Informativo n° 12/2015 | 22/06/2015

 
 
 
  ABA envia ofício manifestando preocupações diante de restrições orçamentárias
Informativo n° 12/2015  |  22/06/2015
 
destaques da ABA
 
Edital de Convocação para Assembleia Geral Extraordinária da ABA
0
0
  Pelo presente edital convocamos todos/as associados/as da Associação Brasileira de Antropologia para estarem presentes na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que tratará de mudanças estatutárias, no dia 22 de julho de 2015, às 12h e 30min em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos associados, e às 13h, em segunda convocação, com qualquer número de associados, no Auditório 1 (térreo, bloco C) do Centro Universitário Tiradentes – UNIT, situado na Av. Gustavo Paiva 5017, Bairro Cruz das Almas, Maceió/AL. A AGE se realizará no contexto das atividades da V REA/XIV ABANNE – Reunião Equatorial de Antropologia/Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.
Diretoria da ABA
0
0
Nota da ABA sobre a supressão de gênero e orientação sexual nos planos municipais estaduais e nacional
0
0
  A ABA encaminha nota, elaborada pelo Comitê Gênero e Sexualidade, para os seguintes destinatários: Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, Ministério Público Federal – MPF / Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Ministério da Justiça – MJ, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados – CDHM, Comissão de Educação da Câmara dos Deputados – CE, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Leia aqui o documento.
0
0
ABA encaminha ofício expressando preocupação diante de restrições orçamentárias para as pastas da Educação e da Ciência e Tecnologia, que afetam gravemente a pós-graduação no país
0
0
  O Oficio foi encaminhado para a Presidência da República Federativa do Brasil – PR, com cópia para a Secretaria-Geral da Presidência da República – SG-PR, o Ministério da Educação – MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior – CAPES, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação , o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Leia aqui o documento.
0
0
Presidência da ABA se reúne com a FUNAI
0
0
 

Na manhã do dia 7 de maio, o presidente Antonio Carlos de Souza Lima e o integrante da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) Ricardo Verdum reuniram-se com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Flávio Chiarelli Vicente de Azevedo e a assessora Lúcia Alberta de Oliveira, na sede do órgão em Brasília. A conversa contemplou uma avaliação do andamento da política de demarcação de Terras Indígenas e as pressões contrárias à sua efetivação; a atuação dos antropólogos nos estudos de identificação e delimitação dos territórios indígenas; a mercantilização da profissão, em que antropólogos criam ou atuam em escritórios constituídos para atender interesses políticos e econômicos, produzindo laudos e perícias contrários à efetivação dos direitos constitucionais de povos indígenas; a primeira Conferência Nacional de Política Indigenista (CNPI), programada para acontecer de 17 a 20 de novembro (Brasília-DF); a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI); e o andamento da elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 do governo federal, em especial do Programa de Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas. A presidência da ABA se colocou à disposição da Funai para colaborar no que estiver ao seu alcance e área de atuação.

0
0
Manifesto público contra a PEC 215/2000
0
0
  No dia 19 de maio de 2015, na Câmara dos Deputados, organizações e movimentos sociais, indígenas, indigenistas e ambientalistas, junto com as Frentes Parlamentares de Apoio aos Povos Indígenas, em Defesa dos Direitos Humanos e Ambientalista, promoveram a Plenária “Ameaças aos direitos fundamentais e a PEC 215: democracia, povos indígenas e meio ambiente”. Como resultado da Plenária, de comum acordo, foi publicada a seguinte moção de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000, em tramitação na Câmara dos Deputados no âmbito de uma comissão especial.
Leia aqui.
0
0
Manifesto contra a PEC 215 entregue na Câmara dia 11 de junho de 2015
0
0
 

O documento é assinado por 60 entidades.

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1
0
0
  Edição geral: Vinicius Kauê Ferreira.

Opinião

Quem governa a invasão biológica? Um problema para a antropologia
Caetano Sordi

“Terras de preto” e “terras de índio”, onde isso nos leva?
Leila Martins Ramos

Lxs mayas en Brasil: desmistificando xs maias em língua portuguesa
Thiago José Bezerra Cavalcanti

Confira o número completo em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

0
0
Vibrant Volume 11, Number 2 –Religion and Ethnicity
0
0
  Editor: Peter Fry

Editores do Dossiê: Lorenzo Macagno e Cristina Pompa

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/v11n2/.

0
0
 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
  V REA / XIV ABANNE – Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos

Data: 19 a 22 de julho de 2015
Local: Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Informações: www.reaabanne.com.br
0
0
  39º Encontro anual da ANPOCS
Data: 26 a 30 de outubro de 2015
Local: Caxambu/MG
Informações:
 http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1367&Itemid=461
0
0
  Pré-evento RELAJU
Data: 22 e 23 de junho de 2015
Local: São Luís/MA
Informações: Flyer
0
0
  Migrações e Ciências Sociais:  Temas e Metodologias
Data: 24 de junho de 2015
Local: UFRRJ
Informações: Cartaz
0
0
  Direitos indígenas no museu – Novos procedimentos para uma nova política: a gestão de acervos em discussão – IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus/V Seminário Museus, Identidades e Patrimônios Culturais
Data: 30 de junho a 02 de julho
Local: Museu Índia Vanuíre, Tupã/SP
Informações:  http://museuindiavanuire.org.br/inscricao/programacao.pdf /  http://www.museuindiavanuire.org.br/inscricao/
0
0
  67ª Reunião Anual da SBPC
Data: 12 a 18 de julho de 2015
Local: São Carlos/SP
Informações: Confira a programação geral do evento e a programação da SBPC indígena
 http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/ /  http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/atividades/indigena.php
0
0
  Curso dimensões das culturas indígenas 2015: protagonismo indígena em educação, literatura e política
Data: 20 a 31 de julho de 2015
Local: Museu do Índio, Rio de Janeiro/RJ
Informação: Divulgação
0
0
  V Simpósio Paranaense de Ciências Sociais
Data: 18 a 20 de maio de 2016
Local: Unioeste, Toledo/PR
Informações: Divulgação
0
0
Eventos no Exterior
0
0
  XI RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo / Uruguai
Informações: http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram
0
0
Exposições
0
0
  Libertando Raxayõma: o Ritual da Fartura entre os Yanomami de Ariabú, Região de Maturacá/AM
Data: 03 a 23 de junho de 2015
Local: Prédio do ICS / UnB
Informações: Cartaz
0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
  Concurso para Professor na UFPI
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público que estão abertas inscrições para 48 (quarenta e oito) áreas para provimento de 55 (cinquenta e cinco) vagas docentes da Carreira do Magistério Superior. Inscrições: 08 de junho a 14 de julho de 2015. Informações:  http://www.ufpi.br/concursoufpi/index/pagina/id/8189.
0
0
  Mestrado e Doutorado no CEPPAC
A  Coordenação do  Programa  de  Pós-Graduação em  Estudos  Comparados sobre  as Américas torna pública as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Inscrições: 15 de junho a 31 de julho de 2015. Informações: Edital.
0
0
  Mestrado na UFAL
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Antropologia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL torna pública a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado em Antropologia. Inscrições: 03 de junho a 05 de agosto de 2015. Informações:  http://www.ufal.edu.br/utilidades/concursos-e-editais/pos-graduacao/mestrado-em-antropologia.
0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
  Revista Bagoas
A Revista Bagoas divulga a chamada de artigos para o dossiê Homossexualidades, Memórias e Envelhecimento, edição n.º 13, jul./dez. 2015. Os artigos devem ser enviados, seguindo as normas editoriais do periódico, até o dia 04 de outubro de 2015, para o e-mail  memoria.bagoas@gmail.com ou postados diretamente no portal. Informações:  http://www.periodicos.ufrn.br/bagoas.
0
0
  Coleção de Estudos Ameríndios e Africanos – Editora Prismas
A Coleção de Estudos Ameríndios e Africanos, da Editora Prismas, divulga a abertura de publicação original relacionada às pesquisas e às ações pedagógicas sobre a temática. A Coleção dialogará com diferentes abordagens e de variados recortes epistemológicos e espaciotemporais. Os originais deverão ser encaminhados para o e-mail:  lualuo@hotmail.com. Confira as normas gerais: divulgação.
0
0
Revistas – Novos números
0
0
  Interseções – Revista de estudos interdisciplinares é uma publicação eletrônica de livre acesso vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vol.16, n.2 –  http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intersecoes/index.
0
0
Lançamentos – Livros 2015
0
0
  SILVA, Telma Camargo da (Org.), (2015). Ritxoko. Goiânia: Canône.
0
0
Lançamentos – Livros 2014
0
0
  ORO, Ari Pedro e TADVALD, Marcelo (Orgs.) (2014), Circuitos religiosos: pluralidade e interculturalidade. Porto Alegre: Editora CirKula.
0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Nota do Ser-Tão/UFG pela igualdade de gênero e respeito à diversidade sexual nas escolas brasileiras
0
0
  O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da Universidade Federal de Goiás, vem a público manifestar seu repúdio às atuais tentativas de desconsiderar o respeito à igualdade de gênero e à diversidade sexual como elementos integrantes dos planos estaduais e municipais de educação brasileiros.
0
0
Seminário na PGR reuniu acadêmicos, procuradores e instituições ambientais
0
0
  O Ministério Público Federal realizou, nos dias 11 e 12 de junho/15, o Seminário Meio Ambiente, Direitos Humanos e Energia, que debateu o setor elétrico no estado democrático de direito. As discussões tiveram como foco a necessidade do aprofundamento da participação social no planejamento de grandes empreendimentos do setor elétrico, tendo em vista os conflitos socioambientais decorrentes da implantação do setor.
0
0
Moção de apoio ao acampamento Bem Viver/Maranhão
0
0
  A Moção foi aprovada pelos participantes do Seminário Quilombos, Relatórios Antropológicos e Regularização Territorial.
Leia aqui.
0
0
Moção de apoio aprovada na assembleia da ANPUR
0
0
  A Moção de repúdio à alínea II do artigo 20 da Resolução Normativa -002/20015 do CNPq, que veda aos integrantes dos Comitês Assessores a divulgação de atas, planilhas, relatórios, resultados ou quaisquer informações referentes a julgamento, foi entregue ao Presidente do CNPq no dia 03 de junho de 2015.
Leia aqui
0
0
Obras de Jirau e Santo Antônio têm histórico de 43 mortes
0
0
  Nos canteiros de obras das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, e na obra de instalação do linhão de transmissão de energia elétrica, Porto Velho-Araraquara, quarenta e um (41) operários tiveram suas vidas ceifadas no período de 2010 a 2014, e dez operários estão desaparecidos desde a brutal repressão à greve de abril de 2012. Ressalte-se que essas 41 mortes são as que foram noticiadas. Os operários denunciam a ocorrência de muitos outros casos de acidentes, desaparecimentos, mutilações e mortes que são encobertas nas obras das usinas do Madeira e do linhão. Relatam também que muitas mortes por malária não vieram a público.
0
0
Sentença confirma: usina no Tapajós só pode ser licenciada após consulta aos povos afetados
0
0
  A consulta já foi considerada obrigatória em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Sentença exarada no dia 15 de junho confirma consulta nos moldes da Convenção 169.
0
0
MPF apresenta resultado de inspeção em Belo Monte ao governo federal
0
0
  Documento traz as constatações preliminares da equipe de inspeção – que reuniu instituições do próprio governo, pesquisadores e organizações não governamentais.
0
0
Remoção forçada de ribeirinhos por Belo Monte provoca tragédia social em Altamira
0
0
  Durante 2 dias de inspeção, várias instituições constataram violação sistemática de direitos assegurados na Constituição, nas leis e no licenciamento da usina.
0
0
Nota de repúdio contra as ameaças à Cacica Eunice Antunes da Terra indígena Morro dos Cavalos
0
0
  Leia aqui a nota do CIMI/Sul.
0
0
Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content