Informativo n° 012/2013 | 02/07/2013

 
 
  Abertas inscrições 29ª RBA (Natal/RN) | Novo site da ABA em breve no ar
Informativo n° 012/2013  |  02/07/2013
destaques da ABA
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
  Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estão abertas, até 30 de agosto de 2013, as submissões de propostas para Grupos de Trabalhos (GTs) e Mesas Redondas (MRs) para a 29ª RBA. Lembramos que somente associados/as doutores efetivos/as ou correspondentes da ABA, em dia com suas anuidades, assim como antropólogos/as estrangeiros/as que sejam associados/as a alguma associação de antropologia vinculada ao Conselho Mundial de Associações Antropológicas (World Council of Anthropological Associations – WCAA) poderão propor GTs e MRs para compor a programação da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Verifique se está em dia com sua anuidade, junto à secretaria da ABA, através do e-mail  aba@abant.org.br ou pelo telefone 55 61 3307-3754.

Para submeter sua proposta, acesse o endereço eletrônico  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa e inscreva-se! A ABA consegue assim fazer com que os procedimentos para a 29ª RBA sejam efetivados on-line.

 
ABA faz uma das Conferências na 65ª SBPC
 
 
A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – 21 a 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife – terá como uma das conferencias proferidas por João Pacheco de Oliveira, ex-presidente da ABA e coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas. Outras diversas atividades serão promovidos pela ABA, entre os quais as mesas Demandas Políticas Indígenas, Ética, e  Futebol. Destacam-se também os Encontros sobre Museus Indígenas, Fotografia e Ensino e a Sessão Especial em homenagem a John Monteiro. A ABA participa também da mesa organizada pela ANPOCS que discutirá a Internacionalização Acadêmica. E da oficina Ensinar Antropologia em 2013: como, onde e porque?
Leia a programação da ABA aqui.

Programação da SBPC:
Programação Científica –  http://www.sbpcnet.org.br/recife/arquivos/programa-preliminar-65ra-site.pdf;
Programação de pôsteres –  http://www.sbpcnet.org.br/recife/arquivos/sbpc_65_reuniao_anual_posteres.pdf;
SBPC Jovem –  http://www.sbpcnet.org.br/recife/arquivos/sbpcjovem.pdf;
Lista dos minicursos –  http://www.sbpcnet.org.br/reunioes/recife/lista_mc.php.

 
Programação da ABA na X RAM
 
  A ABA também terá sua programação na X Reunião de Antropologia do Mercosul, que será realizada em Córdoba/Argentina, entre os dias 10 e 13 de julho de 2013. Confira aqui a programação da ABA.

Programação da RAM:
http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/PORTUGUES/PROGRAMACION.htm.

 
Novo site no ar em breve
 
  A ABA está reformulando e logo colocará no ar um novo site, ainda mais agradável de ler e navegar. Aguardem. O responsável pelas atualizações no site da ABA é o funcionário Roberto Pinheiro. No Face e Twitter, os post são geralmente colocados no ar pelo Felipe Fernandes (Niggs/UFSC). Enviem seus comentários sobre nossas mídias para  aba@abant.org.br e nos ajude a fazê-los melhor.
 
Mais um (lindo) número da VIBRANT no ar
 
  Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology Volume 10, Numero 1 já está disponível no link www.vibrant.org.br,  com o dossier “Cultural heritage and museums”, editado por Antonio Arantes e Antonio Motta. É um número muito consistente, com um total de 22 artigos de antropólogos brasileiros consagrados e que estréia a sessão de resenhas com Howard Becker.
 
ABA denuncia a “cura gay” – Nota do Comitê Gênero e Sexualidade encaminhada ao Conselho Federal de Psicologia (CFP)
 
  A Comissão de Gênero e Sexualidade da ABA, coordenada por Sergio Carrara, redigiu nota denunciando a “cura gay”: Há 30 anos atrás, a Associação Brasileira de Antropologia engajou-se firmemente na luta pela despatologização da homossexualidade no país. Vem manifestar agora seu veemente repúdio ao Projeto de Decreto Legislativo   234/2011 que visa revogar a Resolução 001/1999 do Conselho Federal de Psicologia, que, considerou a realização de qualquer intervenção que vise “curar” ou “reverter” a homossexualidade contrária aos fundamentos éticos e científicos que devem  guiar a prática dos psicólogos no país. A ABA considera que os poderes instituídos da República devem sim trabalhar seriamente no sentido de erradicar o preconceito, o ódio e a discriminação baseados na orientação sexual e identidade de gênero, causa última do sofrimento social e psíquico que ainda aflige milhares de cidadãos brasileiros.
 
Nota da ABA enviada ao Conselho Federal de Medicina defende Aborto
 
  Reafirmando posição aprovada em sua última Reunião (São Paulo, 2012), a Associação Brasileira de Antropologia vem publicamente manifestar seu apoio à deliberação do Conselho Federal de Medicina de 08 de março de 2013, que defende a ampliação dos permissivos legais para a realização do aborto no país e prevê a possibilidade de interrupção da gravidez até a 12ª semana de gestação, conforme previsto no Anteprojeto de Reforma do Código Penal, em discussão no Congresso Nacional. Para a ABA, o atual estatuto legal do aborto no Brasil resulta não apenas em sério problema de saúde pública, como em grave atentado aos direitos humanos e à autonomia das mulheres para decidir sobre sua vida reprodutiva.
Brasília, 20 de junho de 2013.
 
ABA na reunião do Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA) da SBPC/SP
 
  Em 21 de Junho de 2013, Heloisa Buarque de Almeida esteve representando a ABA na reunião do Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA) da SBPC, Coordenado pelo professor Thomaz Gollop. Esta reunião teve como pauta central o apoio de várias entidades profissionais (inclusive a ABA) e do movimento social à carta que o GEA deve entregar ainda esta semana ao Deputado Henrique Eduardo Alves contra a realização de uma CPI do aborto. A carta enfatiza que o aborto é um problema grave de saúde pública no país, que é agravado pela criminalização, não devendo portanto ser alvo de inquérito criminal. A reunião também tirou a preparação de um documento contra o Estatuto do Nascituro. Decidiu-se que o GEA deverá manter apoio a pautas do movimento LGBT, como o debate contrário à aprovação da “cura gay”. O GEA também recomendará ao Conselho Federal de Medicina que explicite em termos escritos que o aborto legal não necessita de BO para ser realizado nos centros de atendimento à violência sexual. Por fim, foram anunciadas as atividades do GEA durante a reunião da SBPC entre 21 a 26 de julho em Recife, que se concentrarão no dia 26.
 
Saúde Indígena é Tema de Seminário na UFPA
 
 

O Grupo de Estudos sobre Populacações indígenas (GEPI) realizou em Belém, entre os dias 26 e 28 de junho o seminário “Saúde Indígena, Interdisciplinaridade e Políticas Públicas” promovido com a colaboração do Laboratório de Antropologia “Arthur Napoleão Figueiredo” (LAANF), do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Museu Paraense Emilio Goëldi (MPEG). O Prof. Renato Athias, Secretário-Geral da ABA fez a Conferência de Abertura que tratou o tema dos determinantes socioeconômicos e culturais do processo saúde-doença, assim como discutiu o modelo de assistência médico-sanitária implantado nas aldeias. O seminário foi coordenado pela Profa. Dra. Eneida Correia de Assis do GEPI. Mais informações sobre os desdobramentos solicitar pelo e-mail da Profª Vanderlucia da Silva Ponte ( vanponte@oi.com.br).

 
Representante da área de Antropologia e Arqueologia da CAPES recebe a ABA
 
  A Coordenadora da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Simoni Guedes, o Secretário Adjunto da ABA, Manuel Ferreira Lima Filho e a Presidente da ABA estiveram na Capes recebidas pela representante da área de Antropologia e Arqueologia, Lia Zanotta Machado. Trataram dos cursos que estão fornecendo diplomas de Antropologia fora do sistema da Capes e também do apoio institucional a proposta da ABA de sediar a IUAES em 2018, que está sendo elaborada por uma comissão da qual Manuel F. Lima faz parte. A próxima etapa será o contato diretamente com o MEC sobre estes cursos de especialização.
 
Licenciatura Quilombola na UFSC
 
  Lançado no dia 20 de junho na UFSC o projeto de um curso universitário de licenciatura para quilombolas, o primeiro a ser proposto no Brasil. O país conta com mais de 10 cursos universitários indígenas. O projeto é uma iniciativa do Movimento Negro Unificado- SC e do NUER-UFSC. Veja aqui fotos da  mesa de abertura, coordenada por Ilka B. Leite (Comitê Quilombos/ABA e Coordenadora do NUER) que contou com a presença da Presidente da ABA.
 
Editor anuncia Lília Schwarcz na Vibrant
 
  Caros sócios da ABA: A partir do seu número 10(2) a sair em 31 de dezembro de 2013, a Vibrant terá uma seção de resenhas de livros.  Para tanto ficamos felizes em anunciar que a professora Lília Schwarcz concordou em ser a nossa Editora de Resenhas.
As resenhas serão escritas na sua maioria pelos nossos amigos além mar.  Assim, além de podermos contar com a participação de antropólogos que leem português mas que trabalham fora do Brasil, acreditamos que contribuiremos ainda mais para a disseminação da antropologia feita aqui. Um abraço,
Peter Fry
Editor, Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology
www.vibrant.org.br
 
Diálogo Social Migrantes e Direitos Humanos
 
  Bela Feldman-Bianco, ex-presidente da ABA e atual Coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos, representou a ABA no Primeiro Diálogo Social Migrantes e Direitos Humanos realizado  no 17 de junho, no Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniram Barbosa. O evento teve como objetivo apresentar a nova Coordenação de Políticas para Migrantes no âmbito da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e aprofundar o diálogo para a construção de uma política pública aberta à participação social. Informações, no link do site da prefeitura:  http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/noticias/index.php?p=149648.
 
ABA colabora para as discussões sobre a profissionalização do Antropólogo
 
 
Alicia Casttels, Carmen Rial, Henyo Baretto e Edviges Ioris

Foi realizado em Florianópolis, dia 20 de junho, mais um encontro para discutir a regulamentação da profissão do antropólogo, assim como a regulamentação proposta para a Ética na pesquisa. O encontro, organizado por Edviges Ioris, teve a presença da Presidente da ABA e do Coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Henyo Trindade Barretto Filho. Assista aqui a palestra de Henyo. Veja aqui o cartaz.
Depois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Henyo falará sobre o assunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em junho; na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em agosto. Em breve divulgaremos a programação, com data e local destas atividades.

 
Consulta Regional da Sociedade Civil em São Paulo
 
  A articulação sul-americana Espaço Sem Fronteiras e o CDHIC, com apoio da Coalizão Global de Migração (Global Coalition on Migration), estão organizando a Consulta Regional da Sociedade Civil em São Paulo, em preparação ao Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Migração e Desenvolvimento. A consulta foi marcada para os dias 25 e 26 de junho no Memorial da América Latina.  Ademais, um Informe sobre Políticas Migratórias na América do Sul:  será lançado no dia 25 de junho à noite, na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio – metrô Sé). Maiores detalhes:  http://www.cdhic.org.br/?p=1144. Bela  Feldman-Bianco, Coordenadora do  Comitê Migrações e Deslocamentos, que participou de uma reunião preparatória realizada no dia 13 de junho passado para discutir e estabelecer a metodologia e dinâmicas do evento, representará a ABA nessa consulta.
 
A dança das cadeiras na Funai. Henyo Barretto escreve no Carta Capital
 
  A recente exoneração da presidente da Fundação, a antropóloga e demógrafa Marta Azevedo, mostra a luta em torno da destinação das terras públicas no Brasil.
 
“Ciência sem Fronteiras” – Gustavo Lins Ribeiro escreve no Valor Econômico
 
 
 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política brasileira.
 
In memoriam
Falecimento de Tom Miller (Junho/13)
 
  Possuía graduação e Bacharelado em Antropologia – University of Washington (1953), curso de mestrado em Antropologia – University of California (1955), curso de doutorado na Universidade de Arizona (1958) e defendeu a Tese de doutorado em Arqueologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969). Experiência na área de Antropologia, com ênfase em Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnoarqueologia, cerâmica, arqueologia do Brasil e do noroeste de américa do norte, tecnologia lítica; teoria, métodos e técnicas em Arqueologia e Antropologia. Publicou inúmeros livros, artigos em revistas especializadas. Mantinha uma página blog do Tom Miller na rede social Arqueologia Digital – rede profissional e acadêmica voltada para arqueólogos e arqueólogas, pesquisadores, estudantes, e professores de Arqueologia. Maiores informações leiam o blog do Tom Miller –  http://arqueologiadigital.com.
 
Falecimento de Maria Laura Mouzinho Leite (20/06/13)
 
  É com pesar que a ABA comunica o falecimento da Acadêmica Maria Laura Mouzinho Leite, dia 20 de junho de 2013, no Rio de Janeiro.
 
eventos
Eventos no Brasil
 
  Evento ABA:   Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento
Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria.
Informações: Programação
 
 

Data: 04 a 07 de agosto de 2013
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza/CE
Informações:  http://www.reaabanne2013.com.br/site/ / Edital para Mostra Livre de Filmes, Ensaios Fotográficos, Hipermídias e Etnografias Sonoras / Relação de GTs

 
  37º  Encontro Anual da ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP – Hotel Monte Real
Informações:  http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429
 
  Fazendo Gênero 10

Data: 16 a 20 de setembro de 2013
Local: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC
Informações:  http://www.en.fazendogenero.ufsc.br/10/
 
  V Semana SOCIUS: Mercado de Trabalho em Ciências Sociais
Data: 02 a 04 de julho de 2013
Local: UnB, Prédio Multiuso II, Auditório José de Lima Acioli
Informações:  http://www.socius.org.br/
 
  Seminário – Constitucionalismo latino-americano, Estados plurinacionais e auto-determinação étnico-indígena
Data: 03 de julho de 2013
Local: CEPPAC, Multiuso II, 1º piso, UnB
Informações: Divulgação
 
  Jornada Gênero, Feminismo e Ciências
Data: 04 de julho 2013
Local: UFSC
Informações: Programação
 
  Curso do Museu do Índio “Dimensões das Culturas  Indígenas
Data: 08 a 19 de julho de 2013
Local: Museu do Índio – Rio de Janeiro/RJ
Informações: Divulgação
 
  7º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos
Data: 28 a 30 de agosto de 2013
Local: Auditório Pantheon, Campus do Vale/ UFRGS
Informações:  http://olharesdiversos.wordpress.com/
 
  III Encontro Nacional de Antropologia do Direito
Data: 28 a 30 de agosto de 2013
Local: FFLCH-USP
Informações:  http://enadir2013.blogspot.com.br/
 
  III Simpósio Internacional de Ciências Sociais
Data: 07 a 09 de outubro de 2013
Local: UFG
Informações:  http://www.cienciassociais.ufg.br/pages/46242
 
Eventos no Exterior
 
  SIEF 2013 11th Congress: Circulation
Data: 30 de junho a 04 de julho de 2013
Local: Tartu, Estonia
Informações:  http://www.siefhome.org/congresses/sief2013/
 
  17th IUAES World Congress, Evolving Humanities, Emerging Worlds
Data: 05 a 10 de agosto de 2013
Local: Manchester, U.K
Informações: www.iuaes2013.org
 
  Data: 08 e 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações: Circular /  http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/
 
  DGV 2013 Conferência Bienal
Data: 02 a 05 de outubro de 2013
Local: Universidade de Mainz – Alemanha
Informações:  http://www.dgv-net.de/
 
  Congreso Internacional “Pueblos indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI
Data: 28 a 31 de outubro de 2013
Local: Instituto Cultural Oaxaca na cidade de Oaxaca, México
Informações:  http://www.congresopueblosindigenas.org/index.php?option=com_content&view=article&id=164&Itemid=671&lang=pt
 
  Japanese Society of Cultural Anthropology, JASCA 50th Anniversary Conference: “The Future with/of Anthropologies”
Data: 15 a 18 de maio de 2014
Local: Chiba City, Greater Tokyo
Informações:  http://www.jasca.org/50th_anniversary/anniversary_conference-e.html
 
oportunidades
Concursos e seleções
 
  Bolsa para recém-doutor em Antropologia na UFBA
Encontra-se aberta inscrição para 01 (um) bolsistas PNPD Capes junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, que deverá se integrar ao Programa de Núcleos de Excelência-PRONEX: “Território, redes de cuidado, direitos e vulnerabilidade socioambiental entre populações tradicionais da Baía de Todos os Santos (BTS)” e seu instrumento de comunicação e ação comunitária denominado “ObservaBaía – Observatório de Riscos e Vulnerabilidades Socioambientais da BTS”. Inscrições até 03 de julho de 2013. Informações: Edital.
 
publicações
Chamada para artigos
 
  Vibrant

“Etnografias da Economia” é o dossiê de VIBRANT em 2014/1. Autores devem submeter os seus textos aos editores desse dossiê através do e-mail  nucec.ufrj@gmail.com, e aos editores da revista pelo e mail  vibrant.aba@gmail.com até o dia 31 de agosto de 2013. Veja a chamada para artigos aqui.

 
  Revista do IMEA-UNILA (RevIU)
A Revista do IMEA-UNILA (RevIU) foi concebida para veicular prioritariamente reflexões sobre a América Latina. Os artigos poderão ser editados em diferentes formatos: dossiês, entrevistas, resenhas, etc. Terão prioridade de publicação artigos sobre temas relacionados à América Latina nas mais diversas perspectivas, com destaque para aqueles que apresentem vocação interdisciplinar e intercultural. O prazo para submissão dos manuscritos é dia 01 de setembro de 2013. Informações:  https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/IMEA-UNILA.
 
Revistas – novos números
 
  Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas – v.8, n.1 (2013), Publicação quadrimestral do Museu Paraense Emílio Goeldi.  http://www.museu-goeldi.br/editora/humanas/.
 
Lançamentos – Livros 2013
 
  COPQUE, Bárbara; PEIXOTO, Clarice Ehlers e LUZ, Gleice Mattos (orgs.) (2013), Família em Imagens. Rio de Janeiro: FGV Editora.
 
notícias da mídia/outras
Alunos da musica manifestam apoio aos Guaraní-Kaiowa
 
  Na passeata no Rio de Janeiro um dos cartazes do grupo da Escola de Música da UFRJ que foi acompanhado pelo professor e etnomusicólogo Samuel Araujo em apoio aos Guaraní-Kaiowa.
 
Deputado defende pacto entre Poderes para evitar conflito em terras indígenas
 
  Audiência pública da Comissão de Legislação Participativa e do grupo de trabalho dos temas indígenas debateu a proposta de indenizar detentores de título de terra expedidos pelo poder público sobre áreas originalmente dos índios.
 
Carta aberta sobre os crescentes ataques aos Direitos Indígenas no Brasil
 
  Confira aqui a carta redigida pelo coletivo de professores, pesquisadores e estudantes de 15 Instituições Públicas de Ensino Superior reunidos no VI Seminário do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos (LEME/CNPq), realizado entre os dias 04 e 07 de junho de 2013, na UFRN.
 
Outono Indígena. Entrevista especial com Jorge Eremites de Oliveira
 
  “O governo federal tem olhado para os povos indígenas com as lentes do agronegócio, recebidas do movimento ruralista. Isso faz parte da lógica do desenvolvimento econômico a qualquer custo e atende a projetos políticos para a disputa de eleições futuras”, diz o historiador.
 
Carta do CIMI/Sul ao Governador de SC
 
  CIMI/Sul envia carta ao Governador de Santa Catarina pedindo explicações referente o envolvimento de funcionários e recursos das Secretarias Regionais na Mobilização Nacional contra as demarcações das TIs que ocorre no estado.
 
Para entender porque matam os índios
 
  O caso da demarcação das terras indígenas no Mato Grosso do Sul ou em qualquer outro estado do país não está fora do contexto desse avanço e fortalecimento do agronegócio.
 
SEM MEDO DE SER FELIZ: Pela afirmação dos direitos humanos como princípio para a prevenção em saúde
 
  Nota pública do Grupo de Trabalho em Gênero e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
 
Comissão leva proposta a AGU para pôr fim ao conflito entre índios e produtores
 
  Parlamentares levam ao advogado-geral da União proposta que regulamenta item da Constituição sobre demarcações de terras indígenas.
 
Ato no Senado lança campanha contra privatização do nome Amazônia
 
 
 
Vice-procuradora geral da República, Déborah Duprat, é afastada do cargo
 
  Com o afastamento, Duprat volta a ser sub-procuradora da República. Déborah Duprat, foi afastada do cargo nesta terça-feira (11) pelo procurador-geral, Roberto Gurgel. O motivo não foi informado. A presidente da ABA enviou mensagem solidarizando-se com Déborah Duprat enviou mensagem agradecendo pela colaboração que sempre demonstrou com nossa associação.

 
 
  Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content