graduações em antropologia e ciências sociais
A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), em seu compromisso com a promoção da equidade e da inclusão no ambiente acadêmico, está realizando um estudo sobre a implementação das ações afirmativas nas pós-graduações em Antropologia e Ciências Sociais no Brasil.
Este projeto tem como objetivo avaliar o progresso e identificar os desafios na adoção dessas políticas públicas, bem como entender a diversidade étnico-racial entre os membros discentes e docentes nas instituições.
Além disso, a pesquisa visa proporcionar uma análise geopolítica da diversidade étnico-racial e do acesso aos investimentos no contexto da antropologia brasileira, oferecendo uma perspectiva crítica sobre como os recursos são distribuídos e utilizados nas diferentes regiões do país.
Para garantir uma compreensão abrangente e inclusiva, o questionário será enviado a uma gama diversificada de respondentes, incluindo coordenações de programas de pós-graduação, representações discentes, professores (tanto substitutos quanto efetivos), coletivos de estudantes negros, entre outros.
Com essa iniciativa, a ABA busca fornecer apontamentos e proposições para contribuir com o aperfeiçoamento das ações afirmativas.
Link para o formulário: https://forms.gle/Bfkmd4y5sJTDYsDt7.