Informativo n° 05/2016 | 03/03/2016

 
 
 
  Lançados os Editais para os Prêmios da 30ª RBA
Informativo n° 05/2016  |  03/03/2016
 
destaques da ABA
 
30ª Reunião Brasileira de Antropologia
0
0
 

Prêmios ( http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=375)

PLS – VI Edição do Prêmio Lévi-Strauss
O prêmio é voltado a estudantes de graduação associados à ABA ou orientados por associados à ABA.
Modalidade A – Pôster: inscrições até 08 de abril de 2016
Modalidade B – Artigo: inscrições até 29 de abril de 2016
Clique aqui para ler o edital.

PPV – Prêmio Pierre Verger / VIII Edição Ensaio Fotográfico e XI Edição Filme Etnográfico
O prêmio tem por objetivo conferir distinção às produções fotográficas de cunho antropológico que apresentem qualidade técnica, heurística e estética reconhecida na área.
Inscrições até: 24 de março de 2016.
Clique aqui para ler o edital do VIII Edição Ensaio Fotográfico e aqui para ler o edital do XI Edição Filme Etnográfico.

PHAT – II Edição do Prêmio Heloísa Alberto Torres
O prêmio visa estimular novas carreiras e dar visibilidade à produção original e de qualidade de pesquisas desenvolvidas na modalidade mestrado.
Inscrições até: 31 de maio de 2016.
Clique aqui para ler o edital.

Grupos de Trabalho
Inscrições, com submissão de resumos, até: 15 de março de 2016.

Minicursos e Oficinas
Submissão de propostas para MC e OF até: 09 de março de 2016.

As dúvidas sobre a 30ª RBA devem ser submetidas para:  30rba@abant.org.br
Confira as regras no link:  http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=308.

0
0
Conclamação relativa à questão da Resolução específica sobre a avaliação da ética em pesquisa nas CHS
0
0
  Leia aqui
0
0
Nova fase do processo da resolução da ética em pesquisa
0
0
  Leia aqui o documento (e aqui seus cinco anexos) que foi aprovado pelo GT de CHS da Conep, em reunião ocorrida no dia 18 de fevereiro de 2016, a respeito da tramitação da minuta da resolução específica para a avaliação da ética em pesquisa nas CHS.
Muito tempo após a entrega da minuta à Conep, esta deliberou finalmente encaminhá-la ao Conselho Nacional de Saúde (CNS); mas acompanhada de um parecer com críticas e propostas alternativas a nove pontos importantes do documento. Entre esses pontos os mais graves são o da descabida exigência de avaliação pelo sistema de todos os aspectos metodológicos dos projetos e não apenas dos que tenham implicações éticas, e o da supressão do conjunto de artigos que visam a transformação da estrutura do sistema CEP/Conep em um ambiente democrático e justo em relação às CHS. A existência desse parecer exigiu a elaboração do presente documento, de esclarecimento da posição do GT sobre todos os pontos em questão e de ênfase no amplo apoio recebido à minuta no curso da consulta à sociedade.
O exame da minuta pelo CNS está previsto para sua reunião plenária marcada para 16 de março de 2016. Trata-se de reunião aberta ao público e ressaltamos a importância da presença de pesquisadores de nossa área apoiarem a minuta.
0
0
ABA emite Nota relativa a 4ª edição do Prêmio VALE-CAPES de Ciência e Sustentabilidade
0
0
  Confira a íntegra da Nota aqui.
0
0
Projeto de Lei para criar Instituto Nacional de Saúde Indígena
0
0
  Encontra-se na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo federal a instituir serviço social autônomo denominado Instituto Nacional de Saúde Indígena/INSI – PL3501/2015. Seu conteúdo e tramitação pode ser acessado na íntegra no link  http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2028634.
É importante informar que foram publicados dois artigos em periódicos, dos quais o secretário especial de saúde indígena Antonio Alves é coautor, que apresentam defesa desta polêmica iniciativa para a política de saúde indígena. Estes artigos têm sido enviados para diferentes instâncias do governo federal como parte de uma estratégia “informativa” da Secretaria Especial de Saúde Indígena/SESAI sobre a necessidade de criação do referido instituto. Um dos artigos, “Instituto Nacional de Saúde Indígena: institucionalidade necessária”, pode ser lido no link  http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1815/1499.
O outro que consta dos ofícios encaminhados pela SESAI, denominado “Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: trajetória, atores e perspectivas”, embora conste como tendo sido publicado na revista Interface (UNESP), não pode ser localizado por busca de título ou autor no referido periódico.
Por fim, cabe destacar que a APIP lançou recentemente um manifesto contrário à política do governo Dilma Roussef para os povos indígenas no qual se opõe explicitamente à criação do INSI como sendo: contrário à vontade de diversos povos indígenas e considerado pelo movimento indígena como privatização da saúde indígena. Ver o link  https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2016/02/24/manifesto-contra-a-politica-anti-indigena-do-governo-dilma/.
0
0
Aproveite a campanha de desconto (anuidade 2016 e anteriores) até 30 de abril
0
0
  Veja as condições:  https://abateste.assistenciatecnica.spaceindex.php/destaque/842-coloque-em-dia-sua-s-anuidade-s.  
Confira os descontos em publicações, oferecidos aos associados da ABA em dia com sua/s anuidade/s:  https://abateste.assistenciatecnica.spaceindex.php/2012-04-16-16-56-28.
0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1.
0
0
  Edição geral: Barbara Maisonnave Arisi, Camila Alves Machado Sampaio e Gustavo Santa Roza Saggese.
Confira o número completo, editado por Vinicius Kauê Ferreira, em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.
0
0
Vibrant Volume 12, Number 2 – Anthropology and education
0
0
  Editor: Peter Fry

Editores do Dossiê: Yvonne Maggie, Helena Sampaio e Ana Pires do Prado

School ethos:  case studies

Challenges and limits of an education for all
Ana Pires do Prado, Giselle Carino Lage

Classifiations and moral values in student evaluation boards
Maíra Mascarenhas

Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro
Rodrigo Rosistolato

Clocks, calendars and cell phones
An ethnography on time in a high school
Mónica Franch, Josilene Pequeno de Souza

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-12-n-2-07-122015/.

0
0
 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
  2ª Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados: Enfrentar o impacto da discriminação contra pessoas LGBT em todo o mundo
Data: 08 a 11 de março de 2016
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Informações:  http://www.lgbtpsychology2016.pt.vu/
0
0
  Palestra Sobre uma linguagem outra: raça & interseccionalidade
Data: 09 de março de 2016
Local: 14h Auditório do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) – 6º andar – bloco E – Auditório
Informações:  http://www.clam.org.br/uploads/arquivo/palestra%20Eric%20Fassin%202016.pdf
0
0
  Seminário Internacional do GERUR / Territórios de uso comum, territórios para o bem viver: sociedade, ambiente e direitos territoriais
Data: 14 a 16 de março de 2016
Local: Universidade Federal do Maranhão
Informações: Folder / Programação / www.seminariogerur.com.br
0
0
  II Simpósio Internacional da ABHR / XV Simpósio Nacional da ABHR / II Simpósio Sul da ABHR: História, Gênero e Religião: Violências e Direitos Humanos
Data: 25 e 28 de julho de 2016 (pós-evento 29 de julho de 2016)
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Informações: www.simposio.abhr.org.br / www.facebook.com/events/1059158404105571/ /  secretaria@simposio.abhr.org.br
0
0
Eventos no Exterior
0
0
  X Coloquio y Festival Internacional de Música y Poesía Nicolás Guillén
Data: 22 a 24 de março de 2016
Local: La Habana / Cuba
Informações: Divulgação
0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
  Bolsa de Pós-Doutorado Jacques Gutwirth
A coordenação do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGAS/UFRGS abre inscrições para Processo Seletivo de pesquisadora ou pesquisador em nível de pós-doutorado. A bolsa tem o nome de Jacques Gutwirth, antropólogo francês falecido em 2012, que foi o fundador do Laboratoire d’Anthropologie Urbaine do Centre Nationale de la Recherche Scientifique e coordenador francês do Convênio CAPES-COFECUB que o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS manteve com a Universidade de Paris V, do qual ele foi professor. Inscrições: 22 de fevereiro a 06 de março de 2016. Informações:  http://www.ufrgs.br/ppgas/portal/index.php/pt/editais/452.
0
0
Concursos e seleções
0
0
  Concurso para Professor na UERJ
A Universidade Estadual do Rio de Janeiro torna público o edital de Concurso Público para Professor no Instituto de Medicina Social. Inscrições: 15 de fevereiro a 15 de março de 2016. Informações:  http://www.ims.uerj.br/downloads/informativo/ED_ADJ_CULTURA_SOCIEDADE _SAUDE_PROC_E26_007_11153_2015.pdf.
0
0
  Concurso para Professor na UFMA
A Universidade Federal do Maranhão divulga concurso para professor permanente de Ciências Sociais, mais especificamente para Antropologia e Sociologia da Educação. Inscrições: 19 de fevereiro a 18 de março de 2016. Informações: Edital / Retificação.
0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
  Revista ACENO
ACENO, Revista de Antropologia no Centro-Oeste, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMT, divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático “Diversidade Sexual e de Gênero em Áreas Rurais, Contextos Interioranos e/ou Situações Etnicamente Diferenciadas – novos descentramentos em outras axialidades”, jan./jun. 2016. As contribuições devem ser submetidas até 30 de junho de 2016. Informações:  http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index.
0
0
Lançamentos – Livros 2015
0
0
  Banco Internacional para Reconstrução de Desenvolvimento (2015). América Latina Indígena no Século XXI. Washington: Banco Internacional. ( http://www-wds.worldbank.org/external/default/WDSContentServer/WDSP/IB/2016 /02/03/090224b08413d0ef/1_0/Rendered/PDF/Am0rica0Latina0000a0primeira0d0cada.pdf)
0
0
  FERREIRA, Letícia Carvalho de Mesquita (2015). Pessoas Desaparecidas: uma etnografia para muitas ausências. Rio de Janeiro: EDUFRJ.
0
0
  Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (2015). Miradas sobre La Educación em Iberoamérica. Madrid: OEI. ( http://www.oei.es/miradas2015/Miradas2015.pdf)
0
0
  SERRA, Ordep (2015). A devoção do Diabo Velho. Salvador: Fundação Gregório de Matos.
0
0
 
notícias da mídia/outras
 
SALSA encaminha documento, sobre o desrespeito aos povos indígenas, para Presidência da República
0
0
  Confira aqui o documento protocolado e aqui a versão em inglês.
0
0
Nota de Repúdio do Ser-Tão a respeito de curso que anuncia “cura” (sic) gay
0
0
 
0
0
Ensaio fotográfico/Notas de campo publicados na Science sobre migrantes não documentados
0
0
   http://www.sapiens.org/culture/prevention-through-deterrence/
0
0
Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content