Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 17/2023 | 29/09/2023
 
  destaques da ABA
 
Nota de apoio aos direitos do Povo Kalankó e ao GT da FUNAI que está realizando os trabalhos de identificação e delimitação da Terra Indígena Kalankó
 

A Associação Brasileira de Antropologia, através da sua Comissão de Assuntos Indígenas, vem a público manifestar profunda preocupação no tocante a ações contra o povo Kalankó, que se encontra ameaçado em sua integridade física e cultural. Há um recrudescimento de intimidações e coações a suas lideranças e ao Grupo de Trabalho da Funai, instituído para realizar os estudos de identificação e delimitação de seu território.

Manifestação de repúdio diante da ameaça de retrocesso no reconhecimento docasamento igualitário no Brasil
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por meio de seu Comitê Gênero e Sexualidade, manifesta seu repúdio ao parecer realizado pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE) sobre o Projeto de Lei 580/2007, de autoria do então parlamentar Clodovil Hernandez. Tal parecer foi apresentado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados, no dia 29 de agosto do corrente ano.

Manifestação da ABA sobre decisão judicial a propósito do livro “Religião e Conflito”
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem se manifestar publicamente a respeito de uma situação envolvendo a judicialização de conflito acadêmico entre duas associadas. A ABA foi procurada por uma das partes após a decisão judicial e, em resposta a esse acontecimento, buscou detalhes sobre o caso, incluindo os meandros do processo judicial, com a materialidade dos fatos, argumentos, hermenêuticas jurídicas e científicas. A ABA expressa seu pesar pelo fato de que controvérsias e dissensos acadêmico-científicos tenham resvalado para a esfera judicial. Lamenta ainda não ter sido provocada desde o início do conflito, quando poderia ter contribuído com sua expertise, sempre orientada pelos parâmetros acadêmico-científicos. 

NOTA PÚBLICA | COMISSÃO ARNS, APIB, CIMI, SBPC, ABA
Sobre as teses jurídicas apresentadas no julgamento do Marco Temporal
 

No último dia 21 de setembro, o Supremo Tribunal Federal deu importante contribuição à proteção do direito dos povos indígenas, bem como à defesa do meio ambiente no contexto de crise climática. No julgamento do Recurso Extraordinário nº 1.017.365, o STF afastou, pela expressiva maioria de 9 votos contra 2, a tese do marco temporal, que é francamente incompatível com a garantia constitucional do direito à terra dos povos originários brasileiros. Nossa Corte Constitucional mostrou estar atenta ao seu dever maior de proteger os direitos fundamentais de grupos sociais minoritários e vulnerabilizados. Está agendada para o próximo dia 27 de setembro a continuidade do julgamento, com a definição das teses jurídicas de repercussão geral, que devem reger a matéria no futuro.

ABA subscreve a Carta do Fórum Nacional de Prevenção e Pósvenção do Suicídio nas (das) universidades, Escolas de Ensino Médio e fundamental (FNPPSU)
 

A  ABA, por recomendação do Comitê de Antropologia e Saúde, se reúne aos demais coletivos e às entidades que apoiam o FNPPSU no apoio à Carta de PROPOSIÇÕES DOS COLETIVOS INTERCAMBIANTES BRASIL, TERAPEUTAS SOLIDÁRIOS E GRUPOS DE PROFISSIONAIS/ESTUDANTES SOBRE SUICÍDIO NAS E DAS UNIVERSIDADES, ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. A Carta traz, por um lado, uma problematização sobre “incompreensões, julgamentos, preconceitos e estigmas” que afetam as políticas de cuidado, prevenção e pósvenção ao suicídio, mesmo considerando a gravidade e magnitude das informações epidemiológicas recentes; e. por outro lado, anuncia um conjunto de ações/recomendações no fortalecimento e garantia de políticas, cuidados e cidadania no enfrentamento do fenômeno do suicídio no país. A Carta (ler aqui) será encaminhada ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde.

RBA 70 anos (1953-2023)
Fazer histórias da Antropologia pelo Brasil: experiências de pesquisa aqui e alhures (WEBINÁRIO TV ABA)
  Mesa Redonda 1: Acervos documentais do ensino e da pesquisa em antropologia: sujeitos, lugares e redes

01 de dezembro, sexta: 14:00 h – 16:00h

Veja aqui a programação completa.

  Mesa Redonda 2: Antropólogos brasileiros pesquisando antropologias mundiais: experiências e questões para o trabalho com histórias da antropologia

08 de dezembro, sexta: 14:00h – 16:00h

Veja aqui a programação completa.

Webinários na TV ABA
  Descolonizando o Ensino de Antropologia na Graduação – #3: Periferia

06 de outubro de 2023, 10h às 12h
https://www.youtube.com/watch?v=JY7-amxImlk

III Encontro do Observatório de Protocolos Comunitários
 

Entre os dias 13 e 16 de setembro de 2023, movimentos sociais, representantes de povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, instituições governamentais e de justiça se reuniram no III Encontro do Observatório de Protocolos Comunitários. O evento ocorreu em Luziânia-DF e teve como pauta a implementação dos protocolos comunitários, a violação de direitos e os riscos da regulamentação da consulta prévia, a partir das experiências realizadas no Peru, México e Canadá. A Associação Brasileira de Antropologia esteve presente através da participação da coordenação do Comitê de Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, reconhecendo a grande relevância de eventos dessa natureza e reiterando nosso compromisso de apoiar as pautas resultantes desses diálogos coletivos.

Resultado das Eleições para Comitê Executivo da IUAES
 

Foram publicados na última segunda-feira, dia 25/09/23, os resultados das eleições para o comitê executivo e diretoria da IUAES. O resultado das eleições está disponível no endereço: https://www.waunet.org/iuaes/about/election23_results.
Uma colega e um colega do Brasil foram eleita/eleito para o comitê executivo: Felipe Fernandes (UFBA),  na condição de coordenador adjunto do Conselho de Comissões e Miriam Pillar Grossi (UFSC), Vice-Presidente da IUAES.

Parcerias ABA
  Consulte as promoções das novas parcerias da ABA:

http://www.portal.abant.org.br/beneficios/

Novos Debates
 

Lançamento v9, n1 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n1-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jaennette Pols.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant
 

Lastest Issue v.20 – 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

 
  eventos
 
Eventos no Brasil
  Seminário Argonautas
A CONDIÇÃO SOCIAL ANALFABETA: seus desafios e superações

Data: 28/09/2023, às 19h30
Informações: Divulgação

 
  oportunidades
 
Concursos e Seleções
  Vaga para Professor/a Assistente em Estudos Indígenas na Universidade de Nova York

O Departamento de Espanhol e Português e o Centro de Estudos Latino-Americanos e  Caribenhos (CLACS) da Universidade de Nova York abrem inscrições para um cargo de professor  assistente em Estudos Indígenas, com foco nos povos originários da América Latina e/ou Caribe.  A análise dos materiais de inscrição terá início em 20 de outubro de 2023 e a busca permanecerá aberta até o preenchimento da vaga. Informações: https://apply.interfolio.com/132382.

Pós-graduação
  Processo seletivo de Mestrado e Doutorado na UFMG

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG, torna pública as inscrições para seleção de candidatas(os) aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia. Serão oferecidas 12 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. As inscrições serão recebidas exclusivamente pela internet por meio de envio de toda documentação para o e-mail: <selecao.ppgan.2024@gmail.com>. Prazo para inscrições: 29 de setembro de 2023. Informações: Edital.

  Processo seletivo de Mestrado e Doutorado na UFMG – Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG, torna pública as inscrições para seleção de candidatas(os) indígenas e com deficiência ao curso de Mestrado e Doutorado. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2024, três vagas para o Mestrado (duas para indígenas e uma para pessoas com deficiência) e duas vagas para o Doutorado (uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência). As inscrições serão recebidas exclusivamente pela internet por meio de envio de toda documentação para o email: selecao.ppgan.2024@gmail.com. Prazo para inscrições: 29 de setembro de 2023. Informações: Edital.

  Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado no PPGCIS/PUC-Rio

O Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção ao Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Prazo para inscrições: 23/10/2023. Informações: Edital Mestrado / Edital Doutorado.

  Processo seletivo de Mestrado e Doutorado do PPGAnt/UFPEL

A Universidade Federal de Pelotas e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt/UFPEL), tornam público o processo seletivo de Mestrado e Doutorado às/aos candidatas/os pelas modalidades de ampla concorrência e de ações afirmativas do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital. Prazo para inscrições: 26 de outubro de 2023. Informações: Editais.

 
  publicações
 
Chamada para artigos
  Chamada para coletânea: Etnografias de práticas esportivas em perspectiva comparada

O Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFBA, divulga chamada para a coletânea: Etnografias de práticas esportivas em perspectiva comparada. A coletânea Etnografias de práticas esportivas em perspectiva comparada será publicada pela editora EDUFBA. Pretendemos reunir contribuições de até 6.000 mil palavras cada, na forma de artigos oriundos de pesquisas etnográficas. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores para enviarem propostas com um resumo de aproximadamente 300 palavras, em arquivo Word, espaçamento 1,5, fonte 12, por correio eletrônico (usando os endereços abaixo). O prazo final para submissões dos resumos: 20 de dezembro de 2023. Informações: Card / Chamada.

Livros – Lançamentos 2023
  Glossário de (des)identidades sexuais

E SILVA, Moisés Lino; SANABRIA, Guillermo Vega (Orgs). Glossário de (des)identidades sexuais. Editora: EDUFBA, 2023.

  Economic Diversity in Contemporary Timor-Leste

SILVA, Kelly; PALMER, Lisa; CUNHA, Teresa (editor). Economic Diversity in Contemporary Timor-Leste, Leiden, 2023.

Podcasts
  Antro, Como Faz?

#ep32 Interlocutoras como Arquitetos da Pesquisa (como faz?)
#ep33 Antropologia e Literatura (como faz?)

  Urbanidades

#95 – Metropolização do Rio de Janeiro participantes – Revista Acervo

 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content