Informativo nº 02/2021 | 11/02/2021

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 02/2021 | 11/02/2021
destaques da ABA
Recesso de Carnaval

Comunicamos que a Secretaria Administrativa da ABA estará de recesso entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2021. Portanto, as atividades serão retomadas no dia 22 de fevereiro (segunda-feira).

Pedidos de filiação/mudanças de categoria – Calendário 2021

Primeira chamada 2021:
11/02/2021 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
16/03/2021 – Divulgação dos resultados, por e-mail, aos/as candidatos/as.

Segunda chamada 2021:
02/09/2021 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
05/10/2021 – Divulgação dos resultados, por e-mail, aos/as candidatos/as.

Nota da ABA: estratégia de desinformação sobre a vacinação põe em risco vidas indígenas

Nota da ABA e da ABRASCO pede Vacinação para todas e todos os indígenas já!

NOTA DA ABA CONTRA A RESOLUÇÃO Nº 4, DE 22 DE JANEIRO DE 2021/ FUNAI

Democracia e Resistência

Anpocs, ABA, ABCP e SBS convocam assinaturas para o abaixo assinado:
https://www.change.org/p/senadores-pela-derrubada-dos-vetos-ao-fndct.

Democracia e resistência em defesa da vida

Steering Committee World Anthropological Union (WAU): Endorsement of the manifesto by the Brazilian Anthropology Association (ABA)

AAA apoia Nota da ABA: Afirmando um compromisso reforçado com os direitos humanos

Steering Committee World Anthropological Union (WAU): In support of the ABA motion regarding the globalization of anthropological research

Fórum CHSSALLA encaminhou ofício à Capes solicitando o adiamento do preenchimento do Sucupira por três meses para todos programas e por maior tempo para aqueles que tenham sido mais severamente afetados pela pandemia

Relatório de atividades da Gestão 2019-2020

Confira no site da ABA o relatório de atividades da gestão 2019/2020: https://abateste.assistenciatecnica.space2013/04/23/relatorios/.

Quem tem autoridade para identificar indígenas?

Por Manuela Carneiro da Cunha

A Funai pretende se arrogar a autoridade de definir quem são os indígenas merecedores das políticas públicas do Estado, por meio de uma resolução – a de nº 4, de 22 de janeiro de 2021.

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Fórum sobre as mudanças na avaliação dos periódicos

As iminentes mudanças nos métodos empregados pela CAPES para avaliação de periódicos científicos têm gerado questionamentos e críticas por parte de editores. Apesar de informações que têm se tornado públicas ao longo dos últimos meses, apontando para prováveis direções, as incertezas ainda são muitas e a clareza sobre as reais implicações dessas mudanças limitada. Este Fórum de ND busca ser um espaço de esclarecimento sobre o que se sabe até aqui e de debates sobre o que há ainda a ser construído.

Para lançar esta discussão, disponibilizamos a primeira contribuição recebida, de Olivia Cristina Perez, em modo Publicação Avançada de Artigos (PAA). Com isso, inauguramos também essa modalidade de publicação, que visa a dinamizar o debate sobre questões candentes do campo científico nacional.

Clique aqui para saber mais

eventos
Eventos no Brasil
Cerimônia virtual de entrega do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Data: 11 de fevereiro de 2021
Transmissão: Canal da SBPC no YouTube
Informações: Divulgação

Defesa póstuma da dissertação de Metrado em Antropologia Social de Ely Ribeiro de Souza (Ely Macuxi)

Data: 12 de fevereiro de 2021 (14h, horário de Manaus / 15h, horário de Brasília)
Informações: Cartaz / Divulgação

IV Fórum ISA da Associação Internacional de Sociologia

Data: 23 a 28 de fevereiro de 2021
Local: Porto Alegre/RS
Informações: https://www.isa-sociology.org/en/conferences/forum/porto-alegre-2021

Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (Modalidade Virtual)

Data: 26 a 31 de julho de 2021
Local: Florianópolis/SC
Informações: https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/

IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP)

Data: 01 a 03 de setembro de 2021
Informações: http://www.anepcp.org.br/acp/nn_text/artigo/iv-enepcp-2021-edital-publicado/2496?
Período para receberemos propostas de Sessões Temáticas (STs) e Mesas Redondas (MRs) será até 28/02/2021 / O período de submissão de resumos nas STs será de 23/03/2021 a 10/05/2021.

 

Eventos no Exterior
IUAES Congress 2020 (Modalidad Virtual)

Data: 09 a 14 de março de 2021
Local: Zagreb, Croácia
Informações: https://iuaes2020.conventuscredo.hr/

Congreso IUAES 2021 (Modalidad Virtual)

Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Local: Yucatán, México
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/
Extensão de Prazo de Convocatórias e Valor de Inscrições Reduzidas para Mesas Temáticas (http://bit.ly/IUAESmt), Mesas Redondas (http://bit.ly/IUAESmr) e Muestra de Cine Indígena & Etnográfico (http://bit.ly/IUAESmuestracine). Para acessar a página de inscrições visite: <http://bit.ly/IUAEScuotas>. Para acessar todas as convocatórias visite: <http://bit.ly/IUAESconvocatorias>

Exposições
Laboratório de Imagem e Registro de Interações Sociais (Iris) do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

Iris completa dez anos com quase cem ensaios fotográficos e 20 filmes. Inscrições para o ciclo fotográfico de 2021 seguem até 15 de fevereiro:
https://vimeo.com/canaliris
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Absolvição Imprópria

A medida de segurança é uma sanção penal aplicada a pessoas que têm transtornos mentais e que tiveram um conflito com a lei. Trata-se de uma absolvição imprópria, que não deveria visar à punição, mas sim ao tratamento. Na prática, milhares de pessoas no Brasil são confinadas em estabelecimentos de custódia e tratamento psiquiátrico, vulgarmente conhecidos como manicômios judiciários. Lídia Dourado personifica as trajetórias dessa população que, sem tratamento adequado e em condições desumanas, vivencia situações de violência prolongadas e intensificadas sob a égide do Estado em espaços de exclusão e silenciamento.
https://vimeo.com/328866211

Documentário “Sangria”, de Eduardo Di Deus

O interior de São Paulo produz hoje mais da metade da borracha natural no Brasil. A sangria é a atividade crucial em uma plantação de seringueira. É o contato direto dos trabalhadores com centenas de árvores a cada dia. Sangria é uma imersão na prática de diferentes sangradores. Um convite a experimentar um percurso possível na rotina destes seringueiros paulistas.
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/198097752
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

oportunidades
Concursos e Seleções
Chamada para Voluntárias e Voluntários no Conselho Mundial de Associações de Antropologia (WCAA)

As the WCAA is becoming increasingly active and proactive, we would welcome the assistance of volunteers to work with us to produce the newsletter, assist in organizing activities, find content for the website or social media outlets. If you are interested in providing some time to the WCAA, please contact the WCAA secretary, Michel Bouchard (michel.bouchard@unbc.ca).
Veja a WCAA Newsletter.

Bolsas para pesquisa engajadas

Danilyn Rutherford presidente da The Wenner-Gren Foundation anunciou uma nova modalidade de bolsa. A Bolsa para Pesquisas Engajadas (Engaged Research Grants)  que apoia parcerias de pesquisa entre os investigadores antropólogos e representantes de comunidades. Este programa apoia projetos que prometem dar uma contribuição inovadora e significativa para as questões atuais antropológicas por meio do envolvimento com nn_groups sociais locais. O programa está aberto para candidatos  matriculados em um programa de doutorado (ou equivalente, se aplicando de fora dos Estados Unidos) no momento da inscrição. Inscrições: 01 de agosto de 2021. Informações:  http://www.wennergren.org/programs/engaged-research-grants.

publicações
Chamada para artigos
Revista Vibrant

VIBRANT – Revista da Associação Brasileira de Antropologia, que tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamadas para os Dossiês: "A Antropologia sobre a América Latina e o Caribe na atualidade: Novos Desafios Teóricos e Metodológicos", com submissão de artigos até 25 de março de 2021, e "A Covid-19 no Brasil", com submissão de artigos até 30 de Abril de 2021. Informações: http://www.vibrant.org.br/.

Revista Espaço Ameríndio

Espaço Ameríndio, publicação eletrônica semestral e de livre acesso do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT/UFRGS), divulga chamada de artigos para seu v. 15, n. 2 – Dossiê "Os Povos Indígenas e a Covid 19". Prazo para submissões até 31 de maio de 2021. Informações: https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/index.

Revista Pós Ciências Sociais

A Revista Pós Ciências Sociais (REPOCS) é uma publicação semestral produzida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (PPGCSoc/UFMA), em comemoração aos 100 anos da publicação de Argonautas do Pacífico Ocidental, o dossiê “EtnografiaS hoje: 100 anos de Argonautas do Pacífico Ocidental” propõe uma discussão sobre etnografia na contemporaneidade. Prazo para submissões de manuscritos até 30 de julho de 2021. Informações:  http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/index.

Campos – Revista de Antropologia

A Campos – Revista de Antropologia, publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná, recebe artigos para compor o dossiê ‘Gestão comunitária em patrimônio e turismo’. Recebimento das contribuições entre 01 de junho de 2021 e 01 setembro de 2021. Informações: https://revistas.ufpr.br/campos/index.

Revistas – Novos números

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E10 – Revista Fotocronografias – https://open.spotify.com/episode/17O5DZtn91XBlgUHT554ZJ.

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:EP11 – Habitantes do Arroio: pesquisa sobre política das águas em Porto Alegre – https://open.spotify.com/episode/7K1ulzxTaf4uXpebujZCUD.

CAMPO – Um podcast de antropologia, 2ª Temporada: Spotify: https://spoti.fi/36wiMrW, Site: https://www.podcastdeantropologia.com.br, Instagram: https://www.instagram.com/campopodcast/.

Podcast 'Fazeres etnográficos em tempos de pandemia': possibilidades de pesquisa antropológica em ambientes digitais e para além deles – https://blogprimaveranosdentes.wordpress.com/2021/02/01/podcast-fazeres-etnograficos-em-tempos-de-pandemia-possibilidades-de-pesquisa-antropologica-em-ambientes-digitais-e-para-alem-deles/.

Mundaréu – Podcast de Antropologia – # 11 – Estamos ligadas por cordões umbilicais – https://mundareu.labjor.unicamp.br/11-estamos-ligadas-por-cordoes-umbilicais/.

Livros ABA – Lançamentos 2020
PERFORMING MODERNITIES: Pedagogies and technologies in the making of contemporary Timor-Leste

Editor/a: Kelly Silva

Clique aqui para visualizar em PDF

Livros – Lançamentos 2020

MEDEIROS, Regina de Paula; MACRAE, Edward; ADORNO, Rubens C. (orgs.). A complexidade da questão das drogas: idéias, utopias e ações. Salvador: EDUFBA, PUCMINAS, 2020.
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/32515/1/A%20 complexidade%20da%20questao%20das%20drogas-repositorio.pdf

 

notícias da mídia/outras
Rádio Kere-kere

Convidamos a toda comunidade antropológica para conhecer o projeto da Rádio Kere-Kere. A Kere Kere é uma reunião de esforços entre podcasts das áreas de ciências humanas, em especial a antropologia, para pensar formas de comunicação e divulgação da produção em Antropologia e suas subáreas. Para conferir os projetos participantes, vejam o site www.radiokerekere.wordpress.com ou @radiokerekere nas redes sociais.

Declaração da SALSA
Against Resolution # 4 of FUNAI

The Society for the Anthropology of Lowland South America SALSA speaks with one voice against Resolution #4, adopted by FUNAI, Brazil’s National Indian Foundation, on Jan 22, 2021. While this technical rule aims to “improve the protection of Indigenous Peoples and individuals,” in fact it represents an erosion of protections for the fundamental, human, and originary rights of Brazil’s native peoples. This resolution establishes new criteria for determining who is eligible for public policies directed at Indigenous Peoples in Brazil, including the rights to have territory demarcated, healthcare, and culturally- appropriate education. Rather than directly curtailing these rights, which are provided for in Brazil’s 1988 Constitution and other legislation, Resolution #4 empowers FUNAI to decide who is and who is not Indigenous.

Assine a petição online pela derrubada dos vetos ao FNDCT!

Abaixo-assinado em defesa da principal fonte de financiamento de CT&I no País está aberto para todos. Acesse www.change.org/FNDCTsemvetos e ajude a chegar a 1 milhão de assinaturas!

Documento da Academia Brasileira de Ciências sobre o FNDCT

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) estão em campanha pela derrubada de dois vetos presidenciais à Lei Complementar nº 177 de 12/01/2021. Tais vetos, se mantidos, terão como consequência a manutenção do contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), inviabilizando projetos de interesse nacional  e ameaçando a continuidade das pesquisas.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content