Informativo nº 15/2023 | 25/08/2023

Informativo nº 15/2023 | 25/08/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 15/2023 | 25/08/2023
destaques da ABA
Webinários na TV ABA
Webinário: Vitórias e desafios em face da renovação da “lei de cotas”

25 de agosto de 2023, 15h às 17h
https://www.youtube.com/watch?v=7YHQJBkDe0M

Webinários da Rede de Antropologia Audiovisual: Caminhos da Antropologia Visual no Brasil

25 de setembro de 2023, 14h às 16h
https://www.youtube.com/watch?v=chfmRaSEsEo

Pedidos de Filiação e Mudanças de Categoria – Calendário 2023

Você conhece alguém pensando em se associar à ABA? Saiba que os pedidos de filiação e mudanças de categoria são analisados/as conforme calendário pré-estabelecido. Confira o calendário para o ano 2023:

Segunda chamada 2023:

  • 04/09/2023 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
  • 10/10/2023 – Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail

Confira a campanha de filiação

Parcerias ABA

Consulte as promoções das novas parcerias da ABA: http://www.portal.abant.org.br/beneficios/.

Mesa Especial do VI Encontro de Ciências Sociais do Norte de Minas – RBA 70 anos: antropologia dos Gerais e a defesa dos direitos fundamentais

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das ciências sociais. A primeira Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) ocorreu em 1953, no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em junho de 1961, Darcy Ribeiro, mineiro de Montes Claros, presidiu a ABA e sediou em Belo Horizonte a V RBA, que retornou à capital mineira em 1992, em sua XVIII edição, sob a presidência do também mineiro, de Pouso Alegre, Roque Laraia. Em 2024, Belo Horizonte sediará novamente a RBA em sua XXXIV edição, sob a presidência de Andréa Zhouri, mineira de Aiuruoca. Neste ano de 2023, a ABA celebra 70 anos com legado científico de destaque conectado às questões públicas de importância para o país, vinculadas às áreas da  educação, do meio ambiente e da defesa dos direitos humanos. Neste percurso histórico, antropólogos(as) e pesquisadores(as) dos Gerais, têm contribuído ativamente na produção de conhecimento e na defesa de grupos étnicos e sociais subalternizados, a exemplo de pesquisas realizadas com povos indígenas, quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, veredeiros, pescadores, catingueiros, entre outros.Assim como produzindo etnografias com temáticas urbanas, com novos desafios para se pensar a cidade, seu habitar e uma outra forma de se fazer antropologia na região. O Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e a diretoria da ABA realizaram esta mesa, no âmbito do VI Encontro de Ciências Sociais do Norte de Minas, com o  objetivo de revisitar a história e o fazer antropológico no sertão norte mineiro e o exercício de uma ciência engajada. Para tal, reuniu pesquisadores/as que têm contribuído ao longo do exercício de suas práticas antropológicas para a construção desse conhecimento junto aos grupos que pesquisam e assessoram, evidenciando esse fazer na relação com as RBAs realizadas em momentos críticos da história do país.

Atividades da ABA na XIV RAM

Dia 02/08/2023
Simpósio Especial – El ejercicio de la profesión y los lugares (sociales y políticos) de las asociaciones de antropología en los espacios públicos

Dia 03/08/2023
Simpósio Especial – RBA 70 anos: a criação da ABA e a defesa dos direitos fundamentais

Reconexões do Sul Global. Notícias da XIV RAM na UFF, Niterói

A XIV Reunião de Antropologia do Mercosul de 2023 foi realizada na Universidade Federal Fluminense entre os dias 1 e 4 de agosto de 2023, organizada por professores do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Foi o primeiro grande evento totalmente presencial, após a pandemia de covid-19, marcando uma importante fase de "reconexões e desafios a partir do Sul Global", tema geral da XIV RAM, pela primeira vez realizada fora do eixo de estados do sul do país. Muitas atividades como grupos de trabalho, mesas redondas, simpósios, oficinas e minicursos aconteceram no campus Gragoatá da UFF, na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, por onde circularam mais de três mil pessoas durante os dias do evento.

Atividades do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos

Confira as atividades que contaram com a participação do Comitê, entre julho e agosto de 2023.

Medalha José Luiz Mota Menezes, alusiva aos 50 anos da FUNDARPE

A concessão da Medalha José Luiz Mota Menezes, alusiva aos 50 anos da FUNDARPE, é uma merecida e justa homenagem à trajetória profissional do Prof. Renato Athias. Como líder de um grupo de pesquisa que tem como compromisso o fazer ético, a democracia e o compromisso com os direitos étnicos e sociais, a condecoração envolve também as diferentes gerações de estudantes, pesquisadores/as e profissionais integrantes do NEPE/UFPE
Parabéns Prof. Renato Athias!
Viva o NEPE!

Novos Debates

Lançamento v.8 n.2 – 2022
http://novosdebates.abant.org.br/v8-n2-2022/

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.19 – 2022:
http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de Mãe Bernadete (17/08/2020)

Leia aqui a nota de pesar da ABA.

Falecimento de Pedro Paulo Thiago de Mello (20/08/2020)

Leia aqui a nota de falecimento elaborada pelo  PPGA-UFF, LeMetro/IFCS-UFRJ e INCT-InEAC.

Falecimento de José Rogério Lopes (23/08/2023)

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do professor e pesquisador José  Rogério Lopes, no dia 23 de agosto de 2023. José Rogério era antropólogo, formado  pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP. Trabalhou na  Universidade do Rio dos Sinos – Unisinos(2005-2021), onde coordenou o Programa de  Pós-Graduação em Ciências Sociais. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em  Desenvolvimento Regional e pesquisador do Laboratório de Políticas Culturais e  Ambientais da Universidade Federal de Tocantins (2012-2023). Atuou como professor  visitante na Universidade Federal de Rio Grande – FURG, no Programa de Pós Graduação em Educação (2022-2023). Foi professor associado na Universidade de  Cabo Verde, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2012 – 2023).  Colaborou, como pesquisador, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS,  junto ao Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares, no Núcleo Temático  Ambiente, Cultura e Turismo. Ao longo de sua trajetória acadêmica, manteve uma  parceria constante com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde fez  seu pós-doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e se  associou ao Núcleo de Estudos da Religião (2008-2023). José Rogério, além dos  estudantes de graduação, mestres e doutores que orientou, deixa um legado de  inúmeros artigos científicos, livros e capítulos em coletâneas sobre temas como festas  populares e catolicismo tradicional, cooperativas e redes de sustentabilidade  ambiental, coleções e patrimônio, ficção científica e tecnologias.

Leia aqui a nota de falecimento Carlos Alberto Steil e Isabel Cristina de Moura Carvalho

eventos
Eventos no Brasil
Seminário “Argonautas”

Data: 31 de agosto de 2023
Informações: Divulgação

XIV Semana de Antropologia e Arqueologia – UFPR

Data: 18 a 22 de setembro de 2023
Local: UFPR/Prédio D. Pedro II
Informações: https://semana-antro-arqueo.wixsite.com/my-site-3

47º Encontro Anual da ANPOCS

Data: 18 a 27 de outubro de 2023
Local: Campinas / UNICAMP
Informações: https://www.encontro2023.anpocs.com/

publicações
Revistas – Novos números
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi

Ciências Humanas, v.18, n.2
Publicação contínua | Maio/Agosto de 2023
Publicação do Museu Paraense Emílio Goeldi
ISSN: 2178-2547

Livros – Lançamentos 2023
Emoções, gênero e poder

LUTZ, Catherine; ABU-LUGHOD, Lila (Orgs.), ALBINO, Chiara; OLIVEIRA, Jainara (Orgs.). Emoções, gênero e poder. Editora Seriguela, Recife, 2023.

Etnografia para educadores

OLIVEIRA, Amurabi (Autor). Etnografia para educadores. Editora UNESP, 2023.

Organ Transplantation and Native Peoples, An Interdisciplinary Approach

FERNANDES, Estevão Rafael Fernandes; CAVALCANTI, Ana Karoline Nobrega (Autores). Organ Transplantation and Native Peoples, An Interdisciplinary Approach. SpringerLink, 2023.

Religiões Afro-brasileiras no Ceará: temas, referências e debates

DE ALMEIDA, Leonardo Oliveira (Org.). Religiões Afro-brasileiras no Ceará: temas, referências e debates. Fortaleza: Imprece, 2023.

Podcasts
Antro, Como Faz?

#ep27 A forma da tese, a inspiração e a imagem
#ep 28 E quando nosso interlocutor falece? (como faz?)

Museológicas

#6- Enegrecer – Educação Para As Relações Etnicos-Raciais (ERER)

Urbanidades

#93- Como fazer pesquisa em contextos politicamente adversos: exemplos de um  estudo sobre os servidores federais no Governo Bolsonaro

notícias da mídia/outras
Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-mate Tradicional torna-se o primeiro bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio Grande do Sul

Em 13 de junho deste ano, o Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-mate Tradicional, sistema originário dos saberes culinários e práticas de manejo ambiental da erva-mate de povos Guarani e mais tarde por grupos kaingang, foi registrado como primeiro Patrimônio Cultural Imaterial do estado do RS. O reconhecimento no inventário envolve preliminarmente três grupos de detentores deste bem patrimonial que em suas terras praticam os saberes tradicionais de manejo ambiental da erva-mate e seu preparo de moagem e defumação com carijo e formas específicas de circulação e consumo: aldeias Mbyá Guarani, comunidades quilombolas rurais e famílias de pequenos agricultores rurais de regiões do estado. O registro proporciona direitos e proteção aos sistemas culturais e socioambientais envolvidos, como acesso e proteção ambiental às ervateiras em risco de contaminação por uso de agrotóxicos da agricultura industrial de entorno, entre outras vulnerabilidades sociais, e promove o reconhecimento dos saberes e práticas tradicionais do preparo da erva-mate como significativas das identidades sociais dos três grupos relacionados, assim como das memórias coletivas que atualizam suas formas de viver e visão de mundo.

Relatório Técnico que formata inventário parcial (novas comunidades quilombolas, aldeias indígenas e famílias de pequenos agricultores estão para obterem direito ao registro) realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), órgão da Secretaria de Estado da Cultura do RS.

Sistema Cultural e Socioambiental do Modo de Fazer Artesanato com a Palha de Butiá na Região de Torres é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial no Rio Grande do Sul

No último dia 17 de agosto, o Sistema Cultural e Socioambiental do Modo de Fazer Artesanato com a Palha de Butiá na Região de Torres foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do estado do RS.  Trata-se do reconhecimento estadual de prerrogativas de salvaguardas de direitos a uma tradição de artesanato em palha de butiá e o manejo socioambiental dos butiazais que se mantém, reconhecidamente, por seis gerações de mulheres de 30 famílias de comunidade rural do município de Torres, desde o século XIX. O Registro promove proteção e reconhecimento ao sistema socioambiental em risco dos butiazais integrantes da Mata Atlântica na região, impactada por avanços de urbanização, promovendo as condições de continuidade de reprodução social dos saberes e modos de fazer das mulheres cuja comunidade é formada majoritariamente por pequenas agricultoras aposentadas. Promove, assim, a visibilidade e valorização, inclusive econômica, dos saberes e práticas do manejo ambiental e extração da palha e seu trançado, como referências culturais fundamentais de suas memórias e identidade sociais.

Inventário e dossiê realizado pelo Instituto Curicaca e instruído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), órgão da Secretaria de Estado da Cultura do RS.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content