Informativo nº 20/2021 | 11/11/2021

Informativo nº 20/2021 | 11/11/2021
 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 20/2021 | 11/11/2021
destaques da ABA
Webinários da ABA

Racismo e/no Ensino superior: cotidiano, experiências e desafios sob a perspectiva discente
12/11/2021, 15h30 às 17h30
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Seminário Internacional sobre os 50 anos da Declaração de Barbados: A virada política e epistemológica da Antropologia na América Latina
15/11/2021, 10h às 12h30
Comissão de Assuntos Indígenas
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Lançamento do Livro "Biotecnologias, transformações corporais e subjetivas: saberes, práticas e desigualdades"
17/11/2021, 16h às 18h
Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Encruzilhadas transatlânticas: negras antropologias na diáspora africana e em África
29/11/2021, 15h às 17h
Comitê Estudos Africanos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

International Union of Anthropological and Ethnological Sciences homenageia Gustavo Lins Ribeiro

Em 11 de novembro de 2021, no seu congreso em Mérida, México, a IUAES homenageou Gustavo Lins Ribeiro pelo recebimento do Prêmio Franz Boas por Contribuições Exemplares à Antropologia, outorgado pela Associação Americana de Antropologia. O evento foi organizado por Carmen Bueno, da Universidad Iberoamericana (México), com a participação de Rosana Guber (IDES-Buenos Aires) e Junji Koizumi (presidente da IUAES). Gustavo fez uma conferência intitulada Antropólogos em Movimento: Exilio e Migração na Construção da Antropologia.

Menção Honrosa para livro publicado por ABA Publicações

O livro IPEA: Etnografia de uma instituição. Entre pessoas e documentos, de autoria de Carla Costa Teixeira (UnB) e Sérgio Castilho (UFF), publicado como o Selo ABA, recebeu a Menção Honrosa no Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas, Edital 2021. A Diretoria da ABA e os membros da Comissão Editorial de Livros Científicos – CELCA/ABA, parabenizam o/as autora/es por este importante prêmio na área das Ciências Sociais.

Podcasts Mundaréu e Larvas Incendiadas vencem prêmio de Divulgação Científica em Ciências Sociais da ANPOCS

Como parte da programação da 45° Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), na última quarta-feira (27) foi entregue o Prêmio de Divulgação Científica em Ciências Sociais. Entre os projetos premiados, estiveram dois integrantes da Rede Kerekere: Larvas Incendiadas e Mundaréu. Além dos projetos ganhadores, participaram da competição outros projetos e iniciativas que integram a Rádio.

Prêmios e concursos do 45º Encontro Anual da ANPOCS

A ABA parabeniza todas as pessoas contempladas nos prêmios e concursos da 45a. edição do Encontro da ANPOCS, saudando em especial àquelas pertencentes a esta Associação.

– Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas, Teses e Dissertações em Ciências Sociais
– Prêmio COMIS/ANPOCS – Ana Maria Galano
– Prêmio em Direitos Humanos para papers inscritos no 45o Encontro Anual da ANPOCS
– Prêmio Luiza Bairros para papers inscritos no 45o Encontro Anual da ANPOCS
– Prêmio ANPOCS de Divulgação Científica

Confira os resultados: https://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2610-premios-e-concursos-do-45-encontro-anual-da-anpocs

A4 (ABA-ANPOCS-ABCP-SBS) se manifesta sobre a Ordem do Mérito Científico

A Ordem do Mérito Científico é um dos principais prêmios em reconhecimento à dedicação e à qualidade da contribuição de cientistas de todas as áreas do conhecimento. As indicações são realizadas pela comunidade científica por meio da participação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em um Comitê Técnico justamente para assegurar o mérito da sua contribuição e inovação, independente de critérios extracientíficos. Esse princípio é o mais democrático porque traduz o reconhecimento por parte daqueles que fazem e vivem a ciência no dia a dia. Dois motivos explicam a recusa desse reconhecimento por parte de cientistas indicados por seu justo merecimento esse ano, entre os quais o antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida.

Em primeiro lugar, a gravíssima situação em que nos encontramos, decorrente das políticas de desfinanciamento do atual governo, que comprometem a ciência, a tecnologia e a inovação, avançam contra o ensino superior e fragilizam o lugar do Brasil no mundo. Em segundo lugar, o veto ideológico a dois renomados cientistas da saúde pública, no momento em que contamos 600 mil concidadãos mortos na pandemia da COVID-19. O propósito da Ordem do Mérito Científico se vê subvertido e é por isso que a recusa de cientistas contemplados merece nosso apoio.

A Articulação das Ciências Sociais – que reúne a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) – vem a público reafirmar a defesa dos valores fundamentais que alicerçam a produção de conhecimento científico bem como da estrutura de investimento público capaz de garantir sua qualidade.

Carta aberta dos Cientistas condecorados com a Ordem do Mérito Científico.

Articulação das Ciências Sociais – @aba_antropologia @abcpcomunica @anpocs e @sbs_sociologia

Curso ABA – Questões fundamentais nos laudos antropológicos

Nos meses de novembro e dezembro de 2021 a ABA oferecerá o curso “Questões fundamentais nos laudos antropológicos”. A turma deste curso é composta exclusivamente por indígenas, quilombolas e pessoas pertencentes a outros povos e comunidades tradicionais. As inscrições para o curso aconteceram nos dias 05 a 08 de novembro, e mobilizaram 250 pessoas interessadas. A primeira aula acontecerá no dia 12 de novembro, em ambiente fechado. 

Ementa do curso: Os laudos antropológicos constituem uma modalidade de produção etnográfica com certas particularidades, sendo avaliada e acionada dentro de uma arena de atores em disputa. O objetivo do presente curso é aportar questões imprescindíveis para a compreensão deste fazer antropológico atualmente no país.

Organização: Comitê Laudos Antropológicos; Comissão de Assuntos Indígenas; Comitê Quilombos; Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos.

Novos Debates

Lançamento v.7 n.1

Nessa edição, há artigos que compõem as já existentes seções Novas Pesquisas e Ensaios, bem como em novas seções, Pedagógicas e Ofício. A seção Resenhas conta com uma parceria com a Editora Unifesp. O Fórum desta edição é intitulado "Localizando a Antropologia Brasileira: contribuições para pensar corpo, lugar e a geopolítica da produção de conhecimento", mobilizando debates sobre formas de produção de conhecimento antropológico no Brasil contemporâneo. 

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos leitores a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
V Colóquio Franco-Brasileiro

Data: 17 a 19 de novembro de 2021
Informações: https://sites.google.com/ufrn.br/5-coloquio-franco-brasileiro/

VII Reunião Equatorial de Antropologia – REA

Data: 25 a 29 de abril de 2022
Informações: Cartazhttps://www.even3.com.br/7rea/

Eventos no Exterior
XII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Ciencias Antropológicas

Data: 23 a 27 de novembro de 2021
Informações: http://www.jorjov.com.ar/

publicações
Chamada para artigos
Revista Mediações

Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para o dossiê: "Arqueologias políticas do futuro: do aceleracionismo ao antropoceno". Prazo para Submissões: 15 de novembro de 2021. Informações: Chamada Mediações, vol. 27, n. 1 – 2022/1.

Ilha Revista de Antropologia

ILHA – Revista de Antropologia, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, divulga chamada para o dossiê: "Antropologias a partir dos medicamentos: co-produções, políticas e agenciamentos contemporâneos". Prazo para submissões: 31 de dezembro de 2021. Informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/announcement/view/1737.

Livros ABA – Lançamentos 2021
Antropologia e direitos humanos 9

Organização: Hippolyte Brice Sogbossi, Taniele Rui, Gisele Fonseca Chagas, Lucía Eilbaum, Ana Paula da Silva
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 230
ISBN: 978‑65‑87289‑13‑7
DOI: 10.48207/9786587289137

PDF

Judicialização da violência de gênero em debate: perspectivas analíticas

Organização: Fernanda Cardozo, Theophilos Rifiotis
Ano de lançamento: 2021
Páginas: 158
ISBN: 978-65-87289-12-0
DOI: 10.48006/978-65-87289-12-0

PDF

Livros – Lançamentos 2021

Petschelies, Erik & Schröder, Peter (orgs.). Max Schmidt: Os Aruaques. Tradução: Erik Petschelies (Coleção Mundo Indígena) São Paulo: Hedra, 2021.
Hedra: Max Schmidt: Os Aruaques

Podcasts

Antropotretas
Série Ligas Camponesas -> O Engenho e a Reforma

Antro… como faz?
#04  – Fotografar em campo (como faz?

Bievcast
#07 – Como vai você (com Juliane Bazzo)

Campo
Sentidos do campo #05 – Os reassentamentos urbanos coletivos

Mundaréu
Mundo na Sala de aula 17 – Divãs no meio da rua

Museológicas
Saúde, ambiente e cuidado (com Ailton Krenak)

Na real, o que dizer?
#03 – O que dizer sobre o filme "Tinta Neles"

Nós Nosotros
#07 – Pontal da Barra (com Sabrina Ribeiro)
 #06  – Histórias do Lepaarq da UFPel (com Rafael Milheira)
#05 – Arqueologia das Epidemias

Larvas Incendiadas
[bii -1] Interseccionalidade

Sensibilidades Antropológicas
#08 – Relações etnográficas – interlocuções

notícias da mídia/outras
Mais de 200 cientistas e personalidades membros da Ordem Nacional do Mérito Científico divulgam carta aberta

“Manifestamos nossa indignação e nosso veemente protesto em relação à exclusão arbitrária dos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico de 2021, por meio de decreto presidencial de 05/11/2021”, protestam.

Convidamos você a assistir aos vídeos da apresentação pública dos Grupos de Trabalho da ALA (17/09 e 24/09/2021)

En su segunda convocatoria realizada en 2021, la Asociación Latinoamericana de Antropología (ALA) anuncia la incorporación de 26 Grupos de Trabajo (GT), incluyendo tres renovaciones y 23 nuevas propuestas, hechas desde América Latina y el Caribe.

Participaron colegas de 21 países de América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México y Panamá), América del Sur (Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Perú, Uruguay y Venezuela), además de la región del Caribe (Cuba, Haití y Puerto Rico) y Europa (Alemania, España y Portugal), con mayor participación de antropólogos/as de Argentina, Brasil y México. Participaron socios/as de 9 de las 13 organizaciones afiliadas a la ALA.

Canal YouTube de la asociaciónhttps://www.youtube.com/channel/UCEnxURHe9g8ab4Ed3CpJYtw

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content