Informativo nº 11/2023 | 30/06/2023

Informativo nº 11/2023 | 30/06/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 11/2023 | 30/06/2023
destaques da ABA
Nota pública por memória e justiça pela chacina de Curió, em Fortaleza – CE

Entre os dias 11 e 12 de Novembro de 2015 no Bairro Curió na cidade de Fortaleza – CE foram vitimados onze adolescentes, jovens e adultos, brancos e negros. Pelo caso, foram acusados 34 policiais militares. Todas as mortes foram executadas entre 0h20min e 3h57min, do dia 12/11/2015 e vitimaram: Álef Souza Cavalcante, 17 anos; Antônio Alisson Inácio Cardoso, 17 anos; Jardel Lima dos Santos, 17 anos; Marcelo da Silva Mendes, 17 anos; Marcelo da Silva Pereira, 17 anos; Patrício João Pinho Leite, 17 anos; Renayson Girão da Silva, 17 anos; Pedro Alcântara Barroso, 18 anos; Jandson Alexandre de Sousa, 19 anos; Valmir Ferreira da Conceição, 37 anos e Francisco Enildo Pereira Chagas, 41 anos.

Simpósio Especial – RBA 70 anos: a criação da ABA e a defesa dos direitos fundamentais

Simpósio Especial 5 – RBA 70 anos: a criação da ABA e a defesa dos direitos fundamentais
Dia: 03/08/2023, das 11:00 às 13:00
Coordenação:
  Sônia Magalhães (UFPA/ABA – Brasil)
Palestrantes:
Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF – Brasil)
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFF – Brasil)
Gustavo Lins Ribeiro (UAM – México) 
Debatedora: Lia Ferrero (ALA – Argentina) 

Simpósios Especiais propostos por Associações de Antropologia do Mercosul

A Presidente e Vice-presidente da ABA, Andréa Zhouri e Sônia Magalhães, estarão representando a Associação junto das demais Associações de Antropologia do Mercosul.

Confira a programação.

Webinários na TV ABA
Webinário: Descolonizando o Ensino de Antropologia na Graduação – #2: Povos Indígenas

Conheça a programação da série de webinários:
http://www.abant.org.br/files/20230613_64888c1804260.pdf.

Aconteceu na TV ABA

Seminário "Diversidade, Territórios e Meio Ambiente: 120 Dias de Reconstrução da Democracia"
https://youtube.com/playlist?list=PLrqSUafHHXYyhTan1bOqfCEOJP9RVNzGa

Parcerias ABA
Editora Telha

A Editora Telha concede o seguinte desconto aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:

Desconto de 10% na publicação de teses, coletâneas e livros autorais.
Para informações sobre publicações preencha o formulário, informando no campo nome “ABA e seu nome”: https://conteudo.editoratelha.com.br/publicar.

Alameda Editora

Desconto de 15%: www.alamedaeditorial.com.br. Solicite o Cupom de desconto através do e-mail: aba@abant.org.br.

Editora UnB

Desconto de 20%: https://www.editora.unb.br/. Solicite o Cupom de desconto (válido até 31/12/2023) através do e-mail: aba@abant.org.br.

Consulte todas as parcerias da ABAhttp://portal.abant.org.br/beneficios/.

17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Realizado em Belém de 21 a 22 de junho de 2023.

No dia 23/06 foi realizado um workshop reunindo principalmente as organizações da sociedade civil que desenvolvem projetos sobre violência estatal,  apoiados pela Fundação Ford. 

Participaram das atividades: Flávia Melo – Diretora da ABA/Região Norte e Sônia Magalhães – Vice-presidente.

Conselheira da ABA Maria Rosário ocupará a vaga no CA do CNPq

Maria Rosário Gonçalves de Carvalho (UFBA), membro do Conselho Diretor da ABA, foi eleita para compor o Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia (CA-CS), do CNPq, com mandato de 01/07/2023 até 30/06/2026.

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais

Os/as seguintes associados/as da ABA estão entre os/as eleitos/as: Estevão Rafael Fernandes, Editor Chefe da Revista Novos Debates da ABA; Nilma Lino Gomes, membro do Conselho Diretor da ABA; e Maria Elisa Máximo.
Confira: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/renato-janine-ribeiro-e-reeleito-presidente-da-sbpc-e-diretoria-mantem-maioria-feminina/.

Antropólogo Kabengele Munanga é homenageado pela USP ao receber título de Emérito

A Diretoria da ABA saúda o professor Kabengele Munanga pelo Título de Professor Emérito concedido pela USP (https://adusp.org.br/universidade/kabengele-emerito/). Lembramos que durante a 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA (https://www.youtube.com/watch?v=lqx252Yjgn0), realizada no ano de 2020, o professor Kabengele foi agraciado com a Medalha Roquette Pinto.

União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES) organiza eleições do Conselho das Comissões (CoC)

A União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES) este ano está organizando as eleições para Coordenador e Coordenadora Adjunta do Conselho das Comissões (CoC) em funcionamento na IUAES. O Conselho das Comissões é constituído como um órgão dentro da Assembleia Geral e representa todas as Comissões da IUAES que, coletivamente, estão no centro de todas as atividades acadêmicas.  Atualmente existem 26 comissões em funcionamento, aqui a lista: https://www.waunet.org/iuaes/comm/list. Os antropólogos Felipe Bruno Fernandes (UFBA), associado da ABA, e Anita Nuldeman (Universidade Ben Gurion) na última reunião do CoC, dia 08 de junho, lançaram suas respectivas candidaturas para Coordenador e Coordenadora Adjunta. Nessa reunião foi apresentada a carta de motivos de suas candidaturas para a próxima gestão. As votações estão previstas para outubro, no 19º IUAES-WAU-Congresso Mundial, em Nova Delhi, durante os dias 19 a 20 de outubro.

Últimos dias para a consulta pública sobre Diretrizes para ética da pesquisa e integridade científica nas Humanidades

Neste sábado, 1º de julho, encerra a consulta pública das Diretrizes para Ética das pesquisas e Integridade Científica para as Humanidades. O documento foi elaborado no âmbito do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA). Produto de intenso debate realizado pelo GT de Ética em pesquisa do Fórum, iniciado ainda no começo de 2022. Este documento tem o objetivo de atender às particularidades das Humanidades, e servir como um guia para a construção ética de nossas pesquisas. A consulta e o documento podem ser acessados no link abaixo:

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVmEN63P3U1-b_5DlW-B9EDrSokvW2VnrDYTYydWceNzQBJw/viewform

Novos Debates

Lançamento v.8 n.2 – 2022
http://novosdebates.abant.org.br/v8-n2-2022/

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.19 – 2022:
http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de Jonathan D. Hill (24/06/2020)

Leia aqui a nota de pesar do Prof. Renato Athias.

prêmios
II PRÊMIO “TABITA BENTES DOS SANTOS”
Prêmio de tese de doutorado em Antropologia da Saúde – 2023

A V Reunião de Antropologia da Saúde (RAS) premiará a melhor tese de doutorado na área de Antropologia defendida nos anos de 2021 e 2022 sobre o tema da Antropologia da Saúde. O II Prêmio de Antropologia da Saúde “Tabita Bentes dos Santos” objetiva estimular, apoiar e divulgar trabalhos que versem sobre a contribuição da Antropologia para várias áreas relativas à temática da saúde, do adoecimento, do sofrimento, dos serviços, políticas públicas e tecnologias em saúde. A inscrição deverá ser feita através do endereço de email: vras.ichs@ufmt.br. Prazo para inscrições: 19 de julho de 2023. Informações: Edital.

oportunidades
Pós-graduação
Seleção Bolsista Pós-Doutorado na UFPR

O Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (PPGAA/UFPR) torna pública a abertura de inscrições ao processo seletivo para Bolsista de PósDoutorado, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Solidariedade Acadêmica (PDPG-SOLIDARIEDADE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Edital CAPES 30/2022). Prazo para inscrições: 19 de julho de 2023. Informações: http://www.humanas.ufpr.br/portal/ppga/posdoc/.

publicações
Chamada para artigos
Revista Iluminuras

A Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS, divulga chamada de artigos, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2023. O dossiê v. 24, n. 66, tratará sobre o tema "Deficiência, políticas e poéticas do acesso: reconfigurando o corpo e a sociedade". Prazo para submissões: 15 de agosto de 2023. Informações: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/announcement/view/1714.

Revista Sociedade e Cultura

Revista Sociedade e Cultura, publicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e de seus programas de pós-graduação em Antropologia Social, Ciência Política e Sociologia, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Ciências Sociais e Contemporaneidade: Desafios, diálogos e perspectivas a partir do sul global”. Previsto para ser publicado no vol. 27 de 2024, o dossiê busca reunir trabalhos das áreas de Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia que, partindo de distintos recortes empíricos, dialoguem com movimentos teórico-metodológicos contemporâneos, que visam pluralizar as ciências sociais, apresentando novas possibilidades de análise e de interpretação com foco em lugares (semi) periféricos. Prazo para submissões: 31 de outubro de 2023. Informações: https://revistas.ufg.br/fcs/announcement/view/1016.

Revistas – Novos números
Revista Religião & Sociedade

Revista quadrimestral dedicada ao tema da religião em todas as suas possibilidades de relações com a sociedade – Religião & Sociedade, Volume: 43, Número: 1, Publicado: 2023.

fotocronografias

O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos – v. 8 n. 20 (2022): Paisagens Humanimais.

Revista Latinoamericana de Antropología – LAT

La Revista Latinoamericana de Antropología del Trabajoes una publicación del Centro de Estudios e Investigaciones Laborales (CEIL-CONICET) de Argentina y el Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS-CONACYT) de México – Vol 7, No 15 (2023) – Salud/Subjetividad–Trabajo.

Podcasts
Antropotretas

espraiando – Erva Brava #04

Antro, Como Faz?

#ep19 Evento acadêmico e Sistematização dos dados (como faz?)
#ep20 Organização dos dados para a Análise dos dados (como faz?)

Mundaréu

#4 – O Zika me formou
#5 – Fome de pesquisador

Museológicas

#5 Divulga RAM – Outras imaginações e cosmopolíticas: mundos ameríndios  e coletivos de matriz africana (Joana Miller, UFF; Clara Flaksman, UFRJ)
#155 – “Eu e o texto científico: uma relação possível” (Ana Cláudia Araújo Santos – UFPE)

Tucandeira

Pandemia de empreendimentos no Quilombo de Abacatal (Ananindeua/PA) – parte 2

Urbanidades
Ecos Pandêmicos

7. Ecos Pandêmicos – Hesitação vacinal: O que é além de desinformação?
8. Ecos Pandêmicos – A pesada carga das miudezas do corpo
9. Ecos Pandêmicos – Pandemia, crise atual e desigualdades duradoras
10. Ecos Pandêmicos – Antropologia, podcast e pandemia

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content