Informativo especial nº 18/2024 | 27/09/2024

Informativo especial nº 18/2024 | 27/09/2024
Visite o Portal da ABA:
www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo especial nº 18/2024 | 27/09/2024
alt

34ª RBA: uma reunião de muitas retomadas

Para celebrar a antropologia

Terminada a festa, veio a reorganização da casa, um ar de saudade e o retorno ao cotidiano. De volta à rotina, é hora de me dirigir a você, pessoa associada da ABA, para nos agradecermos e nos parabenizarmos mutuamente. Afinal, colocamo-nos em movimento, enfrentamos desafios e estivemos presentes – de corpo, alma e mente – fazendo da 34ª RBA um território vivo e plural. 

Após seis anos de distanciamento social imposto pela pandemia, ocorreu o reencontro e a alegria dos abraços. No calor dos debates, compartilhamos experiências, aprofundamos conhecimentos, crescemos com nossas pausas reflexivas, inflexões e insights para novas pesquisas e parcerias. Como todo território de fato vivo, teve alegria e leveza, dissensos e superações, tudo isso ao vivo e em cores – muitas cores – sem edição, efeitos visuais ou quebras de conexão.

Realizada de 23 a 26 de julho, em Belo Horizonte, a 34ª RBA foi a festa da antropologia viva, o reencontro entre pares movidos por interesses comuns: o amor à antropologia e o que ela oferece como campo de reflexão, de crítica e de ação em defesa da diversidade, da equidade, dos direitos humanos em todas as suas dimensões. Valores e conhecimentos que nos guiam em uma comunidade de sentido, rica em suas especificidades e diferenças. Que assim o seja, sempre viva e plural, a antropologia!

Nesta edição especial do informativo, acompanhemos os registros das diversas intensidades desse encontro em Belo Horizonte, com flores e fitas, produzido por inúmeras colaborações institucionais, a exemplo de Unimontes, Pucminas, UEMG, Capes, Cnpq, Fundação Ford, Procult-UFMG, Airá Eventos, entre outras que tornaram a energia dessa rede organizadora um sucesso memorável.

Andréa Zhouri
Presidência da ABA (Gestão 2023-2024)

Confira a seguir uma memória da reunião em vídeo:

alt

De 10 a 22 de julho, a UFMG foi sede de sete pré-eventos da 34 RBA e o canal da TV ABA exibiu um webinário internacional. As reuniões e ciclos de debates trataram de importantes temas e questões para a antropologia brasileira. Veja a programação completa em: 34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia – Pré- Eventos (abant.org.br).

  • Webinário: “ABA International Dialogues: Indigeneity, Land and Colonial Settlement in Brazil and in Palestine: Intersections and Struggles”;
    Cliquei aqui para assistir ao webinário.
  • Reunião da ABA com antropólogos peritos do Ministério Público Federal;
  • Antropologia Brasileira em face das encruzilhadas étnico-raciais: impactos, transformações e desafios das ações afirmativas;
  • Antropologia, Patrimônios e Museus: territórios vivos, corpos plurais;
  • Povos Tradicionais e Mineração: direitos e desafios;
  • Prêmio Pierre Verger – Edição 2024;
  • Colóquio formas do conflito armado no Brasil: dinâmicas, atores e práticas.

Veja aqui as fotos.

alt

Assista aqui às três conferências da 34 RBA, com legendas e tradução em libras:

Gersem Baniwa (Universidade de Brasília)

Gersem Baniwa (Universidade de Brasília) proferiu conferência intitulada: "Saberes indígenas e lutas territoriais: utopias e retomadas que inspiram vidas e (re)existências".

Alpa Shah (London School of Economics)

Alpa Shah (London School of Economics) proferiu conferência intitulada: "The Incarcerations and Environmental Justice".

Christen Smith (Universidade do Texas)

Christen Smith (Universidade do Texas) proferiu conferência intitulada: "Para uma antropologia amefricanizada: repensando o mundo através das epistemologias negras".

alt

Ao todo, foram realizadas 10 oficinas e 4 minicursos durante a 34 RBA. A título de exemplo, destacamos a sessão "Protocolos Autônomos em contextos de Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais" realizada no âmbito da oficina “Diálogo da antropologia com comunidades tradicionais”. 

Os protocolos autônomos de consulta e consentimento prévio, livre e informado são instrumentos jurídicos e políticos elaborados pelos povos e comunidades tradicionais que objetivam a defesa de seus territórios e a manutenção de seus modos de vida, para que sejam respeitadas suas especificidades culturais e formas de organização social.

São elaborados através do exercício da autodeterminação que exige respeito à temporalidade e organização social de cada grupo. O avanço de grandes empreendimentos sobre os territórios tradicionais tem colocado esse instrumento em disputa, com vistas à viabilização de licenciamentos ambientais e à implementação de projetos desenvolvimentistas. Diante deste contexto, observa-se a tentativa do Estado de assumir a regulamentação deste processo para si.
A oficina buscou aprofundar as reflexões em torno das experiências de elaboração e de implementação desses protocolos, as tentativas de regulamentação do direito à consulta prévia e, sobretudo, as formas pelas quais pesquisadores e pesquisadoras têm se inserido nesses processos na América Latina. Confira:

04 minicursos (34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia – Minicurso (abant.org.br)
10 oficinas (34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia – Oficina (abant.org.br)

alt
Prêmio Antropologia e Direitos Humanos 2024 (XI Edição)

Categoria Graduação

  • Agraciada: Ana Luiza Souza Jesus (UNIVASF), com trabalho intitulado “Julgai, Fazendeiros, o vosso interesse: biopolítica e corpos de mulheres escravizadas segundo o saber médico de Jean Baptiste Imbert".
  • Menções Honrosas:
    - Júlia Viana Palucci (UFF), com trabalho intitulado "Por um judiciário com 'perspectiva de gênero': um olhar etnográfico sobre o lugar construído pelo NUDEM/RJ na promoção dos direitos das mulheres vítimas de violência".
    - Gabriela Fortunato Castro (UNESP), com trabalho intitulado "Direitos humanos, transformações e continuidades: uma etnografia da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia".

Categoria Mestrado

  • Agraciada: Geana Neumeyer Cardoso Benfeita (UERJ) com trabalho intitulado “A luta pela democracia: moralidades, práticas e limites na magistratura criminal fluminense
  • Menção Honrosa: Marina de Oliveira Ribeiro (UNICAMP), com trabalho intitulado “As promotoras contra o Estado: um olhar antropológico sobre responsabilizações de violências policiais contra jovens categorizados como infratores”.

Categoria Doutorado

  • Agraciado: Eduardo de Oliveira Rodrigues (Colégio Pedro II), com trabalho intitulado "Polícia e direitos humanos: uma problemática (para além) da formação e prática dos agentes militares".
  • Agraciada: Sabrina Melo Del Sarto (UEMS), com trabalho intitulado "Internação perpétua à moda brasileira: relatos de uma etnografia de hospital psiquiátrico".
  • Menção honrosa: Juliene Pereira dos Santos (UFOPA), com trabalho intitulado "PARCERIAS OU DOMINAÇÃO? A Relação entre Grandes Projetos e Comunidades Quilombolas no Rio Trombetas, Oriximiná, Pará".
Prêmio de divulgação científica 2024 (II Edição)

Categoria Redes Sociais

  • 1º lugar: Ana Paula Mendes de Miranda (UFF), Leonardo Vieira Silva (UFF) e Mariana Maiara Soares Silva (UFF), com trabalho intitulado "Ginga UFF: a rede social como estratégia de comunicação e difusão científica sobre povos de terreiro no enfrentamento ao racismo religioso".

Categoria Blogs e Sites

  • 1º Lugar: Lara Erendira Almeida de Andrade (INRS) e Estêvão Martins Palitot (UFPB), com trabalho intitulado "Atlas do Pernambuco Indígena".
  • Menção Honrosa: Ana Cláudia Rodrigues da Silva (UFPE), com trabalho intitulado "Enegrecendo currículos".

Categoria Publicações

  • 1º Lugar: Kleyton Rattes Gonçalves (UFC), Marcelo Moura Mello (UFBA), Simone da Conceição Silva (UFF), com trabalho intitulado "Antropologia. Ensino, pesquisa e etnografia hoje – Volume 1".
Prêmio ABA de Ensino de Antropologia 2024 (III Edição)

Melhor trabalho de ensino de antropologia do Brasil

  • Agraciada: Michele Escoura Bueno (UFPA), com trabalho intitulado: "Trabalho de campo no coração da graduação: relato de uma experiência de ensino na formação de jovens antropólogas/os na Amazônia".
Prêmio Heloísa Alberto Torres 2024 (VI Edição)
  • Agraciada: Tatiana Bezerra de Oliveira Lopes (UFSC), com o trabalho intitulado "Evangélicas em (des)igrejamento: interpelações de gênero e sexualidade nas práticas de igrejar e desigrejar".
  • Menção Honrosa: Wertton Luís de Pontes Matias (Museu Nacional/UFRJ), com o trabalho intitulado: "O cotidiano da cura: gestão da vida sem o HIV a partir das relações de afeto".
Prêmio Lélia González 2024 (III Edição)

Categoria: Artigo Científico – Melhor artigo de recém-graduado/a:

  • Agraciada: Dandara Barcellos Dresch (UFRGS), com trabalho intitulado "MAGIA, ACHO QUE SER MULHER PRETA É UMA COISA MÁGICA: Uma reflexão sobre Solidão da Mulher Preta e sua Dororidade".

Categoria: Melhor Dissertação:

  • 1º Lugar: Bruno de Castro Brito (PPGAS/UNILAB), com trabalho intitulado: "Tudo o Que Nóiz Tem é Nóiz: Um Estudo Sobre Narrativas Negras do Jornalismo Brasileiro".
  • 2º Lugar: Adilson Silva da Silva (PPGAS/ UFRGS), com trabalho intitulado: "Identidade e negritude na cidade de Rio Pardo/RS".
  • Menções honrosas de Dissertação:
    - Rafaele Cristina de Souza Queiroz (UFAM), com trabalho intitulado "Escrevivências de corpos racializados com a assistência médica em Careiro e Manaus, no Amazonas".
    - Wertton Luís de Pontes Matias (UnB), com trabalho intitulado "Nas Fronteiras da AiD$: experiências com a PrEP em Brasília, Manaus e Recife".

Categoria: Melhor Tese:

  • 1° Lugar: Yara de Cássia Alves (PPGAS/USP), com trabalho intitulado “Nos rastos do passado: costuras do tempo na construção do parentesco e da socialidade entre quilombolas do Vale do Jequitinhonha- MG”.
  • 2° Lugar: Ranna Mirthes Sousa Correa (PPGAS/UFRGS), com trabalho intitulado “Lutas por creche, lutas do cotidiano: Cuidado e moralidade no ativismo de mulheres no Morro da Polícia”.
  • Menção Honrosa: Thayanne Tavares Freitas (PPGAS/UFRGS), com trabalho intitulado “Seguindo as linhas das mulheres pintadas: estudo antropológico do desenho e do pornobomb”.
Prêmio Lévi-Strauss 2024 (X Edição)

Modalidade A – Pôster:

  • Agraciada: Diennifer E. C. Cardozo (UFSC), com o trabalho intitulado “Antifeminismo em gestação: família, educação e gênero no campo político catarinense”.
  • Agraciado: Leandro Teixeira da Silva (Unesp), com o trabalho intitulado “entre o céu e a terra: o fazer cinema de Olinda Tupinambá, agenda ambiental, processos germinantes e contracolonial”.
  • Agraciada: Samara Almeida Lima Santos (UFRB), com o trabalho intitulado “Retratos (Mal)Ditos e a (Des)Educação de Subjetividades Negras na Escola”.
  • Agraciado: Sthevson Lourran de Melo Santos (UFPB), com o trabalho intitulado “Desenhando paisagens multiespécies: o desenho como ferramenta descritiva-etnográfica no Dique de Cabedelo – PB”.

Modalidade B – Artigo:

  • Agraciado: Jo Pedro Barros Klinkerfus (UFSC), com o trabalho intitulado “Da 'nota de pesar' à 'injusta agressão': uma etnografia das narrativas sobre morte escritas pela PMSC”.
  • Agraciada: Júlia Viana Palucci (UFF), com o trabalho intitulado “Cada mulher demanda um atendimento diferente: aspectos jurídicos, judiciais e morais na classificação de demandas em um núcleo especializado da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro”.
  • Menção honrosa: Aleixo Fonseca Bueno dos Santos (UFSC), com trabalho intitulado “Gêneros Desobedientes: a não-binariedade em perspectiva”.
Prêmio Pierre Verger de Filmes, Fotografias e Desenhos Etnográficos 2024

Desenho:

  • 1º Lugar: João Vítor Velame, com trabalho intitulado "Fazer-cidade-em-rodas: uma (etno)grafia desenhada sobre os usos e sentidos atribuídos aos carrinhos nas práticas socioculturais em um mercado público paraibano".
  • 2º Lugar: Katianne de Sousa Almeida, com trabalho intitulado "Fabulações em laboratórios de antropologia: as experiências no LABareDA".
  • 3º Lugar: Flávia Rieth, com trabalho intitulado "’As pedras têm vida, tem bicho, mato, árvore, cabrito, vaca’: o olhar do desenho sobre Paisagem, Trabalho e Patrimônio da lida campeira nos campos dobrados do Alto Camaquã, RS".
  • Menção honrosa: Isabella Alves Guimarães, com trabalho intitulado "Nossas senhoras: livro de retalhos".

Filme Etnográfico:

  • Longa-metragem: 
    - 1º Lugar longa-metragem: Rodrigo Lopes de Barros (Harvard), com trabalho intitulado "Ricardo Aleixo: Afro-Atlântico". Direção: Rodrigo Lopes de Barros.
    - 2º Lugar: Emilio Domingos (PUC-RIO), com trabalho intitulado "Black Rio! Black Power!". Direção: Emílio Domingos.
    - 3º Lugar: Yeimy Araque Contreras (Ninguna), com trabalho intitulado "Cantos de Jaguar", Direção: Yeimy Araque Contreras.
  • Média-metragem:
    - 1º Lugar: Débora Diniz Rodrigues (UnB), com trabalho intitulado "Uma Mulher Comum". Direção: Debora Diniz.
    - 2º Lugar: Iris de Oliveira Teixeira, com trabalho intitulado "Acervo ZUMVI – O Levante da Memória". Direção: Iris de Oliveira.
    - 3º Lugar: Carlos Eduardo Magalhães, com trabalho intitulado "Sou Moderno Sou Índio". Direção: Carlos Eduardo Magalhães.
    - Menção honrosa: Hugo Prudente da Silva Pedreira (Iepé) e coautoria de Liendria Marla Malcher Silva, com trabalho intitulado "Jijet – Como estudamos nossos cantos". Direção: Hugo Prudente e Lia Malcher.

Fotografias:

  • 1º Lugar: Laura Alves Guimarães (FGV CPDOC), Gabriel Cardoso e Andressa Iremex Apinajé, com trabalho intitulado "Espelhos da memória: imagens de arquivo e o resgate do passado".                  
  • 2º Lugar: Henrique Yoshio Fuzikava (UNICAP), com trabalho intitulado "O sol daqui é amarelo".
  • 3º Lugar: Nuno Fernando Froes Godolphim (PRODUTOR DE CINEMA), com trabalho intitulado "Parque Progresso".
  • Menção honrosa: Kelwin Marques Garcia dos Santos (FFLCH-USP), com trabalho intitulado "De palha e de ouro".
Prêmio Mário de Andrade 2024 (I Edição)

Categoria – Artigo derivado de tese de doutorado

  • Agraciada: Mariane Aparecida do Nascimento Vieira, com trabalho intitulado "Chamas, cinzas e lutas: uma etnografia do desastre patrimonial de um Museu Nacional".

Categoria – Artigo derivado de dissertação de mestrado

  • Agraciada: Marília Caetano Rodrigues Morais (UFRJ), com trabalho intitulado"Os Karajás: plumária e etnografia: seguindo uma exposição antiga do Museu Nacional".

Categoria – Artigo derivado de trabalho de conclusão de curso

  • Agraciada:  Ana Luiza Noronha (UnB), com trabalho intitulado “Mercado Sul é patrimônio cultural: a saga pelo reconhecimento de identidades e práticas periféricas em Taguatinga, Distrito Federal".

Categoria – Trabalho de divulgação e de difusão

  • Agraciados/as: Júlia Morim de Melo, Elaine Muller, Maria dos Prazeres de Souza, Maria das Dores Silva Nascimento (Mãe Dôra), Edileusa Maria da Silva, Juliana Pankararu, Maria Fernanda da Silva, Paula Viana, Marília Pinheiro, Eduardo Queiroga, Hugo Menezes Neto, Marina Maria Teixeira da Silva, com trabalho intitulado "Museu da parteira: articulando saberes e tecendo redes".
alt

Medalha Roquette-Pinto:

A Medalha Roquette Pinto é concedida, a cada 2 anos, para pessoas que tenham realizado contribuições significativas para o avanço da antropologia brasileira. Criada há duas décadas e confeccionada em níquel, nesta edição da RBA a medalha ganhou um novo visual, mais moderno e sustentável do ponto de vista ambiental, em sintonia com as preocupações da ABA na atualidade.

Segue a listagem, em ordem alfabética, das pessoas que receberam a honraria nesta RBA:

Mesas e Simpósios especiais:

Na 34ª RBA tivemos três momentos de homenagens a colegas fundamentais na história da antropologia brasileira: Bela Feldman-Bianco, Berta Ribeiro e Carlos Rodrigues Brandão. As atividades foram organizadas por meio de Mesas-Redondas.

  • Homenagem ao centenário de Berta Ribeiro;
  • Homenagem a Carlos Rodrigues Brandão;
  • Homenagem a Bela Feldman-Bianco;

Veja aqui as fotos e assista ao video em homenagem a profa. Bela.

alt

A 34ª RBA contou com uma diversifcada programação de exposições, feira e lançamento de livros. Entre elas, destacamos a exposição de Candice Vidal e Souza "A ANTROPOLOGIA NA UFMG ENTRE OS ANOS 1940 E 1992: presenças na FAFICH e na FACE" (Parte 1 | Parte 2).

Nesta reunião foram lançados 38 livros (autorais e coletâneas). Confira em: 34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia – Lançamento de Livros (abant.org.br)

Destacamos as produções disponíveis on line no portal da ABA: 
https://abant.org.br/publicacoes/

120 dias de reconstrução: democracia, políticas sociais e territoriais no Brasil

Organização: Andréa Zhouri, Matheus França
Ano de lançamento: 2024
ISBN: 978-65-87289-31-1
DOI: 10.48006/978-65-87289-31-1

70 anos Reunião Brasileira de Antropologia (1953-2023)

Organização: Candice Vidal e Souza, Cornelia Eckert
Ano de lançamento: 2024
ISBN: 978-65-87289-33-5
DOI: 10.48006/978-65-87289-33-5

alt

A política de ações afirmativas foi desenhada para uma edição presencial, procurando garantir a presença e a diversidade da comunidade antropológica na sua maior reunião científica.

  • Política de descontos em inscrições: Implementamos uma política de descontos para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, trans ou pessoa com deficiência, alcançando 983 pessoas;
  • Editais de isenção de pagamento de inscrições: Agregamos editais de isenções de inscrições, alcançando um total de 117 pessoas. Esses editais foram  destinados a estudantes, para pessoas atingidas pelo desastre ambiental das enchentes do RS e para membros de comunidades e movimentos sociais;
  • Participação de atingidos pelas enchentes no RS: garantimos participações através da plataforma "Vozes do Sul" para inscritos oferecerem sua apresentação em grupos de trabalho em áudio e imagem;
  • Abinha: já acolhida como uma nova tradição, a comissão organizadora ofereceu uma nova edição da Abinha: a ação é voltada para as crianças e pensada como um suporte fundamental para valorizar maternidades e paternidades que se envolvem no campo científico e buscam manter a qualidade de suas relações e parentalidades. Nesta edição, estabeleceu-se a parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa e com o Centro Pedagógico da UFMG. Foram oferecidas iniciativas pensadas para deslocar o ensino e a aprendizagem adultocêntricos para múltiplas possibilidades de entendimento do que é ser criança."
alt

As atividades artístico-culturais da 34ª RBA integraram o Festival de Inverno (@festival_ufmg) da UFMG e trouxeram beleza e movimento para nosso evento.

Conheça as participações:

A abertura da RBA contou com a apresentação do grupo Aruanda.

Irmandade Os Carolinos: Comunidade quilombola, Irmandade de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus. Criada pelo descendente de escravizados Francisco Carolino, o famoso Chico Calu, Os Carolinos acabaram se firmando no bairro Aparecida, nasceram em Contagem – MG. Os descendentes de Chico Calu preservam a tradição afro-mineira de homenagear Nossa Senhora do Rosário, além de venerar os demais santos do panteão Congado Mineiro.

Rubinho do Vale, cantor e compositor brasileiro, é da cidade de Rubim, vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. A música de Rubinho do Vale está ligada à nossa cultura popular, ao folclore, é uma arte bem brasileira. Na sua obra está a marca de parceiros como Tadeu Martins, Wesley Pioest, João Evangelista Rodrigues, Francisco Marques (Chico dos Bonecos) e Gonzaga Medeiros. A música de Rubinho tem um cunho social forte, é parceira da educação, é uma arte que dialoga com as crianças, com os brinquedos e as brincadeiras, com a defesa do meio ambiente e com a natureza.

Clique aqui e veja as fotos.

Feira de Artesanato e Alimentos:

A Feira da RBA foi um espaço de promoção e visibilidade das economias populares e solidárias e dos produtos da sociobiodiversidade. A feira contou com a participação de dezenas de expositoras de comunidades e povos tradicionais, periferias urbanas e agricultores familiares e urbanos de diversas regiões do estado. Veja a amplitude da feira em 34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia – Feira de Artesanato e Alimentos (abant.org.br)

A festa de encerramento:

Veja aqui os registros fotográficos e de vídeos.

alt

DIRETORIA DA ABA
Presidente: 
Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro Geral: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretora: Flávia Melo da Cunha (UFAM)
Diretor: Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Diretor: Tonico Benites (CEFPI-MS)
Diretora: Denise Fagundes Jardim (UFRGS)

SECRETARIA ADMINISTRATIVA DA ABA
Secretária Administrativa: 
Carine Lemos
Assistente Administrativo: Silvane Xavier
Analista de Desenvolvimento: Roberto Pinheiro

COMISSÃO EXECUTIVA
Coordenação Geral:
 Aderval Costa Filho (UFMG) e Ana Flávia Moreira Santos (UFMG)
Membros: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB/ABA), Deborah Bronz (UFF/ABA) e Emmanuel Almada (UEMG) 

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
Membros: 
Ana Flávia Moreira Santos (UFMG), Marcos Cristiano Zucarelli (Museu Nacional /UFRJ) e Vinícius José Ribeiro F. Santos (UFMG)

COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE
Membros: 
Anna Paula Vencato (UFMG), Fernanda Jorge Maciel (ESP-MG e PPGE/UFMG) e Pedro Lopes (UFRJ/UFABC)

COMISSÃO DA ABINHA
Membros:
Lilian Panachuk (UFMG) e Amanda Jardim da Silva Rezende (UFMG)

COMISSÃO DE MONITORIA
Daniel Alves de Jesus Figueiredo (UFMG), Juliana Gonzaga Jayme (PUC Minas), Myriam Martins Álvares (PUC Minas), Regina de Paula Medeiros (PUC Minas) e Ricardo Ferreira Ribeiro (PUC Minas)

COMISSÃO DE ALIMENTAÇÃO, HOSPEDAGEM E TRANSPORTE
Ana Beatriz Vianna Mendes (UFMG), Breno Trindade da Silva (UFMG – NEPPAMCs e LEAR) e Rubens Silva (UFMG)

COMISSÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS
Ana Maria R. Gomes (UFMG), Candice Vidal e Souza (PUC Minas), Eduardo Viana Vargas (UFMG) e Reginaldo Cordeiro dos Santos Junior (PPGAN/UFMG – PUC Minas) 

COMISSÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Andrea M. N. Rocha de Paula (UNIMONTES), Anna Paula Vencato (UFMG – Comitê Deficiência e Acessibilidade ABA), Antônia Gabriela Pereira de Araújo (UFRJ – Comitê de Antropólogas/os Negras/os ABA), Cláudia Luz de Oliveira (UNIMONTES), Felisa Cançado Anaya (UNIMONTES), Giancarlo Marques C. Machado (UNIMONTES), João Batista de Almeida (UNIMONTES) e Rute Morais Souza (Povo Anacé/CE – Comitê de Antropologxs Indígenas ABA)

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO
Carolina Parreiras (USP), Mariana Ramos de Morais (Museu Nacional/UFRJ), Matheus França (ABA) e Messias Basques (Universidade de Harvard)

IDENTIDADE VISUAL
Anderson Marques

PRÊMIO PIERRE VERGER
Lisabete Coradini (UFRN) Presidenta
Fabiana Bruno – coordenadora do CAV (UNICAMP) 
Luis Felipe Hirano – coordenador do CAV (UFG) 
Daniele Borges Bezerra (UFPel) 
Eduardo Vargas (UFMG) 
José Duarte Barbosa Júnior (IFRN) 
Karina Kuschnir (UFRJ) 
Tatiana Lotierzo (USP)

PRÊMIO MÁRIO DE ANDRADE
Coordenação: Luciana Carvalho (UFOPA) e Patrícia Osório (UFMT)

PRÊMIO DE ENSINO DE ANTROPOLOGIA
Presidente: Guillermo Vega Sanabria (Coordenador da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia / UFBA)

PRÊMIO LÉLIA GONZÁLEZ
Comissão de Tese
Presidenta: Antônia Gabriela Pereira de Araújo (UFRJ)
Membros: Beatriz Martins Moura (UnB) e Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Comissão de Dissertações
Presidenta: Edilma do Nascimento Souza (UFSC)
Membros: Nathália Dothling Reis (UFSC) e William Paulino Rosa (Unicamp)
Comissão de artigos de graduação
Presidente: Mauro Cordeiro de Oliveira Junior (UFRJ)
Membros: Vinícius Venâncio de Sousa (UnB) e Juliana Cintia Lima e Silva (MN/UFRJ)

PRÊMIO HELOÍSA ALBERTO TORRES
Coordenação: Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Membros: Kelly Cristiane da Silva (UnB) e Camilo Albuquerque de Braz (UFG)

PRÊMIO LÉVI-STRAUSS – 34ª RBA
Coordenação: Paula Mendes Lacerda (UERJ) e Paulo Victor Leite Lopes (UFRN)

PRÊMIO ANTROPOLOGIA E DIREITOS HUMANOS – 34ª RBA
Coordenação
: Taniele Cristina Rui (Unicamp) e Flavia Medeiros Santos (UFSC)

PRÊMIO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – 34ª RBA
Coordenação:
 Daniela Manica (Unicamp)
Membros: Eva Lenita Scheliga (UFPR), Matheus Gonçalves França (UFG/ABA) e Messias Basques (Williams College)

alt

Os anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia estão em produção e será publicado no Portal da ABA, em Reuniões e Prêmios | Anais das RBAs – Reuniões Brasileiras de Antropologia (https://portal.abant.org.br/anais-rbas/), localizado no menu superior do Portal da ABA (https://portal.abant.org.br/).

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 2442
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content