Informativo nº 04/2023 | 10/03/2023

Informativo nº 04/2023 | 10/03/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 04/2023 | 10/03/2023
destaques da ABA
Dia Internacional da Mulher

O Comitê Gênero e Sexualidade, em colaboração com o Comitê de Antropologxs Negrxs, elaborou um conjunto de informações relacionadas ao dia internacional da mulher para intensificar os debates públicos nas redes sociais da ABA. Durante o mês de março, nossas redes estão divulgando indicações de boas leituras e lives recentes que merecem ser revistas e reverberadas amplamente, lembrando o compromisso histórico da ABA, sua atuação política e dicas de audiovisual.

No dia 8 de março contamos com o lançamento do livro “Artesãs do Conhecimento. Depoimento de pesquisadoras indígenas” na TVABA.

Reveja esse momento muito especial em: https://www.youtube.com/watch?v=GFQFawMafM8

Acompanhe nossas redes sociais, colabore e fomente um debate público sintonizado com suas expertises!

Nota Técnica Prosseguem as investidas contra direitos dos Povos Tradicionais em Belo Monte

O Comitê Povos tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos dirige-se aos senadores da República através de nota técnica para detalhar e esclarecer aspectos fundamentais a serem observados na criação da Comissão Temporária Externa prevista no requerimento n. 72/2023.

A nota técnica recebe apoio irrestrito de:
As Ciências Sociais Articuladas (A4), que reúne a ABA, a ANPOCS, a SBS e a ABCP; e Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSALLA), que reúne 54 sociedades científicas das áreas de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes.

Veja a nota na íntegra em:

A4 repudia as práticas de trabalho análogo ao escravo em nosso país

As Ciências Sociais Articuladas – A4, formada pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Associação Brasileira de Ciência Política (ABPC), se associam às entidades científicas e organizações da sociedade civil que vieram a público repudiar as práticas de trabalho análogo ao escravo em nosso país, como o ocorrido recentemente em empresas vinícolas do Rio Grande do Sul. É inaceitável que este tipo de relação de trabalho desumano continue a ocorrer em nosso mundo laboral.

Neste sentido, ela se engaja também na luta contra o trabalho desprotegido de direitos e demanda à imediata investigação do caso e a responsabilização dos envolvidos.

Campanha de desconto – Anuidade 2023

Aproveite os descontos programados e mantenha em dia a/s anuidade/s da ABA neste e no próximo ano.

A Campanha de pagamento da anuidade da ABA contempla descontos até o dia 30 de abril de 2023.

Confira as condições aqui.

ABA assina Carta à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – ALEPI

A Carta se refere ao concurso público destinado às áreas das Ciências Sociais e foi elaborada por coletivos profissionais que solicitam a inclusão de vagas para antropólogo e sociólogo no certame, para que possamos atuar na instituição, de forma a contribuir na relação entre Estado e sociedade.

Assinam a Carta: ABA; sua Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia; seu Comitê de Antropólogas/os Negras/os; Departamentos de Ciências Sociais de Universidades; entre outros.

ABA assina Nota de solidariedade aos povos Kaiowá e Guarani

As entidades acadêmicas, organizações da sociedade civil e coletivos que atuam na defesa dos direitos humanos e socioambientais, subscritas abaixo, vem à público expressar a presente Nota de Solidariedade aos povos Kaiowá e Guarani, pelos sistemáticos atentados que vêm sofrendo nas últimas décadas, o que se agravou em 2022 com o Massacre de Guapo'y e com as situações de violência e ameaça à integridade física dos povos que vieram a se repetir em março de 2023, por abordagem truculenta da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Acontece na TV ABA

3º Webinário SOS Yanomami: "Vozes Yanomami e Ye'Kwana na resistência ao genocídio"
Este Webinário contará com os seguintes expositores indígenas: Dario Yanomami, Julio Ye'kuana e Ivo Macuxi. Mediação: Ricardo Verdum (CAI-ABA)

Será na TVABA, no dia 20 de março de 2023, às 17h horário de Brasília e 16h horário de Roraima.

Sobre o conflito do Alto Rio Acará

A Coordenação do Comitê Quilombos da ABA informa:
A cada dia se intensificam os conflitos no Alto Rio Acará (PA), resultantes da ação de empresas de dendê, ocasionando novas mortes. O quilombola Edinaldo Marques dos Santos foi encontrado morto no dia 17 de fevereiro do corrente ano em uma estrada conhecida como Transbiovale, na fronteira paraense de Acará e Tomé-Açu. Esse é o quinto assassinato ocorrido em cinco anos de conflito. A demora no reconhecimento do território pelo ITERMA e INCRA tem ocasionado essas situações de total insegurança para os quilombolas, indígenas e ribeirinhos expulsos de seus territórios desde a chegada de diversas empresas de dendê, tais como a Agropalma e Brasil Bio Fuels (BBF).

Participe da XIV RAM em Niterói/RJ

Acompanhe os prazos e conheça os descontos em todas as categorias de inscrição para a RAM em https://ram2023.sinteseeventos.com.br/

Novos Debates

Lançamento v.8 n.1 – 2022
Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Ensaios, Resenhas e com Fórum inteiramente dedicado à temática do Artivismo. Nesta seção destacamos os textos de autoria de Ribamar José de Oliveira Junior, Paulo Raposo, Alvaro (Carmen) Jarrín, Leandro Colling, Manguebixa (Tiago Alexandre dos Santos), Divine Kariry (Pablo Soares Pereira da Costa), Pedra Homem, Huber David Jaramillo Gil, Denise Zenicola e Fernanda Silva.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Está aberta a chamada para o dossiê:
"Laudos Antropológicos: questões teórico-metodológicas, éticas e de poder na América Latina hoje"
Prazo para submissões: 31 de março de 2023
Informações: Chamada

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de Ana Stela de Almeida Cunha (05/03/2023)

É com muita tristeza que a Associação Brasileira de Antropologia comunica a passagem da antropóloga Ana Stela de Almeida Cunha (1974-2023), ocorrida no dia 05 de março de 2023.

Ana Stela tinha mestrado e doutorado em Semiótica e Linguística pela Universidade de São Paulo, lecionou na Universidad de La Habana, em Cuba, fez pos-doutorado FCT no ICS-U Lisboa e manteve pesquisa ativa nos quilombos do Maranhão, cuja Universidade Federal integrava como docente e da qual se aposentou por motivos de saúde.

Regressando a Portugal, dedicou-se à antropologia pública sendo investigadora do CRIA.

Documentarista premiada, trabalhou em projetos na área da Antropologia Visual (BNB/MinC) "A estética do terreiro". Foi ganhadora do 1º Prêmio UNESCO CRESPIAL pelo documentário “João da Mata Falado”.

Elaborou e coordenou o projeto "Mandou me chamar, eu vim! – Historicidade e performance musical nos terreiros brasileiros de matriz negro-africana em Portugal", financiado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), entre outros tantos projetos.

Sua contribuição em pesquisas em linguística, antropologia, estudos africanos e afro-brasileiros foram voltados para várias realidades: Brasil (Maranhão), Cuba, Congo, Portugal.

Ativista feminista e antirracista, devota do candomblé, da santeria e cantora na banda lisboeta Congo Stars. Fundou e presidiu a Associação Kazumba, direcionada para as questões da migração, o antirracismo e as políticas públicas. Tinha atualmente diversos projetos financiados pelo Fundo Europeu das Artes, a ENAR – European Network Against Racism e a Direção Geral das Artes do Ministério da Cultura, como o CINEXU – Cinema Afro-centrado, VIBE – Voices of Iberia in Black Europe, e BILONGO – Botânica em uso nos terreiros afro-portugueses e na diáspora.

ABA se solidariza com amigos e familiares.

eventos
Eventos no Brasil
XIV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul

Data: de 01 a 04 de agosto de 2023
Local: Niterói/RJ

A equipe organizadora da XIV RAM divulgou os Grupos de Trabalho acolhidos para compor a programação do evento. O envio de resumos de trabalhos é recebido até 20/03 em: https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/simposio/public

47º Encontro Anual da ANPOCS

Data: 18 e 20 de outubro de modo virtual e entre 25 e 27 de outubro de modo presencial
Local: UNICAMP, Campinas/SP
Informações: https://www.encontro2023.anpocs.com/

Eventos no Exterior
Webinar “Antropologias Mundiais: Construindo Pontes Disciplinares e Subindo Hierarquias do Conhecimento” / “World Anthropologies: Building Disciplinary Bridges and Upending Hierarchies of Knowledge”

Data: 20 de maio de 2023
Informações: https://my.americananthro.org/nc__event?id=a0l8W00000ZhjHUQAZ
Participam os ex-Presidentes da ABA Gustavo Lins Ribeiro e Carmen Rial, as ex-Presidentes da AAA Virginia Dominguez e Monica Heller, a ex-Presidente da IUAES Faye Harrison, além de Mwenda Ntarangwi. A coordenação é de Emily Metzner (AAA).

publicações
Chamada para artigos
Revista Cadernos Naui

A Revista Cadernos Naui, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da UFSC – Departamento de Antropologia, divulga a chamada para o Dossiê “Patrimônio em tempos de crise”, com prazo para submissões até 30 de abril de 2023. Informações: https://naui.ufsc.br/cadernos-naui/diretrizes-para-os-autores/diretrizes-para-dossies-tematicos/.

Revista Habitus

A Revista Habitus, do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás, está com chamada aberta para o dossiê: "Materialidades da Morte: Práticas, Símbolos e Espaços Funerários em Contextos Históricos – Vol. 21, n. 2 (2023)", com prazo para submissões até 15 de agosto de 2023. Informações: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/index.

Revista Mediações

A Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para o dossiê "Conhecimentos Canábicos: Práticas sociopolíticas emergentes de pesquisa e de produção de conhecimentos" (Mediações, vol. 28, n. 3 – 2023/3), com prazo para submissões: 15 de julho de 2023, e dossiê "Mulheres e política, e políticas para mulheres no obscurantismo do início do Século XXI" (Mediações, vol. 29, n. 1 – 2024/1), com prazo para submissões: até 15 de outubro de 2023. Informações: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index.

Revistas – Novos números

Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Volume: 28, Número: 64, Publicado: 2022 – https://www.scielo.br/j/ha/i/2022.v28n64/.

Podcasts
Tucandeira

Pandemia de empreendimentos no quilombo do abacatal (Ananindeua/PA)

Urbanidades

#EP83 – SANKOFA – A Rocinha no mundo, o mundo na rocinha

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content