Informativo n° 11/2015 | 01/06/2015

 
 
 
  GT para Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas entrega documento ao Presidente do CNPq
Informativo n° 11/2015  |  01/06/2015
 
destaques da ABA
 
O Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA e o Fórum de Direitos Humanos e Integração dos Imigrantes no Brasil pronunciam-se sobre o substitutivo do projeto de Lei das Migrações (PL 288) aprovado no Senado Federal
0
0
  A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou, no dia 21/05/2015, o projeto de lei do Senado (PLS-288) que visa a adoção de uma nova lei de migrações no Brasil (clique aqui para ler o relatório).  Após o período regimental destinado ao recebimento de eventuais emendas, o texto aprovado será enviado à Câmara dos Deputados para apreciação e eventuais alterações.
O Comitê Migrações e Deslocamentos examinou criticamente uma das versões do substitutivo apresentado (clique aqui) para a reunião do Fórum de Direitos Humanos e Integração dos Imigrantes no Brasil (FSDHIBr) que, por sua vez, emitiu nota pública sobre esse substitutivo (clique aqui) . Essa nota foi enviada ao relator do PL, Senador Ricardo Ferraço.  Continuaremos a nos manifestar criticamente em prol de emendas a esse PL que visem garantir os direitos humanos e a dignidades dos migrantes no e do Brasil.  
O Estatuto do Estrangeiro atualmente em vigor foi estabelecido em 1980, sendo, portanto, ainda remanescente da ditadura militar, tendo como parâmetro questões relativas à “segurança nacional”.
0
0
GT entrega documento ao Presidente do CNPq indicando política para área de Ciências Humanas
0
0
 

O documento é resultado de muitas reuniões entre os participantes do GT/CNPq para Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, que propõe diagnóstico e sugere caminhos a serem seguidos, a partir de 4 eixos: Financiamento, Formação, Ética e Publicações. O GT foi coordenado pela ex-Presidente da ABA Carmen Rial, e tem o apoio do Fórum de CHSSA – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Leia aqui o documento final.

0
0
Plenária discute ameaças ao meio ambiente, aos direitos fundamentais e territoriais de povos indígenas e tradicionais
0
0
 

A proposta do evento, ocorrido dia 19 de maio de 2015, foi debater projetos como a PEC 215, que transfere para o Congresso a prerrogativa de oficializar as áreas protegidas. A ABA foi representada pelo seu Presidente, Prof. Antonio Carlos de Souza Lima; pelo Vice-Coordenador do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, Prof. Stephen Grant Baines e pelo membro do Comitê Quilombos, Prof. Carlos Alexandre Barbosa Plínio dos Santos. A plenária foi promovida pelas organizações da sociedade civil, movimentos sociais e frentes parlamentares ambientalista, em defesa dos direitos humanos e dos povos indígenas.
Leia aqui a carta convite, aqui o release da Assessoria de Imprensa e confira aqui as fotos que registraram a ocasião.

0
0
Presidente da ABA na UFSC
0
0
 

O Presidente Antonio Carlos de Souza Lima esteve na UFSC no dia 11 de maio para uma reunião com a Reitoria para tratar dos encaminhamentos visando o Congresso da IUAES em 2018. A reunião teve a presença da ex-Presidente Miriam Grossi e da ex-conselheira Claudia Fonseca. Após o encontro, visitou o Centro de Eventos da UFSC onde serão realizadas algumas das conferências previstas. No âmbito desta visita, o Prof. Antonio Carlos de Souza Lima, proferiu também palestra intitulada “Estados e Políticas Públicas para a promoção da diversidade”.

0
0
WCAA e IUAES conversam sobre possível união
0
0
 

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA) e a União Internacional de Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES) estão debatendo uma possível unificação. A ABA formou uma comissão composta pelo atual Presidente, Antonio Carlos de Souza Lima, e os/as ex-Presidentes Carmen Rial, Gustavo Lins Ribeiro, Miriam Grossi, Luís Roberto Cardoso de Oliveira e Ruben Oliven que atualmente estuda a proposta da Constituição do que seria a União Mundial de Antropologia (WAU) – nome provisório. No próximo inter-Congresso da IUAES, em Bangkok, em julho, o assunto voltará a ser discutido em reuniões conjuntas entre diretores da WCAA e da IUAES.

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1
0
0
  Edição geral: Vinicius Kauê Ferreira.

Opinião

Os indígenas antropólogos: desafios e perspectivas
Gersem Baniwa

Os antropólogos indígenas: desafios e perspectivas
Tonico Benites

Velhos horizontes, nuevas miradas
Andrea Ciacchi

O poder da arte: novas insurgências estético-políticas em Belo Horizonte
João Paulo de Freitas Campos

Confira o número completo em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

0
0
Vibrant Volume 11, Number 2 –Religion and Ethnicity
0
0
  Editor: Peter Fry

Editores do Dossiê: Lorenzo Macagno e Cristina Pompa

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/v11n2/.

0
0
 
In memoriam
 
Falecimento de Eneida Corrêa de Assis (26/05/15)
0
0
  A ABA comunica e lamenta o falecimento de sua associada efetiva e ex diretora regional na gestão 2000/2002, ocorrido no dia 26 de maio. A Profª Eneida obteve sua licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1968, tornou-se mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) em 1981, fez doutorado em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), concluído em 2006. Na UFPA, esteva vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e aos Programas de Pós-Graduação em Ciência Politica (PPGCP) e Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA). Foi chefe de Departamento, diretora da Faculdade e coordenadora do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF). Criou e liderou o Grupo de Pesquisa sobre Populações Indígenas (GEPI) e coordenou o Observatório de Educação Escolar Indígena do Territórios Etnoeducacionais Amazônicos (OEEI).
Leia aqui o reconhecimento da Profª Jane Felipe Beltrão (UFPA) e aqui o do Prof. Manuel Ferreira Lima Filho (UFG).
Confira aqui a nota de falecimento da UFPA.
0
0
 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
  V REA / XIV ABANNE – Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos

Data: 19 a 22 de julho de 2015
Local: Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Informações: www.reaabanne.com.br
0
0
  39º Encontro anual da ANPOCS
Data: 26 a 30 de outubro de 2015
Local: Caxambu/MG
Informações:
 http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1367&Itemid=461
0
0
  Seminários do DAN: Teapykawa, uma Informante Feminina Asurini
Data: 10 de junho de 2015
Local: Auditório do ICS, UnB
Informações: Cartaz
0
0
  Ciclo de Palestras- NEAP /2015
Data: 23 de junho, 26 de agosto, 25 de setembro, 27 de outubro e 08 de dezembro de 2015
Local: Universidade Federal de Goiás
Informações: Cartaz
0
0
  1º Seminário – Anarquismo: pensamento e práticas insurgentes
Data: 30 de junho a 02 de julho de 2015
Local: UERJ
Informações: Cartaz
0
0
Eventos no Exterior
0
0
  XI RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo / Uruguai
Informações: http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram
0
0
  IUAES Inter Congress – World anthropologies and privatization of knowledge: engaging anthropology in public
Data: 04 a 09 de maio de 2016
Local: Dubrovnik, Croácia
Informações:  http://iuaes2016.wink.hr/
0
0
Exposições
0
0
  O Rio de Janeiro continua índio
Data: 19 de maio de 31 de julho de 2015
Local: antigo Palácio da Justiça, Rio de Janeiro/RJ
Informações: Cartaz
0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
  Estágio Pós-Doutoral Júnior em Sociologia na UFF
Seleção dirigida aos pesquisadores que tenham obtido há, no máximo, 5 (cinco) anos o título de doutorado preferencialmente em Sociologia ou áreas afins. Inscrições: até 30 de junho de 2015. Informações: Divulgação.
0
0
  Seleção de Mestrado para Candidatos Indígenas na UnB
Encontram-se disponibilizados os Editais para os interessados no Mestrado e Doutorado para Candidatos Indígenas em Antropologia na Universidade de Brasília. Inscrições: 22 de junho a 22 de julho de 2015. Informações:
 http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php e www.dan.unb.br.
0
0
Concursos e Seleções
0
0
  Concurso para Professor na Unifap
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) torna público o edital de concurso público para o magistério superior para o campus Binacional de Oiapoque. Inscrições: 21 a 31 de maio de 2015. Informações: www.unifap.br/depsec.
0
0
  Concurso para Professor na UFGD
A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), torna público o Edital para inscrições de Professor Visitante para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) na área de Teoria Antropológica, 01 (uma) vaga. Inscrições: 20 de maio a 15 de junho 2015. Informações: Edital.
0
0
  Concurso para Professor na FURG
A Universidade Federal do Rio Grande – FURG torna público o edital de abertura de inscrição para provimento de cargo de Professor do Magistério Superior. Inscrições: 08 de junho a 03 de julho de 2015. Informações: Edital.
0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
  Revista Ludere
A Revista Ludere, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRRJ, divulga a chamada de artigos para o dossiê “Gênero, Sexualidade e Intersecções”.  As submissões deverão ser realizadas até 01 de agosto de 2015, através do site  http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=rlcs. Informações:  http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=rlcs&page=about&op=submissions#authorGuidelines /  ludererevista@gmail.com.
0
0
Revistas – Novos números
0
0
  Revista Sociologia & Antropologia – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, volume 5, número 1, Janeiro/Abril 2015 –  http://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/index.php?area=revista&revid=19.
0
0
Lançamentos – Livros 2015
0
0
  OLIVEIRA, Assis da Costa e Beltrão, Jane Felipe (Orgs.) (2015), Etnodesenvolvimento e Universidade: formação acadêmica para povos indígenas e comunidades tradicionais. Belém: UFPA.
0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Maioria dos Senadores rejeita PEC 215
0
0
 

Mais da metade dos senadores assina manifesto contra a Proposta de Emenda Constitucional que tira do Executivo e passa ao Congresso o poder de criar unidades de conservação, demarcar terras indígenas e territórios quilombolas. A medida representa uma ameaça aos povos indígenas e tradicionais, florestas, recursos hídricos e ao clima.
Leia aqui o release sobre a coletiva de imprensa.

0
0
Protagonistas e docentes discutem políticas afirmativas em livro a ser lançado em Belém/PA
0
0
 

0
0
Denúncia contra o desmantelamento de comunidades aborígenes na Austrália
0
0
  Confira aqui o texto do Prof. Stephen G. Baines (UnB).
Leia mais em:  http://www.sogip.ehess.fr/spip.php?article606&lang=en (inglês) e  http://www.huffingtonpost.fr/martin-preaud/non-aux-fermetures-de-communautes-aborigenes-en-australie_b_7151048.html?utm_hp_ref=france (francês).
0
0
Nota do Ser-Tão sobre o dia Internacional de Combate à Homofobia
0
0
  Dia 17 de maio foi o dia Internacional de Combate à Homofobia. Confira no link  https://www.sertao.ufg.br/n/80881-17-de-maio-dia-internacional-de-combate-a-homofobia a nota do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da Universidade Federal de Goiás.
0
0
Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content