Informativo nº 10/2023 | 15/06/2023

Informativo nº 10/2023 | 15/06/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 10/2023 | 15/06/2023
destaques da ABA
Lançamento do selo comemorativo dos 70 anos da RBA

70 anos de RBA!

A ABA comemora, em 2023, os 70 anos da realização da primeira Reunião Brasileira de Antropologia, que antecedeu a própria fundação da nossa Associação.

Para celebrar nossa primeira data fundacional, a ABA lança, neste informativo, o selo comemorativo dos 70 anos da primeira RBA. Temos muitos motivos para celebrar o aniversário de nossas queridas reuniões que trazem a todas/os/es associadas/os/es ricas lembranças de sociabilidades, de conferências e trocas científicas em que predominam a defesa do respeito à diversidade social e cultural e aos direitos humanos. Rememorar é necessário, tanto para lembrar o que construímos quanto para reconhecer como nos transformamos nesse longo caminho.

O livro de Mariza Corrêa, lançado em 2003 pela ABA, intitulado As reuniões brasileiras de antropologia (cinquenta anos), aporta um testemunho sobre o evento ocorrido em novembro de 1953, no Museu Nacional, Rio de Janeiro, sob a liderança de Heloísa Alberto Torres e a presidência de honra de Edgar Roquette-Pinto. Nesta reunião foi deliberada a criação da Associação Brasileira de Antropologia, efetivada na 2ª RBA realizada em Salvador, em 1955. O livro reúne significativo acervo fotográfico, coleção que se encontra sob os cuidados do Arquivo Edgard Leuenroth (Unicamp, SP) http://www.abant.org.br/files/20230612_648731afd9d54.pdf.

Destacamos ainda o filme intitulado RBA 50 Anos – 1ª Reunião Brasileira de Antropologia, sob a coordenação geral de Patrícia Monte-Mór, realizado por ocasião das comemorações relativas a esta data no Museu Nacional, sob a presidência de Gustavo Lins Ribeiro. Acessível na TV ABA https://www.youtube.com/watch?v=px8HXvjyglM&t=1101s.

Vale igualmente conferir o livro Homenagens. ABA, 50 anos, organizado por Cornélia Eckert e Emília Pietrafesa de Godoi, lançado na gestão de Miriam Pillar Grossi.  Disponível em: http://www.aba.abant.org.br/files/14_00124835.pdf.

Aconteceu na TV ABA

Reveja o webinário da ABA "Marco Temporal e os direitos indígenas no Brasil"
https://www.youtube.com/watch?v=pVsF4F5G_Wk.

Webinários na TV ABA
Webinários programados para junho/2023 – Mês do Meio Ambiente

Organização: Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos  
 
Webinário 1: Sistemas Agrícolas Tradicionais  
Data: 14 de junho
 
Webinário 2: Territórios Tradicionais em Face das Cadeias de Produção Global no Neoextrativismo
Data: 21 de junho
 
Webinário 3: Política ambiental e territorial: perspectivas para o futuro
Data: 28 de junho

Webinário: Descolonizando o Ensino de Antropologia na Graduação

Conheça a programação da série de webinários:
http://www.abant.org.br/files/20230613_64888c1804260.pdf.

Orientações para webinários na TV ABA

A TV ABA recebe propostas de atividades remotas por meio de suas/seus Comissões/Comitês ou através da Diretoria. O agendamento deve ser realizado através da área de associado/a, no site da ABA. É importante salientar que, para fins de organização do calendário, as solicitações de agendamento devem ocorrer com 15 dias de antecedência, através do preenchimento completo do formulário.

Solicitamos, ainda, que a montagem dos eventos leve em consideração a diversidade dos participantes, nomeadamente as diversidades de gênero, étnico-raciais e regionais.

Para submeter a proposta é necessário: 1) Ser membro de Comissões, Comitês ou Diretoria da ABA; 2) Submeter a proposta com o mínimo 15 dias de antecedência, via formulário específico no site da ABA, conforme disponibilidade na agenda; 3) Acessar o formulário no link http://portal.abant.org.br/aba/, clicar no menu lateral esquerdo em "Webinários ABA" / "Agendar webinário" e preencher o formulário. Destacamos a necessidade do preenchimento de todos os campos no momento do agendamento, inclusive nome, filiação institucional e contato de todos/as os/as participantes da atividade.

Lembramos também que a ABA disponibiliza o seguinte suporte para os Webinários: 1) Apoio da Equipe de Comunicação; 2) Confecção de cards; 3) Divulgação nas redes sociais da ABA; 4) Plataforma Zoom e TV ABA para transmissão online.

A ABA na Mídia
O destino das terras indígenas nas mãos do Supremo / ABA como amicus curiae no processo

Marco temporal é equivocado por ignorar modo dinâmico de ocupação territorial.

Mineração em Autazes: Associação diz que Ufam ignora riscos

Na publicação, a ABA lista impactos negativos causados pela mineração na Amazônia e se diz surpresa com o apoio da Universidade Federal do Amazonas ao projeto em Autazes.

Notas e parcerias com associações científicas
Documento apresentado pela ABA ao STF na apreciação do Marco Temporal – Outubro de 2020

Manifestação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Amicus Curiae no Recurso Extraordinário nº 1017365, envolvendo o povo indígena Xokleng e a terra indígena Ibirama-la Klânõ, no estado de Santa Catarina.

Leia em: http://www.abant.org.br/files/20230517_646530b4e56d4.pdf.

Rememore a Nota da ABA “Tese do marco temporal” subscrita por sociedades científicas – 22 de maio de 2023

A “Tese do marco temporal”: o destino das terras indígenas em julgamento no STF.

Leia em: http://portal.abant.org.br/2023/05/23/a-tese-do-marco-temporal-o-destino-das-terras-indigenas-em-julgamento-no-stf/.

ABA subscreve Nota da SBPC “NÃO à violação dos direitos dos povos originários no Marco Temporal” / Mais de 30 entidades subscrevem nota da ICTP.br

As entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento afirmam que o projeto “viola, expressamente, a Constituição Federal, que reconheceu aos povos originários o direito às terras que tradicionalmente ocupam”.

Marco temporal é pouco, por Ricardo Verdum

O PL 2.903/2023 (ex-PL 490), ora em discussão no Senado Federal, mostra que   os setores econômico políticos contrários a efetivação dos direitos dos povos indígenas quere muito mais. O "marco temporal" é pouco.

WCAA e AAA endossam a Nota “ABA em defesa dos direitos dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente e da Vida”

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por meio de seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, e de sua Comissão de Assuntos Indígenas, vem expressar veemente repúdio quanto às ações do Congresso Nacional que buscam atacar os direitos de povos indígenas e desmantelar políticas ambientais. A aprovação das MPs 1.154/23 e 1.150/22, assim como a votação em caráter de urgência do PL 490/22 na Câmara dos Deputados, no dia 24 de maio, representam um grave retrocesso para a democracia brasileira. A colocação em votação do PL 490/22 afronta a vontade da maioria, que elegeu um programa de governo baseado em compromissos ambientais diante das mudanças climáticas e na efetivação dos direitos indígenas, agendas igualmente imbricadas à política internacional do país.

Acesse aqui o PDF da Nota em português.
Acesse aqui o PDF da Nota em inglês.

ABA assina Nota da SBPC em defesa do meio ambiente e dos povos indígenas / Mais de 80 entidades endossaram a Nota

A SBPC manifesta sua perplexidade e indignação perante o modo como na noite de quarta-feira se começou o desmonte de estruturas essenciais a uma governança democrática em nosso País. A aprovação, na Câmara, de propostas que retiram do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima órgãos essenciais para a preservação de nossos ecossistemas, e subtraem do Ministério dos Povos Indígenas órgãos que constituem sua própria razão de ser, deixa a comunidade científica brasileira chocada e indignada.

Nota Técnica da ABA, por meio de seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e sua Comissão de Assuntos Indígenas sobre o Projeto “Potássio Autazes”

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por intermédio de seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e sua Comissão de Assuntos Indígenas, manifesta repúdio ao avanço do Projeto "Potássio Autazes", conduzido pela mineradora Potássio do Brasil, subsidiária do grupo canadense Forbes & Manhattan, no estado do Amazonas. Apresentamos nossa preocupação diante da exploração de mina de potássio no referido município de Autazes, com graves ameaças ao povo indígena Mura.

Nota da ABA sobre recursos destinados às Humanidades e Ciências Sociais é endossada pela SBPC

No documento, a Associação Brasileira de Antropologia afirma que o último edital para o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) manteve vasta disparidade orçamentária costumeira entre as ‘Grandes Áreas’. SBPC manifesta apoio ao pleito da entidade no sentido de assegurar linha de pesquisa sólida e autônoma sobre os aspectos sociais e antropológicos da convivência em ambientes fechados.

ABA apoia a Nota da SBPC em defesa da universidade brasileira / Documento recebeu apoio de mais de 90 sociedades científicas

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou a todos os/as deputados/as federais e senadores/as brasileiros/as, uma carta intitulada “Apelo ao Congresso Nacional em defesa da universidade brasileira”.

O documento foi motivado pela queda de universidades do País no Center for World University Rankings (CWUR), que classifica as 2 mil melhores instituições de ensino superior do mundo.

Parcerias ABA



A Loja Camisa Crítica concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 10%: https://www.camisacritica.com/. Solicite o Cupom de desconto através do e-mail: aba@abant.org.br

A Editora Mil Folhas concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 25%: https://www.livraria.iieb.org.br/.
Solicite o Cupom de desconto (válido até Dezembro/2023) através do e-mail: aba@abant.org.br

A Editora Unicamp concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 40%: https://loja.editoraunicamp.com.br/catalogo. Para obter o desconto é indispensável preencher o cadastro da Editora, através do link https://loja.editoraunicamp.com.br/cliente/login. Após o preenchimento do cadastro é necessário comunicar a ABA (aba@abant.org.br) que o cadastro foi realizado. Assim, solicitaremos à Editora e o desconto será liberado.

Consulte todas as parcerias da ABA: http://portal.abant.org.br/beneficios/.

Chamadas da Comissão Editorial de Periódicos Científicos da ABA – CEPCA

Artigo em Destaque

A Comissão Editorial de Periódicos Científicos da ABA – CEPCA, no intuito de promover os periódicos de antropologia brasileiros, iniciará a publicação da série Artigo em Destaque, a ser publicada no boletim da ABA. Cada revista de antropologia de estrato A poderá indicar 1 artigo por ano para ser divulgado em nosso boletim. O artigo deve ser escolhido cuidadosamente como forma de representar o projeto editorial da revista e sua contribuição ao debate antropológico brasileiro. Nosso objetivo é promover a diversidade de perspectivas que guiam o trabalho editorial em nossa disciplina. Cada revista poderá enviar sua sugestão ao endereço aba@abant.org.br com título “Sugestão de Artigo Destaque”. 

Inclua seu periódico no site da ABA

A Comissão Editorial de Periódicos Científicos da ABA – CEPCA está preparando uma lista de periódicos de antropologia que deverá figurar no site da associação. Editores que desejam que suas revistas sejam incluídas na lista podem escrever ao e-mail aba@abant.org.br contendo o título completo do periódico, filiação institucional e site. Serão divulgadas revistas de antropologia ou ciências sociais brasileiras.

XIV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul

A XIV Reunião de Antropologia do Mercosul será um encontro totalmente presencial e terá lugar na Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ), entre os dias 01 a 04 de agosto de 2023.

Confira aqui a chamada para Lançamento de Livros e Revistas;
Acesse aqui a programação geral;
Conheça os canais oficiais nas redes sociais: https://www.instagram.com/divulga_ram / https://www.facebook.com/divulgaAlunosRAM23;
Podcast Divulga RAM, em parceria com o Museológicas: https://open.spotify.com/show/0ufROTuLYEA5Qmd5hMJfZy.

Pré-evento XIV RAM: “Museus, patrimônios e antropologia: novos paradigmas desde o Sul Global”

O pré-evento organizado pelo Comitê Patrimônios e Museus da ABA será coordenado por Regina Abreu (UNIRIO), Mario Chagas (Museu da República e UNIRIO) e Simone Vassallo (UFF), e ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, das 9h às 17h, no Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro).
Confira a programação aqui.
Inscrições: https://forms.gle/j34JuWNhERiypcWW7.
Informações: prerampatrimonio@gmail.com.

Novos Debates

Lançamento v.8 n.2 – 2022
http://novosdebates.abant.org.br/v8-n2-2022/

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.19 – 2022:
http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

eventos
Eventos no Brasil
21º Congresso Brasileiro de Sociologia

Data: 11 a 14 de julho de 2023
Local: Belém/PA
Informações: https://www.sbs2023.sbsociologia.com.br/

VI Encontro das Ciências Sociais no Norte de Minas

Data: 14 e 16 de agosto de 2023
Local: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG)
Informações: https://encontrocsunimontes.wixsite.com/6encontro/

VIII Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião

Data: 22 e 25 de agosto de 2023
Local: São Leopoldo/RS
Informações: http://www.est.edu.br/noticias/visualiza/viii-congresso-latino-americano-de-genero-e-religiao-esta-com-inscricoes-abertas-para-apresentacoes-de-trabalho–saiba-mais

Eventos no Exterior
TAN Interim Meeting 2023 / New normalities? Rethinking educational practices in times of crisis and challenge

Data: será divulgada oportunamente
Local: on line
Informações: https://easaonline.org/networks/teaching/events
Submissão de resumos até 30 de junho de 2023

VII ALA – Antropologías en Contextos Urgentes

Data: 11 a 15 de março de 2024
Local: Rosario Argentina
Informações: https://alacongresos.net/

oportunidades
Concursos e Seleções
Wenner-Gren divulga edital para Estudantes de Doutorado

A Wenner-Gren tem edital aberto para selecionar um estudante de doutorado em Antropologia ou Arqueologia para o seu Conselho Consultivo. Aceita-se a candidatura de de quem já cumpriu os créditos mas ainda não defendeu a tese. A duração do mandato é de um ano, devendo participar das reuniões que ocorrem em maio e novembro de 2024, em NY ou outra cidade, com despesas pagas. Inscrições até 01 de agosto de 2023. Informações: https://wennergren.org/article/call-for-applications-doctoral-student-member-of-the-wenner-gren-advisory-council-2/.

Universidad de la Republica (UDELAR/Uruguai) divulga chamada para Professor Agregado em Antropologia Social e Cultural

O Departamento de Antropologia Social da Universidad de la Republica (UDELAR/Uruguai) abriu um chamado para Professor Agregado em efetividade. O concurso será baseado em méritos, havendo provas apenas em caso de empate entre dois ou mais candidatos. Inscrições até 10 de julho de 2023. Informações: https://fhce.edu.uy/llamado-no-20-23-profesor-agregado-antropologia-social-y-cultural/.

publicações
Chamada para artigos
Revista Cadernos Naui

A Revista Cadernos Naui, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da UFSC – Departamento de Antropologia, divulga a chamada para o Dossiê “Patrimônio em tempos de crise”. Submissões até 30 de junho de 2023. Informações: https://naui.ufsc.br/2023/06/05/prorrogado-chamada-dossie-patrimonio-em-tempos-de-crise-2/.

Livros – Lançamentos 2022
Rivalidade e afeição: ritual e brincadeira no bumbá de Parintins

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro (Autora). Rivalidade e afeição: ritual e brincadeira no bumbá de Parintins. Editora Universidade Estadual do Amazonas. Autografia, 2022.

 

Podcasts
Antro, Como Faz?

#ep13 Conversas com o diário de campo (como faz?) 
https://open.spotify.com/episode/6Z64q0CWe59hOzWSFQC6Cp?si=l-Bvj7UxSLiOEPVrDv Dd4Q 

#ep14 O silêncio do campo ou o Encontro com o nada (como faz?)
https://open.spotify.com/episode/2Tf8OEdLWK8Fbs3QgcHdrf?si=c93ft6YgQTabznr3Y2Mx 6A 

#ep15 Devolução em campo (como faz?) 
https://open.spotify.com/episode/7CtnxHAq2X2jZxYUYZTF7L?si=Ycj5kxsVTq2bvi9DSB6 14A 

#ep16 Meus diários de campo sumiram (como faz?) 
https://open.spotify.com/episode/2N8onSHNqlBlpToyglu6YG?si=8koBDr0_Qg-RtT6Mx7sA pQ 

#ep17 Uma conversa com Malinowsky sobre o tédio em campo (como faz?)
https://open.spotify.com/episode/2pezT3pwqewU1MR09kJeQt?si=dCR1rCOjSdCmZGEg0m E75w 

#ep18 Renovação Física e Mental ou Planejamentos e Metas Futuras (como faz ?)
https://open.spotify.com/episode/3Cwz6uRJQWn6QnNAedTtFZ?si=Ifnnu5uPRYu-PzGqvcFf kQ 

 

Comida para Pensar (nova temporada, 8 episódios)

00. Consumo: significados, identidades e relações
https://open.spotify.com/episode/13RXlYdIxHCsRt6THGCxQN?si=JMQzfCAxQrq_4W7gemjHhQ&nd=1

01. Pobres, consumo e moralidade
https://open.spotify.com/episode/7w8gE0vFHxfkvmKqP7OtUx?si=BIjRH2NeTamVoW5LkJNsLg&nd=1

02. Estudos do consumo a partir da moda
https://open.spotify.com/episode/0c2vl9os8oU1D3Hw3tIVIm?si=yXRtvVJ1QZGHo1FBufu51%C2%AA&nd=1

03. Atos de amor: teoria das compras
https://open.spotify.com/episode/4u0ezBFvmZ6JueETyde6mj?si=sIQFqOSsSheVjn5U6sk6nQ&nd=1

04. O estranho mundo dos anúncios
https://open.spotify.com/episode/5adMbC4NonnNkUPHR5rwgo?si=91u9jFGRQ2yAVHmbaQP8MQ&nd=1

05. Objetos e humanos em relação
https://open.spotify.com/episode/7xIn772lF1cx3z8DsVT1VZ?si=0eD7w2CCTAuW_fSQVOCMtw&nd=1

06. Política e consumo: raça e gênero
https://open.spotify.com/episode/1etUnCtP4jj2Ar3tOezeTE?si=li8boQ7gRRiGhS9V_gGb-A&nd=1

07. Consumir o rural
https://open.spotify.com/episode/2wVNAzmJAJTZtNUnkxMcKF?si=lFFKQahFSeiCul6uTF-FqQ&nd=1

Divulga RAM

#2 – Divulga RAM: Julieta Infantino e Hernán Morel (Universidad de Buenos Aires); Daniel Bitter (UFF), diálogo sobre políticas culturais, patrimônio imaterial, culturas populares e práticas artísticas em contextos e circuitos urbanos
https://open.spotify.com/episode/5cRPUkmihgB39o8thiKNrJ

#3 – Divulga RAM: Lucía Eilbaum (UFF) e Rosa Carneiro ( UnB), Maternidades destituídas
https://open.spotify.com/episode/4bomAEYoXKdpetoNnmEOiQ

Ecos Pandêmicos

#1. Ecos Pandêmicos – Apresentação 
https://open.spotify.com/episode/6u48l7cvqD5KqTyGVV7PCS?si=-M3rs00aRR6n4dM5_e2l Aw 

#2. Ecos Pandêmicos – A pandemia na espiral da desigualdade 
https://open.spotify.com/episode/28Xxz0mKiM99wF7EVpoi4J?si=-lDCbc5OSgG3QWBQog TZiA

#3. Ecos Pandêmicos – África do Sul como espelho 
https://open.spotify.com/episode/5ZaABdxz8W3cph6LTzOpda?si=NBEWVPAtS6mJqJceEh dd4Q 

#4. Ecos Pandêmicos – África do Sul como espelho (Dublado em Português)
https://open.spotify.com/episode/1yLBn9csKlcymXgIAzNMRk?si=iV_LJ2tVQxmfphTttWJ BAA 

#5. Ecos Pandêmicos – o SUS ainda é nosso! 
https://open.spotify.com/episode/740xyDG2C4Ce77EKvFnhnR?si=D13e9S16T8Op-5foKtCa ig

Mundaréu

#1 – Criança não é adulto 
https://open.spotify.com/episode/52Yg4At99fedb37rHlfQzZ?si=ZUbILnWCTSG8_Pf3MXp 2Tw 

#2 – Cuidado é substantivo feminino 
https://open.spotify.com/episode/1v5Js0as2Qsebk2lybCjp7?si=fGWGDJ5rS2-0sMILffojMg 

#3 – A pontinha da pontinha do iceberg 
https://open.spotify.com/episode/5g3u9238eGn2HsCEOcjSl2?si=vPvM14w-Q8yp_wHZWK PRgg

Museológicas Podcast

#1 – Divulga RAM: Renata de Sá Gonçalves (UFF). Deborah Bronz (UFF), Felipe Berocan Veiga (UFF): “Desafios da produção do evento”. 
https://open.spotify.com/episode/6WIiBlpeEZWamEwCp9nzMh?si=z7oowJhMQMuhmf6rv8 ADTA

#2- Divulga RAM: Julieta Infantino e Hernán Morel (Universidad de Buenos Aires); Daniel Bitter (UFF) 
https://open.spotify.com/episode/5cRPUkmihgB39o8thiKNrJ?si=aMG00lwxQSm0RjylctxP VA 

#3- Divulga RAM: Lucía Eilbaum (UFF) e Rosa Carneiro (UnB) (Maternidades destituídas) 
https://open.spotify.com/episode/4bomAEYoXKdpetoNnmEOiQ?si=OwrFe5UbQfu1-wIt1_ NtBg 

#4- Divulga RAM: Ana Paula Miranda (UFF) e Joana Bahia (UERJ) – religiões afro-latino-americanas 
https://open.spotify.com/episode/3brdGkUEHJQPoPQvIFr3dw?si=dPbxcziXTzO3-qiGcTi8l Q

Urbanidades

#86 – Sobre “periferias urbanas” e “favelas”: uma análise a partir do UrbanData-Brasil, com Diego Peralta e Mauro Amoroso
https://open.spotify.com/episode/3fya5Tjd3IMTrQghXSz9N7?si=sA_00DHiSEeebg5f9djKLg&nd=1

#87 – Inovações metodológicas nas pesquisas sobre transporte e desigualdades urbanas com Mariana Giannotti e Pedro Logiodice
https://open.spotify.com/episode/1eixGgmFfLFh09de2XnxWS?si=gzXhHYRbQvW2qNK_Yk5zjw&nd=1

#88 – O mercado transnacional de cocaína e as infraestruturas portuárias do Brasil, com Isabela Vianna Pinho e Gabriel Patriarca 
https://open.spotify.com/episode/5Dt1mfXGDR3BX7VKYeNJyq?si=hilfUwfFRZOiA1OnJk o6dQ

notícias da mídia/outras
Manifestação da Presidente da FUNAI sobre o PL 490-07 e a MP 1154-2023

Presidente da FUNAI, Joenia Wapichana, se manifesta nas redes sociais sobre o PL 490-07 e MP a 1154-2023.

Nota da Sociedade de Arqueologia Brasileira sobre o Marco Temporal

A Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), associação civil de caráter científico que congrega especialistas dedicadas/os ao ensino, à pesquisa e à prática da arqueologia e áreas afins no Brasil, coerente com posições anteriormente divulgadas em defesa da democracia, dos direitos humanos, do patrimônio cultural e da preservação da biodiversidade, vem a público manifestar apoio aos povos indígenas e registrar posição contrária ao Projeto de Lei n. 490 (PL 490), de 20 de Março de 2007, e à tese inconstitucional do marco temporal, haja vista o seguinte entendimento.

Nota técnica do ODSDH na Amazônia/FD/UFAM sobre o marco temporal e os direitos territoriais indígenas

Neste dia 5 de junho de 2023, Dia Mundial do Meio Ambiente o Observatório de Direito Socioambiental e Direitos Humanos na Amazônia (ODSDH na Amazônia/FD/UFAM) vem, por meio desta, manifestar profundo REPÚDIO ao Protocolo de Intenções assinado entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a mineradora Potássio do Brasil, no dia 23 de março de 2023.

PPGAA/UFOPA foi aprovado pela CAPES

CAPES aprova o novo Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA/UFOPA) na Universidade Federal do Oeste do Pará em Santarém. O programa foi concebido com foco forte na formação de antropólogos e arqueólogos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Confira a APCN aprovada: http://www.abant.org.br/files/20230612_64871ac070891.pdf.

Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação prorrogou, por mais 30 dias, a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio (NEM). Prevista para terminar em 06 de junho, a consulta se estenderá até o dia 07 de julho.
Pela Plataforma Participa + Brasil, no Opine Aqui, pode-se responder a pesquisas rápidas por meio de enquetes ou pelo envio de sugestões aos órgãos: https://www.gov.br/participamaisbrasil/reestruturacao-da-politica-nacional-de-ensino-medio.
Acesse o cronograma com as atividades previstas: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacaosocial/audiencias-e-consultas-publicas/ensino-medio/cronograma.

Decisão da Justiça determina exclusão de obras didáticas que violem direitos humanos

Uma decisão da 4ª Vara da Justiça Federal determinou que as obras selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) devem respeitar princípios éticos e democráticos e não podem ser incluídos materiais que violem direitos humanos ou façam proselitismo religioso. A sentença foi proferida na quarta-feira, 10 de maio, no âmbito de uma Ação Civil Pública movida por organizações que compõem a Articulação contra o Ultraconservadorismo na Educação que refutava o edital de 2021 do PNLD.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content