Informativo nº 21/2020 | 20/08/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 21/2020 | 20/08/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

Regras: https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=412.
Cronograma: https://www.32rba.abant.org.br/cronograma

3º Webinar: População Negra em Contexto de Pandemia

Moderadora: Juliana Cinthia (UERJ)
Participantes: Samara Lima (UEPB), Marilu Campelo (UFPA), Angela Figueiredo (UFRB) e Antonia Gabriela (MN/UFRJ)

Data/Hora: 20 de agosto de 2020, às 15h
Link de transmissão: https://www.youtube.com/tvaba

NOTA PÚBLICA DA ABA
Solidariedade ao Procurador da República Wilson Rocha

O Comitê Laudos Antropológicos e o Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da Associação Brasileira de Antropologia vêm publicamente manifestar seu estranhamento e prestar irrestrita solidariedade ao Procurador da República Wilson Rocha Fernandes Assis, diante da moção de censura aprovada pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Nota da ABA e sua Comissão de Assuntos Indígenas – CAI sobre a “Missão de Saúde Xavante”

Ao tomar conhecimento de significativas tensões geradas entre indígenas xavante, oriundas de procedimentos de combate à COVID-19 por parte do governo, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), juntamente com a sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), vem fazer algumas considerações a respeito da “Missão de Saúde Xavante”.

Cientistas Sociais e o Coronavirus

Boletim Especial

BOLETIM CIENTISTAS SOCIAIS
A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL EM TEMPOS DE CRISE

A pandemia Coronavírus tem provocado diversas mudanças na vida cotidiana de milhões de pessoas, alterando padrões de interação social e de organização da vida política e econômica. Esse fenômeno não poderia deixar de incitar a imaginação dos(as) pesquisadores(as) das ciências humanas e sociais, como prova o sucesso e a repercussão que teve nos últimos meses o Boletim “Cientistas Sociais e o Coronavírus”, editado por um consórcio de associações científicas que inclui a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Contudo, algo que se pode perceber é que um dos efeitos mais evidentes dessa pandemia tem tido pouco espaço nas produções dos(as) cientistas sociais, inclusive no boletim supracitado, a saber: a ampliação das desigualdades raciais e de formas explícitas de racismo no atual contexto.

Fenômenos como a violência policial, que atinge a população negra em um grau muito mais elevado, a precariedade no acesso à saúde e à educação, os altos índices de subemprego e desemprego, entre outros aspectos, mostram como as populações negra e indígena estão desigualmente inseridas na sociedade brasileira. A pandemia pôs em evidência e exacerbou todos esses processos, tornando essas populações muito mais vulneráveis aos efeitos deste momento tão dramático da história humana.

Nesse sentido, a partir da crença de que o papel dos(as) pesquisadores(as) em Ciências Sociais e Humanidades é o de dar maior visibilidade e compreensibilidade a essa e outras situações semelhantes e, também, na expectativa de reafirmar o comprometimento dessas ciências com um mundo melhor e menos injusto, propomos à comunidade acadêmica dar continuidade ao Boletim “Cientistas Sociais e o Coronavírus” com uma nova temática, a partir de perspectivas que busquem enfatizar os efeitos da pandemia sobre a população negra e outras minorias vítimas de desigualdades étnico-raciais. Esta é uma forma de incitar a publicização de pesquisas que ponham em evidência o aprofundamento do racismo e das desigualdades raciais neste momento e pode, além disso, ser uma oportunidade para reafirmar o engajamento de nossas associações científicas com o combate a todas as formas de desigualdades e injustiças em nossa sociedade.

Nesse sentido, contamos com a inventividade e a colaboração das nossas comunidades científicas para manter viva a saga iniciada pelo “Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus”, agora sob a roupagem do mote “A Questão Étnico-racial em Tempos de Crise”. Que muitas glosas inovadoras e impactantes possam surgir a partir desse mote geral! É o que deseja toda a equipe editorial envolvida no projeto.
Os textos, com até 1000 palavras, devem ser escritos em word e enviados para o e-mail: boletimcso@gmail.com

Editores: Paulo S C Neves (UFABC)
               Regimeire Oliveira Maciel (UFABC)

Secretaria Editorial: Marie Lozano (UFSC)

Comitê Editorial:
Alexandra Alencar (UFSC)
Carlos Benedito R. da Silva (UFMA)
Carlos Machado (UnB)
Cloves Luiz Pereira Oliveira (UFBA)
Flávia Rios (UFF)
João Batista de Jesus Felix (UFTO)
Joziléia Kaingang (UFSC)
Luciana Garcia de Mello (UFRGS)
Maria Nilza da Silva (UEL)

Equipe Técnica:
Roberta Kelly França (NEAB/UFABC)
Suzane Jardim (NEAB/UFABC)
Taís Oliveira (NEAB/UFAB)
Tarcízio Roberto da Silva (NEAB/UFABC)
Thiago Barbosa (NEAB/UFABC)

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Volume (v4, n1-2). As contribuições incluem pesquisas em gênero e sexualidades, relações raciais, cultura popular, museus, infância, saúde e relações multiespécies. As autoras e autores deste número produzem desde diversas localidades do país e do exterior, o que reitera a vocação plural e cosmopolita da publicação. Boa leitura!

http://novosdebates.abant.org.br/

eventos
Eventos no Brasil
Ciclo de Webconferências sobre trajetórias pessoais e história da Antropologia Visual no Brasil

Data: 20 de agosto, às 15h
Link de transmissão: https://www.youtube.com/c/LabomeVisualidades
Inscrições: http://eventos.uvanet.br/
Cartaz: http://www.aba.abant.org.br/files/20200810_5f31436a14827.jpeg

Lançamento de livro – Etnografia de um Congresso: a organização do 18º Congresso Mundial de Antropologia no Brasil

Data: 26 de agosto de 2020, às 16h:45min
Transmissão: Canal da ABA no YouTube (https://www.youtube.com/tvaba)

Eventos no Exterior
ASA2020: How to Live Through a Pandemic
Online conference

Data: 27 de agosto de 2020
Informações: https://theasa.org/conferences/asa2020/

Exposições
Ciclo Virtual de Ensaios Fotográficos do IRIS/DAN 2020

As oleiras de Santiago Norte
por Nelma Rolande & Maysa Camelo
https://spark.adobe.com/page/DYiM43o2tJ1nH/

oportunidades
Pós-graduação
Mestrado e Doutorado na UnB

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília – UnB está com inscrições abertas até 04 de outubro de 2020 para mestrado e doutorado, com início em 2021. Informações: http://www.dan.unb.br/ppgas-selecao.

publicações
Revistas – Chamada para artigos
Revista Mediações

A Revista Mediações,  vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebe artigos para o dossiê: Materialidades e agências na América Afro-Latina (Mediações, vol. 25, n. 3 – 2020/3). A chamada de artigos para o dossiê foi prorrogada até o dia 25 de agosto de 2020. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/273.

Caderno Eletrônico de Ciências Sociais

O Cadecs é um projeto editorial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que visa propiciar maior circulação do conhecimento acadêmico por meio da publicação de trabalhos nas áreas de sociologia, política e antropologia – ou em suas interfaces, está com chamada aberta para o dossiê "Antropologia da sobrevivência: transformação e regeneração da vida em territórios devastados". Submissões até até 20 de setembro de 2020. Informações: https://periodicos.ufes.br/cadecs/announcement/view/379.

Fotocronografias

O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos, divulga chamada para artigos para o seu vol 06, n. 14 – Imagem, diversidade sexual e de gênero, decolonialidade: olhares “de fora do eixo”. Submissão de trabalhos para este dossiê até 30 de setembro de 2020. Informações: https://medium.com/fotocronografias.

Horizontes Antropológicos

A Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, divulga chamada de artigos para a edição 62 – História das antropologias do mundo ano 28, n. 62, jan./abr. 2022, publicação prevista para janeiro de 2022. Submissão de artigos de 01 de outubro de 2020 a 31 de janeiro de 2021 Informações: https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/.

Revistas – Novos números

Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS. Antropologia das imagens: supervivência dos arquivos e imaginação dos tempos – v. 21, n. 53 (2020) – https://seer.ufrgs.br/iluminuras/index.

Livros ABA – Lançamentos 2020

Organizadoras:
Miriam Pillar Grossi
Tânia Welter

Clique aqui para visualizar em PDF

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
Carta convite aos associados das Sociedades Afiliadas à SBPC

Caro(a) colega,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) gostaria de convidá-lo(a) para ser nosso associado. Venha fazer parte desta entidade que, desde sua fundação, em 1948, exerce um papel importante na expansão, na defesa e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.

Ao se tornar sócio da SBPC, você fará parte de diversas ações em defesa da ciência e da educação brasileiras. No  <http://sbpcnet.org.br/> site da SBPC
e do  <http://www.jornaldaciencia.org.br/> Jornal da Ciência é possível acompanhar o intenso trabalho da Sociedade. Estamos também nas principais redes sociais (Facebook <https://www.facebook.com/SBPCnet/>  | Instagram <https://www.instagram.com/sbpcnet/>  | Twitter <https://twitter.com/SBPCnet>  | Youtube <https://www.youtube.com/user/canalsbpc> ).

Para tornar-se sócio da SBPC, basta preencher um breve <http://socios.sbpcnet.org.br/sbpc/index.php?class=DocumentoForm&method=> formulário em nosso  <http://portal.sbpcnet.org.br/socios/associe-se/> site. Como sócio de sociedade afiliada, você recebe um desconto na contribuição anual. Os valores da anuidade 2020, já considerando o desconto, são: R$50,00 para estudantes e R$100,00 para profissionais.

Nossa Secretaria está à disposição no e-mail socios@sbpcnet.org.br ou no (11) 98907.2544.

A SBPC precisa de você para fortalecer a Ciência & Tecnologia e a Educação no Brasil!  <http://portal.sbpcnet.org.br/socios/associe-se/> Associe-se!

PS: Caso já seja sócio da SBPC, convide amigos, familiares, alunos e colegas!

Cordialmente,
Diretoria da SBPC

Considerações da Diretoria da SBPC sobre a aprovação do PLP 135/2020

Lançamento de curta: A Solidão dos Corpos Negros no Espaço Acadêmico

Direção: Renata do Amaral Mesquita, Rosália C. Andrade Silva

O enredo foi estruturado a partir de relatos de corpos negros teóricos, com cenas ficcionais que retratam o viver negro na universidade. À narrativa aponta para as várias formas imbricadas pelo sistema de estabelecer o racismo em analogia a infraestrutura do espaço que através de moldes coloniais ou subjetivos subalternizam o corpo negro intelectual e político.

https://youtu.be/Th6h4PKwoak

Este filme faz parte da série Infraestruturas do Afeto, série de curta-metragem dirigidas por estudantes do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. A série é coordenada por Alex Vailati e produzida pelo Laboratório de Antropologia Visual.

https://www.youtube.com/playlist?list= …

Patrimônios Invisibilizados: Para Além dos Casarões, Quindins e Charqueadas

A exposição Patrimônios Invisibilizados: Para Além dos Casarões, Quindins e Charqueadas foi concebida pelo projeto de pesquisa Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas/RS , no âmbito do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o Museu Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotense. O objetivo dessa exposição é trazer diferentes concepções e narrativas sobre os patrimônios da cidade, mostrando a diversidade de grupos ali presentes, suas relações de pertencimentos e construções citadinas.
Para ir Além dos patrimônios oficiais, mesmo que (re)visitados e (re)construídos, trazemos os “não-oficiais” e suas dinâmicas no fluxo urbano em diferentes linguagens artísticas, textuais e imagéticas para todas as idades. Essa exposição traz o movimento e sacralização do território das comunidades de religiões de matrizes africanas, como também a expressão da comunidade LGBTQIA+ na e pela cidade, como ainda as lutas, resistências e narrativas da comunidade do Passo dos Negros. Este ano, por conta do isolamento social, a exposição foi remodelada, adaptada e expandida para um plataforma online que foi lançada no dia 18 de agosto, durante as comemorações do “Dia do Patrimônio” em Pelotas. Vem conhecer Pelotas além de Quindins, Charqueadas e Casarões com estas comunidades!

LINK DE ACESSO: http://museuhistoricobpp.com.br/index.php/2020/08/18/exposicao-patrimonios-invisibilizados/

Lançamento de curta: Enchente das Ubaias (Infraestruturas do Afeto. curta n.2)

Direção: Daniel B. Guimarães, Bruno Correia e Osvaldo Bogado Palacios

Uma etnoficção ao estilo rouchiano que se passa no Recife, uma cidade marcada pela apropriação do estuário para especulação imobiliária. No ano de 2019 um jovem fica preso em seu apartamento em um bairro classe média alta devido a um grande temporal, sendo afetado pela falta de infraestrutura de drenagem urbana que o deixou ilhado devido a um alagamento em sua rua e passa o dia assistindo os impactos da chuva pela janela, televisão e redes sociais, observa que na periferia as pessoas estão muito mais suscetíveis às catástrofes, mal sabia ele que teria que se acostumar com aquele modo de vida isolado.

https://youtu.be/ylwhmcN9KUI

Este filme faz parte da serie Infraestruturas do Afeto, serie de curta-metragem dirigidas por estudantes do Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. A serie é coordenada por Alex Vailati e produzida pelo Laboratório de Antropologia Visual.

https://www.youtube.com/playlist…

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content