Tv.ABA de conteúdo videográfico relativo a: a) Filmes documentários e etnográficos; b) Documentação institucional (eventos, reuniões, palestras, entrevistas e outros); e, d) Conteúdos didáticos (temáticas com perfil didático).

Os interessados devem encaminhar por e-mail seu pedido de inclusão do material videográfico, se dispondo a encaminhar, preferencialmente online, ou por correio convencional, o material a ser disponibilizado na Tv.ABA.

Para o envio online o interessado deve remeter o material para a Tv.ABA utilizando um dos seguintes serviços: dropbox, googledrive, torrent, ou link direto Vimeo, Youtube ou semelhantes.

(Observa-se que caso seja do interesse do associado, o material videográfico pode constar na página da Tv.ABA – no portal da ABA – associado a um link onde o material videográfico está originalmente hospedado, permitindo assim a continuidade da contagem das visualizações e “likes”).

Para o envio via correios, o material (DVD, Hd externo ou pen drive) deve ser enviado ao seguinte endereço:

ABA/Tv.ABA
Caixa Postal 04491
Brasília-DF
Cep: 70904-970

Observação: O material encaminhado via correios será incorporado ao acervo da Tv.ABA. Não será, portanto, devolvido.

Com relação à categoria (c) Transmissão online de eventos ao vivo; a Tv.ABA avaliará os pedidos e, caso aprovado, cederá o espaço online (conta youtube), não se comprometendo, em principio, a fornecer pessoal, equipamentos e nem recursos financeiros à instituição e/ou associado(s) na produção e/ou realização da transmissão.
A Tv.ABA se compromete entretanto, a fornecer, além do espaço online, as instruções técnicas para a equipe de produção local do evento a ser transmitido.

4. As produções videográficas produzidas, coproduzidas ou transmitidas pela Tv.ABA deverão conter no início e fim do vídeo a logomarca da ABA e da Tv.ABA. Ambas  logomarcas serão fornecidas pela Comissão Editorial da Tv.ABA aos pedidos contemplados. (Observando-se que a exceção é para o material original apenas disponibilizado pela, ou “linkado” à, Tv.ABA).

5. O proponente que tiver o seu pedido aceito deverá encaminhar aos coordenadores da Tv.ABA a “Declaração de direito autoral e autorização de utilização de obra videográfica”, constante do Anexo 01 deste Edital, devidamente assinada.
 
Anexo 01
Clique aqui para preencher a Declaração de direito autoral e autorização de utilização de obra videográfica.

TV ABA [2015 – 2016]
Coordenação

Marcos Albuquerque (UERJ)
Alex Vailati (UFSC)

Comissão Editorial
Bruno Pacheco (LACED/MN)
Fabiene Gama (Unb)
Paula Morgado (USP)
Paula Lacerda (UERJ)
Sérgio R. Castilho (UFF)
Renato Athias (UFPE)

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content