Informativo nº 18/2023 | 11/10/2023

Informativo nº 18/2023 | 11/10/2023
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 18/2023 | 11/10/2023
destaques da ABA
34ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

Está no ar o site da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA. Acesse o link https://34rba.abant.org.br/ e se informe sobre o cronograma de atividades. Informações: rba@aba.abant.org.br.

Nota da ABA sobre Desastre Ambiental, Barragem e Violência contra os Laklanõ-Xokleng

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) vêm a público externar grande preocupação com a gravíssima situação vivenciada pelos indígenas Laklãnõ-Xokleng, em Santa Catarina, em razão do fechamento da Barragem Norte e a extrema violência utilizada pelas forças policiais do estado para impor sua determinação. Finalizada em 1992, a Barragem Norte foi construída na terra indígena para represar o rio Hercílio junto à sua divisa sudeste, com o objetivo de conter as enchentes nas cidades industriais do baixo vale do Itajaí, a exemplo de Blumenau. Obra realizada sem licenciamento ambiental e sem consulta aos indígenas, o lago de contenção inundou cerca de 900 hectares das terras mais planas e agricultáveis da TI, além de causar inúmeros outros problemas no que diz respeito à mobilidade dos indígenas. Destacam-se as dificuldades no acesso às escolas, na obtenção de seus sustentos, assim como problemas na sua organização sociopolítica e espacial. Antes da Barragem Norte, a TI consistia em uma única aldeia, sob o comando de uma única organização política. Todavia, a dispersão causada pelo alagamento do reservatório levou a sua fragmentação, com a consequente reconfiguração da TI em nove aldeias localizadas nas partes altas, onde as águas não cobrissem as moradias.

Nota em defesa do direito territorial do quilombo da Lapinha

A Associação Brasileira de Antropologia, por meio de seus Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos e Comitê Quilombos, e os grupos de pesquisa abaixo assinados vêm a público manifestar profunda preocupação no tocante às ações do estado em relação à garantia dos direitos fundiários e de proteção da integridade física e sociocultural da comunidade quilombola da Lapinha, localizada no município de Matias Cardoso, Minas Gerais.

Secretaria da ABA no 47º Encontro Anual da ANPOCS

Lembramos que a Secretaria Administrativa da Associação estará no Congresso da ANPOCS, de 25 a 27/10/2023, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas/SP.

Destacamos que os membros da ABA em dia com suas anuidades poderão retirar um exemplar das publicações disponíveis em estoque, que ainda não tenham sido retiradas.

Aproveite para acertar suas anuidades e verificar se possui alguma publicação para receber!

Feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e recesso

Comunicamos que a Secretaria Administrativa não funcionará nos dias 12 e 13 de outubro de 2023, devido ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e recesso, retornando às atividades no dia 16 de outubro (segunda-feira).

48 Novos/as associados/as e 04 mudanças de categoria

A ABA dá as boas-vindas aos/às novos/as associados/as (14 efetivos/as, 25 pós-graduandos/as, 04 colaboradores/as, 01 correspondente) e saúda os/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as – Ana Carolina Estrela da Costa, André Henrique dos Santos Francisco, Clayton da Silva Guerreiro, Daniel Alves de Jesus Figueiredo, Flávia Valéria Cassimiro Braga Melo, Francisco Ernesto Basílio Gomes, João Veridiano Franco Neto, Marcos Freire de Andrade Neves, Maria Candida Vargas Frederico, Ramon Pereira dos Reis, Renato de Lyra Lemos, Rosenilton Silva de Oliveira, Stefania Capone e Tatiana Helena Lotierzo Hirano;

Colaboradores/as – Amaro Sérgio Marques; Carolina dos Santos Bezerra-Perez; Natalia Negretti e Raquel Maria Rigotto;

Correspondente – Aleksandar Boskovik;

Pós-graduandos/as – Aila Villela Bolzan, Alef Monteiro de Souza, Camila Vaz Neto Ferreira Correia, David de França Brito, Debora Rios de Souza, Elias Manoel da Silva, Elisa Algayer Casagrande, Elisa Gonçalves Rodrigues, Gabriel Bandeira Cantu, Gustavo Costa do Carmo, João Pedro de Oliveira Medeiros, Karine Assumpção, Katianne de Sousa Almeida, Larisse Louise Pontes Gomes, L'Hosana Céres de Miranda Tavares, Luana da Silva Cardoso, Lucinete Aparecida de Morais, Maísa Cardozo Fidalgo Ramos, Mariana Vilas Bôas Mendes, Matthew William Abel, Mayane Batista Lima, Mônica Simioni, Rafael Frizzo, Rosenilda Nunes Padilha e Thais Fonseca Cruz;

Aspirantes – Ana Claudia Matos Sampaio, Gabriel Cavalcante Bueno de Moraes, Luís Augusto de Souza Bevacqua e Sthevson Lourran de Melo Santos;

Mudanças de categoria (Aspirante para Pós-graduando/a) – Humberto Bismark Silva Dantas;

Mudanças de categoria (Pós-graduandos/as para efetivos/as) – Bernardo Curvelano Freire; Gabriela de Lima Cuervo e George Arruda de Albuquerque.

Delegação brasileira no 19th IUAES World Congress na Índia

A Antropologia brasileira estará presente no Congresso Mundial de Antropologia que acontece em New Delhi, de 14 a 20 de outubro de 2023, com uma expressiva delegação de várias instituições e regiões do Brasil. A presença brasileira na Índia se dá pelo importante apoio das agências financiadoras brasileiras: CAPES, através do programa PRINT; do CNPq, através de bolsas PQ e do financiamento do INCT do Futebol; e de apoios institucionais de diferentes universidades. A delegação brasileira organiza e participa de Painéis e Mesas-redondas sobre gênero, turismo, migrações, futebol, história da antropologia, revistas acadêmicas e vários outros temas, mostrando a força da antropologia brasileira em nível mundial, também expressa na recente eleição das coordenações de Grupos de Trabalho e diretoria da IUAES, com significativa presença da antropologia brasileira.

Sendo um congresso híbrido, as atividades plenárias – Conferências magistrais e Grandes Plenárias – poderão ser assistidas virtualmente, através da modalidade de inscrição para apenas um dia do evento.

Os congressos mundiais da IUAES acontecem a cada 5 anos, sendo que o 18th foi realizado em Florianópolis, em julho de 2018. Entre dois congressos mundiais são realizados anualmente encontros menores com foco em determinada região do mundo. Assim tivemos em 2019 o intercongresso em Poznan, na Polônia; os congressos de 2020 (Zagreb – Croácia) e 2021 (Yucatan-México) foram realizados virtualmente, devido à pandemia do Covid 19 e o congresso previsto para maio de 2022 em São Petesburgo, foi suspenso devido à guerra da Rússia com a Ucrânia. O próximo congresso anual já está marcado para novembro de 2024 em Johanesburgo, na África do Sul.

RBA 70 anos (1953-2023) Fazer histórias da Antropologia pelo Brasil: experiências de pesquisa aqui e alhures (WEBINÁRIO TV ABA)
Mesa Redonda 1: Acervos documentais do ensino e da pesquisa em antropologia: sujeitos, lugares e redes

01 de dezembro, sexta: 14:00 h – 16:00h

Veja aqui a programação completa.

Mesa Redonda 2: Antropólogos brasileiros pesquisando antropologias mundiais: experiências e questões para o trabalho com histórias da antropologia

08 de dezembro, sexta: 14:00h – 16:00h

Veja aqui a programação completa.

Novos Debates

Lançamento v9, n1 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n1-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jaennette Pols.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.20 – 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

eventos
Eventos no Brasil
Palestra com o professor Dr. Willian Luiz da Conceição (UFSC) sobre “Branquitude e a Antropologia” – PPGAS IFCH/UFRGS

Data: 30 de outubro de 2023, às 18h30
Local: Pantheon/IFCH Campus do Vale/UFRGS
Informações:  Divulgação

Webinário
Formas de viver e de matar e morrer: um balanço da antropologia das relações humanos-animais no Brasil

Data: 31 de outubro a 01 de novembro de 2023
Informações: Programação

V Reunião de Antropologia da Saúde

Data: 21 a 23 de novembro de 2023
Local: UFMT – Cuiabá
Informações: https://www.even3.com.br/vras/ / 6ª Circular

6ª Semana de Antropologia da UFS

Data: de 21 a 24 de novembro de 2023
Local: Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe 
Inscrições: https://www.semanaantropologiaufs.com/

Lançamento do documentário “Para Berta, com amor: 100 anos de Berta G. Ribeiro”

O lançamento do documentário "Para Berta, com amor" acontece no Scientiarum História XVI (@scientiarum.historia), dia 23 de novembro às 18:30h. Haverá exibição do filme no local em transmissão ao vivo no Youtube. O documentário aborda a vida e obra da antropóloga Berta G. Ribeiro através das memórias de seus amigos, ex-alunos e colegas de trabalho. Foi produzido pela historiadora Bianca França em parceria com a Arte e Vídeo Produtora (@artevideopro), com narrações da antropóloga e etnomusicóloga Ollivia Maria Gonçalves (@ollivia.maria.g), e apoio da Fundação Darcy Ribeiro (@amigosdedarcy), COC/Fiocruz (@spcocfiocruz)), SBPC (@sbpcnet) e Museu do Índio (@museudoindiorj).

 

Eventos no Exterior
VII Congreso ALA

Data: 11 a 15 de março de 2024
Local: Rosario, Argentina
Informações: https://alacongresos.net/ / 4ª Circular

oportunidades
Pós-graduação
Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado no PPGAS/UFG

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás, torna públicas as normas do processo seletivo 03/2023 para o preenchimento das vagas para o ano de 2024 dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS). Prazo para inscrições: 20 de outubro de 2023. Informações: https://ppgas.fcs.ufg.br/n/173780-edital-processo-seletivo-2023-turma-2024.

Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado na UFSCar

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no uso das suas competências, torna pública a abertura do processo seletivo, para ingresso nos cursos de DOUTORADO E MESTRADO. Também estão abertos os editais para seleção por ações afirmativas (apenas para MESTRADO), com uma vaga para autodeclarados pretos e pardos e uma vaga para indígenas. Prazo para inscrições: 03 de novembro de 2023. Informações: http://ppgas.ufscar.br/noticias/processo-seletivo-2024-ppgas-ufscar/.

Processo Seletivo para o Mestrado em Antropologia e Arqueologia na UFPR

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica a abertura do processo de seleção de estudantes para o Mestrado em Antropologia e Arqueologia, com ingresso no primeiro semestre de 2024. Prazo para inscrições: 16 de novembro de 2023. Informações: https://www.prppg.ufpr.br/site/ppgaa/pb/processo-seletivo/mestrado/.

publicações
Chamada para artigos
Revista Mediações

A Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para os Dossiê: Mulheres e política, e políticas para mulheres no obscurantismo do início do Século XXI (Mediações, vol. 29, n. 1 – 2024/1). Prazo para submissões: 15 de outubro de 2023. Informações: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/441.

Cadernos Naui

A Revista Cadernos Naui, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da UFSC – Departamento de Antropologia, divulga a chamada para o Dossiê "Atores da Reciclagem e Dinâmica Urbanas", Vol. 13, n° 24, jan-jun 2024. Os artigos devem ser encaminhados para cadernosnaui@gmail.com. Prazo para submissões até 30 de outubro de 2023. Informações: https://naui.ufsc.br/ / Flyer.

Revista Campo-Território

A Revista Campo-Território, revista de Geografia Agrária torna pública a chamada de artigos para o Dossiê Temático "A Importância do Trabalho de Campo e da Pesquisa Participante: a contribuição de Carlos Rodrigues Brandão nos estudos sobre o mundo rural". A publicação é prevista para o 2º semestre de 2023. Prazo para submissões: 30 de outubro de 2023. Informações: seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/announcement/view/335.

Revista Ambivalências

A Revista Ambivalências convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem contribuições originais ao Dossiê “Paisagens em Transição”, que estejam alinhadas a um dos seguintes eixos: 1) Etnografias e análises sobre as paisagens políticas no Brasil; 2) Ecologia e relações entre humanos e não-humanos; 3) Corpos e/ou identidades insurgentes; 4) Epistemologias e ontologias antirracistas, decoloniais e/ou feministas; 5) Memórias, patrimônios, territórios e/ou saberes em transição; 5) Modos de fazer antropologia e os seus múltiplos engajamentos. Prazo para submissão: 11 de dezembro de 2023.  Informações: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/announcement/view/439.

Revistas – Novos números
Revista Iluminuras

Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS – v. 24 n. 65 (2023): Questões para o Patrimônio Antropológico: Repositórios digitais, acervos e museus.

Podcasts
Antro, Como Faz?

#ep34 Os Números que Contam Histórias: dados estatísticos que enriquecem  etnografias (como faz?)
#ep35 Com quantos egoísmos (ou precariedades) eu construo uma tese? (como faz?)

Mundaréu

#23 – Infância e Hospitais

Urbanidades

#96 – Lançamento do livro “Entre o fogo cruzado e o campo minado: a “pacificação”  das favelas cariocas”

Olhares

Olhares #090 Movimentos Sociais Feministas no Brasil, com CFEMEA

Desbravadoras

Temp 03. EP.14: DESBRAVANDO a Europa Observação Cotidiana em terras fora  do Brasil

notícias da mídia/outras
Autodeterminación, autonomía territorial y acceso a la justícia: Reflexiones sobre la situación de los Pueblos Indígenas en Brasil en el Navegador Indígena

O objetivo deste informe é apresentar dados e reflexões sobre a aplicação no Brasil das normas internacionais contidas na Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais da Organização Internacional do Trabalho, de 1989 (C-169), na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, de 2007, e outros instrumentos pertinentes de direitos humanos. Tem como principal fonte os dados qualitativos e quantitativos alojados no Navegador Indígena (NI).
Insights_from_Brazil_PT.pdf
Insights_from_Brazil_SP.pdf
Insights_from_Brazil_ENG.pdf

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content