Informativo nº 20/2023 | 10/11/2023
Visite o Portal da ABA:
www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 20/2023 | 10/11/2023
destaques da ABA
34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia

Prazo para submissões de propostas de Grupos de Trabalho e Mesas Redondas, prorrogado até 30 de novembro de 2023

Cronograma: https://www.34rba.abant.org.br/cronograma
Normas de Submissão: https://www.34rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=513

ABA manifesta apoio a Exposição em Fortaleza

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por meio da sua Comissão de Laicidade e Democracia, vem se manifestar publicamente sobre episódios recentes envolvendo a exposição Festa, Baia, Gira, Cura, que vem ocorrendo no Museu da Cultura Cearense, parte do complexo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sediado na cidade de Fortaleza, Ceará. Essa exposição é resultado do trabalho do fotógrafo Jean dos Anjos, antropólogo associado da ABA, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio. A exposição materializa aspectos do universo religioso e cultural afro-cearense por meio de imagens, textos e objetos relacionados ao terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura / IléÀ??Ojú?ya, que possui 40 anos de existência e está situado em Fortaleza.

alt

Nota de repúdio às tentativas de criminalização de cientistas por solidariedade ao povo palestino

A Associação Brasileira de Antropologia manifesta seu profundo pesar com as mortes ocorridas em Israel e na Palestina.

alt

Manifestação de denúncia e repúdio ao assassinato da Liderança José Alberto Moreno Mendes (Doka)

Comunidade Quilombola Jaibara dos Rodrigues
Território Quilombola Monge Belo / Itapecuru-Mirim (MA)

No final da tarde de 27 de outubro de 2023, a liderança quilombola José Alberto Moreno Mendes, conhecido como Doka, foi assassinado, aos 47 anos de idade em sua comunidade. O sr. Doka estava à frente da Associação São Benedito dos Produtores Rurais de Jaibara dos Rodrigues, onde atuava na defesa dos direitos das comunidades quilombolas da região.

alt

ABA assina Nota de Repúdio à tentativa de censura ao ENEM 2023

Nesta segunda-feira, 06 de novembro de 2023, noticiários brasileiros ecoaram vozes de parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) do Congresso Nacional – mais conhecida como bancada ruralista – destoantes com 3 questões componentes do repertório da prova do ENEM 2023, aplicada no domingo, 05 de novembro. Dessas 3 questões, duas têm como enunciado excertos de pesquisas e publicações científicas produzidas por renomados geógrafos brasileiros do campo da Geografia Agrária, com mais de 40 anos de pesquisas científicas realizadas sobre o tema em questão. Na alegação dos parlamentares, esses enunciados estão eivados de “ideologia” contra o agronegócio e, portanto, devem ser anulados, sob o risco de se impetrar uma ação judicial para o cancelamento de todo o certame.

alt

Série Percursos

A ABA tem o prazer de apresentar a coleção Percursos, sua nova série de publicações. Percursos tem o objetivo de apresentar autores e autoras que marcaram a Antropologia brasileira, compondo um panorama amplo e diversificado dos caminhos de construção da disciplina no país. Cada livro será dedicado a um autor ou autora com reconhecida relevância em seu campo de atuação, em textos que articulam suas vidas e obras com o contexto político, acadêmico e social em que se desenvolveram. A intenção é que a coleção forme, em seu conjunto, um verdadeiro mapa histórico da Antropologia brasileira, evidenciando aproximações, distanciamentos e potencialidades a serem ainda exploradas.
Com textos de escrita acessível, a série visa alcançar tanto o público especializado, que busca reflexões sistematizadas sobre campos e autores específicos; quanto o público mais amplo, que começa a ter contato com o universo da Antropologia e procura conhecer suas diferentes áreas e possibilidades. O primeiro volume a ser lançado, de autoria de Felipe Alves Pinto, consiste em uma biografia intelectual de Emílio Willems, antropólogo de origem alemã, que viveu 18 anos no Brasil, cujo trabalho foi de grande importância para a institucionalização da disciplina no Brasil, tendo ocupado a primeira Cátedra de Antropologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP – 1941).
A coleção Percursos recebe sugestões de manuscritos em fluxo contínuo. Por isso, convidamos coordenadores de programas de pós-graduação, professores e estudantes a contribuírem com a iniciativa, propondo trabalhos que dialoguem com o perfil da série.

Comissão de Editoração de Livros Científicos da ABA – CELCA
Coordenadoras da Série: Júlia O’Donnel e Cristina Patriota.

Comemoração dos 70 anos das Reuniões Brasileiras de Antropologias

A TV ABA conta agora com uma playlist comemorativa dos 70 anos de realização das Reuniões Brasileiras de Antropologias:
A  playlist será atualizada periodicamente com registros de eventos que estão sendo realizados em diferentes regiões do país, bem como produtos audiovisuais e depoimentos sobre a trajetória da Associação Brasileira de Antropologia e suas reuniões. A playlist pode ser acessada por meio da página inicial da TV ABA, ou por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrqSUafHHXYwi_7XqyqVHxbp82IToiKAU.

RBA 70 anos de atuaçãohttps://www.youtube.com/watch?v=qPfgMaH7Bt8.

RBA 70 anos (1953-2023) Fazer histórias da Antropologia pelo Brasil: experiências de pesquisa aqui e alhures
Simpósio Especial: Antropologia no Brasil: 70 anos RBA

Data: 20 de novembro de 2023
Local: PUC/Minas, Sala Multimeios, Prédio 47 (Av. Dom José Gaspar,500, Coração Eucarístico)

Jornada dos 70 anos da Primeira Reunião Brasileira de Antropologia (1953-2023): reflexões a partir da antropologia na Paraíba

Data: 14 de dezembro de 2023
Local: Auditório 411, CCHLA/UFPB (Híbrido)

Mesa Redonda 1: Acervos documentais do ensino e da pesquisa em antropologia: sujeitos, lugares e redes

01 de dezembro, sexta: 14:00 h – 16:00h
Webinário TV ABA
Veja aqui a programação completa.

Mesa Redonda 2: Antropólogos brasileiros pesquisando antropologias mundiais: experiências e questões para o trabalho com histórias da antropologia

08 de dezembro, sexta: 14:00h – 16:00h
Webinário TV ABA
Veja aqui a programação completa.

Webinários na TV ABA
Webinário – Caminhos da antropologia visual no Brasil: ocupar as telas, ocupar as terras

Apresentação: Daniela Borges (UFPel/LEPPAIS) e Fabiana Bruno (Unicamp/La'grima)
Mediador: Luis Felipe Kojima Hirano (UFG/TELAA)
Palestrantes:
Edgar Kanaykõ Xakriabá
Renato Athias (UFPE)
Takumã Kuikuro

Quando: 27/11/2023, 14h às 16h
Onde: TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Antropologia e Direitos Humanos, por Lucía Eilbaum

Confira aqui o primeiro de cinco textos da parceria entre a ABA e o Nexo Políticas Públicas para a divulgação do acervo de livros da Associação na seção ‘Bibliografia básica’.

Calendário 2024 – Pedidos de filiação/mudanças de categoria

Primeira chamada 2024:

  • 12/01/2024 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
  • 20/02/2024 – Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail

Segunda chamada 2024:

  • 02/09/2024 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
  • 10/10/2024 – Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail
Fique em dia com suas anuidades

Acesse sua área de sócio/a, através do Portal da ABA (https://portal.abant.org.br/), clicando no menu Associados | Login, e verifique sua situação fiscal junto à Tesouraria da ABA.

Manifesto contra os termos do PL 7.082 de 2017

(“Dispo?e sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de E?tica em Pesquisa Clínica com Seres Humanos”)

Os pesquisadores em ciências humanas do Brasil, congregados no Fórum de Associações de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) e apoiados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vêm se manifestar energicamente em defesa de suas condições de trabalho, em face da redação atualmente prevalecente no PL 7.082 de 2017. 

alt

Conferências e Simpósios especiais da XIV RAM disponíveis no canal do youtube @TVABA

A organização da XIV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Reconexões e desafios a partir do Sul Global, que ocorreu entre os dias 1 a 4 de agosto de 2023 na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, divulga os vídeos das quatro conferências e dos nove simpósios especiais que estão disponíveis no canal do youtube @TVABA  da Associação Brasileira de Antropologia.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLrqSUafHHXYwOh0Q2BncZp7FTVaaLRaVI

Novos Debate

Lançamento v9, n1 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n1-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jaennette Pols.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.20 – 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de José Ronaldo Fassheber (07/10/2023)

É com pesar que lamentamos a partida de José Ronaldo Fassheber (60 anos), no dia 07/10/2023. Zé Ronaldo contribuiu para o campo da antropologia esportiva e para o campo da etnologia brasileira. Destacamos sua tese de Doutorado "Etno Desporto indígena: Contribuições da antropologia social a partir da experiência entre os Kaingang", defendida no ano de 2006 na Universidade Estadual de Campinas. Zé Ronaldo foi aluno de mestrado (1998) no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santana, sob orientação da profa. Jean Langdon. Atualmente era professor na Universidade Estadual do Paraná, filiado à Associação Brasileira de Antropologia e integrante da linha "Futebol de mulheres, de indígenas, paraolímpico e LGBTQIA+" do INCT Estudos do Futebol Brasileiro. A amizade, o companheirismo e a alegria de Zé Ronaldo, bem como seu trabalho e sua dedicação à compreensão das práticas esportivas das comunidades indígenas serão sempre lembradas.

Leia aqui a nota publicada no Portal RSN.

eventos
Eventos no Brasil
X Seminário Internacional do INCT-InEAC: "Políticas Públicas em perspectiva – a desigualdade como estruturante"

Data: 23/11 a 24/11/2023 (GTs) e 28/11 a 01/12/2023 (Mesas, Filmes, Conferências e Lançamento de Livros)
Informações: https://xseminarioinctineac.com/

Eventos no Exterior
First International Conference of the Histories of Anthropologies: Online Conference Program Announced

Data: 4 e 7 de dezembro de 2023
Informações: https://histanthro.org/news/announcements/first-international-conference-of-the-histories-of-anthropologies-online-conference-program-announced/

oportunidades
Concursos e Seleções
Concurso público para docente indígena na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o concurso público o provimento de 01 (uma) vaga para docente indígena, para atuar no Departamento de Antropologia, campus de Florianópolis da UFSC. Prazo para inscrições: 30 de novembro de 2023. Informações: Edital.

Pós-graduação
Seleção Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no PPGAA/UFPR

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica a abertura do processo de seleção de estudantes para o Mestrado, Doutorado e seleção de bolsista de Pós-Doutorado em Antropologia e Arqueologia. Prazos para inscrições: Mestrado (16/11/2023), Pós-Doutorado (20/11/2023) e Doutorado (26/01/2024). Informações: Edital de MestradoEdital de Pós-Doutorado e Edital de Doutorado.

publicações
Chamada para artigos
Revista Cadernos Naui

A Revista Cadernos Naui, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da UFSC – Departamento de Antropologia, divulga a chamada para o Dossiê “Atores da Reciclagem e Dinâmica Urbanas”. Prazo para submissões prorrogado até 30 de novembro de 2023. Informações: https://naui.ufsc.br/.

Revista Mediações

A Revista Mediações, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulga chamada para o Dossiê: Entre a hegemonia cibernética e emergências socioambientais: investigando conflitos ontoepistêmicos, práticas de conhecimento e lutas tecnopolíticas (Mediações, vol. 29, n. 2 – 2024/2). Prazo para submissões: até 15 de março de 2024. Informações: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/445.

Chamada de artigos para e-book em homenagem ao centenário da antropóloga Berta Gleizer Ribeiro em 2024

Bianca Luiza Freire de Castro França e Editora Alfa Ciência organizam e-book com tema de Novas Propostas para o Uso Social da Tecnologia indígena. Podem ser submetidos artigos multi e interdisciplinares que abordem os etnosaberes indígenas. Artigos deverão ser enviados até o dia 26 de março de 2024. Informações: Folder.

Livros ABA – Lançamentos 2023
On Air: Anthropology – poscast stories

Organização: Daniela Tonelli Manica, Milena Peres, Soraya Fleischer
Ano de lançamento: 2023
ISBN: 978-65-5637-892-3

PDF

Livros – Lançamentos 2023
Entre distopias e decolonialidades: antropologia em cenários cambiantes

SOGBOSSI, Hippolyte Brice; ESTEVES, Leonardo Leal (Orgs.). Entre distopias e decolonialidades: antropologia em cenários cambiantes. 1ª Edição. Editora Criação, 2023.

Podcasts
Antro, Como Faz?

#ep38 Caderno de Campo (como faz?)
#ep39 Diário de Campo (como faz?)

Compósita

Educação ambiental nas escolas
Crimes ambientais e lógicas predatórias de desenvolvimento 
Racismo ambiental e desigualdade social

Caraminholas

Temporada 2 Ep. 02 A revolta do caminhante faminto

Antropologia, Ambiente e Educação

ANT #10 – Etnografia para educadores (part. Amurabi Oliveira)
ANT #11 – As técnicas do corpo e a educação em Marcel Mauss (part. Carlos  Sautchuk)

notícias da mídia/outras
Professora Luciana de Oliveira Dias, associada da ABA e coordenadora do Coletivo Rosa Parks e secretária de inclusão da UFG integrou importantes equipes de trabalho no âmbito do Festival Mulheres do Mundo – WOW

A professora Luciana de Oliveira Dias, coordenadora do Coletivo Rosa Parks e secretária de inclusão da UFG integrou importantes equipes de trabalho no âmbito do Festival Mulheres do Mundo – WOW, sendo destacada sua atuação no Fórum de Vivências “Pedagogias Insurgentes”, acontecido no Museu de Arte do Rio, onde avançou nas discussões e reflexões sobre a importância de geração de locus transgressores de modelos de educação superior ainda caracterizados por hegemonias banco-ocidentais.

alt

Antropólogas recebem homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Em 30 de outubro, antropólogas e outras mulheres cientistas de diferentes áreas do conhecimento receberam homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na Sessão Especial “Mulheres na Ciência”. Tratou-se de um reconhecimento por seu “trabalho, presença, representatividade e legado na produção científica”, conforme a proposição da deputada estadual Luciane Carminatti, que foi aprovada por unanimidade na Assembleia. Celebramos o reconhecimento das contribuições de nossas colegas!
Mais informações em: https://noticias.ufsc.br/tags/mulheres-na-ciencia/
Assista à Sessão Especial “Mulheres na Ciência”: https://youtu.be/5rqN7UjEwFY?si=c__2nW8Qly4syx1x 

EMKP 2023/2024 Grant Call for Applications is now open

The Endangered Material Knowledge Programme (EMKP) gives grants to support the documentation and digitisation of material knowledge systems that are under threat and in danger of disappearing. The programme was established in 2018 with funding from Arcadia – a charitable foundation that works to protect nature, preserve cultural heritage, and promote open access to knowledge – and is hosted by the Department of Africa, Oceania, and the Americas at the British Museum.

The EMKP offers three different grants schemes: Small Documentation, Large Documentation, and Legacy Digitisation. Documentation grants provide funding to document living material knowledge systems and practices in danger of disappearing. Small Documentation Grants can be up to 12 months with a maximum award of £20,000. Large Documentation Grants can be up to 24 months with a maximum award of £100,000.

Legacy Digitisation Grant, used to digitise collections or materials relating to endangered material knowledge, can be up to 12 months with a maximum aware of £20,000, and can be applied for separately or together with a documentation grant.

The deadline for all applications is at midnight on 7th January 2024.

We will be holding Q&A Webinars in English, to answer queries about the application process.  Please register using the link:  https://forms.gle/PHzUE5kemRNaCa3S7

The Webinar dates are:
Wednesday 15th November 2023, 10am GMT
Wednesday 15th November2023, 4pm GMT
Wednesday 13th December 2023, 10am GMT
Wednesday 13th December 2023, 4pm GMT

We will also be holding a Q&A Webinar session in Spanish on Thursday 14th December 2023, 4pm GMT. To register please use the link: https://forms.gle/kR6L65swKfT18bWC7

For more information regarding the Endangered Material Knowledge Programme, ongoing projects, the application process and guidelines please visit our website www.emkp.organd the grants page https://www.emkp.org/grants/

To apply, please create an account on the EMKP FlexiGrant portal: https://emkp.flexigrant.com/.

Kind Regards, 

The Endangered Material Knowledge Programme

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content