Informativo n° 011/2013 | 13/06/2013

 
 
  Politica indigenista exaspera antropólogos – ABA reage
Informativo n° 011/2013  |  13/06/2013
destaques da ABA
Reunião histórica das Associações de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
 
  Mais de 20 representantes de Associações Científicas brasileiras reuniram-se no dia 11 de junho na Universidade de Brasília para encaminhar a proposta de formação de um Conselho de Ética em Pesquisa, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que regule a ética na pesquisa em suas áreas. Na ocasião, formou-se um GT que amplia o anterior Comitê de Ética na Pesquisa formado pela ABA/ANPOCS para aperfeiçoar uma minuta apresentada e amplamente discutida na reunião. O documento será posteriormente levado ao Ministro Marco Antonio Raupp, do MCTI. A reunião decidiu também formar preliminarmente o Fórum de Associações das Ciências Humanas, Sociais e Ciências Sociais Aplicadas como espaço político de encontro e encaminhamento de propostas de interesse dessas áreas. A próxima reunião do Fórum ocorrerá durante a SBPC, em Recife, em julho.

Estiveram presentes na reunião representantes das seguintes associações:

Dia 11 de junho (terça-feira) ocorreu na UnB, a reunião convocada pela ABA e pela ANPOCS, para discutir a formação de um novo Conselho de controle da ética na pesquisa. Confira abaixo as mais de vinte importantes Sociedades Científicas Brasileiras que estiveram presentes:

Associação Brasileira de Antropologia – ABA
Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP
Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC
Associação Brasileira de Educação à Distância – ABED
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS
Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias – ESOCITE.BR
Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento – ABPD
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT
Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO
Associação Nacional de História – ANPUH
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS
Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia – ANPOF
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguistica – ANPOLL
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC
Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC
Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP
Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS
Sociedade Científica de Estudos da Arte – CESA
Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB
União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – ULEPICC-Br

 
João Pacheco (CAI/ABA) defende os direitos indígenas no Estadão
 
  “Há uma ofensiva violenta contra a política indigenista. Nunca aconteceu algo de tal proporção e com tal capacidade de mobilização política junto a setores do governo, junto à opinião pública. É um fato realmente inédito na história do País”.
 
Munduruku, Xikrin, Arara e Xipaya pedem testemunha da ABA em reunião no Planalto
 
 
Na mesa (da esquerda para direita): Carmen Rial, Deborah Duprat, Gilberto Carvalho. Ao fundo do auditório: Ricardo Verdum, João Pacheco de Oliveira e Fabio Mura.

A pedido das lideranças Munduruku, Xikrin, Arara e Xipaya a ABA esteve presente no Palácio do Planalto na reunião que tratou de negociar a desocupação pelos Munduruku do principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Veja imagens da reunião:  http://www.youtube.com/watch?v=IUysYtYl5sk. Em breve, colocaremos no ar o discurso das lideranças indígenas, omitidos nas reportagens da mídia.

Leia aqui a carta do Ministro Gilberto Carvalho enviada as lideranças indígenas após a reunião.
Leia aqui a resposta dos Munduruku, Xikrin, Xipaia e Arara.

 
FUNAI recebe a ABA
 
 

Dando continuidade a tentativa de diálogo em torno da proposta de nova metodologia para a demarcação de terras indígenas a então Presidente da FUNAI, Marta Maria Azevedo, e a atual Presidente da FUNAI, Maria Augusta Assirati recebeu no dia 05 de junho, a Presidente da ABA, Carmen Rial, o Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), João Pacheco de Oliveira, os Secretários da Comissão, Fabio Mura e Ricardo Verdum, com a participação por telefone do Secretário Geral da ABA, Renato Athias. No encontro decidiu-se pela organização de um encontro sobre pericia nas demarcações de terras indígenas e quilombos para o inicio de setembro. Proposta pela ABA, a idéia do encontro foi muito bem acolhida pela atual presidente da FUNAI e esperamos venha a ocorrer, apesar da mudança no comando da instituição.

 
Secretaria Nacional de Articulação Social recebe a ABA
 
 
Sentido horário: Thiago Garcia (antropólogo e assessor técnico), João Pacheco de Oliveira, Fabio Mura, Carmen Rial, Ricardo Verdum, Paulo Roberto Maldos (Secretário Nacional) e Juliana G. Miranda (Secretária-Adjunta)

A ABA esteve novamente no Palácio do Planalto para uma reunião com a Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República. Foram discutidos os graves acontecimentos dos últimos dias envolvendo a repressão aos grupos indígenas assim como a possível reformulação dos critérios de demarcação de terras indígenas, que colocam em risco direitos constitucionais.

 
Reunião em Brasília: ABA e Procuradoria Geral da República/6ªCâmara estreitam diálogo
 
  A Dra. Deborah Duprat, então Subprocuradora da República, recebeu a vice Presidente da ABA, Ellen F. Woortmann, o Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), João Pacheco de Oliveira, os Secretários da Comissão, Fabio Mura e Ricardo Verdum, para uma estimulante reunião das 14:30 até as 18:30. As participações das Doutoras Gilda Pereira de Carvalho e Maria Eliane Menezes de Farias foram muito proveitosas e contribuíram para o estreitamento e aprofundamento dos diálogos. Vários temas foram discutidos, dentre eles dimensões e implicações do processo de demarcação de terras indígenas a ser implantada pelo Ministro da Justiça (que segundo as notícias veiculadas na mídia incluiria consultas à Embrapa, ao Incra e aos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário); a elaboração de laudos, suas metodologias bem como seus vários usos e significados.       
Por iniciativa de Duprat e com objetivo de promover um maior entendimento etnográfico-metodológico e conceitual entre Antropologia e a Justiça, foi solicitado à ABA que organize um evento sobre laudos periciais  destinado  a profissionais do judiciário e antropólogos.
A preocupação comum  com a causa indígena e a consciência de sua complexidade atual face à diversidade de contextos  no Brasil, constituiu elo importante das discussões.
 
ABA participa do Seminário Nacional de Saúde Indígena
 
 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou Seminário Nacional de Saúde Indígena em conjunto com a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) com a participação da FUNAI e da SESAI contando com a presença de várias organizações indígenas entre as quais, a COIAB, APIB, APOINME, APINSUL, APINSUDESTE, CIR, FOIRN. Os representantes indígenas nesse seminário fizeram um importante diagnóstico da situação em que se encontra a organização dos serviços de saúde nas áreas indígenas, colocaram em evidência os principais problemas relacionados a gestão da saúde indígena, bem como a situação no Mato Grosso do Sul. O seminário permitiu dar ao CNS compreender muito mais os problemas da situação da Saúde Indígena. Além de Renato Athias, que participou como representante da ABA na CISI, participou também Carla Teixeira da UNB. Os principais documentos desse seminário serão disponibilizados na página do Conselho Nacional de Saúde.

 
NOTA DA ABA – EM DEFESA DOS DIREITOS TERRITORIAIS DO POVO INDÍGENA CAXIXÓ
 
  Em 26 de março de 2013, foi publicado, no Diário Oficial da União, o resumo do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Caxixó, uma área de aproximadamente cinco mil hectares, situada às margens do rio Pará, municípios de Martinho Campos e Pompéu, Minas Gerais.
Desde então, o histórico contexto de opressão vivido pelos indígenas se intensificou. No dia 30 de abril, o povo Caxixó divulgou documento denúncia de ameaças feitas contra eles por fazendeiros da região. Em paralelo a isso, matérias publicadas na imprensa regional com depoimentos de fazendeiros e políticos têm fortalecido o ambiente hostil e tenso.
Tal cenário aponta para uma ação orquestrada de crescente intimidação ao povo indígena e até mesmo ao poder público, na medida em que se alardeia pela imprensa o risco de mortes, caso o processo de demarcação da Terra Indígena se consolide.
Em razão desse contexto de intimidação, é que a ABA vem a público apelar às autoridades competentes para que se garanta a tranquilidade e a segurança do povo Caxixó, bem como o seu direito à justa demarcação do seu tradicional território de ocupação, em conformidade com os termos do competente Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação. Ao poder público devem ser garantidas as condições de trabalho no cumprimento de seu dever constitucional de regularização e proteção das Terras Indígenas, segundo o devido processo administrativo, que garante o direito ao contraditório e à ampla defesa.
Brasília, 24 de maio de 2013.
 
Presidente da ABA contesta reportagem sobre índios
 
  Leia aqui a carta resposta divulgada na Folha de São Paulo, assim como no Blog Combate Racismo Ambiental –  http://racismoambiental.net.br/2013/06/abasc-presidente-da-associacao-contesta-reportagem-sobre-indios/#.UbjXrmL5PXM.facebook, entre outras redes sociais.
 
ABA colabora para as discussões sobre a profissionalização do Antropólogo
 
  Será realizado em Florianópolis na próxima quinta-feira mais um encontro para discutir a regulamentação da profissão do antropólogo, assim como a regulamentação proposta para a Ética na pesquisa. O encontro terá a presença da presidente da ABA e do Coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Henyo Trindade Barretto Filho. Henyo, juntamente com Marcia Anita Sprandel, vice Coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos, Marco Paulo Fróes Schettino, do MPF e Roberto Almeida, associado efetivo, participaram da Mesa 3 – Perspectivas de regulamentação da profissão antropólogo no Brasil, ocorrida durante o evento, “Conversas da Kata” na UnB. Confira a programação em  http://www.mediafire.com/view/?de4426e3g0sqgs1.

Depois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Henyo ainda ministrará palestras sobre o assunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)  em junho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em agosto. Em breve divulgaremos a programação, com data e local destas atividades.

 
ABA em Viçosa
 
 
Os Antropólogos Professores da Universidade Federal de Viçosa, Douglas Mansur, Marcelo Oliveira, Diogo T. de Souza e Maria de Fátima Lopes, assim como os futuros Antropólogos alunos do Curso de Ciências Sociais, encontraram com a Presidente da ABA durante movimentados dois dias. Carmen Rial ministrou a aula inaugural do Curso de Ciências Sociais e participou do debate de um filme.
 
ABA presente no Seminário sobre Licenciaturas Interculturais Indígenas
 
  A Presidente da ABA fez uma das saudações na abertura do Seminário sobre Licenciaturas Interculturais Indígenas em Universidades Federais Brasileiras, que reuniu representantes dos cursos de Licenciatura Indígena de diversos estados brasileiros como: Roraima, Maranhão, Amapá, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, no dia 28 de maio. Dorothea Darela, integrante da CAI, é uma das mais ativas colaboradoras no curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC ( http://licenciaturaindigena.ufsc.br/).
 
Porto Alegre: avança a reflexão sobre ética na pesquisa
 
 

Num encontro que teve o auditório lotado nos dois dias, a ABA-PPGAS-Naci aprofundaram as discussões em torno da ética na pesquisa antropológica. Este foi o primeiro de uma série de três encontros promovidos no Sul pelo Diretor da ABA Carlos Steil.
Assista aqui a apresentação do encontro por Claudia Fonseca. E aqui a conferência de abertura de Cynthia Sarti. Clique aqui para a programação. Veja aqui outras fotos do evento.

 
Coloquio TransOceanik
 
  Entre os dias 27 e 29 de maio, reuniram-se na UFSC cerca de 50  pesquisadores de diferentes nacionalidades vinculados a instituições acadêmicas da França, Austrália e Brasil no Colóquio Interacional TransOceanik – Interfaces Borradas: questionando normas, classificações e primado da linguagem. Durante três dias, nove mesas redondas foram acompanhadas por 250 estudantes e pesquisadores de vários lugares do Brasil. Um dos pontos altos do Coloquio foi a Mesa Redonda que reuniu o professor aborígene australiano Max Lennoy e os caciques Eunice, da aldeia indígena Guarani de Morro dos Cavalos; Getulio, cacique Kaingangue do Oeste Catarinense; e Copacã, cacique xokleng da região do Vale do Itajaí e onde discutiram-se questões de educação e terras indígenas na Australia e no Brasil. O evento é parte do projeto LIA TransOceanik, coordenado por Barbara Glowczewski e teve a presença dos ex-presidentes Ruben Oliven, Gustavo L. Ribeiro e Miriam Grossi, da ex-vice presidente Lia Zanota Machado, da ex-secretária Cornélia Eckert da ABA, além de integrantes da atual diretoria: presidente, secretário Renato Athias e conselheira Julie Cavignac. Veja mais em  http://www.youtube.com/watch?v=hxMnQmP5N_g.
 
UFSC firma acordo com a ABA para organizar IUAES 2018
 
 

A Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Profª Roselane Neckel, juntamente com a Pró-Reitora de Pós-graduação, Profª Joana Maria Pedro, receberam a Presidente da ABA, Profª Carmen Rial, o Presidente da ANPOCS, Prof. Gustavo Lins Ribeiro e o ex Presidente da ABA, Prof. Ruben Oliven, para conversarem sobre a proposta da ABA organizar o Congresso da IUAES, à ser realizado em 2018, na UFSC. O encontro foi bastante produtivo e resultou na assinatura de um compromisso entre a ABA e a UFSC.
Leia aqui o texto do acordo firmado entre a UFSC e a ABA.
 

 
Avança a organização da 29ª RBA
 
 
O comitê local reuniu-se com a arquiteta da UFRN responsável pela configuração e distribuição espacial dos espaços previstos para o congresso. Presentes Elisete Schwade, Carlos Guilherme Valle e Carmen Rial.
 
Seminário Cem Anos de Egon Schaden
 
  Com o advento do centenário do nascimento Egon Schaden, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de São Bonifácio, com apoio decisivo da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Federal de Santa Catarina, se sentiram motivadas para atender ao chamamento da Associação Brasileira de Antropologia e realizar diversas atividades (pesquisa, ensino, extensão) e eventos para marcar de maneira adequada esta ocasião. Estas atividades culminarão no “Seminário Cem Anos de Egon Schaden”, a ser realizado na cidade de São Bonifácio/SC, nos dias 25 e 26 de julho de 2013.
O seminário busca marcar a memória do centenário do nascimento, refletindo sobre a obra de Egon Schaden. Já confirmaram presença no evento o Presidente de honra da ABA Roque Laraia e a Presidente atual, Carmen Rial, assim como Julio Cesar Melatti (UnB) e outros importante antropólogos brasileiros. Antônio Candido (USP) fará uma intervenção à distancia.
Leia mais em: Informe / Sessão Especial /  http://egonschaden.wordpress.com/ http://www.facebook.com/pages/Semin%C3%A1rio-Cem-Anos-de-Egon-Schaden-25-e-26-julho-2013/416676511751965.

 
 
VIBRANT
 
  Em breve, lançaremos o novo número da Vibrant, que conta com o dossiê Cultural heritage and museums, organizado por Antonio Arantes (Unicamp) e Antonio Motta (UFPE). Entre os artigos desse dossiê teremos: A construção de sentidos de “comunidade”: movimentos sociais, memória e participação política, de Ruth Cardoso, Antropology and Culture Heritage, de Gilberto Velho, Cultura Patrimônio e Preservação, de Eunice Durham.

Já está no ar as chamadas para os próximos dossiês da VIBRANT: Etnografias da Economia Vibrant 2014/1, organizado por Eugênia Motta (pós-doc FAPERJ/PPGAS), Lucia Müller (PUC-RS), Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Fernando Rabossi (PPGSA/IFCS/UFRJ); Etnicidade e Religião Vibrant 2014/2 organizado por Cristina Pompa (UNIFESP) e Lorenzo Macagno (UFPR)  e Saúde/Doença: Biosocialdades e Cultura, Vibrant 2015/1, organizado por Carlos Guilherme Valle, Sahra Gibbon e Ricardo Ventura Santos. Veja a chamada para artigos em www.vibrant.org.br.

 
SBPC – Programação da ABA no congresso de Recife
 
  Confira aqui
 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política brasileira.
 
eventos
Eventos no Brasil
 
  Evento ABA:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria.
Informações: Programação
 
 

Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:  http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

 
  37º Encontro Anual da  ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP – Hotel Monte Real
Informações:  http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429
 
  Curso do Museu do Índio “Dimensões das Culturas  Indígenas
Data: 08 a 19 de julho de 2013
Local: Museu do Índio – Rio de Janeiro/RJ
Informações: Divulgação
 
  XV Conferência Internacional do Movimento Internacional da nova Museologia (MINOM)
Data: 08 a 10 de agosto de 2013
Local: Museu da República, Museu da Maré e Museu de Favela / RJ
Informações:  Programação
 
  Colóquio internacional “Contatos de línguas: mobilidades, fronteiras e urbanização”
Data: 22 a 24 de outubro de 2013
Local: Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução – Postrad
Informações: Divulgação / Cartaz
 
Eventos no Exterior
 
 

Data: 10 a 13 de julho de 2013
Local: Universidade Nacional de Córdoba, em Córdoba, Argentina
Informações:  http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm / GTs da RAM tem inscrições abertas / Quarta circular

 
  SIEF 2013 11th Congress:  Circulation
Data: 30 de junho a 04 de julho de 2013
Local: Tartu, Estonia
Informações:  http://www.siefhome.org/congresses/sief2013/
 
  17th  IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações: www.iuaes2013.org
 
  Antropologia em Contraponto – V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Data: 08 e 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações: Circular /  http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/
 
  DGV  2013 Conferência Bienal
Data: 02 a 05 de outubro de 2013
Local: Universidade de Mainz – Alemanha
Informações:  http://www.dgv-net.de/
 
  Congreso Internacional  “Pueblos indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI
Data: 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Instituto Cultural Oaxaca na cidade de Oaxaca, México
Informações:  http://www.congresopueblosindigenas.org/index.php?option=com_content&view=article&id=164&Itemid=671&lang=pt
 
oportunidades
Pós-Graduação
 
  Mestrado e Doutorado na UFRJ/MN
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS, Museu Nacional, UFRJ), lança Edital do concurso de seleção para mestrado e doutorado 2013/2014. Esse ano, pela primeira vez, a seleção inclui uma política de ação afirmativa para candidatos negros e indígenas. Inscrições: 03 a 28 de junho de 2013. Informações:  http://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/ /  http://ppgasmuseunacional.web565.kinghost.net/ingresso.html.
 
publicações
Lançamentos – Livros 2013
 
  ECKERT, Cornelia e ROCHA, Ana Luiza Carvalho da (2013), Antropologia da e na cidade: interpretações sobre as formas da vida urbana. Porto Alegre: Marcavisual.

GROISMAN, Alberto; OLIVEIRA, Bianca F.; CRUZ, Fernanda; NOERNBERG, Priscila e GERBER, Rose M. (2013) Theatrum Ethnographicum: Campo, Experiência, Agência. Florianópolis: EDUFSC.

LOBO, Andrea de Souza (2013), Entre Fluxos. Brasília: Editora da UnB.

RIAL, Carmen, SILVA, Sandra R. e SOUZA, Angela M. (2013) Consumo e Cultura Material. Florianópolis: EDUFSC.

RIFIOTIS, Theophilos e VIEIRA, Danielli (2013), Um Olhar Antropológico Sobre Violência e Justiça: Etnografias, Ensaios e Estudos de Narrativas. Florianópolis: EDUFSC.

STRATHERN, Marilyn (2013), Fora de Contexto: as ficções persuasivas da Antropologia. São Paulo: Terceiro Nome.

TASSINARI, Antonella, GRANDO, Beleni e ALBUQUERQUE, Marcos A. (2013) Educação Indígena: Reflexões Sobre Noções Nativas De Infância, Aprendizagem e Escolarização. Florianópolis: EDUFSC.

 
Lançamentos – Livros 2012
 
  FILHO, Wilson Trajano (Org.) (2012), Lugares, Pessoas e Grupos: as lógicas do pertencimento em perspectiva internacional (2ª edição). Brasília: ABA Publicações.

FILHO, Wilson Trajano (Org.) (2012), Travessias Antropológicas: estudos em contextos africanos. Brasília: ABA Publicações.

 
  Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content