Informativo nº 22/2020 | 01/09/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 22/2020 | 01/09/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

Regras: https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=412.
Cronograma: https://www.32rba.abant.org.br/cronograma

Nota da ABA em repúdio às violações de direitos cometidas por autoridades e em defesa da vida e dos direitos das meninas

A Associação Brasileira de Antropologia, por meio do seu Comitê de Gênero e Sexualidade, manifesta repúdio às nefastas posturas defendidas recentemente por autoridades religiosas e políticas brasileiras diante do estarrecedor caso da menina de dez anos grávida em decorrência de estupro cometido por seu tio, que a violentava impunemente há quatro anos. Ademais, a ABA declara seu apoio à vida e aos direitos das meninas, em especial, das meninas negras, que são as principais vítimas desse tipo de sobreposição de violências e da maternidade compulsória.

Nota ABA/ABRASCO de apoio à decisão do povo Terena de receber ajuda humanitária dos Médicos Sem Fronteiras

Manifestamos nosso repúdio à recusa da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em conceder permissão para a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) apoiar as ações do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul nas comunidades Terena.

A pandemia da COVID-19 é uma crise sanitária e humanitária global, mas é uma doença que afeta desigualmente os grupos sociais, sendo que, particularmente, os povos indígenas são extremamente vulneráveis. A resposta à COVID-19 entre povos indígenas no Brasil enfrenta inúmeros desafios, desde a estruturação das ações no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS), até a garantia de acesso das populações residentes em áreas urbanas e fora das terras indígenas às redes municipais e estaduais do SUS. Desde abril, observa-se progressiva e acelerada interiorização da pandemia, atingindo grande contingente de população indígena dentro e fora das Terras Indígenas, em zonas urbanas e rurais, resultando em elevado impacto na saúde e em expressivo número de mortes de indígenas.  Atualmente a pandemia alcança a marca de 700 óbitos, atingindo 155 povos indígenas, com mais de 26 mil casos confirmados.

ALERTA DA ABA
CURSO LATO SENSU EM ANTROPOLOGIA PROPOSTO PELA FUNAI

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto com suas Comissões de Assuntos Indígenas, de Educação, Ciência e Tecnologia e seus Comitês de Laudos, de Quilombos, de Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, e de Inserção Profissional, manifesta profunda preocupação frente à informação divulgada pela imprensa sobre proposta de curso de pós-graduação em Antropologia, lato sensu, a ser oferecido no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública/Funai.

Webinar: Experimentações de antropologia (áudio)visual na rede

Comitê de Antropologia Visual (CAV) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Data: 03 de setembro de 2020, às 16h
Transmissão pelo canal do TV ABA no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=aCn_FvJXyFw&feature

Moderador:
Lisabete Coradini (UFRN)

Participantes:
Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert (UFRGS)
Claudia Turra (UFPEL)
Denise Machado (UFPA)

Ex-presidente da ABA e integrante da Comissão de Relações Internacionais, Miriam Pillar Grossi (UFSC), foi nomeada para compor o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

A ex-Presidente da ABA e integrante da Comissão de Relações Internacionais,  Miriam Pillar Grossi (UFSC), foi nomeada para compor o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A designação ocorreu por meio da ortaria nº 3.208, publicada na terça-feira, 25 de agosto. Com mandato de dois anos, Miriam foi escolhida a partir da lista tríplice elaborada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mediante consulta à comunidade científica da área de Ciências Humanas e Sociais. O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNP. No passado, o ex-Presidente da ABA Ruben Oliven (UFRGS) também ocupou esse cargo.

Lançamento do livro

O lançamento do livro "Etnografias de um congresso: A organização do 18º Congresso Mundial de Antropologia no Brasil", organizado por Miriam Grossi e Tânia Welter, ocorreu no dia 26 de agosto e contou com a presença da atual e da ex-presidente da ABA, respectivamente Bibia Gregori e Lia Machado, assim como do atual e do ex-presidente da IUAES, respectivamente Junji Koizumi e Faye Harrison. O video do lançamento com os comentários dos participantes pode ser visto na TV ABA e, em breve, com legendas em inglês, no canal do WCAA: https://www.waunet.org/wcaa/videos/index.phtml . O livro está disponível on line no Portal da ABA.

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Volume (v4, n1-2). As contribuições incluem pesquisas em gênero e sexualidades, relações raciais, cultura popular, museus, infância, saúde e relações multiespécies. As autoras e autores deste número produzem desde diversas localidades do país e do exterior, o que reitera a vocação plural e cosmopolita da publicação. Boa leitura!

http://novosdebates.abant.org.br/

eventos
Eventos no Brasil
XIII Reunião Científica da Regional Sul da ANPEd

Data: 01 de setembro de 2020 a 24 de março de 2021
informações: http://www.furb.br/web/5469/anped-sul/apresentacao

Mesa-redonda Ciência e novos negacionismos

Data: 02 de setembro de 2020, às 19h
Informações: https://laboratoriosocial.com.br/lab/index.php/agende-se/140-cursos/mesa-redonda/314-lancamento-ls-ciencia-e-novos-negacionismos

72ª Reunião Anual da SBPC

Datas: Conferências, Painéis e Mesas-Redondas: 01 a 04 de setembro, 05 a 09 de outubro, 03 a 06 de novembro e 31 de novembro a 4 de dezembro
Local: Virtual – Transmissão pelo canal da SBPC no Youtube: https://www.youtube.com/user/canalsbpc
Informações: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/ / Programação

XI Seminário de Arqueologia do CAHL/UFRB

Data: 03 a 09 de setembro de 2020
Informações: https://semaix.wixsite.com/xisema

Os povos indígenas no Brasil: Conferência na 72ª Reunião Anual da SBPC

Data: 04 de setembro de 2020, às 18h
Informações: https://confap.org.br/news/72a-reuniao-anual-da-sbpc-sera-virtual/

II Encontro de Mulheres da ANPG: “A realidade das mulheres pesquisadoras e a perseguição aos estudos de gênero”

Data: 04 e 05 de setembro de 2020
Informações: http://www.anpg.org.br/24/08/2020/ii-encontro-de-mulheres-da-anpg-debate-aumento-das-desigualdades-de-genero-na-pos/

Seminário do DEVIR: Religião, Democracia e Morte no Brasil

Data: 09 a 11 de setembro de 2020
Inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: devirppgaufpe@gmail.com
Informações: https://www.facebook.com/devirppgaufpe / Instagram @devirppgaufpe

Grupos de Discussões – Congresso Nacional da ABECS/2020

Data: 13 a 15 de novembro de 2020
Inormações: https://abecs.com.br/gds-aprovados-congresso-nacional-da-abecs-2020/

Exposições
Ciclo Virtual de Ensaios Fotográficos do IRIS/DAN 2020

Herança e fé no sertão mineiro
por Breno Trindade da Silva
https://spark.adobe.com/page/N0iYaUksI7rS3/

publicações
Revistas – Chamada para artigos
Revista GIS

A GIS – Gesto, Imagem, Som: Revista de Antropologia é uma revista acadêmica que engloba os campos da antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte publica chamada para artigo para o Vol. 6, n. 1. Prazo para submissão foi prorrogado até 04 de outubro de 2020. Informações: http://www.revistas.usp.br/gis.

Revistas – Novos números

Revista Ambivalências – Publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP) – v. 8 n. 15 (2020): Dossiê Arte e Gênero – https://seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/issue/view/1026.

Revista Mediações – Revista de Ciências Sociais, uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEL –  Dossiê: Racionalidade Neoliberal e Processos de Subjetivação Contemporâneos (Mediações, vol. 25, n. 2 – 2020/2)http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/issue/view/1686.

GIS – Gesto, Imagem, Som – Revista de Antropologia é uma revista acadêmica que engloba os campos da antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte – v. 5, n. 1 | Agosto, 2020 – http://www.revistas.usp.br/gis/issue/view/11518.

AntHropológicas Visual é a edição audiovisual da Revista AntHropológicas, editada independentemente e em versão apenas online –  Volume 6, Coleção 1 (n.1) – 2020 –  https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicasvisual.

Exilium – Revista de Estudos da Contemporaneidade, vinculada à Cátedra Edward Saïd da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, dedica-se a reflexões sobre a contemporaneidade, em sua constituição histórica, geopolítica e cultural, em tudo que ela comporta de thauma e admiração como de traumas e sofrimentos –  n. 1 (2020): Exilium Revista de Estudos da Contemporaneidade – http://200.144.93.176/3121/index.php/saide.

Livros – Lançamentos 2020

GRÜNEWALD, Rodrigo de Azevedo (2020). Jurema. Campinas – SP. Editora Mercado de Letras.

WAGNER, Alfredo; ACEVEDO, Rosa; ALEIXO, Eriki (Orgs)(2020). Pandemia e Território. Editora UFMG.
http://www.aba.abant.org.br/files/20200901_5f4e9a9024e0f.pdf

SCHIERHOLT, Anelise Fabiana Paiva; ROMERO, Fanny Longa (2020). Biojoias, biodiversidade e redes de sustentabilidade na Amazônia : o caso da Cooperativa Açaí, de Rondônia. Editora da UFRGS.
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/213231

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
Nota da SBPC contra o Projeto de Lei 529 – ALESP

Considerações da Diretoria da SBPC sobre a aprovação do PLP 135 2020

Lançamento de curta: O som ao lado (Infraestruturas do Afeto. curta n.3)

Direção:  Ferdinando Armenta, Jeíza C. Saraiva e Polly Cavalcanti   

Desde metade do século passado, a comunidade do Arruado do Engenho Velho foi sitiada pelo campus da Universidade Federal de Pernambuco em Recife. Não por essa razão a comunidade ganhou os mesmos serviços básicos que a universidade. Como parte desta saga, com a construção de um laboratório de tecnologia em petróleo e outros combustíveis, a comunidade lida com o som perene dos esfriadores de escala industrial daquele prédio. O vídeo tenta construir um ponto de vista sobre a coexistência entre o som (e o prédio) e a comunidade.
https://www.youtube.com/watch?v=mO950eMPn84&feature=youtu.be

Este filme faz parte da série Infraestruturas do Afeto, série de curta-metragem dirigidas por estudantes do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. A série é coordenada por Alex Vailati e produzida pelo Laboratório de Antropologia Visual.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLuRyvGgyZPVxdVLtfOmKmGEGEkQljVwxK

A resistência ao garimpo que o governo tenta ocultar

Não é apenas na pressão sobre o Estado brasileiro que se dá a resistência Munduruku contra a devastação de suas terras pela extração ilícita de ouro. Desde que conseguiram vencer a investida dos megaprojetos de barramento do Tapajós, em 2016, esta tem sido a principal frente de luta das diversas associações do povo Munduruku

Site da pesquisa Desigualdades, violência e violações de direitos na Amazônia Brasileira

O site reúne dados da pesquisa "Desigualdades, Violência e violações de direitos na Amazônia Brasileira", conduzidas pelas Profas. Jane Beltrão (UFPA), Paula Lacerda (UERJ), Manuela Cordeiro (UFRR) e Katiane Silva (UFPA). A pesquisa foi apoiada pela CAPES através do edital Memórias Brasileiras – Conflitos Sociais.
Acesse: https://amazoniaconflitos.com.br/

Curso Mulheres Rumo ao Poder

O curso de Formação remota, aberta e gratuita é voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições e visa fortalecer o protagonismo político das mulheres na ocupação de espaços de poder foi organizado por Felipe Fernandes através de  parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

IUAES fica na Índia mas fora da Kiss

Diante da crescente polêmica nacional e internacional sobre o envolvimento do KISS em praticas contrarias ao esperado de uma instituição de ensino, o congresso mundial da IUAES na Índia não terá mais o Kalinga Institute of Social Sciences (KISS) como parceiro. A nota da IUAES diz que “Em deferência aos muitos antropólogos da Índia e de todo o mundo que expressaram suas opiniões sobre o assunto, e após seguir um cuidadoso processo consultivo em vários níveis, o Comitê Executivo da IUAES deliberou e decidiu retirar sua colaboração com o KISS no que diz respeito à organização de o 2023 Congresso Mundial de Antropologia”. O congresso está mantido para a Índia em 2023, com as outras parcerias: Indian Anthropological Association, Utkal University e a Sambalpur University.

Lançamento da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges – ABIA

No dia 28/08 ocorreu o lançamento da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges – ABIA, que reúne indígenas com formação em antropologia engajados com as lutas dos povos indígenas. A articulação se constitui com a finalidade de congregar a expertise acadêmica e científica dos indígenas antropólogos e antropólogas com os Movimentos Indígenas e os diferentes projetos de autodeterminação de territórios. A ABIA tem por objetivos consolidar a presença indígena na antropologia através da divulgação científica do conhecimento oriundo de sua produção acadêmica, potencializando saberes, culturas e protagonismo; bem como a valorização e defesa de uma antropologia desde as diversas ciências indígenas.
Link: https://youtu.be/6yPP04ofXXM

Exposição Patrimônios Invisibilizados: Para Além dos Casarões, Quindins e Charqueadas

A exposição Patrimônios Invisibilizados: Para Além dos Casarões, Quindins e Charqueadas foi concebida pelo projeto de pesquisa Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas/RS , no âmbito do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com o Museu Histórico da Bibliotheca Pública de Pelotense. O objetivo dessa exposição é trazer diferentes concepções e narrativas sobre os patrimônios da cidade, mostrando a diversidade de grupos ali presentes, suas relações de pertencimentos e construções citadinas.
Para ir Além dos patrimônios oficiais, mesmo que (re)visitados e (re)construídos, trazemos os “não-oficiais” e suas dinâmicas no fluxo urbano em diferentes linguagens artísticas, textuais e imagéticas para todas as idades. Essa exposição traz o movimento e sacralização do território das comunidades de religiões de matrizes africanas, como também a expressão da comunidade LGBTQIA+ na e pela cidade, como ainda as lutas, resistências e narrativas da comunidade do Passo dos Negros. Este ano, por conta do isolamento social, a exposição foi remodelada, adaptada e expandida para um plataforma online que foi lançada no dia 18 de agosto, durante as comemorações do “Dia do Patrimônio” em Pelotas. Vem conhecer Pelotas além de Quindins, Charqueadas e Casarões com estas comunidades!

Link de acesso: http://museuhistoricobpp.com.br/index.php/2020/08/18/exposicao-patrimonios-invisibilizados/

Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content