Informativo nº 23/2020 | 17/09/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 23/2020 | 17/09/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, será realizada entre os dias 07 e 10 de julho de 2020, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (Campus Maracanã).

Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Cronograma: https://www.32rba.abant.org.br/cronograma
Confira as regras: https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=412
Dúvidas: 32rba@abant.org.br

Edital de ações afirmativas para a participação na 32ª RBA de estudantes de graduação e pós-graduação negras/os, indígenas, trans e com deficiência não bolsistas de agências de fomento

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) torna pública a presente chamada e convoca a se candidatarem a este edital estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) negras/os e indígenas que ingressaram em instituições de ensino superior através de políticas de ações afirmativas étnico-raciais; e também, pessoas trans ou com deficiência. Só poderão se candidatar estudantes que não possuam bolsa e cujos programas não possuam formas institucionais de apoio à participação discente em congressos científicos.

Confira aqui o Edital e preencha o Formulário: https://forms.gle/yCDbgytECRcQWue88.

Webinar – Imagens urgentes: antropologia (áudio)visual e políticas da representação

Moderador:
Vitor Grunvald (UFRGS)

Participantes:
Edgar Kanaykõ Xakriabá (Antropólogo e fotógrafo)
Anahí Guedes (Anis – Instituto de Bioética)
Milena Manfredini (Cineasta e antropóloga)
Helena Vieira (Pesquisadora, transfeminista e escritora)

Data: 17 de setembro de 2020, às 16h
Link de Transmissão: https://youtu.be/3PEu0PbzcVA

Webinar População Negra em contextos de pandemia: Masculinidades Negras no Brasil e suas implicações para pesquisas em Antropologia

Moderador:
Gilson Rodrigues Jr.

Participantes:
Álvaro Pires (UFMA)
Bruno Domingues (UFRGS)
Milton Ribeiro (UEPA)
Rolf Malungo (UFF)

Data: 24 de setembro de 2020, às 15h
Link de Transmissão: https://youtu.be/JkdqY4PDVLs

ABA participa de ato virtual em defesa de um orçamento justo para a educação

Hoje (17/09/2020), às 18h, iremos nos unir a outras cerca de 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano. Como é de conhecimento, a perspectiva de redução, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1,882 bilhão. E ainda, as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, estão com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021.

A partir desse ato, queremos pautar a sociedade sobre a importância de debatermos uma mudança no modelo econômico dos recursos destinados à Educação e à Ciência brasileiras e mostrar a todos que o orçamento previsto para 2020 não só é insuficiente, como poderá inviabilizar o custeio e os investimentos das universidades federais, levando à paralisação da ciência, da pesquisa e da educação superior pública e gratuita. Os brasileiros precisam compreender o quão grave é, por si só, o fato de precisarmos nos manifestar pelo cumprimento do direito constitucional à educação pública e de qualidade.

As entidades também usarão da oportunidade desse ato virtual para reafirmar a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria.

Pedimos a todos que se mobilizem para esse ato, divulgando para a imprensa, convidando suas comunidades acadêmicas e a sociedade civil para que se juntem a nós na luta pela manutenção da educação e da ciência.

Data/Hora: Quinta-feira, 17 de setembro de 2020, às 18h
Local: https://bit.ly/3iCLeMW

Entrevista sobre a Portaria 2282 do Ministério da Saúde

Coordenadora do Comitê Gênero e Sexualidade da ABA, Profª Heloísa Buarque de Almeida, concede entrevista a Radio UNESP sobre a Portaria 2282 do Ministério da Saúde, que, na prática, dificulta o acesso ao aborto legal após estupro: https://www.radio.unesp.br/noticia/5771.

Profa. Artionka Capiberibe escreve sobre povos isolados na Folha de São Paulo

Ações dissimuladas do governo apontam para doutrinação religiosa

Artionka Capiberibe
Professora de antropologia da Unicamp, é membro do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena (Cpei) e autora de ‘Batismo de Fogo: os Palikur e o Cristianismo’ (ed. Annablume)

Novos Debates

Volume (v4, n1-2). As contribuições incluem pesquisas em gênero e sexualidades, relações raciais, cultura popular, museus, infância, saúde e relações multiespécies. As autoras e autores deste número produzem desde diversas localidades do país e do exterior, o que reitera a vocação plural e cosmopolita da publicação. Boa leitura!

http://novosdebates.abant.org.br/

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
3ª edição do simpósio “Eating in African cities, América Latina e Ásia”

Tema: Gênero e alimentação à prova da vida urbana
Data: 30 de setembro a 01 de outubro de 2020
Informações: https://www.mangerenville.org/

II Mostra Arandu de filmes etnográficos

Data: 24 de agosto a 16 de outubro de 2020
Informações: https://mostraarandu.blog/category/ii-mostra-arandu-2018-filmes-selecionados/

Eventos no Exterior
Webinar of WCAA on Racism

Tema: Contesting Racism in Anthropology
Data: 18 de setembro de 2020, às 10h
Transmissão pelo Facebook ou zoom:  https://unbc.zoom.us/j/66555317753?pwd=eDd4alNOWjduVEdoQ1BzMHFubWJndz09

36th SISR/ISSR Conference em Taipei, Taiwan

Tema: Religion in Global/Local Perspective: Diffusion, Migration, Transformation
Data: 12 a 15 de Julho de 2021
Informações: https://conference-system.sisr-issr.org/conferences/conference-2021/#conference/conference_theme

Exposições
Ciclo Virtual de Ensaios Fotográficos do IRIS/DAN 2020

Tem vez que o cristal anda
por Júlia Tossin & José Procópio
https://spark.adobe.com/page/cb3uTmvKvbtqv/

oportunidades
Pós-graduação
Doutorado em Ciências Sociais na UERJ

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Curso de Doutorado, para turma com início em 2021 / 1º semestre. Inscrições: de 15 de setembro a 09 de outubro de 2020. Informações: Edital.

Mestrado e Doutorado na UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais torna público o processo de inscrição para seleção 2021 de candidatos(as) ao Curso de Mestrado e Doutorado. Inscrições: de 21 de setembro a 23 de outubro de 2020. Informações: http://www.fafich.ufmg.br/ppgs.

Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) na UNILA

A UNILA torna pública a seleção de aluno(a) regular para ingresso na 8ª turma do mestrado acadêmico em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL/ILAESP-UNILA), para o ano de 2021. Inscrições: até o dia 14 de outubro de 2020. Informações: https://documentos.unila.edu.br/editais/p-s-gradua-o-ppg-ical/12.

publicações
Revistas – Chamada para artigos
Revista Wamon

A revista Wamon está com chamada de artigos aberta para o dossiê "Antropologia Urbana na Amazônia". Submissão:  até 31 de março de 2020. A revista Wamon surgiu a partir de esforços de alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas, que enxergam nesta oportunidade a possibilidade de se consolidar a publicação como uma referência, na Amazônia, para pesquisadores e profissionais do campo antropológico, Informações: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/152.

Revista Mediações

A Revista Mediações,  vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebe artigos para os Dossiês 2021 – Volume 26, N. 1, 2 e 3. Prazo para submissão: até 15 de julho de 2021. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index.

Revistas – Novos números

Mundaréu – Podcast de Antropologia – O Mundo na sala de aula – https://mundareu.labjor.unicamp.br/series/mundo-na-sala-da-aula/.

fotocronografias – O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos – Vol. 06 num. 12-2020 – Imagens da religião: paisagens e territórios do sagrado – https://medium.com/fotocronografias/vol-06-num-12-2020-imagens-da-religi%C3%A3o-paisagens-e-territ%C3%B3rios-do-sagrado-148714dfc34.

Livros – Lançamentos 2020

DE ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno; MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; DE MELO, Eriki Aleixo (Orgs.)(2020). Pandemia e Território. São Luís: UEMA – Edições/PNCSA. http://novacartografiasocial.com.br/pre-lancamento-do-livro-pandemia-e-territorio/#

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
Homenagem da SBPC à UFRJ pelo seu centenário

Ciência na ONU

A 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas abriu essa semana e o International Science Council (ISC), do qual a ABA é integrante, promove eventos e atividades na ONU cujo calendário pode ser consultado em: https://council.science/what-we-do/our-work-at-the-un/un-related-events/.

Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta

A UNESCO publicou recentemente contributos sobre os valores e princípios da comunidade científica para a Ciência Aberta, Acesso Aberto e Dados Abertos, como parte do seu mandato para desenvolver um instrumento de definição de padrões internacionais sobre Ciência Aberta. Leia em: https://council.science/publications/open-science-for-the-21st-century/ e https://en.unesco.org/science-sustainable-future/open-science/recommendation

A Antropologia em Tempos de Pandemia

A Aula Inaugural do PPGA/UFBA, intitulada "A Antropologia em Tempos de Pandemia", foi proferida pelos professores Miriam Pillar Grossi (UFSC/ANPOCS) e Rodrigo Toniol (UNICAMP/ACSM). Na aula, com várias reflexões sobre o momento atual e nosso papel enquanto antropólogas e antropólogos diante dessa crise sanitária mundial, foi abordada a produção coletiva no Boletim Ciências Sociais e o Coronavírus, que teve a participação da Associação Brasileira de Antropologia e de outras associações científicas no Brasil. Para acessar: https://youtu.be/9-6uPEopMnc.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content