Informativo nº 25/2020 | 15/10/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 25/2020 | 15/10/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, será realizada entre os dias 07 e 10 de julho de 2020, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (Campus Maracanã).

Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Cronograma: https://www.32rba.abant.org.br/cronograma
Confira as regras: https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=412
Dúvidas: 32rba@abant.org.br

Pré-eventos 32ª RBA
Programação do Pré-RBA do Comitê de Patrimônios e Museus
Pré RBA – Prêmio Pierre Verger
Pré RBA – Capítulo Brasil do II Congresso Internacional de Antropologias do Sul

Como um pré-evento da 32ª Reunião de Brasileira de Antropologia (ABA), esse capítulo é parte do conjunto de atividades reunidas em torno ao 2º Congresso Internacional de Antropologias do Sul, organizado pela Rede de Antropólogos do Sul. Serão 11 capítulos organizados no total, distribuídos em quatro países: Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela.

A Rede de Antropologias do Sul, criada em 2016, agrega pesquisadores das ciências sociais, principalmente da antropologia, oriundos de países da América Latina e do Caribe. O objetivo da rede é reunir pesquisadores engajados em processos sociais de afirmação de direitos, para troca de experiências de pesquisa em contextos engajados.

No capítulo Brasil, serão realizados dois painéis, nos dias 15 e 27 de outubro, exibidos pela TV ABA no youtube.

 

A ABA dá as boas-vindas aos/às novos/as associados/as (30 efetivos, 04 colaboradores, 30 pós-graduandos e 02 aspirantes) e saúda os/as que agora estão em nova categoria

Efetivos/as – Amanda Horta Campos, Beatriz de Almeida Matos, Bruno Ribeiro Marques, Caio Csermak, Caroline de Brito Santos, Cristiane Sobrinho Costa, Eduardo Martinelli Leal, Erik Petschelies, José Carlos Matos Pereira, José Renato de Carvalho Baptista, José Valdir Jesus de Santana, Júlia Morim de Melo, Kátia Medeiros de Araújo, Lucas Riboli Besen, Luciana Duccini, Luis Guillermo Meza Álvarez, Magda dos Santos Ribeiro, Marcelo da Silva Araujo, Márcia Leitão Pinheiro, Márcia Maria Nóbrega de Oliveira, Marcio Bressiani Zamboni, Maria Amália Silva Alves de Oliveira, María Elvira Díaz Bnítez, Nina Graeff, Palloma Valle Menezes, Rafael Bezerra Gaspar, Raquel Sant’Ana da Silva, Sílvia Michele Lopes Macedo de Sá, Simone Santos Oliveira e Thiago Barcelos Soliva;

Pós-graduandos/as – Alik Nascimento de Araújo, Anderson Rocha de Almeida, Camille Giraut, Claudia Cristina Rezende Puentes, Daniel Vilhas Mauricio da Silva, Fabricio Campos Longo da Silva, Fernanda Batista dos Santos, Frederico Luiz Moreira, Gil Marcos dos Santos Carvalho, Gleidson Wirllen Bezerra Gomes, Ivonete Pinheiro, Jade Alcântara Lôbo, Janaina de Souza Bujes, José Batista Franco Junior, José Valterdian Mesquita Xavier, Juliana Cardoso Fidelis, Leonardo Oliveira de Almeida, Lícia Cristina Viana Silva Santos, Lidia Ribeiro Bradymir dos Santos, Lucas Bulgarelli Ferreira, Luiza Freire Nasciutti, Marina Bordin Barbosa, Milena da Silva Magalhães, Nathanael Araujo da Silva, Nicole Kunze Rigon, Peti Mama Gomes, Sara Caumo Guerra, Sheila Gouveia dos Passos, Sthefanye Silva Paz e Thais Henriques Tiriba;

Colaboradores/as – Hugo Ferreira Netto Loss, Jeniffer Alves Cuty, Luceni Medeiros Hellebrandt, Otaviano de Oliveira Filho e Patrícia Marinho de Carvalho;

Aspirante – Hugo Virgilio de Oliveira e Marcus Vinícius Martins da Silva;

Mudanças de categoria (Aspirantes para pós-graduandos/as) – Geissy dos Reis Ferreira de Oliveira e Leonardo Palhano Cabreira;

Mudanças de categoria (Aspirantes para efetivos/as) – Nathália Dothling Reis;

Mudanças de categoria (Pós-graduandos/as para efetivos/as) – Amanda Cristina Danaga, Emilia Juliana Ferreira, Fabiane Vinente dos Santos, Luísa Valentini, Maria Alice Costa de Oliveira,Michelle Carlesso Mariano, Tatiane dos Santos Duarte, Valéria Oliveira Santos, Edimilson Rodrigues de Souza e Pedro Lopes;

Mudanças de categoria (Pós-graduandos/as para colaboradores/as) – Miguel De Nazaré Brito Picanço.

ABA amicus curiae na Suprema Corte contra a tese do marco temporal

No ano Passado o STF reconheceu a repercussão geral do Recurso Extraordinário (RE) 1.017.365, nele se discute uma reintegração de posse movida contra o povo Xokleng, em Santa Catarina. A Ação foi movida pelo Instituto do Meio a Ambiente de Santa Catarina (IMA) contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas do povo Xokleng. No território em disputa, vivem também indígenas dos povos Guarani e Kaingang,  sendo fartamente documentado que o território Ibirama-Laklanõ, fora reduzido ao longo do século XX,. O povo Xokleng, contatados pelo SPI em 1914, vivenciou invasões, especialmente por madeireiros, perseguições, perdas por assassinatos e epidemias.  Hoje acusados de invasores, terão uma parte da sua história conhecida e discutida pela Suprema Corte. É uma parte da história do Brasil que iremos acompanhar e muitos conhecerão pela primeira vez no século XXI.
O início do julgamento está marcado para iniciar no dia 28 de outubro. Neste julgamento também será debatido pelo Suprema Corte a medida cautelar que suspendeu os efeitos do Parecer 001/2017 da AGU,  no qual se sustenta a tese do marco temporal.Segundo esta tese so teriam direitos territoriais aqueles povos que estavam, no território e/ou reivindicavam por ele no dia da proclamação da Constituição de 88, apesar do absurdo, a tese tem sido sustentada por tribunais e pelo Ministério da Justiça  que ja recusou, com base nesta tese, a conclusão de processos demarcatórios de pelo menos 27 Terras Indígenas, em 2019.
Dado a importância da repercussão geral, a ABA se apresentou como Amicus Curiae a Suprema Corte, e esta semana devera protocolar o seu memorial. Além da ABA, mais 30 organizações da sociedade Civil(associações indígenas e indigenistas, CNBB, entre outras) o fizeram. Mais uma vez a ABA reafirma seu compromisso na defesa dos direitos dos povos Indígenas se colocando com argumentos de sua competência contra a tese do Marco Temporal.

Webinar “População Negra em Contexto de Pandemia: Educação, ações afirmativas e a construção de uma educação antirracista”

Data: 22 de outubro de 2020, às 15h
Trasmissão pelo TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus

Vibrant

A VIBRANT, revista da Associação Brasileira de Antropologia, tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamada de artigos chamada de artigos para o dossiê “Indigenous Peoples, tribunals, prisons, and legal and public processes in Brasil and Canada”, Publicação prevista até 31 de agosto de 2021. Data final de submissão de artigos: 30 de dezembro de 2020. Informações: http://www.vibrant.org.br/call-for-papers-indigenous-peoples-tribunals-prisons-and-legal-and-public-processes-in-brasil-and-canada/.

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Número atual: v.5, n.1-2
http://abant2.hospedagemdesites.ws/novos_debates/2020/10/07/v5n1-2/

eventos
Eventos no Brasil
XII Jornada Acadêmica Ciência e Sociedade na Amazônia em tempos de pandemia
Comemoração aos 30 anos do curso de Ciências Sociais da UFAC

Data: 13 a 30 de outubro de 2020
Inscrições e programação completa: https://xiijornada.sociaisufac.org/
Transmissões: https://www.youtube.com/channel/UC-xaI8AbD3ggitvOM-IGaxw

Educação para quê? Ciências Sociais e Educação

Curso livre oferecido pelo curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFAC com 12 aulas, às quartas-feiras, convidando diferentes professores e professoras para apresentar diferentes abordagens do campo da educação em perspectivas sociológicas e antropológicas, e reflexões sobre essas disciplinas na educação básica e superior.
Data: até 02 de dezembro de 2020
Informações: educarpraque.ufac@gmail.com
Transmissões: https://www.youtube.com/channel/UC-xaI8AbD3ggitvOM-IGaxw

II Seminário Internacional América Latina-Caribe

Tema: Ecopolítica Necropolítica e Resistências em tempos de pandemia
Data: 27 a 30 de outubro de 2020
Informações: https://confrontodeideias1.wixsite.com/confrontodeideias

Eventos no Exterior
IUAES 2021 Congress

Data: 03 a 13 de novembro de 2021
Local: Merida, Mexico

IUAES 2022 Congress

Data: 25 a 31 de maio de 2022
Local: St. Petersburg, Russia

The 19th World Congress

Tema: “Anthropology in Public Sphere: Global Peace and Development”
Data: 15 a 19 de janeiro de 2023
Local: India

Exposições
Moradas visuais

por Janaína Fernandes e Naiara Demarco
https://spark.adobe.com/page/E8biKPupSA0AO/

Outros cinemas ameríndios: novos olhares sobre a produção audiovisual indígena

Data: 15 de outubro a 17 de dezembro de 2020
Informações: http://www.cinemasemrede.rnp.br/mostra-cinema-amerindio/

oportunidades
Concursos e seleções
Processo seletivo para antropólogo na UNESCO

A UNESCO está com processo seletivo aberto para contratação de 02 antropólogos, para o cargo de Consultor Individual. Os processos seletivos dos projetos são conduzidos diretamente pela coordenação executiva de cada projeto, cabendo à UNESCO do Brasil o acompanhamento e monitoriamento dos processos de contratação. Data limite para entrega do currículo:  25 de outubro de 2020. Informações: http://app3.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1&Itemid=5.

Pós-graduação
Processo seletivo para mestrado na UFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Mestrado em Justiça e Segurança do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS) do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC). Inscrições: até 20 de novembro de 2020. Informações: http://ppgjs.uff.br/.

Processo seletivo para Mestrado na UFRN

Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Antropologia Social (UFRN) com vagas destinadas a indígenas, quilombolas e ciganos. Inscrições: até 25 de novembro de 2020. Informações: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=1442.

publicações
Chamada para artigos
Revista Sociedade e Cultura

A revista Sociedade e Cultura torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Ciências Sociais e Covid-19: contribuições epistemológicas e desafios metodológicos”, previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2021. Submissões prorrogadas até 20 de outubro de 2020. Informações: https://www.revistas.ufg.br/fcs/announcement/view/755?fbclid=IwAR2FOQ6Kw0izvLrBG3fYlHurgb344ZLkIhlB11xEya7K9rPyOPsOkyErTtY.

RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção

A RBSE – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções | Grupo Interdisciplinar do Estudos em Imagem, publica convocatória de Artigos, Resenhas e Propostas de Dossiês para os anos de 2021 e 2022, nas áreas de Antropologia e Sociologia das Emoções e campos interconectados das Ciências Sociais ou de áreas próximas. Os artigos, resenhas e propostas de dossiês devem estar de acordo com as Normas de publicação da revista (https://grem-grei.org/normas-para-publicacao-rbse/) e devem ser encaminhados para o e-mail: rbse@grem-grei.org.

Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia

A SocUrbs publica Artigos na área de Antropologia e Sociologia Urbana, e campos afins, faz convocatória de Artigos e Propostas de Dossiês para os anos de 2021 e 2022. As contribuições (artigos, resenhas, propostas de dossiês) devem estar de acordo com as normas da revista (https://grem-grei.org/normas-para-publicacao-socurbs/) e encaminhados para o e-mail: socurb@grem-grei.org.

Revistas – Novos números

Revista Iluminuras – Publicação semestral de trabalhos e colaborações prioritariamente inéditos sob a forma de artigos e matérias diversas como noticiários e entrevistas, em português, espanhol, francês ou inglês. Narrativas etnográficas das e nas metrópoles contemporâneas: desafios e perspectivas – v. 21, n. 54 (2020) – https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/4086.

Áltera – Revista de Antropologia – A Revista Áltera promove, a partir de suporte textual, contribuições ao debate teórico metodológico e empírico nas disciplinas de Antropologia e áreas afins – v. 1 n. 10 (2020): Dossiê Etnografias na Era da Genômica. https://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/issue/view/2553.

notícias da mídia/outras
Mapeamento preliminar das candidaturas autodeclaradas indígenas para os cargos de prefeito, vice e vereador nas eleições municipais de 2020

Informativo da IUAES – Setembro/2020

Webinar do WCAA: Indigeniety and Anthropology

Apos consulta aos integrantes dos Conselhos do WCAA, o tema escolhido para o próximo webinar foi Indigeniety and Anthropology – obteve 25 pontos na consulta. A data é 28 de outubro, as 10h da manhã. Contemporary Politics and Anthropology, que obteve 24 pontos, será tema de outro webinar.

ISC – Covid-19 Global Science Portal

O International Science Council (ISC), do qual a ABA é membro, lançou seu hub online para comentários científicos, análises e respostas à pandemia Covid-19. O ISC também estabeleceu um Covid-19 Global Science Portal online.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content