Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:



Informativo nº 02/2022 | 27/01/2022
 
 destaques da ABA
 
CAMPANHA DE DESCONTO – ANUIDADE 2022
 

A Associação Brasileira de Antropologia – ABA representa a comunidade antropológica brasileira em âmbito nacional e internacional, promovendo e divulgando as contribuições do conhecimento antropológico e da atuação dos/as antropólogos/as na garantia de direitos fundamentais e na defesa da pluralidade e da diversidade cultural no país.

Para a realização de suas atividades e funções, é de amplo conhecimento que a ABA se sustenta fundamentalmente pela contribuição de seus/suas associados/as por meio da arrecadação dos recursos de anuidades. Sendo assim, anunciamos a Campanha de Anuidades 2022, com vigência até 30 de junho, período em que oferecemos descontos e facilidades para os pagamentos com o objetivo de ter o apoio indispensável de nossos/as membros.

Considerando a situação política e sanitária que enfrentamos desde o ano de 2020 e que se alonga por 2022, seguimos com a política de não realizar reajuste nas anuidades. Além disso, ampliamos os descontos desta campanha, em especial para as categorias aspirantes e pós-graduandos, e estendemos o seu alcance para coincidir com a primeira etapa do pagamento das taxas de inscrições da 33ª RBA. Apesar da inflação também ter nos impactado, entendemos que cabe à Associação, neste momento, um ato de solidariedade para com os/as associados/as que, por razões diversas, possam estar enfrentando dificuldades. Nessa linha, estimulamos ações entre nossos/as associados/as. A diretoria em breve divulgará campanhas com tal intuito.

O site da ABA está de cara nova!
 

Nos últimos meses, trabalhamos para deixar o site da ABA com maior navegabilidade e melhor disposição dos conteúdos produzidos e disponibilizados pela Associação. Nesse novo formato, ficou mais fácil acessar nossos boletins informativos, notícias, publicações (livros e revistas) notas, bem como o trabalho e atuação dos comitês e comissões.

Confira e acesse periodicamente o portal.abant.org.br para acompanhar o trabalho da ABA!

Pedimos a compreensão dos/as nossos/as associados/as caso haja alguma instabilidade. Algumas funcionalidades ainda estão em processo de revisão.

33ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia
 

Cronograma  para chamada de trabalhos:

  • Grupos de Trabalho – GT: Envio de propostas até 15/02/2022;
  • Mesas-Redondas – MR: Envio de 05/01 a 15/03/2022;
  • Simpósios Especiais – SE e Rodas de Conversa – RC: Envio de 03 a 30/03/2022;
  • Minicursos MC: Envio de 03 a 30/03/2022;
  • Oficinas – OF: Envio de 03 a 30/03/2022;
  • Prêmio Pierre Verger – PPV: 01/12/2021 a 15/02/2022;
  • X Prêmio Antropologia e Direitos Humanos: 31 de janeiro até 01 de abril de 2022;
  • Prêmio Lélia Gonzalez: até 30 de abril de 2022.Confira a Chamada de Trabalhos

Site 33ª RBAhttps://www.33rba.abant.org.br/

Contato:
E-mail: rba@sinteseeventos.com.br
WhatsApp para atendimento direto: (011) 999255503

SOLICITAÇÃO DE SUSPENSÃO IMEDIATA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 111/2021 E SEUS EFEITOS: LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM TERRAS QUILOMBOLAS PELO INCRA
 

Em 22 de dezembro de 2021 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)/Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) publicou a Instrução Normativa  nº 111/2021 que dispõe sobre os procedimentos administrativos a serem observados pelo INCRA nos processos de Licenciamento Ambiental de obras, atividades ou empreendimentos em terras quilombolas.

Vetos no Orçamento de 2022
Joyce Luz
 A Lei Orçamentária de 2022 foi sancionada com cortes de despesas em educação, CT&I, proteção do meio ambiente e defesa das minorias – sobretudo a defesa dos povos indígenas e o combate ao racismo.
As escolhas do orçamento reforçam a prioridade do Governo Federal para 2022: sacrifício de políticas públicas em nome de uma governabilidade que enfraquece o sistema partidário e fortalece relações personalistas entre o Executivo e Legislativo.

Sinal de alerta
A simplificação do licenciamento ambiental e os desastres anunciados em Minas Gerais
 

Neste início de 2022, o incremento das chuvas no estado de Minas Gerais tem evidenciado os desdobramentos nefastos de processos que o comitê de trabalho Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem denunciando como consequências do desmonte ambiental, com ênfase na chamada flexibilização do licenciamento ambiental e a proposta de Novo Código da Mineração. Minas Gerais antecipa a tragédia que pode resultar, em escala nacional, da aprovação do PL 2159 de junho de 2021, originário da Câmara dos Deputados como PL 3729/2004, que altera substancialmente a legislação referente ao licenciamento ambiental no país.

A quem serve o “racismo reverso”?
 

Em face do contexto de negacionismo científico e avanço de um projeto político anti-negro e anti-democrático em nosso país, objeto de desmonte de políticas públicas de promoção da igualdade racial, bem como de atos explícitos de violência racial, esta nota pública da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), seus comitês e comissões encabeçados pelo Comitê de Antropólogas/os Negras/os, e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) pode ser lida como resistência ao pacto de mediocridade celebrado entre opositores(as) da luta antirracista e organizações representativas do que há de  mais nocivo e perpetuador de desigualdades raciais na sociedade brasileira.

Convite para publicação colaborativa
 

“21 de janeiro de 2022 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: notícias e impressões de antropólogas(os)” – Número 2

A Comissão Laicidade e Democracia da ABA convida colegas e estudantes para contribuir na 2ª Edição da publicação coletiva documentando as iniciativas locais, presenciais e/ou virtuais, de coletivos da sua região (bairros, quilombos, aldeias, cidades etc.) em prol do fim da intolerância religiosa, a serem realizados no dia 21 de janeiro de 2022, por ocasião do “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”. A 1ª edição desta iniciativa, que contempla os eventos do ano passado, está publicada na Revista Intolerância Religiosa, n. 3, 2021, e pode ser consultada em https://revistaintoleranciareligiosa.com/.

São bem-vindas e bem-vindos as/os que contribuíram em 2021, registrando a continuidade das iniciativas, assim como os/as novos/as colaboradores/as!

Os textos-relatos devem ter até 1000 palavras, em arquivo word (extensões odt, doc ou docx), fonte 12 “Times New Roman”, espaçamento 1.5, com referências de acordo com as normas ABNT, e devem ser enviados até o dia 15/02/2022 para o e-mail intoleranciareligiosa2022@gmail.com.

 
 

Lançamento v.7 n.1

Nessa edição, há artigos que compõem as já existentes seções (Novas Pesquisas e Ensaios), bem como em novas seções (Pedagógicas e Ofício). A seção Resenhas conta com uma parceria com a Editora Unifesp. O Fórum desta edição é intitulado “Localizando a Antropologia Brasileira: contribuições para pensar corpo, lugar e a geopolítica da produção de conhecimento”, mobilizando debates sobre formas de produção de conhecimento antropológico no Brasil contemporâneo.

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

 
 

Lastest Issue v.18 – 2021http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-18-2021/

Está aberta, até 15 de Abril de 2022, a chamadas para os dossiês “Etnografia das Instituições de Governança” e “Antropologias das gestões: formas e fórmulas de governo em nossas latitudes”. Informações: http://www.vibrant.org.br.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

 
 eventos
 
Eventos no Brasil
 

II Congresso Internacional de Ciências Sociais e Humanas

Data: 28 de março a 01 de abril de 2022
Informações: https://cebusal.es/congresos/congreso-ciencias-sociales/apresentacao/?lang=pt-br
Prazo para submissão de propostas de comunicação e de apresentação de livros: até 31 de janeiro de 2022

Eventos no Exterior
 

IUAES Congress St. Petersburg

Data: 25 a 31 de maio de 2022
Informações: https://iuaes2022.spb.ru/
Chamada de propostas de trabalhos: até 15 de fevereiro de 2022

 

1er. Congreso de Antropología Feminista

Data: 08 a 10 de junho de 2022
Informações: https://afit-antropologiafeminista.eus/es/i-congreso-de-antropologia-feminista/presentacion/descripcion/

 
 oportunidades
 
Concursos e Seleções
 

Concurso público para UNESP

A UNESP divulga o concurso público de provas e títulos para contratação de 1(um) PROFESSOR SUBSTITUTO, por prazo determinado, em caráter emergencial, para atender excepcional interesse público, no período relativo ao 1º semestre letivo de 2022, em 12 horas semanais de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar, na área Ciência Humanas, sub-área de conhecimento Antropologia ou Sociologia e na disciplina Antropologia, junto ao Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Campus de Franca/SP. Inscrições: até 24 de janeiro de 2022. Informações: https://inscricoes.unesp.br/inscricao/concurso/detalhes-1939.

 

Concurso Wau Hashtag para curtas metragens

A União Antropológica Mundial lançou um concurso de vídeos curtos e cada associação WCAA poderá enviar um vídeo, bem como cada comissão da IUAES. Submissões: até 31 de março de 2022. Informações: http://www.abant.org.br/files/20220125_61f05dc299932.pdf.

 
 publicações
 
Chamada para artigos
 

Revista Mediações

Mediações, publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins, publica chamada para o dossiê “Análise de Redes Sociais (ARS) nas ciências sociais brasileira: teoria, método e aplicações empíricas” – Mediações, vol. 27, n. 2 – 2022/2. Prazo para Submissões: 15 de março de 2022. Informações: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/316.

 

Revista Lusotopie

Lusotopie, revista digital semestral em acesso aberto fundada em 1994 e publicada pelo Idemec – UMR 7307, torna pública a chamada para artigos: “2023 Circulações e ressignificações internacionais dos trabalhos, métodos e práticas de Paulo Freire”. Prazo para Submissões: 15 de Abril de 2022. Informações: https://journals.openedition.org/lusotopie/4900.

 

Revista Estudos Históricos

Estudos Históricos (EH), revista científica do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da FGV CPDOC e tem por finalidade publicar artigos originais afinados com as áreas de atuação intelectual da FGV CPDOC, divulga chamada para o dossiê em organização para o n. 77 da revista. Prazo para Submissões: 01 de fevereiro a 01 de março de 2022. Informações: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/announcement.

 

Revista Horizontes Antropológicos

Horizontes Antropológicos, (Qualis A1) periódico quadrimestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulga a Chamada 66: “Antropologia e Crise Ambiental”. Prazo para Submissões: 01 de fevereiro a 31 de maio de 2022 . Informações: https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/?page_id=2646.

Revistas – Novos números
 ANTHROPOLÓGICAS – publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE – Ano 25, Volume 32(2), 2021 – https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/issue/view/3298/showToc.
Livros – Lançamentos 2022
 Asociación Latinoamericana de Antropología. Memorias VI Congreso ALA – Desafíos emergentes Antropologías desde América Latina y El Caribe – Volumen II. 1era Edición (2022).
Memorias VI Congreso ALA – Desafíos emergentes Antropologías desde América Latina y El Caribe – Volumen II
Livros – Lançamentos 2021
 FILHO, Manuel Lima (Org.). Tesouros Iny – Karajá. Goiânia: Cegraf UFG (2021)
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/tesourosIny-Karaja.pdf
Podcasts
 Antropotretas
A agenda e os debates nos quais a antropologia se envolve em seu diálogo com as comunidades. Nesta temporada: as ligas camponesas e as mobilizações por memória e justiça no mundo rural nordestino
#04 – Encontros [série ligas camponesas]
 Retratos defiças
Podcast produzido pelo projeto Retratos do Brasil com deficiência produzidos com ou por pessoas defiças em várias regiões do Brasil
#07 – Defiça das oiça
#06 – Autismo e mercado de trabalho
#05 – Pod!sso
 Sobre.vivências
Podcast em formato storytelling explorando as narrativas de quatro jovens da periferia paulista sobre sua relação com a universidade em diferentes momentos de suas trajetórias
#05 – O mundo ficou maior
 
 notícias da mídia/outras
 
APIB aciona STF e MPF contra FUNAI e Governo Federal por abandono a proteção territorial
 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), entrou no dia 14 de janeiro, com uma petição na ADPF 709 em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Fundação Nacional do Índio (Funai). Desde o dia 29 de dezembro de 2020, o órgão responsável pela política indigenista do Governo Federal excluiu as Terras Indígenas (TIs) não homologadas das atividades de proteção. Cerca de 239 territórios tradicionais estão afetados diretamente com a medida, assim como 114 povos em isolamento voluntário e de recente contato. Além da petição na ADPF 709, a APIB entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF). Outras 15 organizações indígenas também entraram com pedido no MPF por improbidade administrativa contra a Funai.

SBPC divulga vencedoras do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”
 

O 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. Do total de indicadas, 11 foram na área de Humanidades, 11 na área de Biológicas e Saúde e 13 de Engenharias, Exatas e Ciência da Terra. Das 35 Sociedades Afiliadas que indicaram, 16 contam com presidentes mulheres.

Beatriz Leonor Silveira Barbuy, Gulnar Azevedo e Silva e Nilma Lino Gomes foram as agraciadas desta edição. A cerimônia virtual de entrega será no dia 11 de fevereiro, no “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

Informe sobre tramitação da prorrogação da “Lei de Cotas” no Congresso Nacional
 
Série Maracá – APIB
 

Série em 9 capítulos, integralmente disponível no Youtube, a Série Maracá foi produzida pela Articulação de Povos Indígenas do Brasil em 2020 para denunciar o genocídio indígena.

Veja no link: http://bit.ly/SerieMaraca

MANIFESTAÇÃO DOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO CONSULTIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL SOBRE OS ATAQUES AO IPHAN
 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma das mais antigas instituições culturais do Brasil, com uma trajetória impecável de cumprimento de sua missão. Criado em 1937 como órgão de Estado voltado para a proteção dos direitos difusos na área do patrimônio cultural, cabe à instituição zelar pela saúde de nossa memória, de nossa cultura e dos bens que a representam. Constitui, assim, ela mesma, um patrimônio da nação que merece o apoio e o respeito de todos que prezam a coisa pública e o bem comum.

 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA
são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião
ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)

Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content