Informativo nº 14/2020 | 10/06/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 14/2020 | 10/06/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia tem nova data para a realização virtual

Prezadas/os Colegas e Associadas/os,

Em Informativo anterior, divulgamos o adiamento da 32ª Reunião Brasileira de Antropologia, prevista inicialmente para acontecer entre os dias 07 e 10 de julho de 2020. Essa decisão da Diretoria da ABA, em diálogo com nossos anfitriões da UERJ, decorreu da disseminação do Coronavírus (Covid-19), que tornou inviável a realização de evento desse porte, com público esperado de mais de 3 mil pessoas. Mais recentemente e pelas mesmas razões ficou claro que apenas em modo virtual o evento poderia acontecer ainda em 2020. A data, entretanto,  estava em aberto.

Neste momento, comunicamos com alegria que a Diretoria definiu finalmente uma nova data para a 32ª RBA, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 06 de novembro, com interrupção das atividades regulares no dia 02 de novembro. Esse dia, data especial para muitos, será tratado de modo a respeitar seus significados e sentidos. O processo de recebimento de inscrições será imediatamente retomado.

Com as adaptações inevitáveis, impostas pelo caráter virtual da reunião, a 32ª RBA se realizará segundo todas as contribuições já propostas, convites já feitos, bem como o conjunto de GTs e de Mesas Redondas já aprovados.

Com a nossa Diretoria Executiva,  o Conselho Diretor,  a Comissão de Organização da RBA do Rio de Janeiro e, especialmente, com a diligência e competência de nossa secretaria, conseguiremos garantir a qualidade e abrangência temática que sempre caracterizaram as RBAs,  consolidando a antropologia brasileira como conjunto de saberes em profundo e contínuo diálogo na defesa de direitos e diferenças.

Brasília/DF, 10 de junho de 2020.

Atenciosamente,

Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia – ABA

Maria Filomena Gregori – Presidente
Sérgio Luís Carrara – Vice-Presidente
Thereza Cristina Cardoso Menezes – Secretária Geral
Luiz Eduardo de Lacerda Abreu – Secretário Adjunto
João Miguel Manzolillo Sautchuk – Tesoureiro Geral
Izabela Maria Tamaso – Tesoureira Adjunta
Angela Mercedes Facundo Navia – Diretora
Manuela Souza Siqueira Cordeiro – Diretora
Patrice Schuch – Diretora
Patricia Silva Osorio – Diretora

Reuniões e Webinars das Comissões e Comitês da ABA

Lembramos as coordenações das Comissões e Comitês da ABA que temos a possibilidade de disponibilizar sala de reuniões virtuais para que as Comissões e Comitês da Associação realizem reuniões, entre os membros que as compõem. Bem como, temos a disponibilidade dessa sala de zoom para a realização de webnars propostos pelas comissões e comitês, tratando dos assuntos da atualidade.
Solicite a secretaria da ABA, através do e-mail aba@abant.org.br, o formulário específico para formalizar o pedido de reuniões e/ou webnars.

Webinar: Patrimônios, Museus e Reexistências

O Comitê de Patrimônios e Museus da ABA vai realizar o Webinar: Patrimônios, Museus e Reexistências, na 5ª feira, dia 18 de junho de 2020, das 16h às 18h. O evento será transmitido pelo canal do TV/ABA no YouTube (https://www.youtube.com/tvaba).

Reuniões e Webinars das Comissões e Comitês da ABA

Lembramos às coordenações das Comissões e Comitês da ABA da disponibilização de sala virtual, através do programa Zoom, para reuniões de seus membros ou para a organização de webinars temáticos.  Solicite à secretaria da ABA, através do e-mail aba@abant.org.br, o formulário específico para formalizar o pedido de reserva de horário.

Nota de repúdio da ABA em relação à Portaria GM/MS nº 1.325/2020

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e sua Comissão de Direitos Humanos vêm manifestar seu repúdio à Portaria GM/MS nº 1.325/2020, que, na contramão de todos os avanços conquistados nas últimas décadas, revogou tanto a Portaria GM/MS nº 95/2014 – que dispõe sobre o financiamento do serviço de avaliação e acompanhamento às medidas terapêuticas aplicáveis ao paciente judiciário, no âmbito do SUS -, quanto sua consolidação na Portaria GM/MS nº 2/2017, ou seja, os artigos 16 a 28 do Anexo XVIII e os Anexos 3 e 4 do Anexo XVIII. Revogam-se normas que dizem respeito aos deveres do Estado brasileiro em relação às pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei e que asseguram o disposto tanto na Constituição Federal e nos pactos internacionais dos quais o país é signatário, quanto na Política Nacional de Direitos Humanos e na legislação infra-constitucional. Esses deveres não podem ser simplesmente desconsiderados.

O impacto da pandemia nas rotinas de trabalho nas Ciências Sociais

:: PESQUISA VAI MAPEAR IMPACTO DA PANDEMIA NAS ROTINAS DE TRABALHO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS ::

Convite para participar é direcionado a toda comunidade de cientistas sociais.
Formulário é objetivo, com preenchimento estimado em cerca de 10 minutos.
As(os) respondentes devem ter, no mínimo, a graduação completa.
Objetivo é produzir um relatório e disponibilizar abertamente os dados.
Anonimato de respondentes será preservado durante todas as etapas da pesquisa e na sua divulgação.  

Responda ao questionário em: http://bit.ly/impactonotrabalhoCS

Estudo é coordenado pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em parceria com Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Leia mais no nosso site: https://cienciapolitica.org.br/index.php/noticias/2020/06/pesquisa-vai-mapear-impacto-pandemia-nas-rotinas-trabalho

COVID-19 NOS DISTRITOS SANITÁRIOS ESPECIAIS INDÍGENAS: EVOLUÇÃO DOS CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS

Os antropólogos Luís Roberto de Paula (UFABC) e Juliana Rosalen (Iepe) analisaram os relatórios da Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS) sobre casos confirmados de contaminação e óbitos havidos por Covid-19 entre os povos indígenas. A análise abarcou o período de 1º de abril a 29 de maio de 2020, e os dados foram organizados por Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Trata-se de uma tentativa inédita e preliminar de sistematizar em gráficos a evolução da transmissão da Covid-19 e efeitos (especialmente óbitos) nesta população. Segundo os autores, ao serem analisados de maneira comparativa com outras fontes, os números oficiais da SESAI são inferiores ao que seria esperado ou devido. Relacionam isso ao fato de não estarem sendo contabilizados casos de contágio e óbito entre indígenas em contextos urbanos e em contextos rurais não abrangidos pela cobertura dos DSEI, além da falta de testes laboratoriais e diagnósticos precisos feitos em massa nessa população. Outra falha observada nos boletins epidemiológicos da SESAI é a ausência da variável étnica nos registros. É necessário recorrer a outras fontes visando qualificar o dado quantitativo. Por fim, puderam verificar que diversos povos indígenas estão na etapa de “transmissão comunitária” da epidemia. É o caso dos povos atendidos pelos DSEI Alto Solimões, Médio Solimões, Alto Rio Negro, Manaus, Guamá-Tocantins, Maranhão, Ceará e Mato Grosso do Sul. 

Cientistas Sociais e o Coronavirus

ABA assina Manifestação das entidades científicas por mais discussão sobre projetos de lei que tratam de desinformação, liberdade, responsabilidade e transparência na Internet

Coordenadora do Comitê Gênero e Sexualidade da ABA, Profª Heloísa Buarque de Almeida, participa de atividade sobre a Covid

"Momento Covid – Gênero e Desigualdades", organizado por Regina Facchini (Pagu/UNICAMP) e Carolina Parreiras (NUMAS/USP)
Episódio "Desigualdades escancaradas: gênero, raça e classe" – https://www.youtube.com/watch?v=JYnPnzfxg08&t=10s.

Série "# Em casa com SESC", organizado por Ana Paula Simioni (IEB/USP) e Marcia Lima (Sociologia/USP)
Debate "Os Impactos Desiguais da Covid" – https://www.youtube.com/watch?v=B0Sz5WUPhcs&feature=youtu.be

Eleições do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI)

Comunicamos que Rafael de Almeida Evangelista, sócio efetivo da ABA, foi eleito com o apoio da nossa Associação, para representar a Comunidade Científica e Tecnológica junto ao CGI.
Resultado do 1º turno: https://elections.registro.br/static/resultado-1o-turno.html.
Resultado do 2º turno: https://elections.registro.br/static/resultado-2o-turno.html.

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Novo volume de Novos Debates (v4, n1-2).

A Revista Novos Debates acaba de lançar seu novo volume (v4, n1-2). As contribuições incluem pesquisas em gênero e sexualidades, relações raciais, cultura popular, museus, infância, saúde e relações multiespécies. As autoras e autores deste número produzem desde diversas localidades do país e do exterior, o que reitera a vocação plural e cosmopolita da publicação. Boa leitura!

http://novosdebates.abant.org.br/

publicações
Revistas – Chamada para artigos
Revista CPC

A Revista CPC é um periódico científico voltado para a discussão e reflexão de questões afeitas ao patrimônio cultural em seus múltiplos aspectos: preservação do patrimônio; identificação e registro de bens culturais; educação patrimonial; referências culturais e memória social; instituições museológicas; arquivos, centros de memória e informação;  coleções e acervos; conservação e restauro, está recebendo submissões para o Dossiê "Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões", Revista CPC n. 30 – edição especial. Subsmissões até 30 junho de 2020. Informações: https://www.revistas.usp.br/cpc/announcement.

Revista Proa

A Proa: Revista de Antropologia e Arte é uma publicação semestral virtual, de acesso irrestrito, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS – IFCH – Unicamp), está com Chamada Aberta para Dossiê Chamada de Artigos para o Dossiê Cinema Indígena. Submissões até 31 de julho de 2020. Informações: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/announcement.

Revista Iluminuras

Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS, divulga chamada de artigos, para a edição 57, primeiro semestre de 2021. Prazo de envio é até 15 de março de 2021. Informações: https://seer.ufrgs.br/iluminuras/announcement/view/1226.

Revistas – Novos números

Anuário Antropológico – Revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB) – v. 45, n. 2, maio-agosto/2020 https://journals.openedition.org/aa/5761 / https://fb.me/AnuarioAntropologicoDAN.

Campos – Revista de Antropologia, publicação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná, tem o propósito de constituir um espaço permanente de interlocução com antropólogos e pesquisadores de áreas afins, no país e no exterior – v. 20, n. 2 (2019) – https://revistas.ufpr.br/campos/issue/view/2886.

Livros – Lançamentos 2020

CAVIGNAC, Julie A.; ALVEAL, Carmen (Coord.)(2020), Guia Cultural Indígena. Rio Grande do Norte – Editora Flor de Sal.
https://portal.ifrn.edu.br/arquivos/guia-cultural-indigena-do-rio-grande-do-norte/view

CAVIGNAC, Julie A.; DE MACÊDO, Muirakytan K.; NASCIMENTO, José Clewton (Coord.)(2020), Guia Cultural Afro do Seridó. Rio Grande do Norte – Editora Flor de Sal.
https://portal.ifrn.edu.br/arquivos/guia-cultural-afro-do-serido/view
http://museutronco.cchla.ufrn.br/documentos/material-didatico

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
Nota pública sobre MP 910/2019 E PL 2.633/2020

Evento IFRN-UFRN: Lançamento dos guias culturais indígenas do RN e afro do Seridó

No dia 3 de junho, houve o lançamento do Guia Cultural Indígena do Rio Grande do Norte e o Guia Cultural Afro do Seridó. O evento aconteceu de forma online através da página do Facebook IFRN Zona Leste.
Os guias foram elaborados pelos integrantes do Projeto de Extensão Troncos, Ramos e Raízes, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN (PPGAS), com o apoio dos pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN (Neabi).
O evento virtual teve a participação dos pesquisadores integrantes do projeto e de lideranças indígenas e das comunidades afro-brasileiras do Seridó. O lançamento foi coordenado pela professora Julie Antoinette Cavignac (PPGAS), por parte da UFRN, e do professor Nilton Xavier e mediado pelo professor Flávio Ferreira (Campus Canguaretama – IFRN). GUIA CULTURAL AFRO DO SERIDÓ:  "Refletir sobre os processos de apagamento da presença das populações africanas e afro-brasileiras na história do Seridó é uma tarefa urgente, pois os estigmas e as desigualdades sociais, econômicas e culturais continuam pesando sobre as comunidades quilombolas que lutam pela apropriação e ressignificação de sua memória histórica. Mesmo se existem pesquisas antropológicas e se os documentos estão sendo analisados pelos historiadores, o patrimônio imaterial das comunidades, os monumentos e a história envolvendo heróis negros precisam ser melhor divulgados. O debate deve ser ampliado com o objetivo de atingir um público diversificado, revelar a importância dos grupos na história da região e o protagonismo destes sujeitos históricos." GUIA CULTURAL INDÍGENA DO RIO GRANDE DO NORTE: "O Guia Cultural Indígena oferece informações gerais sobre a presença histórica e a dinâmica social e cultural das comunidades indígenas, mapeando os principais registros e monumentos históricos, arqueológicos e narrativos, bem como os lugares de memória das populações nativas, e disponibiliza os resultados das pesquisas realizadas; não pretende ser exaustivo. A ideia é também estimular uma reflexão crítica sobre a história e o legado das populações indígenas no âmbito escolar e acadêmico, abrindo possibilidades de pesquisas para alunos e professores dos mais diversos campos do conhecimento, como história, sociologia, arqueologia, antropologia ou literatura."

Manifesto da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento contra o racismo e a violência

Nota Técnica do Colégio Nacional de Defensores Públicos Federais sobre a Portaria GM/MS n. 1325 de 18 de maio de 2020

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content