Notícias/Lixo

separador

A ABA está desenvolvendo em parceria com a Fundação Ford, o Projeto de identificação e delimitação de territórios Quilobolas no Brasil.
 http://www.fordfound.org/;
Relatório narrativo – Janeiro a dezembro de 2011;
Relatório narrativo – Novembro de 2011 a outubro de 2012.

separador

Projeto ABA/MDA
TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NO BRASIL
Este projeto assinado em novembro de 2004 pela Associação Brasileira de antropologia em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário intitula-se /Prêmio ABA/MDA Territórios Quilombolas com i/nício de 30 NOV 2004 e término: 30 DEZ 2005. O Concurso para a outorga do Prêmio ABA/MDA, destina-se a consolidar e aprofundar a discussão teórico-metodológica do campo antropológico voltado ao estudo de populações remanescentes de quilombos e terras de quilombos no país, objeto esse de interesse para o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da cidadania e de inserção política de grupos sociais marginalizados. A partir de um conhecimento acadêmico engajado, este componente visa contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas de inclusão social, direcionadas à demarcação de terras remanescentes de quilombos. O objetivo principal é premiar os cinco melhores trabalhos de pesquisa em nível de pós-graduação /stricto sensu/ (mestrado e doutorado) voltados à temática /Territórios Quilombolas/. O Prêmio ABA/MDA /Territórios Quilombolas/ destina-se a consolidar e aprofundar a discussão teórico-metodológica do campo antropológico voltado ao estudo de populações remanescentes de quilombos e terras de quilombos no país, objeto esse de interesse para o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da cidadania e de inserção política de grupos sociais marginalizados.

separador

Parceria ABA e Fundação Ford
A ABA desenvolveu em 2003, em parceria com a Fundação Ford, o projeto Direitos Humanos e Cidadania: a contribuição dos antropólogos.
 http://www.fordfound.org/;
Relatório de atividades – Janeiro a Julho de 2003;
Relatório de atividades – Agosto a Dezembro de 2003.

separador

Parceria ABA e CAPES 
Desenvolvimento da pesquisa: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PESQUISA E MERCADO DE TRABALHO EM ANTROPOLOGIA, que tem por objetivo elaborar uma radiografia acadêmica e profissional da Antropologia Brasileira em nível de pós-graduação.  
 http://www.capes.gov.br.

separador

Convênio entre a ABA e a Escola Superior do Ministério Público da União
O objetivo deste convênio, firmado no dia 12 de novembro de 2002, é proporcionar aos Membros e Servidores do Ministério Público da União, o aperfeiçoamento cultural e profissional, por meio do desenvolvimento de projetos e programas de pesquisas na área jurídica e antropológica de ensino e extensão, com a promoção ou realização de cursos, seminários, outras modalidades de estudos e pesquisas, tais como, troca de informações com a difusão de conhecimentos de interesses comuns por meio de materiais impressos, áudio–visuais, digitais. 
 http://www.esmpu.gov.br/inicial.html

separador

Perícia antropológica e a defesa dos direitos socioculturais
ABA participa de Curso de Aperfeiçoamento: “Perícia antropológica e a defesa dos direitos socioculturais”, oferecido em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU, nos dias 23 e 24 de novembro de 2009. Ver programação

separador

Convênio entre a ABA e a Procuradoria Geral da República
Este convênio, firmado no dia 24 de abril de 2001, tem por objetivo a colaboração a que se propõe a Associação e a Procuradoria na realização de estudos, pesquisas e elaboração de laudos antropológicos periciais, que permitam subsidiar e apoiar tecnicamente os trabalhos judiciais e extrajudiciais do Ministério Público Federal, em questões que envolvam direitos e interesses de populações indígenas, remanescentes de comunidades de quilombos, grupos étnicos, minorias e outros assuntos referentes às atribuições do Ministério Público Federal, seja como defensor dos direitos e interesses referidos, seja na qualidade de custos legis. 
 http://www.pgr.mpf.gov.br

Skip to content