Informativo nº 16/2023 | 15/09/2023

Informativo nº 16/2023 | 15/09/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 16/2023 | 15/09/2023
destaques da ABA
ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS REITERAM REJEIÇÃO À TESE DO “MARCO TEMPORAL”

As entidades abaixo assinadas vêm mais uma vez a público alertar a sociedade brasileira para a profunda injustiça que pode ser cometida nos próximos dias, caso a esdrúxula tese do “Marco Temporal” seja aprovada, no Congresso ou no Supremo Tribunal Federal, retirando dos indígenas o direito que a Constituição de 1988 lhes reconhece às terras que ocupam tradicionalmente.

Apoio ao Povo Xukuru do Ororubá

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), através da sua Comissão de Assuntos Indígenas, vem a público manifestar grande preocupação com o julgamento no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) de um processo judicial de 1992, que põe em discussão a posse da Aldeia Caípe, encravada na Terra Indígena Xukuru do Ororubá (em Pesqueira – PE). Trata-se da ação de reintegração de posse nº 0002697-28.1992.4.05.8300 e processos correlatos – Recurso Especial nº 646.933/PE (STJ) e Ação rescisória nº 0801601-70.2016.4.05.0000.

Comunidade científica protesta contra baixo valor de investimento na ciência

As entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, junto com inúmeras sociedades afiliadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, manifestam a surpresa e indignação da comunidade científica brasileira, ao tomarem conhecimento do projeto de lei orçamentária enviado ontem ao Congresso Nacional. Como se observa, os recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) estarão limitados a apenas 50% do seu total, abaixo dos 60% que foram votados pelo Conselho Deliberativo (CD) do Fundo que, de acordo com o inciso IV do art. 5º da Lei 11540/2007, possui prerrogativa de determinar os porcentuais dedicados a empréstimo (recursos reembolsáveis) e a não reembolsáveis.

Federação Nacional das Apaes lança cartilha “As muitas faces do capacitismo: histórias de pessoas com deficiência intelectual”, de autoria de membros do Comitê Deficiência e Acessibilidade da ABA

Integrantes do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (CODEA-ABA), sob a organização e revisão técnica de Anahí Guedes de Mello e Olivia von der Weid, escreveram a cartilha "As muitas faces do capacitismo: histórias de pessoas com deficiência intelectual". A cartilha foi lançada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) no dia 21/08, durante a live de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023, cujo tema foi “Conectar e somar para construir inclusão”. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da organização, Nilson Ferreira, e pelos autodefensores nacionais, Francisco Matos Além e Tâmara Soares.

Matéria completa disponível em: https://www.apaebrasil.org.br/noticias/fenapaes-lanca-cartilha-as-muitas-faces-do-capacitismo-historias-de-pessoas-com-deficiencia-intelectual

Cartilha disponível em: https://cdn-apae-dev.s3.amazonaws.com/e418003a-e317-4890-8ba7-9b50860f4b66.pdf

RBA 70 anos (1953-2023)
Mesa Redonda: Encontros da Antropologia em Minas Gerais

Data: 28 de setembro de 2023, quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Auditório Carangola (FAFICH/UFMG)
InformaçõesProgramação

Webinários na TV ABA
Webinários da Rede de Antropologia Audiovisual: Caminhos da Antropologia Visual no Brasil

25 de setembro de 2023, 14h às 16h
https://www.youtube.com/watch?v=chfmRaSEsEo

Descolonizando o Ensino de Antropologia na Graduação – #3: Periferia

06 de outubro de 2023, 10h às 12h
https://www.youtube.com/watch?v=JY7-amxImlk

Parcerias ABA
Appris Editora

A Appris Editora concede o seguinte desconto, aos/as associados/as da ABA em dia com sua/s anuidade/s:

Desconto de 30%:  https://editoraappris.com.br.
O desconto não é cumulativo com outros cupons e descontos e o valor mínimo da compra é de R$ 50,00.  Solicite o Cupom de desconto através do e-mail: aba@abant.org.br.

Consulte as promoções das novas parcerias da ABA:

http://www.portal.abant.org.br/beneficios/

Novos Debates

Lançamento v9, n1 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n1-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jaennette Pols.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.20 – 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de José Gregori (03/09/2023)

Nota de pesar

A ABA lamenta o falecimento do jurista José Gregori, figura pública de grande relevância para a história da democracia e da defesa dos direitos humanos no Brasil. Nossa solidariedade para com seus familiares, especialmente sua filha, Maria Filomena Gregori, ex-presidente da ABA, a quem abraçamos fraternalmente.

Falecimento de Carlos Walter (06/09/2023)

Nota de pesar

A ABA lamenta o falecimento do geógrafo Carlos Walter Porto Gonçalves, intelectual de significativa relevância para a área da Ecologia Política e grande parceiro dos povos do campo e da floresta na luta por justiça socioambiental na América Latina. Nossa solidariedade aos familiares, amigos, colegas, alunos e a todos da geografia.

eventos
Eventos no Brasil
XI ENEC – CONSUMO E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

Data: 20 a 22 de setembro de 2023
Local: ESPM-Rio / Rio de Janeiro
Informações: https://www.enec2023.sinteseeventos.com.br/

47º Encontro Anual da ANPOCS

Data: 18 a 27 de outubro de 2023
Local: UNICAMP / Campinas
Informações: https://www.encontro2023.anpocs.com/

6º VEREDAS DO PATRIMÔNIO: Patrimônios imateriais e resistências culturais

Em 2023 o 6º Veredas do Patrimônio tem o tema Patrimônios Imateriais e Resistências Culturais, e será realizado no PPGA/ UFPB, com a presença de pesquisadores e de grupos afro descendentes, ciganos, indígenas, quilombolas, rurais e urbanos. Como vem sendo realizado desde 2014, será  presencial, gratuito e com portas abertas: "os Veredas" recebem a presença de estudantes, estudiosos e pesquisadores do patrimônio, além de profissionais atuando na Paraíba.
Coord. Luciana Chianca e Maria Patricia L. Goldfarb.
Data: 14 de setembro de 2023
Local: UFPB, CCHLA, Sala Multimídia C
Informações: Palestra de abertura / Cartaz

Eventos no Exterior
VI Seminário Internacional Revistalizando Ando – Lenguas indigenas indígenas y ciberespacio

Data: 21 a 23 de novembro de 2023
Local: Universidad del Cauca em Quito, Equador
Informações: https://revitalizandoando.ups.edu.ec/

oportunidades
Concursos e Seleções
Oportunidade de Bolsas na Wenner-Gren

O portal para inscrição para a Bolsa de Trabalho de Campo de Tese e a Bolsa de Pesquisa de Pós-Doutorado da Wenner-Gren está agora disponível. Prazo para inscrições: 1 de novembro, 22h59 (horário de Brasilia). Informações: Dissertation Fieldwork Grant / Post-PhD Research Grant. Se tiver dúvidas, envie um e-mail para applications@wennergren.org.

Pós-graduação
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Antropologia no PPGA/UFPA

Estão abertas, até 24 de setembro de 2023, as inscrições para as seleções de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).  O Programa oferece formação em Antropologia Social, Arqueologia, Bioantropologia e Antropologia Linguística. As seleções contam com cotas (para pessoas negras, pretas e pardas, pessoas com deficiência, pessoas autodeclaradas transexuais, travestis, não-binárias ou transgêneras) e vagas reservadas (para pessoas indígenas e quilombolas). Para maiores informações, acesse o site: https://ppga.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/noticias/todas/999-processo-seletivo-para-mestrado-e-doutorado-em-antropologia-2023.

Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Antropologia no PPGAS/UFG

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás, torna públicas as normas do processo seletivo 03/2023 para o preenchimento das vagas para o ano de 2024 do curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). Período de inscrições: de 05 de setembro a 20 de outubro de 2023. Informações: Editais.

publicações
Chamada para artigos
Revista Maguaré

La revista Maguaré del departamento de Antropología invita a enviar artículos para un dossier que explore el campo contemporáneo de desempeño de la arqueología y su incidencia en la vida social y en las personas que la ejercen. Recibiremos artículos de  investigación, ensayos visuales y apuestas transmedia. Nuevo plazo: 29 de septiembre de 2023. Información: ConvocatoriaNormas de presentación.

Revista Mediações

A Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para os dossiês: "Entre a hegemonia cibernética e emergências socioambientais: investigando conflitos ontoepistêmicos, práticas de conhecimento e lutas tecnopolíticas" (Mediações, vol. 29, n. 2 – 2024/2), com prazo para submissões até 15 de março de 2024; e  Subjetivação religiosa: práticas, representações e experiências" (Mediações, vol. 29, n. 3 – 2024/3), com prazo para submissões até 15 de julho de 2024. Informações: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index.

Revistas – Novos números
Revista Mediações – v. 28, n. 2 (2023) – mai./ago

Revista Mediações é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual de Londrina (PPGSOC-UEL), voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins. 
v. 28, n. 2 (2023) – mai./ago.

Serie Monográfica Fermentarios/Bitácoras del Laboratorio, N.o 1 El habitar en (la) pandemia y sus territorios existenciales

Laboratorio Transdisciplinario de Etnografía Experimental (Labtee) 
Facultad de Información y Comunicación (FIC) y Facultad de Psicología (FP)
Comisión Sectorial de Investigación Científica (CSIC) de la Universidad de la República (Udelar)

Serie Monográfica Fermentarios/Bitácoras del Laboratorio, N.o 1 El habitar en (la) pandemia y sus territorios existenciales

Livros ABA – Lançamentos 2023
Antropologia e Direitos Humanos 10

Organização: Lucía Eilbaum, Ana Paula da Silva, Débora Allebrandt, Flavia Medeiros, Helder Ferreira, Juliane Bazzo, Paulo Victor Leite Lopes, Taniele Rui
Ano de lançamento: 2023
ISBN: 978-65-87065-70-0
DOI: 10.48207/9786587065700

PDF

Quilombos: direitos e conflitos em tempos de pandemia

Organização: Ana Paula Comin de Carvalho, Osvaldo Martins de Oliveira, Raquel Mombelli
Ano de lançamento: 2023
ISBN: 978-65-87289-24-3
DOI: 10.48006/978-65-87289-24-3

PDF

Escritas partilhadas: parcerias em produções etnográficas realizadas em contextos africanos

Organização: Andréa Lobo, Sara Morais
Ano de lançamento: 2023
ISBN: 978-65-87289-26-7
DOI: 10.48006/978-65-87289-26-7

PDF

Livros – Lançamentos 2023
Para além de natureza e cultura

Philippe Descola (Autor); Andrea Daher e Luiz César de Sá (Tradução). Para além de natureza e cultura. Editora Eduff, 2023.

Podcasts
Antrópolis

#29 Narrativas de Pesquisa – Com Marco Aurélio Paz Tella

Antro, Como Faz?

#ep29 “Nem toda entrevista tem fim” ou “Como não ultrapassar o outro”
#ep30 Quando o desenho vira parte constituinte da etnografia-pesquisa
#ep31 Genealogia, Etnografia e História de Família

Mundaréu

#22 – Nos rastros das mulheres na Antropologia Visual

Urbanidades

#94 – Patrimônio e memória em Brasília

Desbravadoras

Temp 03 EP.13: ENTREGA humana e não-humana: a expectativa do resultado da  pesquisa

notícias da mídia/outras
Nota de Repúdio à citação da obra de Berta G. Ribeiro pelo Ministro André Mendonça em seu voto a favor do Marco Temporal

No dia 30 de agosto de 2023, o Ministro do STF André Mendonça citou em seu voto a favor da Tese do Marco Temporal vários indigenistas brasileiros, incluindo o nome de Berta G. Ribeiro, antropóloga que devotou sua vida e obra à defesa dos povos indígenas. Pesquisadora e escritora, Berta Ribeiro dedicou-se, sobretudo, aos estudos dos modos de produção dos indígenas brasileiros (cultura material, arte visual, ecologia).  Acreditava, ademais, no uso social da tecnologia indígena para uma vida mais sustentável e defendia a preservação dos saberes indígenas, de suas culturas e territórios. 

O Ministro menciona em seu voto uma das obras de Berta Ribeiro, “O Índio na História do Brasil”, publicada pela primeira vez em 1983. Esse livro trata, como destaca a introdução, “de uma tentativa de expor ao público mais amplo – principalmente professores de segundo grau – a trágica história do primitivo habitante do Brasil e de sua marginalização progressiva, histórica, geográfica e cultural.” Berta ainda menciona em seu texto, “Este livrinho é apenas um convite para meditar sobre a questão indígena. É sobre a dívida que o povo brasileiro tem para com os povos que aqui viveram há milênios, antes da chegada do branco. É preciso saldá-la, antes que seja tarde.” O livro de Berta Ribeiro enfatiza a necessidade de uma tomada de posição a favor dos povos indígenas no Brasil, bem como apresenta objetivos contrários aos argumentos que foram expressos no voto do Ministro que, ao apostar no Marco Temporal, ignora a história, a existência e a luta dos povos indígenas brasileiros antes da Constituição de 1988. 

Ao apresentar, nesse livro, um panorama das terras ocupadas pelos povos indígenas, Berta Ribeiro assinala que compilou “fontes secundárias sem pretensões interpretativas ou teóricas” e, nas conclusões de “O Índio na História do Brasil, enfatiza que “a lição que as comunidades tribais podem dar, hoje, à humanidade é de caráter ecológico e social. Em primeiro lugar, o seu respeito à integridade da natureza, como fonte de todas as benesses da terra. Em segundo, a “democratização das relações humanas e da propriedade, que, tendo ocorrido até agora apenas no âmbito estreito das micro etnias, possa, amanhã, tornar-se realidade para todos os povos”. Ou seja, Berta Ribeiro era plenamente a favor da demarcação das terras indígenas. 

Os escritos da antropóloga Berta Ribeiro foram, portanto, citados de forma descontextualizada e leviana pelo Ministro André Mendonça. Caso estivesse viva, Berta Ribeiro teria se sentido profundamente ofendida ao constatar que um trabalho tão primoroso, fruto de suas pesquisas e engajamento, foi manipulado para justificar um voto contra os direitos dos povos indígenas no Brasil. Escrevemos essa nota de repúdio com real indignação, pois a memória e obra dessa antropóloga – que completaria 100 anos em 2024 – foram citadas para justificar propósitos que se configuram claramente como anti-indígenas, a partir de uma perspectiva que é de real desconhecimento dos ideais e lutas de Berta G. Ribeiro. 

Bianca Luiza Freire de Castro França 
Historiadora – Doutora pelo PPHPBC/ CPDOC
Tese: “Uma civilização vegetal”: a contribuição de Berta G. Ribeiro 
para a antropologia brasileira no século XX 

Lúcia Hussak van Velthem
Antropóloga, Pesquisadora aposentada do Museu Paraense Emilio Goeldi
Professora do PPGDS – Museu Goeldi 
Membro do Comitê Patrimônio e Museus – ABA

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content