Informativo nº 01/2021 | 28/01/2021

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 01/2021 | 28/01/2021
destaques da ABA
Diretoria da ABA (Gestão 2021/2022) foi empossada no dia 14 de janeiro de 2021

A Diretoria foi empossada, de forma remota, no dia 14 de janeiro de 2021. A mesa de honra da cerimônia contou com as seguintes presenças: Roque de Barros Laraia / Presidente de Honra da ABA; Patricia Birman (UERJ) / Presidente empossada; Cornelia Eckert (UFRGS) / Vice-Presidente empossada; Maria Filomena Gregori (UNICAMP) / Presidente que deixou o cargo; Sérgio Carrara (UERJ) / Vice-Presidente que deixou o cargo e Conselheiro Científico empossado; Márcia Abrahão Moura / Reitora da Universidade de Brasília; Arthur Trindade Maranhão Costa / Diretor do Instituto de Ciências Sociais (UnB); Carlos Emanuel Sautchuk / Chefe do Departamento de Antropologia (em exercício UnB); Ildeu Moreira / Presidente da SBPC; Joênia Wapichana / Deputada Federal; Doutora Eliana Peres Torely de Carvalho / Subprocuradora-Geral da República e Coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão; e Cristina Dias da Silva (UFJF) / Professora convidada para Mestre de Cerimônias.

Confira a proposta da Gestão e o vídeo da posse.
Leia os discursos da Presidente e Vice-Presidente empossadas:
Patricia Birman (UERJ) – Presidente empossada;
Cornelia Eckert (UFRGS) – Vice-Presidente empossada.

Basta! Enfrentamento à crise sanitária e resistência política no Brasil hoje

Webinário organizado pela ABA: Basta! Enfrentamento à crise sanitária e resistência política no Brasil hoje. Dia 3 de fevereiro 2021, às 14 horas. Transmissão pela TV ABA no Youtube. Conferencistas convidadas e convidados Deisy Ventura (USP, Presidente da ABRI 2019-2021) Paulo Sérgio Pinheiro (USP, Comissão Arns), Luciana de Oliveira Dias (UFG, Diretora da ABA 2021-2022, Coordenadora do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da ABA), Eliene Rodrigues Putira Sacuena (UFPA, Comitê de Antropologxs Indígenas da ABA), Patrícia Birman (UERJ, Presidente da ABA 2021-2022).
Link de transmissãohttps://youtu.be/QYfsWKm9dTo

Democracia e Resistência em Defesa da Vida

Webinário organizado pela ABA, ANPOCS, ABCP e SBS, projeto Ford A4: Dia 8 de fevereiro de 2021 às 17 horas no canal SBS TV no YouTube. Conferencistas Ildeu de Castro Moreira (SBPC), Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA, UEMA, ABA), Gilberto Hochman (Fiocruz).

BASTA! NOTA DA ABA EM APOIO À CONSTITUIÇÃO, À DEMOCRACIA E À CIÊNCIA

Nota Pública do Comitê Quilombos pela inclusão dos quilombolas no Plano de Vacinação da Covid-19

Nota da CAI de repúdio à violência contra os indígenas Gamela da Comunidade Morro D’água, no Estado do Piauí

Manifestação do Comitê Quilombos em defesa do território quilombola São Roque (SC) diante da privatização dos parques “Aparados da Serra” e “Serra Geral”

ABA assina Nota e Abaixo assinado articulado pela SBPC: Interesse público requer derrubada dos vetos do Presidente da República ao PLP 135/2020

Confira a Nota e o Abaixo assinado.

Site do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A ABA faz parte do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, através de seu Comitê de Patrimônios e Museus.

O link para acesso é https://forumpatrimoniobr.wordpress.com/, convidamos os/as interessados/as a conhecer.

Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Fórum sobre as mudanças na avaliação dos periódicos

As iminentes mudanças nos métodos empregados pela CAPES para avaliação de periódicos científicos têm gerado questionamentos e críticas por parte de editores. Apesar de informações que têm se tornado públicas ao longo dos últimos meses, apontando para prováveis direções, as incertezas ainda são muitas e a clareza sobre as reais implicações dessas mudanças limitada. Este Fórum de ND busca ser um espaço de esclarecimento sobre o que se sabe até aqui e de debates sobre o que há ainda a ser construído.

Para lançar esta discussão, disponibilizamos a primeira contribuição recebida, de Olivia Cristina Perez, em modo Publicação Avançada de Artigos (PAA). Com isso, inauguramos também essa modalidade de publicação, que visa a dinamizar o debate sobre questões candentes do campo científico nacional.

Clique aqui para saber mais

in memoriam
Falecimento de Ely Macuxi (21/01/2021)

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal do Amazonas, juntamente com todo o seu corpo docente e discente, lamenta profundamente a partida do aluno de mestrado Ely Macuxi, falecido ontem, 21/01/2021, devido a complicações causadas pelo COVID-19. 

Em anexo, segue texto em homenagem ao Ely Macuxi escrito pelo seu orientador em nome do Programa. Neste mesmo texto há indicação do link para acessar a nota de pesar redigida pelos representantes do Colegiado Indígena do PPGAS/IFCHS/UFAM, instância na qual Ely foi um colaborador ativo, assim como uma personalidade de grande importância, força, persistência e sabedoria para todo o movimento indígena no Amazonas.

Gostaríamos que a ABA publicasse em seu site esta homenagem, mais do que justa, ao nosso aluno, que pertencia a geração de lideranças do movimento indígena que iniciou a luta pela educação escolar indígena e para o acesso indígena à universidade. Mais do que relatar o fato para agregar à estatística absurda  de mortos indígenas pela COVID-19, a intenção aqui é  homenagear com afetividade o Ely Macuxi que receberia seu título de Mestre em Antropologia depois de tanta persistência de vida em garantir o direito à educação escolar indígena.

Atenciosamente,

Maria Helena Ortolan

Leia aqui a Nota de pesar do colegiado indígena.

eventos
Eventos no Brasil
I Seminário Internacional – África, Brasil e Diáspora: Ressignificando os Olhares e as Relações entre os Povos

Datas: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2021
Informações: https://ead-africaeafricanidades.maestrus.com/seminario-internacional/

2º Encontro Diálogos sobre Egon Schaden

Data: 04 de fevereiro de 2021, às 19h
Informações: Cartaz
Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

EASA – Teaching and Learning Anthropology Network Webinar

Ensino e aprendizagem de antropologia durante a pandemia. Dilemas, desafios e oportunidades
Data: 17 de março de 2021
Informações: Call for Papers

3ª Reunião Científica Regional Norte da Anped

Data: 17 a 26 de março de 2021
Informações: http://regionais.anped.org.br/norte2020/

Eventos no Exterior
IUAES Congress 2020

Data: 09 a 14 de março de 2021
Local: Amadria Park, Šibenik, CROATIA
Informações: https://iuaes2020.conventuscredo.hr/

CASCA 2021

Data: 12 a 15 de maio de 2021
Local: University of Guelph, Canadá
Informações: https://www.casca2021.uoguelph.ca/

Congresso Latinoamericano de Ciencias CILAT

Data: 23 a 25 de junho de 2021
Informações: http://fundacioniai.org/cilat/

International Society for the Sociology of Religion 36th Conference

Data: 12 a 15 de julho de 2021
Informações: https://conference-system.sisr-issr.org/conferences/conference-2021/#welcome

Congresso da União Internacional de Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES)

Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Local: Yucatán, México (virtualmente)
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/

Exposições
Documentário “Outro Fogo”, de Guilherme Moura

Um registro sensorial das relações de afinidade e inimizade com o fogo na conservação do bioma Cerrado. Na companhia de moradores locais contratados para atuarem como brigadistas e, mais recentemente, como agentes de manejo, o curta-metragem explora os afetos estabelecidos com o fogo em meio às pirofobias do combate e às pirofilias do manejo. Além de documentar a luta contra incêndios e as técnicas de manipulação, o experimento cinematográfico aponta para uma antropologia visual mais que humana, onde forças ambientais como o calor, a vegetação e o vento compõem uma alteridade cuja condição permanece ambígua.
https://vimeo.com/313635468

Documentário “Fumaça”, dir. Daniel Simião e Yuri Corteletti

Parte importante da mobilização pela descriminalização da maconha, a "Marcha da Maconha" é um evento que ocorre regularmente em diversas cidades do mundo. Organizado localmente, o evento junta à dimensão política um lado festivo e performático. A partir de um intenso registro audiovisual da Marcha da Maconha do Distrito Federal, em 2014, o documentário convida o espectador a partilhar a experiência sensível do evento, evidenciando a forte dimensão ritual da ação política. Dizeres de ordem, cartazes, músicas e performances integram uma narrativa que, por meio de som, imagem e movimento explora um tema caro à pesquisa antropológica: a intersecção entre ritual e política.
https://vimeo.com/187403340

oportunidades
Concursos e Seleções
Vaga para Professor de Estudos Urbanos na Universidade de Tallinn

A Universidade de Tallinn anunciou concurso público para o cargo de Professor de Estudos Urbanos. O candidato eleito começa a trabalhar no primeiro nível de carreira do cargo (professor associado) com o objetivo de apoiar o seu desenvolvimento como um líder do campo de estudo e pesquisa relevante na Universidade de Tallinn, e passa para o segundo nível de carreira do cargo (professor) a título de avaliação. Os documentos de inscrição exigidos devem ser apresentados até 20 de janeiro de 2021 ao Gabinete de Pessoal da Universidade de Tallinn. Informações: https://www.researchgate.net/job/946334_Professor_of_Social _and_ Population_Policy_Tenure_Track_Associate_Professor.

Pós-graduação
Processo seletivo para Mestrado e Doutorado no PPGCS/UFRRJ

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre seleção para a turma 2021 do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico. As inscrições serão efetuadas até 29 de janeiro de 2021, exclusivamente pelo site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFRRJ: https://sigaa.ufrrj.br. Informações: http://ppgcs.ufrrj.br/processo-seletivo-atual/.

Seleção pós-doutorandas/os para o IPP/Cebrap (SP)

Seguindo a pluralidade teórica e metodológica do Centro e as experiências anteriores de formação de quadros da Casa, o IPP/Cebrap selecionará até 10 doutoras/es das áreas de antropologia, ciência política, demografia, direito, economia, filosofia, história e sociologia, com interesses de pesquisa alinhados ao Cebrap. Inscrições: até 01 de março de 2021. Informações: https://cebrap.org.br/ipp/.

publicações
Chamada para artigos
Revista Vibrant

VIBRANT – Revista da Associação Brasileira de Antropologia, que tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamadas para os Dossiês: "Povos indígenas, tribunais, prisões e processos legais e públicos no Brasil e no Canadá", com submissão de artigos até 31 de janeiro de 2021, e "A Antropologia sobre a América Latina e o Caribe na atualidade: Novos Desafios Teóricos e Metodológicos", com submissão de artigos até 25 de março de 2021. Informações: http://www.vibrant.org.br/.

Revista Eletrônica Cadernos NAUI

A Revista Eletrônica Cadernos NAUI, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural, torna pública a chamada de artigos para o Dossiê Temático  "Patrimónios (in)visíveis, colonialidade(s) em escuta" do Cadernos NAUI, Vol.10, n∘ 18, jan-jun 2021. Período para submissão: até 15 de fevereiro de 2021. Informações: https://naui.ufsc.br/2020/12/15/chamadas-abertas-vol-10-n-18-jan-jun-2021/.

Revista Antropolítica

A Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é uma revista científica que tem como objetivo a publicação de artigos e resenhas, relevantes para o campo da Antropologia e das Ciências Sociais, divulga chamada para Dossiê “O pacto contracivilizador e o entre-lugar das elites brasileiras: as ambíguas relações com o passado, o presente e o porvir”. As contribuições podem ser enviadas até 12 de abril de 2021 pelo sistema eletrônico da revista. Informações: https://periodicos.uff.br/antropolitica/announcement/view/473.

Revista ACENO

ACENO – Revista de Antropologia do Centro-Oeste é um periódico científico lotado no Departamento de Antropologia e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso que tem como propósito se constituir em um espaço permanente para o debate, a construção do conhecimento e a interlocução entre antropólogos e pesquisadores de áreas afins, do país e do exterior, divulga chamada para o Dossiê temático: Retomadas e re-existências indígenas, negras e quilombolas – Vol. 8, n. 17, maio a agosto de 2021. Prazo final de submissão: 30 de abril de 2021. Informações: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index.

Revistas – Novos números

Anuário Antropológico – Revista editada e mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB) – 2021/I – journals.openedition.org/aa/7637.

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E5 – Memórias do Trabalho – https://open.spotify.com/episode/4lqBZKEfMEooWqbFlGe5pV?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1.

 

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E6 – O livro do etnógrafo, diário de campo digital – https://open.spotify.com/episode/4aP8cDSpAadWYkiP3C3mqs.

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E7 – Revista Iluminuras (antropologia e imagens) – https://open.spotify.com/episode/3VIJ1MFrg4IJYKPaSX0Jrd?si=VWQJ2RYwRlSOdi1l6quuBA.

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E8 – Banco de imagens e repositório digital: o ponto de vista de um analista de sistemas – https://open.spotify.com/episode/4JFLcurydZDM1U8m2y4gzX?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1.

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E9 – Coleções de documentários e vídeos etnográficos – https://open.spotify.com/episode/0gYkSNZ5EnWYHGZRUharmg?si=j7LN5NsPQOuOMNWo9OvR0Q.

Mundaréu – Série Conferências da 32ª RBA
Zethu Matebeni (Universidade de Western Cape, África do Sul) – “Unongayindoda: Fazendo o gênero em um contexto sul-africano”, 30/10/2020. Locução de Daniela Manica – mundareu.labjor.unicamp.br/1-conferencias-da-32a-rba-zethu-matebeni/
Mara Viveros Vigoya – Universidade Nacional da Colômbia – Título da Conferência: As Cores do Antirracismo (Parte II) – https://mundareu.labjor.unicamp.br/3-conferencias-da-32a-rba-mara-viveros-vigoya/
Michael Taussig – Universidade de Colúmbia, Estados Unidos – Título da Conferência:  “Tom, O Naturalista” – https://mundareu.labjor.unicamp.br/4-conferencias-da-32a-rba-michael-taussig/

Revista Ártemis – Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades inaugura, em 2012, sua versão impressa, graças aos recursos recebidos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), por meio do Edital Apoio à Publicações de Periódicos Brasileiros em Ciências Humanas – v. 30 n. 1 (2020): Mulheres e cidades: alianças intemporais – https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/issue/view/2603.

Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/PPGAS/IFCH/ILEA/UFRGS – v. 21, n. 55 (2020) – Antropologias do lixo/resíduos sólidos: economia circular e experiências inovadoras – https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/4172/showToc.

Revista Mediações – publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins – v. 25, n. 3 (2020) – Dossiê: Materialidades e Agências na América Afro-Latina – http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/issue/view/1720.

Revista Trama – Asociación Uruguaya de Antropología Social (AUAS), número 11 "Edición especial" – www.auas.org.uy/trama/index.php/Trama/issue/view/10.

Revista Vivência – Revista de Antropologia da UFRN – v. 1 n. 55 (2020), Dossiê: "Patrimônio afro-religioso: acervos, preservação e fonte de conhecimento" (https://periodicos.ufrn.br/vivencia/issue/view/1055) e v. 1 n. 56 (2020) – Dossiê: "fronteiras: perspectivas antropológicas de gênero, sexualidade e suas interseções" (https://periodicos.ufrn.br/vivencia/issue/view/1086).

Livros – Lançamentos 2020

LOPES, Rita de Cássia Domingues (2020). Identidade e territorialidade na Comunidade Remanescente de Quilombo Ilha de São Vicente – Tocantins. Editora EDUFT.
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/468.

notícias da mídia/outras
Entidades lançam abaixo-assinado pela derrubada dos vetos ao FNDCT

A petição, que tem apoio de mais de 90 entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas, faz parte da mobilização virtual pela derrubada dos vetos presidenciais na Lei Complementar nº 177, sancionada em 12 de janeiro, sobre os recursos da principal fonte de financiamento da CT&I no País.
Assine e compartilhe!

Notícias sobre Paz Entre Agronegócio E Direitos Indígenas?

Acabar com as ilegalidades é necessário, mas não suficiente
Por Manuela Carneiro da Cunha

Leia mais

Comunidades remanescentes de quilombos no Rio Grande do Sul : relatórios antropológicos de caracterização histórica, econômica e sócio-cultural de territórios quilombolas à luz da instrução normativa 20/2005/INCRA

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content