Informativo n° 016/2013 | 23/08/2013

 
 
  Vitória em Manchester
Informativo n° 016/2013  |  23/08/2013
destaques da ABA
ABA traz para o Brasil o Congresso Mundial da IUAES
 
  IMG 7722

O próximo congresso mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) será no Brasil. Concorrendo com duas candidaturas da Índia e uma da Croácia, a candidatura brasileira, liderada pela ABA, venceu com expressiva votação.  Assim, pela primeira vez, desde sua criação em 1934, um congresso da IUAES será realizado na América do Sul (e pela primeira vez abaixo da linha do Equador).
Agradecemos o apoio dos 22 programas de pós-graduação à candidatura do Brasil, e aos/as 48 brasileiros/as presentes no congresso, entre os quais nossos ex-presidentes Ruben Oliven, Gustavo Lins Ribeiro, Carlos Caroso, Bela Feldman Bianco e Miriam Grossi (organizadora da candidatura junto com o Secretário Adjunto Manuel F. L. Filho), que apresentou a candidatura junto com a Presidente Carmen Rial, Ruben Oliven e Andrea Fachel Leal.
O 18th World Congress IUAES, será realizado em julho de 2018 em Florianópolis e terá atividades pré e pós evento em vários lugares do Brasil, com o objetivo de articular internacionalmente a rede nacional de PPGAS e prestigiar iniciativas de associados da ABA que atuam em diferentes cursos de graduação e pós-graduação.
O congresso certamente fortalecerá ainda mais a ABA e a Antropologia Brasileira no contexto das antropologias mundiais e para isto convidamos desde já os/as associados/as a enviarem sugestões para o e-mail  iuaes2018@abant.org.br.
Teremos em breve o site do 18th World Congress IUAES no ar.

Clique aqui para ver mais fotos de autoria de Alberto Groisman e Luciano Jahnecka.
Confira aqui o folder da candidatura brasileira.
Confira aqui as apresentações dos associados da ABA no IUAES.

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
  Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras –  http://www.29rba.abant.org.br/
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O prazo para submissão de propostas para MRs e GTs está chegando ao fim. Aproveite o prazo e submeta sua proposta até o dia 30 de agosto de 2013.

Confira as regras, assim como os prazos, no link:  http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=26;

Submeta sua proposta, via sistema de inscrições –  http://www.29rba.abant.org.br/inscricoes/capa;

Em caso de dúvidas, sobre o processo de inscrições na RBA, entre em contato com a equipe da 29ª RBA:  29rba@abant.org.br ou 55 61 3307-3754.

Em caso de dúvidas sobre sua categoria atual, assim como sua situação em relação as anuidades, entre em contato com a secretaria administrativa da ABA:  aba@abant.org.br e 61 3307-3754.

 
ABA lança Novos Debates, revista de divulgação
 
 
Novos Debates é a nova publicação, promovida pela ABA, destinada às/aos estudantes em antropologia e áreas afins, de todos os níveis de formação. Para o seu primeiro número, aceitamos contribuições para a seção Novas Pesquisas, que publica textos sobre pesquisas em andamento ou recentemente concluídas. Tendo em vista que o seu objetivo é de fazer circular os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ou recém graduados, propomos o envio de textos curtos com uma apresentação clara e sucinta das pesquisas. Recebemos ainda resenhas de publicações, exposições artísticas e etnográficas e de filmes recentes, que sejam de potencial interesse antropológico. A seção Opinião se abre a pequenos textos críticos sobre temas em voga no debate público atual (como a questão indígena, direitos sexuais, manifestações políticas, formação em antropologia, etc). As contribuições devem ser enviadas até 27 de setembro, ao endereço  novosdebates@gmail.com. As normas de publicação se encontram aqui.
 
Nota da CAI/ABA sobre o ataque contra os Tupinambás da Serra do Padeiro
 
  Leia aqui
 
CAI apoia documento da UNIOESTE sobre as ameaças recentes sofridas pelos Guarani
 
  A Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da ABA apoia o documento elaborado pelo Colegiado do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste  do  Paraná  – UNIOESTE e endossa a preocupação  com  a gravíssima situação dos Guarani Kaiowá.
Leia aqui o documento.
 
ABA participa da Oficina sobre o Processo de Regulamentação da Consulta Prévia da Convenção 169 da OIT
 
  Na manhã do dia 1 de agosto de 2013, Ellen F. Woortmann (vice-Presidenta) e Ricardo Verdum (Comissão de Assuntos Indígenas) participaram em Brasília, a convite da Secretaria Geral da Presidência da República, da Oficina com a Sociedade Civil sobre o Processo de Regulamentação da Consulta Prévia da Convenção 169 da OIT. O trabalho de regulamentação é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e Ministério das Relações Exteriores, por meio de um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) criado em 2012. O GTI é formado por representantes de 24 ministérios e autarquias e prevê a participação, como convidados, de representantes de outros órgãos governamentais, sociedade civil, e entidades de representação de povos indígenas e tribais – nesta última categoria estão incluídas as comunidades quilombolas e tradicionais.
 
Mistério continua: Embrapa nega acesso a relatório sobre demarcação de terras indígenas
 
 

Apesar da autorização do Ministério da Justiça da ABA ter acesso ao relatório, em ofício resposta de 07 de agosto de 2013, que chegou na caixa postal da ABA somente dia 14/08, descobrimos que no dia 09/08 o relatório foi devolvido pelo MJ para a Embrapa. O MJ não ficou com copia. Diante disso, novo pedido foi feito, agora diretamente à Embrapa, através de ofício submetido no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). E ontem recebemos a resposta: acesso negado. Leia abaixo e pergunte conosco: onde está a transparência?

Dados da Resposta
Data de resposta 22/08/2013
Tipo de resposta Acesso Negado
Classificação do Tipo de resposta Processo decisório em curso
Resposta Prezada Senhora Carmen Rial, Presidente da Associação Brasileira de Antropologia, boa tarde:
Segue anexa resposta a sua solicitação de acesso à informação.
Atenciosamente,
Serviço de Informação ao Cidadão

 

 
Ética na Pesquisa: em elaboração “resolução complementar” a 466/12 da CONEP
 
  Realizou-se no dia 14 de agosto de 2013, na sede da CONEP em Brasília, a primeira reunião de um GT visando a elaboração de uma “resolução complementar” à Resolução 466/12, referente à pesquisa nas ciências sociais e humanas.
Participaram dessa reunião diversos membros e assessores da CONEP, os representantes indicados pela ABA (Luiz Fernando Dias Duarte, pela ANPEPP e pela ABEPSS (as três associações que haviam participado das discussões havidas ao final de 2012 e que foram convidadas para esta reunião) e o Coordenador da Comissão, Jorge Alves de Almeida Venâncio.
 
ABA no Fazendo Gênero
 
  O Comitê de Gênero e Sexualidade realizará reunião aberta a todos/as os/as associados/as e interessados/as na quarta-feira (18/09), às 14h (sala 301, Bl. B, Térreo, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH), durante o Fazendo Gênero.

O encontro prevê uma ampla programação dos/as associados/as. Do mesmo modo que fizemos na SBPC e na IUAES, a ABA elaborou um folder que será distribuído no encontro para facilitar o acompanhamento das nossas atividades. Veja aqui.

 
ABA co-organiza homenagem aos 100 anos de Gioconda Mussolini
 
  Sem Título

No dia 15 de novembro de 2013, a professora Gioconda Mussolini completaria 100 anos de vida. Para homenageá-la, a Associação Brasileira de Antropologia, a Faculdade de Filosofia e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo organizam o evento “Gioconda Mussolini – Cem Anos”, no Auditório do IEA/USP, na tarde do dia 18 de novembro de 2013.
Gioconda Mussolini foi aluna do Curso de Ciências Sociais da USP de 1935 a 1937, quando foi colega, entre outros, de Gilda de Mello e Souza, Egon Schaden e Mário Wagner Vieira da Cunha. Entre os seus professores, Lévi-Strauss, Braudel, Paul Arbousse Bastide. Em seguida, foi convidada a ocupar a função de auxiliar de ensino na mesma Faculdade e, a partir de 1941, tornou-se professora da cadeira de Antropologia, ocupada por Emílio Willems e, mais tarde, por Egon Schaden. Nessa condição, ajudou a formar três gerações de cientistas sociais brasileiros. Os seus interesses de pesquisas fixaram-se, sobretudo, no campo da Antropologia da Pesca, tendo desenvolvido relevantes investigações entre as populações caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Foi co-fundadora da Associação Brasileira de Antropologia e colaboradora da Revista de Antropologia desde o seu começo, em 1953. Nesse periódico pode-se ler um resumo da sua produção científica:
 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-77012007000100005&script=sci_arttext
Nesse evento, espera-se a participação de várias personalidades que estiveram ao lado de Gioconda Mussolini nas suas carreiras, como Eunice Durham, Antonio Candido, João Baptista Borges Pereira, Antonio Augusto Arantes, Heloísa Fernandes, José de Souza Martins, Antônio Carlos Diegues, Fernando Novais, Renate Viertler, Maria Arminda Arruda do Nascimento, Roque Laraia, além de familiares da professora. A ABA estará representada por Carmen Rial. O evento está sendo organizado por Andrea Ciacchi (UNILA).

 
“Os ‘Piaçabeiros’ no médio Rio Negro” vence o Prêmio ABA/GIZ
 
  A ABA anunciou na abertura da IV REA/XIII ABANNE as vencedoras do 3º Prêmio ABA/GIZ (Edição 2012/2013) – Povos Indígenas e Cenários Etnográficos na Amazônia. Povos Indígenas na Amazônia Brasileira: Sistemas de Produção e de Mercados na Gestão da Biodiversidade. Confira abaixo:

Categoria Mestrado:

1º lugar: Elieyd Sousa de Menezes (UFAM – orientada por Alfredo Wagner Berno de Almeida)
Os “Piaçabeiros” no médio Rio Negro: identidade étnica e conflitos territoriais.

2º lugar: Milena Estorniolo  (USP – orientada por Marta Rosa Amoroso)
Laboratórios na Floresta. Os Baniwa, os peixes e a piscicultura no alto Rio Negro.

A IV REA/XIII ABANNE aconteceu em Fortaleza/CE, presidida por Isabelle Braz. A abertura foi no lindo auditório do Centro Cultural Dragão do Mar, e teve como conferencista a Presidente da ABA Carmen Rial.
Clique aqui para ver as fotos do evento.

 
A Ética e o debate atual no campo profissional da Antropologia e da Psicologia no Brasil
 
  Leia aqui a apresentação de Iara Coelho Zito Guerriero na Mesa Redonda A ÉTICA E O DEBATE ATUAL NO CAMPO PROFISSIONAL DA ANTROPOLOGIA E DA PSICOLOGIA NO BRASIL que teve como apresentadores Luiz Fernando Duarte e Selma Leitão Santos, além de Iara, e foi coordenada por  Carmen Rial.
Clique aqui para ver o folder da programação da ABA na SBPC.
 
Otherness – Parte 3 do dossier Cultural heritage and museums da VIBRANT
 
  Vibrant v.10 n.1 –  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n1/

Editores do dossiê: Antônio Augusto Arantes e An†ônio Motta

Part 3: Otherness
Download Part 3 as a single PDF

Sorcery objects under institutional tutelage: Magic and power in ethnographic collections
Ulisses N. Rafael & Yvonne Maggie

Challenges to digital patrimonialization: Heritage.org / Digital Museum of African and Afro-Brazilian Memory
Livio Sansone

Kuahí: The Indians of the Lower Oiapoque and their museum
Lux Vidal

The Peoples of Oiapoque and the Kuahí Museum (film)
Regina Abreu

Anthropology in the Museum: Reflections on the curatorship of the Xikrin Collection
Fabíola A. Silva, Cesar Gordon

Visible art, invisible artists? The incorporation of Aboriginal objects and knowledge in Australian museums
Ilana Seltzer Goldstein

Clique aqui para ler o folder da VIBRANT.

 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Ligue agora para a secretaria administrativa no telefone 61 3307-3754 e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
eventos
Eventos no Brasil
 
  Evento ABA:  Fórum Permanente sobre Desenvolvimento / Seminário Antropologia e Desenvolvimento

Data: 17 e 18 de outubro de 2013
Local: Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Prédio D. Pedro I – Campus Reitoria.
Informações: Programação
 
  Fazendo Gênero 10
Data: 16 a 20 de setembro de 2013
Local: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis/SC
Informações:  http://www.en.fazendogenero.ufsc.br/10/
 
  37º Encontro Anual da ANPOCS
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: Águas de Lindóia, SP – Hotel Monte Real
Informações:  http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=704&Itemid=429
 
  Debate Religião e Esfera Publica novos atores e controversias
Data: 23 de agosto de 2013
Local: Rio de Janeiro/RJ
Informações: Cartaz
 
  Conferência: “Territórios psicotrópicos: toxicodependência de rua, periferização urbana e exclusão social”
Data: 26 de agosto de 2013
Local: IFCS, Sala 109 (Sala Evaristo de Moraes),  Térreo – UFRJ
Informações: Cartaz
 
  EASA/ABA/AAA/CASCA seminário virtual
Setembro – Outubro 2013

La langue et le savoir anthropologique
Language and anthropological knowledge
Língua e conhecimento antropológico
La lengua en el conocimiento antropológico
Data do evento ao vivo: 15 de otubro 2013

Seminário virtual: um projeto colaborativo piloto. Leia mais

 
  III Semana de Antropologia do PPGA/UFPB
Data: 19 a 22 de novembro de 2013
Local: João Pessoa/PB
Informações:  http://semanadeantropologia.wix.com/semana3
 
Eventos no Exterior
 
 
Data: 08 a 11 de setembro de 2013
Local: Campus da UTAD, em Vila Real/Portugal
Informações: Circular /  http://www.apantropologia.org/congresso2013/call-for-papers-pt/
 
  Encuentro inaugural – Red de Antropología Audiovisual Aplicada a Espacios Urbanos
Data: 23 de agosto de 2013
Local: Buenos Aires / Argentina
Informações: Divulgação
 
  XIII Congreso de Antropología de la FAAEE
Data: 02 a 05 de setembro de 2013
Local: Tarragona/Espanha
Informações:  http://wwwa.fundacio.urv.cat/congres-antropologia/index.html
 
  Colóquio “D. Carlos, Ganadeiro
Data: 07 de setembro de 2013
Local: Vila Viçosa /Portugal
Informações: Convite / Programa
 
  XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia – ALAS Chile 2013
(atenção: inscrições prorrogadas)
Data: 29 de setembro a 04 de outubro de 2013
Local: Chile
Informações:  http://congresoalaschile.cl/?lang=pt
 
  DGV 2013 biennial conference, 2-5th October 2013, Mainz University
The call for workshops is now open, closing end-August. Download this PDF for more details in English or visit their website.
 
  Ethnografilm Festival
Data: 17 a 20 de abril de 2014
Local: Paris/França
Informações:  http://ethnografilm.com/
 
oportunidades
Pós-graduação
 
  Mestrado na Universidade Católica Dom Bosco
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), está com inscrições abertas para o processo de seleção docente em Antropologia. Um dos requisitos é que o candidato tenha doutorado nesta área, com experiência docente na pós-graduação stricto sensu e ter publicações científicas nos últimos três anos. O regime é de 40 horas semanais. Inscrições até 30 de agosto. Informações: 67 3312-3612.
 
  Mestrado na UFMG
O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAN) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais faz saber  que estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Antropologia. Inscrições: 16 de setembro a 30 de setembro de 2013.  Informações: Edital.
 
  Mestrado e Doutorado na UNICAMP
O Programa de Pós-Graduação em Demografia oferece Mestrado e Doutorado; voltado para estudantes com formação em alguma das disciplinas  relacionadas  aos  estudos  de  população;  que  desejam especializar-se  em  Demografia. Destina-se,  portanto,  a  candidatos  com  formação  em  distintas áreas  do  conhecimento:  Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Geografia, Estatística, Matemática, Economia, Ciências da Saúde, Arquitetura, dentre outras. O Programa trata as questões populacionais  de  uma  perspectiva  interdisciplinar,  envolvendo  o  conhecimento  teórico, metodológico e empírico produzido pelas ciências sociais e pela Demografia stricto sensu. Inscrições: 01 de agosto a 01 de outubro de 2013. Informações: Edital.
 
  Mestrado na UFPB
A  Coordenação  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Antropologia  da  UFPB,  no  uso  de  suas atribuições,  torna  pública  a  abertura  de  inscrições  para  o  processo  seletivo  com  vistas  à admissão ao Curso de Mestrado em Antropologia. Inscrições: 23 de setembro e 04 de outubro de 2013. Informações: Edital.
 
Concursos e seleções
 
  Programa de Formação de Quadros Profissionais da Fundação Getulio Vargas
A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC) selecionará até quatro pesquisadores recém-doutores para seu Programa de Formação de Quadros Profissionais. Inscrições: 10 a 30 de setembro de 2013. Informações: Edital
 
  Concurso para Professor na UNIMONTES
O  Reitor  da  Universidade  Estadual  de  Montes  Claros  –  Unimontes torna  público que estarão abertas  as  inscrições  para  Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira de Professor de Educação Superior. Incrições: 21 de outubro a 21 de novembro de 2013. Informações: Edital.
 
  Ofertas de emprego no site da Associação Canadense de Antropologia (CASCA)
Anthropology – Assistant Professor / MacEwan University;
Cultural and Economic Transformation – Stephen Jarislowsky Chair (Associate Professor/Professor) / Memorial University of Newfoundland
Tenure Track Position (Sociology) / St. Thomas More College
Informações:  http://www.cas-sca.ca/
 
publicações
Chamada para artigos
 
  Vibrant
“Etnografias da Economia” é o dossiê de VIBRANT em 2014/1. Autores devem submeter os seus textos aos editores desse dossiê através do e-mail  nucec.ufrj@gmail.com, e aos editores da revista pelo e mail  vibrant.aba@gmail.com até o dia 31 de agosto de 2013. Veja a chamada para artigos aqui.
 
  Revista Sures
A Revista SURES recebe submissões de artigos, entrevistas, resenhas e ensaios para seu próximo número dedicado ao tema: Diversidade, plurilinguismo e inteculturalidade. As contribuições devem ser enviadas até 15 de outubro de 2013, aos cuidados da Editora da edição nº 3 – Jorgelina Ivana Tallei ( jorgelina.tallei@unila.edu.br).
 
Revistas – novos números
 
  Revista Tessituras, nº 05,  http://www.docentesfsd.com.br.
 
Lançamentos – Livros 2013
 
  ASSUNÇÃO, Luiz (org.) (2013), Um Barco – Experiências Etnográficas e Diálogos com as Culturas Populares. Natal: Editora IFRN.

ASSUNÇÃO, Luiz (org.) (2013), Da minha folha – Múltiplos Olhares sobre as Religiões Afro-brasileiras. São Paulo: Archê Editora.

FONSECA, Celene (2013), Negro, a Cor da Vida: origem do homem e do racismo. Salvador: Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN).

HELM, Cecilia Maria Vieira (2013), José Rodrigues Vieira Netto – a vida e o trabalho de um grande mestre. Paraná: OAB.

VENCATO, Anna Paula (2013), Sapos e princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil. São Paulo: AnnaBlume Editora (Coleção Queer).

 
notícias da mídia/outras
Movimento Indígena ocupa sede da Coordenação Regional Nordeste II da FUNAI
 
  Confira aqui a ocupação da Coordenação Regional Nordeste II da FUNAI, em Fortaleza, pelos Tapeba, exigindo a imediata publicação do relatório de identificação de sua TI.
Assine aqui a petição pública online, com o objetivo de pressionar a Presidência da FUNAI a assinar e publicar todos os relatórios de identificação que se encontram retidos sobre a sua mesa.

 
 
Documento da CNASI – Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra
 
  Veja aqui o documento denúncia sobre o descaso do Governo e da Direção do INCRA com a política de regularização de territórios quilombolas.
 
 
O Colegiado do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE vem a público manifestar sua posição diante dos fatos noticiados recentemente envolvendo o povo Guarani da região oeste do Paraná
 
 
 
Manifesto em defesa dos povos indígenas e populações tradicionais da Amazônia
 
  Uma iniciativa dos antropólogos e linguistas do Museu Paraense Emílio Goeldi e Museu Nacional.
 
Projeto Amazônia Audiovisual – Representatividades Contemporâneas
 
  O projeto busca conhecer e analisar as representações audiovisuais sobre a Amazônia de 1997 a 2010, produzidas em filmes documentários realizados em seis estados da região Norte: Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia. Além do levantamento e mapeamento da produção, almeja-se desenvolver uma reflexão sobre as discursividades presentes nas imagens e nos temas escolhidos pelos realizadores locais e os mecanismos de incentivo ao audiovisual na região.
 
Projeto dá porte de arma a vigilantes de instituições de ensino federais
 
 
 
  Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)
Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754     

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content