Informativo nº 26/2020 | 12/11/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 26/2020 | 12/11/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, foi realizada de modo remoto entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2020.

Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Dúvidas e informações: 32rba@abant.org.br

CRI na 32a RBA

Dilemas na internacionalização da Antropologia brasileira, Simpósio organizado pelo Comitê de Relações internacionais na 32ª RBA, teve uma sessão dedicada a Antropologia brasileira vista desde a América Latina (com Virginia Dominguez, Pablo Samain e Lydia de Souza), outra a Antropologia brasileira vista do Norte (com John Collins, Afrânio Garcia e Fraçoise Saillant) e outra que será uma Roda de Conversa entre o CRI da ABA, ALA e integrantes da diretoria do WCAA.

Nota Pública em apoio às Católicas pelo Direito de Decidir

A Associação Brasileira de Antropologia, por meio do Comitê Laicidade e Democracia, declara indignação com a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de proibir o uso do termo “católicas” pela organização “Católicas pelo Direito de Decidir”. A instituição faz parte de uma rede internacional de mulheres católicas que atuam pela promoção dos direitos reprodutivos há quase três décadas. Vemos com bastante preocupação tal medida judicial por ferir os princípios do estado laico consagrado na Proclamação da República e as liberdades civis asseguradas pela Constituição Brasileira. À organização Católicas pelo Direito de Decidir, prestamos nossa solidariedade e apoio.

Brasília, 28 de outubro de 2020.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Laicidade e Democracia

Leia aqui a nota em PDF.

Vibrant

A VIBRANT, revista da Associação Brasileira de Antropologia, tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamada de artigos chamada de artigos para o dossiê “Indigenous Peoples, tribunals, prisons, and legal and public processes in Brasil and Canada”, Publicação prevista até 31 de agosto de 2021. Data final de submissão de artigos: 30 de dezembro de 2020. Informações: http://www.vibrant.org.br/call-for-papers-indigenous-peoples-tribunals-prisons-and-legal-and-public-processes-in-brasil-and-canada/.

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Número atual: v.5, n.1-2
http://abant2.hospedagemdesites.ws/novos_debates/2020/10/07/v5n1-2/

in memoriam
Falecimento de Marc Henri Piault (04/11/2020)

"Perdemos hoje o antropólogo Marc Piault. Uma tristeza imensa. Grande mestre, amigo e generoso, tive o privilégio de trabalhar com ele por todos esses anos. Marc teve papel decisivo para o crescimento e desenvolvimento da Antropologia Visual brasileira nos últimos 25 anos. Deixa muitos admiradores entre alunos e colegas assim como uma grande companheira, nossa querida Patrícia Birman. Estará no céu dos amorosos, assoviando por nós!"

Patrícia Monte-Mór

eventos
Eventos no Brasil
Seminários do NEPE – Experiências etnográficas nas Américas

Olhares sobre trajetórias, aprendizagens e fazeres
Data: Toda sexta-feira, entre 09/10 e 04/12
Informações: https://nepeseminarios.wixsite.com/etnograficas

Seminário internacional em ambiente digital Redário: Imagem-grafia nas controvérsias sobre a descrição em antropologia

Data: 19 de novembro, às 14h
Transmissão pelo canal do IFCH no YouTube: http://www.youtube.com/ifchunicamp1
Informações: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/eventos/redario-imagem-grafia-controversias-sobre-descricao-antropologia

Webinar da Rede de Investigação em Antropologia Audiovisual

Tema: Grafia-Imagem Desafios da descrição na antropologia
Data: 19 de novembro, às 14 horas (horário de Brasília)
Primeiro círculo: Suely Kofes (La'grima-Unicamp), Fabiana Bruno (La'grima-Unicamp), Mariano Landa (Ciesas, México) e Aina Azevedo (UFPB)
Segundo círculo: Oscar Guarín (Sensolab-Universidad Javeriana, Colômbia), Sylvia Caiuby (LISA-USP), Cornelia Eckert (Navisual-UFRGS) e Claudia Turra (LEPPAIS-UFPel)
Terceiro círculo: Debate com o público

7º Congresso Internacional de Antropologia AIBR

Tema: Humanidade: unidade e diversidade
Data: 27 a 30 de julho de 2021
Informações: http://2021.aibr.org/pt/

Eventos no Exterior
VI Congresso da ALA

Data: 24 e 28 de novembro de 2020
Local: Montevidéu / Uruguai
Informações: https://ala2020.com.uy/

Exposições
Congreso de la Ciencia Latinoamericana CILAT

Data: 23 a 25 de junho de 2021
Informações: http://fundacioniai.org/cilat/

No meio do caminho tinha alguém: era uma pedra

por Jose Arenas Gómez
https://spark.adobe.com/page/wSVkmS24AtG0k/

Olhares Quilombolas

por Carlos Alexandre B. P. dos Santos
https://spark.adobe.com/page/WKbprk7fsmgMo/

Seminários do NEPE – Experiências etnográficas nas Américas

Olhares sobre trajetórias, aprendizagens e fazeres
Data: Toda sexta-feira, entre 09/10 e 04/12
Informações: https://nepeseminarios.wixsite.com/etnograficas

oportunidades
Pós-graduação
Mestrado e doutorado na UFSCAR

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar divulga os editais para o exame de seleção de estudantes para ingresso no 1º semestre de 2021 nos cursos de mestrado e doutorado. Período de inscrições: até o dia 18 de novembro de 2020. Informações: http://ppgas.ufscar.br.

publicações
Chamada para artigos
Mediações – Revista de Ciências Sociais

A Revista Mediações,  vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebe artigos

  1. Para o dossiê "O Populismo e a construção política do povo" –  Volume 26, n.1 – janeiro/abril 2021, Prazo para submissão: até 15 de novembro de 2020. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/298;
  2. Para o dossiê "O que fazem os números? Produções, usos e efeitos da quantificação da vida cotidiana" –  Volume 26, n.2 – maio/agosto 2021, Prazo para submissão: até 15 de novembro de 2020. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/302;
  3. Para o dossiê "Policiamento de manifestações" –  Volume 26, n.3 – setembro/dezembro 2021. Prazo para submissão: até 15 de julho de 2021. Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/306.
Revista Horizontes Antropológicos

A Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, divulga chamada de artigos para a edição 63 – História das antropologias do mundo ano 28, n. 62, jan./abr. 2022. Submissão de artigos aberta até 31 de janeiro de 2021. Informações: https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/#63-negritude-e-relacoes-raciais.

Cadernos NAUI

Divulgamos a chamada de artigos do Dossiê Temático do Cadernos NAUI, Vol.10, n∘ 18, jan-jun 2021, "Patrimónios (in)visíveis, colonialidade(s) em escuta", Vol.10, n∘ 18, jan-jun 2021. Prazo para submissão: até 20 de dezembro de 2020. Informações: https://naui.ufsc.br/2020/11/09/chamadas-abertas-vol-10-n18/.

notícias da mídia/outras
A teoria vivida: antropóloga Mariza Peirano torna-se professora emérita da UnB

Homenagem faz jus a uma carreira que se confunde com a história do campo no país e na Universidade

IUAES responde sobre a saída da KISS

Diante da polêmica sobre o envolvimento da KISS em praticas contrarias ao esperado de uma instituição de ensino, a IUAES manteve seu congresso mundial na Índia, mas fora da KISS. As perguntas frequentes foram respondidas aqui: https://mega.nz/file/SroABCCA#FZVck1gBWXj9PYkch_9o5b8dW4pt_SgtGpqRcae46F4  O congresso em 2023 tem como parcerias: Indian Anthropological Association, Utkal University e a Sambalpur University.

Convite para debate sobre cortes orçamentários para a C&T

O FCHSSLLA, preocupado com os anúncios de cortes orçamentários para a C&T para 2021, vem convidá-l@s para uma série de debates sobre o tema. Nosso primeiro encontro é com o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, no dia 13 de novembro de 2020, às 10h.
O acesso será pelo link:https://meet.google.com/uak-pqjh-pth

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content