Informativo nº 13/2023 | 28/07/2023

Informativo nº 13/2023 | 28/07/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 13/2023 | 28/07/2023
destaques da ABA
O processo de licenciamento ambiental de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Rio das Mortes e afluente (MT) que afetam diretamente os povos Xavante e Bororo

Através de sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e de seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem reiterar as profundas preocupações sobre a legitimidade jurídica e a condução política do processo de licenciamento ambiental de quatro pequenas centrais hidrelétricas, previstas para serem implementadas no rio das Mortes (MT), afetando o modo de vida dos povos Xavante e Bororo.

XIV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul

A XIV Reunião de Antropologia do Mercosul de 2023 será realizada na Universidade Federal Fluminense entre os dias 1 e 4 de agosto de 2023. As atividades como GTs, Mesas redondas, Simpósios, oficinas e minicursos acontecerão no campus Gragoatá da UFF. Nos dias 29 e 30 de julho acontecem no Centro de Artes da UFF (prédio da Reitoria em Icaraí) as Mostras de fotografias, filmes, artes e produções sonoras. As exposições estarão abertas durante todo o evento. E na sala Nelson Pereira dos Santos acontecem a abertura e conferências.
Este será um evento totalmente presencial e contará com a participação das associações de antropologia, redes e grupos de pesquisa, pesquisadores, estudantes de antropologia do Brasil e de diversos países da América do Sul, entre outros.
A programação completa pode ser acessada no site do evento https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/

Secretaria da ABA na XIV RAM

Lembramos que a Secretaria Administrativa da Associação estará disponível no Estande da ABA, localizado na Feira de Livros da XIV RAM, de 01 a 04/08/2023, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ.

Destacamos que os/as associados/as em dia com sua/s anuidade/s poderão retirar um exemplar das publicações disponíveis em estoque, que ainda não tenham sido retiradas.
Aproveite para acertar sua/s anuidade/s e verificar se possui alguma publicação para receber!

TVABA na SBPC

As atividades organizadas pela diretoria da aba na sbpc já estão disponíveis na tvaba. Demais atividades que incluem associados/as se encontram no canal da sbpc.

Conferência – UM LABORATÓRIO DE GUERRA HÍBRIDA: O CASO DAS ELEIÇÕES DE 2022
https://www.youtube.com/watch?v=_11ooe5CF4w

Mesa Redonda – VIOLÊNCIA DE ESTADO SOB PERSPECTIVA INTERSECCIONAL
https://www.youtube.com/watch?v=lf3D9gY-z_o

Confira a programação presencial que contou com associados e associadas da ABA:

https://eventos.galoa.com.br/sbpc-2023/calendar

Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) publica documento com orientações para acessibilidade em Museus, de autoria de membros do Comitê Deficiência e Acessibilidade da ABA

O SISEM-SP acaba de publicar o Documento de Orientação|Deficiência e Acessibilidade em Museus. O material é fruto do programa Sonhar o Mundo – Direitos Humanos nos Museus, ciclo 2022-2023.

Atentar às diferenças entre pessoas com deficiência, compreendendo que além de recursos físicos ou técnicos são necessárias práticas de acessibilidade atitudinal, eficaz para eliminar as barreiras sociais, está entre as recomendações no texto. No mesmo sentido, a publicação destaca a importância de contar com uma equipe diversa dentro dos museus. A ideia é formar um conselho que inclua pessoas com deficiência e profissionais do setor museológico para estabelecer as diretrizes e práticas de acessibilidade nas instituições. 

O documento é de autoria das antropólogas Anahi Guedes de Mello e Olivia von der Weid, que coordenaram as oficinas do programa Sonhar o Mundo, com o tema “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Deficiência e Acessibilidade em Museus”. O sociólogo Marco Antonio Gavério também é autor do documento.

Notícia completa e Documento na íntegra

Parcerias ABA
Editora Malê

A Editora Malê concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:
Desconto de 35% (Cupom não acumula com as demais promoções): http://www.editoramale.com.br/.
Solicite o Cupom de desconto (válido até 18/07/2024) através do e-mail: aba@abant.org.br.

Editora UFMG

Desconto de 30%: http://www.editoraufmg.com.br/. Solicitar instruções à Secretaria da ABA através do e-mail: aba@abant.org.br.

Papéis Selvagens Edições

A Papéis Selvagens Edições concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:

Desconto de 10%: https://papeisselvagens.com.br/. Solicite o Cupom de desconto através do e-mail: aba@abant.org.br.

Novos Debates

Lançamento v.8 n.2 – 2022
http://novosdebates.abant.org.br/v8-n2-2022/

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.19 – 2022:
http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

prêmios
II Prêmio de Tese “Tabita Bentes dos Santos”

A V Reunião de Antropologia da Saúde (RAS) premiará a melhor tese de doutorado na área de Antropologia defendida nos anos de 2021 e 2022 sobre o tema da Antropologia da Saúde. Prazo de inscrições: 07 de agosto de 2023. Informações: Edital / https://www.even3.com.br/vras/.

eventos
Eventos no Brasil
V Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica – EAVAAM

Data: 12 a 15 de setembro de 2023
Local: Universidade Federal do Pará – UFPA
Informações: https://eavaam.com.br/2023/

V SIGESEX: Mulheres, LGBTQIA+ e desigualdades sociais – A vulnerabilidade amplificada durante a pandemia de COVID-19

Data: 27 a 29 de setembro de 2023
Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande/MS
Informações: https://sigesex.wordpress.com/
Prazo para envio de resumos: 20 de agostro de 2023

4º Simpósio Sudeste da Associação Brasileira para Pesquisa e História das Religiões – ABHR

Data: 06 a 08 de novembro de 2023
Local: Universidade Cândido Mendes / IUPERJ
Informações: https://www.even3.com.br/simposio-abhr-sudeste-2023-358356/

V Reunião de Antropologia da Saúde

Data: 21 a 23 de novembro de 2023
Local: Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT / Cuiabá
Informações: 4ª Circular / https://www.even3.com.br/vras/

IX ReACT – Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia

Data: 21 e 24 de novembro de 2023
Local: Universidade Federal de Goiás – UFG (Goiânia), Campus Samambaia
Informações: https://ixreact.fcs.ufg.br/

publicações
Chamada para artigos
Revista Mediações

Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga a prorrogação do prazo da Chamada de artigos para o dossiê: Conhecimentos Canábicos: Práticas sociopolíticas emergentes de pesquisa e de produção de conhecimentos, Mediações, vol. 28, n. 3 – 2023/3. Prazo para submissões: 30 de julho de 2023. Informações: Chamada – vol. 28, n. 3 – 2023/3.

Chamada de artigos para coletânea: Colocando a Justiça de Dados em contexto

O termo Justiça de Dados ganhou popularidade entre acadêmicos e ativistas nos últimos 10 anos. Seu significado predominante nos estudos (anglófonos) até agora tem apontado para uma preocupação geral sobre como a datificação trouxe ameaças à privacidade, ao aumento da vigilância estatal e à expansão do capitalismo na vida cotidiana das pessoas. Como tal, é um termo útil para chamar a atenção e promover esforços no combate a indústrias extrativas público-privadas e ao capitalismo racializado que caracteriza o Big Data. No entanto, como apontam Dencik et al., seu significado na prática também é heterogêneo e fluido, vinculado a diferentes formas de luta por aquilo que importa e faz sentido para as pessoas a partir de seus contextos. De fato, os principais debates sobre privacidade, vigilância e mercantilização em relação a Big Data e Inteligência Artificial têm sido, em sua maioria, completamente sobredeterminados pelo que ocorre na Europa e nos EUA, levando recentemente alguns estudiosos a reivindicar uma “desocidentalização” de nossas abordagens em relação à justiça de dados (Dencik et al., 2022; cf Mertia, 2020).O prazo para envio de título e resumo é 31 de julho de 2023. Caso pessoas interessadas tenham alguma dúvida, por favor entrem em contato com Tone, Sandeep e Catarina em: tone.walford@ucl.ac.uksandeepmertia@nyu.edu ou morawska-vianna@ufscar.br.

Revista Horizontes Antropológicos

A Revista Horizontes Antropológicos (PPGAS/UFRGS, Qualis A1) divulga chamada de artigos para o número temático 70 – Antropologia do Desenvolvimento. Prazo para submissões: 30 de setembro de 2023. Informações: https://www.ufrgs.br/ppgashorizontesantropologicos/?page_id=2664.

Podcasts
Antro, Como Faz?

#ep23 Transcrição da entrevista e integridade dos dados (como faz?)
#ep24 Ética de pesquisa e Antropologia (como faz?)

Museológicas Podcast

#2 Enegrecer – Corporalidades e Saúde [Gilson Rodrigues].
#162 ENEMU 2023 – Encontro Nacional de Estudantes de Museologia – UFOP 
#9 Divulga RAM – Os bastidores do podcast e da divulgação científica da XIV  RAM 
Episódio #3 – Racismo Científico

Urbanidades

#91 – Dossiê “Infraestruturas Urbanas” – Estudos Avançados (USP)

notícias da mídia/outras
Enciclopédia de Antropologia

Enciclopédia de Antropologia (EA), projeto de acesso aberto hospedado na USP e menção honrosa no último prêmio de divulgação científica da RBA, publicou uma nova leva de verbetes.

Os novos verbetes são:
Katherine Dunham" [autora], escrito por Vanessa Cândida Lourenço
https://ea.fflch.usp.br/autor/katherine-dunham
"Êxtase religioso" [obra] de Ioan Myrddin Lewis, escrito por Lucas Ramos da Cunha
https://ea.fflch.usp.br/obra/extase-religioso
"Hutukara Associação Yanomami" [instituição], escrito por Corrado Dalmonego
https://ea.fflch.usp.br/instituicoes/hutukara-associacao-yanomami
"Bruno Latour" [autor], escrito por Marisol Marini e André S. Bailão,
https://ea.fflch.usp.br/autor/bruno-latour
"Kabengele Munanga" [autor], escrito por Clayton Guerreiro, 
https://ea.fflch.usp.br/autor/kabengele-munanga
"Museu de Arqueologia e Etnologia da USP" [instituição], escrito por Camilo de Mello Vasconcellos
https://ea.fflch.usp.br/instituicoes/mae-usp
"Curt Nimuendajú" [autor], escrito por Peter Schröder
https://ea.fflch.usp.br/autor/curt-nimuendaju
"O totemismo hoje" [obra] de Claude Lévi-Strauss, escrito por Camila Galan de Paula 
https://ea.fflch.usp.br/obra/o-totemismo-hoje

Os verbetes estão sendo divulgados em nossas redes sociais, no Instagram, Facebook e Twitter.

WCAA tem nova diretoria

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas elegeu novos/as integrantes. A diretoria está agora assim formada:

(Elected Members)
Chair, Gordon Mathews (Hong Kong)
Deputy Chair, Clara Saraiva (Portugal)
Ongoing OC member, Francesca Declich (Italy)
Ongoing OC member, Bela Feldman (Brazil)
Ongoing OC member, Lia Ferrero (Argentina)
New OC member, Jinsook Choi (South Korea)
New OC member, Gcobani Quambela (South Africa)

(Appointed Members)
Secretary, Michel Bouchard (Canada)
Treasurer, Helen Macdonald (South Africa)
Website and social media, Ricardo Fagoaga (Mexico)
Task force coordinator. Virginia Dominguez (United States)

Comparando as Situações dos Antropólogos ao Redor do Mundo – Webinar do WCAA

Este webinar (Findings from the "Making Anthropology Global" Task Force: Comparing the Situations of Anthropologists Around the World)  consiste em seis antropólogos descrevendo brevemente a situação da antropologia em suas próprias sociedades: Shannon Morreira (África do Sul), Gonzalo Diaz Crovetto (Chile), Thomas Hylland Eriksen (Noruega), Yasmeen Arif (Índia), Gang Chen (China) e Gordon Mathews (Hong Kong), e em seguida, oferecendo algumas sugestões sobre como a situação da antropologia no mundo pode ser melhorada, especialmente em relação à hegemonia anglo-americana atual. Venha se puder! Garantiremos que haja tempo suficiente para a participação e perguntas da audiência. Link para o registro prévio.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content