Nota de Solidariedade contra as guerras em curso

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) através de seu Comitê de Relações Internacionais (CRI) vem se pronunciar contra todas as guerras em curso contra vários povos, como os da Ucrânia, da Síria, da Somália e do Iêmen.

Estamos acompanhando com preocupação o desenrolar da invasão russa da Ucrânia em especial a possibilidade de que se transforme em uma escalada nuclear. De toda forma, condenamos o uso da força militar que provoca mortes de pessoas inocentes em uma guerra com armamentos pesados.

Como cientistas sociais, temos visto, através da história, que este tipo de ação atenta contra os direitos humanos, provoca enormes sofrimentos e perdas de vidas humanas. Também sabemos que esta guerra atinge diretamente muitos dos nossos colegas antropólogos, tanto na Ucrânia como na Rússia, que vêm trabalhando por um mundo mais justo.

Declaramos nossa total solidariedade a todos aqueles na Ucrânia que estão sofrendo e continuarão a sofrer por causa dessa invasão. Nos solidarizamos com o povo ucraniano que se opõe a ela bem como apoiamos as pessoas na Rússia que enfrentaram o risco de violência policial e prisão por se posicionarem contra a agressão militar de seu governo.

Como Associação de antropologia, nós continuaremos a observar de perto a situação belicosa na Ucrânia e em outros países. Apoiaremos nossos associados e suas instituições a realizarem ações para estender o apoio àqueles colegas e cidadãos ucranianos que se vejam obrigados a abandonar seu país. Ao mesmo tempo, muito nos preocupa a existência de racismo na recepção a refugiados. É duplamente intolerável.

Unimos nossas vozes a todos aqueles que querem o fim da ação militar, que negociações rápidas possam restaurar a paz e a justiça em países que têm um espinhoso caminho para recuperar-se de uma pandemia global.

Brasília, 04 de março de 2022.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê de Relações Internacionais (CRI)

Leia aqui a nota em português.
Leia aqui a nota em inglês.

Skip to content