Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:



Informativo nº 21/2022 | 11/11/2022
 
  destaques da ABA
 
Recesso e feriado em novembro/2022
 

Comunicamos que a Secretaria Administrativa não funcionará entre os dias 14 e 15 de novembro (recesso e feriado da Proclamação da República), retomando suas atividades no dia 16 de novembro (quarta-feira).

Anais da 33ª RBA no ar
 

A 33ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, realizada entre os dias 28 de agosto a 03 de setembro de 2022, teve como sede oficial a Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Confira os Anais do evento (ISBN nº 978-65-87289-23-6): http://portal.abant.org.br/anais-rbas/.

Nota da ABA – Eleições Presidenciais 2022
 

A Associação Brasileira de Antropologia parabeniza o próximo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória no segundo turno das Eleições de 2022. Esperamos que seja resgatado em nosso país um processo efetivo de defesa e de inclusão das populações vulnerabilizadas por diversas desigualdades históricas e sociais, o que implica no resgate, na ampliação e na consolidação dos Direitos Humanos e constitucionais, bem como no respeito à diversidade, à diferença e à proteção do meio-ambiente.

Nota da ABA em solidariedade com Mamadou Ba em 9 de novembro de 2022 – Dia internacional da Luta contra o Fascismo e o Anti Semitismo
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) através do Comitê Quilombos e do Comitê de Antropólogas/os Negras/o, no dia internacional de combate ao fascismo e antissemitismo, vem a público se manifestar em solidariedade ao ativista antirracista e tradutor sr. Mamadou Ba, nascido no Senegal, residente e com nacionalidade portuguesa há vários anos, por ocasião da acusação contra sua pessoa proferida em queixa crime aceite em tribunal português por um conhecido representante de gruponeonazista, que o acusa de ter sua honra ferida por este ativista. Entendemos que fazer parte de grupos que incitam a violência e proferem juízos racistas, em tudo assemelhados a práticas fascistas e nazistas, nãocondiz com o Estado democrático de Direito e não provê a nenhum cidadão a possibilidade de uso da palavra “honra”, ainda menos em tribunal. O sistema judiciário de um país em democracia deve espelhar a democracia vigente nesse mesmo país, e, por isso, não faz sentido que aceite tal queixa contra o sr. Mamadou Ba, cuja coragem para defender valores democráticos condizentes com direitos humanos e direitos de migrantes já foi exposta a público mais de uma vez. 

ABA assina Carta aberta aos candidatos a presidência da república – XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia
 

Carta Aberta aos candidatos da Presidência da República elaborada durante o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, ocorrido entre 17 e 21 de outubro de 2022, em Fortaleza, Ceará, sobre a necessidade do compromisso, a bem do futuro da sociedade brasileira e da manutenção da riqueza biológica, base da sustentabilidade econômica e da saúde humana e animal no país.

Polônia restitui o status oficial da Etnologia e Antropologia Cultural
 

Em de outubro de 2018, Jarosław Gowin, ministro polonês da Ciência e Educação, assinou uma nova lei conhecida como “Constituição para a Ciência” (Konstytucja dla nauki) declarando que a etnologia e a antropologia não seriam mais campos de investigação científica. Muitas ações de protestos foram realizadas. Recentemente o professor Michal Buchowski Chefe do Departamento de Etnologia e Antropologia Cultural da Universidade Adam Mickiewicz em Poznań (Polônia) escreveu para a Diretoria da ABA informando que a batalha para trazer de volta a antropologia para a lista de disciplinas oficialmente reconhecidas na Polônia foi ganha. “Após quase quatro anos de lutas e protestos”, escreve Michal Buchowski , “o Ministério da Educação e Ciência acaba de anunciar que a etnologia e a antropologia cultural são agora  disciplinas oficialmente reconhecidas”. Informa também que a carta de apoio emitida pela IUAES/WCAA e WAU em 18 de novembro de 2018,  redigida e assinada conjuntamente pelos professores Junji Koizumi e Carmen  Rial (na ocasião membro do Comitê de Relações Internacionais  da ABA) teve um papel importante para a decisão de recuperar pleno reconhecimento das disciplinas.

XIV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul
 

A XIV RAM será realizada entre os dias 01 e 04 de agosto de 2023, terá como tema “Reconexões e desafios a partir do sul global” e ocorrerá na Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ.

Acesse o site do Congresso: https://ram2023.sinteseeventos.com.br/.

Unicamp entrega título de “Professor Emérito” à antropóloga Guita Grin Debert
 

A Unicamp realizou no dia 10 de novembro, às 15h, a sessão solene de entrega do título de “Professor Emérito” à antropóloga Guita Grin Debert.

O evento foi transmitido pelo Canal Imprensa no Youtube: www.youtube.com/c/ImprensaUnicamp/live.

O título de Professor Emérito é conferido a professores (as) que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica por seus relevantes serviços à ciência e à instituição.

A ABA parabeniza a estimada professora.

Novos Debates
 

Lançamento v.8 n.1 – 2022
Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Ensaios, Resenhas e com Fórum inteiramente dedicado à temática do Artivismo. Nesta seção destacamos os textos de autoria de Ribamar José de Oliveira Junior, Paulo Raposo, Alvaro (Carmen) Jarrín, Leandro Colling, Manguebixa (Tiago Alexandre dos Santos), Divine Kariry (Pablo Soares Pereira da Costa), Pedra Homem, Huber David Jaramillo Gil, Denise Zenicola e Fernanda Silva.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant
 

Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Estão abertas as chamadas para os dossiês:

 – “Utopias da Reciclagem e Circularidade
Prazo para submissões: 30 de novembro de 2022.
Informações: Chamada;
 – “Laudos Antropológicos: questões teórico-metodológicas, éticas e de poder na América Latina hoje”
Prazo para submissões: 28 de fevereiro de 2022
Informações: Chamada

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

 
  in memoriam
 
Falecimento de Pedro Manuel Agostinho da Silva (10/11/2022)
 

É com pesar que informamos o falecimento do colega e amigo Pedro Agostinho da Silva, um dos mais importantes antropólogos da sua geração. De nacionalidade portuguesa, veio para o Brasil ainda criança, nos anos 1940, acompanhando seu pai. Graduou-se em História na Universidade Federal Fluminense e, posteriormente, obteve o título de mestrado em antropologia na Universidade de Brasília. Preocupado com o destino dos povos indígenas no Brasil, em 1971, juntamente os brasileiros Darcy Ribeiro, Carlos de Araújo Moreira Neto e Silvio Coelho dos Santos, participou do simpósio intitulado La Fricción Interétnica en América del Sur Fuera de la Región Andina, realizado na Universidade das Índias Ocidentais, em Bridgetown, Barbados, acontecimento fundante da chamada antropologia comprometida. Na ocasião, apresentou um informe sobre a situação territorial e demográfica no Alto Xingu, baseado nos estudos que realizou na região nos anos 1960 sob a orientação de Eduardo Galvão, na Universidade de Brasília. Professor e pesquisador vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1966, integrou a diretoria da ABA no biênio 1986-1988, juntamente com Roberto Cardoso de Oliveira e Marisa Veloso. Um dos fundadores da ANAÍ/Bahia, organização não governamental brasileira criada em 1978 por pesquisadores ligados ao Programa de Pesquisa sobre Populações Indígenas do Nordeste Brasileiro da UFBA, e hoje denominada Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ). 

 
  eventos
 
Eventos no Brasil
  XXII Encontro Nacional de Estudos Populacionais

 

Data: 07 a 11 de novembro de 2022
Informações: https://www.encontro2022.abep.org.br/

  21º Congresso Brasileiro de Sociologia

 

Data: 11 a 14 de julho de 2023
Informações: https://www.sbs2023.sbsociologia.com.br/

  75ª Reunião Anual da SBPC

 

Data: 23 a 29 de julho de 2023
Local: Curitiba, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Informações: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/

 
  oportunidades
 
Concursos e Seleções
  Processo seletivo simplificado de Professor Visitante na UFPel

 

A Universidade Federal de Pelotas – UFPel, torna pública a abertura de inscrições para processo seletivo simplificado de Professor Visitante (Nacional ou Estrangeiro). Inscrições: até 23 de dezembro de 2022. Informações: Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGANT/UFPel / Edital / Anexo IAnexo II

 
  publicações
 
Chamada para artigos
  Revista de Estudios Brasileños

 

Revista de Estudios Brasileños – Publicação fruto da colaboração entre a Universidade de Salamanca (Espanha) e a Universidade de São Paulo, publicada pela editora da USAL, divulga chamada para submissão de artigos, entrevistas e resenhas para o número 21 da Revista de Estudios Brasileños, previsto para o primeiro semestre de 2023. O número tem como tema os “Estudos Sociais das Ciências no Brasil: pesquisas e abordagens”. Prazo para submissões: 30 de novembro de 2022. Informações: https://cebusal.es/call-for-papers-reb-2023/?lang=pt-br.

  Revista Antropolítica

 

Antropolítica, revista contemporânea de antropologia foi criada em 1995 como resultado da cooperação entre os domínios da Antropologia e Ciência Política (PPGACP) na Universidade Federal Fluminense, divulga a prorrogação de prazo da Chamada para o Dossiê “Crises e reparações: práticas e políticas em torno do ativismo das vítimas e da antropologia do Estado”. Prazo para submissões: 28 de novembro de 2022. Informações: https://periodicos.uff.br/antropolitica/announcement/view/675.

  Revista Redes

 

A Revista Redes, publicação acadêmica vinculada ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional – PPGDR/UNISC – e seu Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional – CEPEDER,  torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Urbanização, Pequenas Cidades e Desenvolvimento Territorial”, cuja publicação, em versão on-line, será realizada no volume 28, durante o ano de 2023. Prazo para submissões: 30 de abril de 2023. Informações: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/announcement/view/407.

Revistas – Novos números
  Revista Tempo Amazônico

 

Revista Tempo Amazônico – Publicação eletrônica semestral da Associação Nacional de História (Seção Amapá) – Ayahuasca e sua interface com memória, poder e saúde VOL. 10, N. 1.

Livros – Lançamentos 2022
 

PERUTTI, Daniela Carolina (Autor). Tecer Amizade, Habitar o Deserto. Editora: Edusp, 2022.

Podcasts
  Antropotretas

 

#EP30 – Plantas por todo lado

  Caraminholas Podcast

 

Apresentação

  Mundaréu

 

#EP20 – Mundo na sala de aula – Cotas raciais: pra onde foi o racismo?

  Museológicas Podcast

 

#EP02 – “Quem cuida de mim? [Sem sair do salto]” (Ana Patrícia)
#EP03 – “Quem cuida de mim? [Um corpo político]” (Juliana Barbosa)

  Urbanidades

 

#EP77 – Memória e Esquecimento nas favelas de Belo Horizonte, com Josemeire Alves e Samuel Oliveira

 
  notícias da mídia/outras
 
SBPC parabeniza povo brasileiro e novo presidente eleito
 

“Sabemos que o trabalho de resgatar a Ciência, Educação e nossas universidades exigirá forte esforço de toda nossa sociedade. O novo presidente contará com nosso apoio nesta e em outras missões, para o bem de nosso país”, declara a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em nota

PARABÉNS AO POVO BRASILEIRO E AO PRESIDENTE ELEITO

A SBPC saúda o povo brasileiro pelo belo exemplo de espírito democrático que deu nestas eleições, votando por um Brasil com futuro, evitando provocações, enfrentando ameaças e manifestando sua vontade com respeito e solidariedade às diferenças. Foi uma forte demonstração de que a democracia está viva, apesar de tantos ataques sofridos nos últimos anos.

A comunidade científica nacional também cumprimenta o Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e deseja pleno sucesso em seu governo, dispondo-se também a apoiar todas as iniciativas que tome em favor da ciência, da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente, da tecnologia e da inclusão social, bem como a colaborar na sua concepção e implementação. Finalmente, expressa a convicção de que uma prioridade absoluta é retirar o Brasil, de novo e definitivamente, da Mapa da Fome e da Pobreza. Sabemos que o trabalho de resgatar a Ciência, Educação e nossas universidades exigirá forte esforço de toda nossa sociedade. O novo presidente contará com nosso apoio nesta e em outras missões, para o bem de nosso país.

São Paulo, 31 de outubro de 2022
Diretoria
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA
são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião
ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF



 

Skip to content