Informativo n° 10/2015 | 15/05/2015

 
 
 
  1ª Chamada 2015
Resultado dos Pedidos de filiação e
mudanças de categoria

Informativo n° 10/2015  |  15/05/2015
 
destaques da ABA
 
36 Novos/as associados/as e 13 mudanças de categoria
0
0
  A ABA dá as boas-vindas aos/as 15 novos/as associados/as efetivos/as, 01 colaborador, 18 pós-graduandos/as, 02 aspirantes, e saúda os/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as – Anselmo do Amaral Paes, Bruno Pacheco de Oliveira, Bruno Ronald Andrade da Silva, Caio Gonçalves Dias, Caroline Farias Leal Mendonça, Denise Machado Cardoso, Francisco Paolo Vieira Miguel, Helen Sabrina Gledhill, Inara do Nascimento Tavares, Ivanise Rodrigues dos Santos, Lara Erendira Almeida de Andrade, Maria Auxiliadora Gonçalves da Silva, Paride Bollettin, Poliana Nascimento e Rosilene Fonseca Pereira.

Colaborador – Ronaldo de Oliveira Corrêa.

Pós-graduandos/as – Alire Cristina Cavalcante Modesto da Silva, Alysson de Paula Cavalcante Fraga, Caetano Kayuna Sordi Barbará Dias, Caroline Leal Dantas do Nascimento, Claudiane de Fatima Melo de Souza, Dilma Lopes da Silva Ribeiro, Géssia Cristina dos Santos, Izabel Saenger Nunez, Lilian Débora Lima de Oliveira, Lillyane Priscila Silva de Farias, Lucas Coelho Pereira, Manuela Schillaci, Marcos Rezende Silva, Mariana Teixeira Guimarães, Messias Moreira Basques Junior, Poliana Jacqueline Oliveira Queiroz, Raquel Souza da Silva e Samantha dos Santos Gaspar.

Aspirantes – Cássio Raniere Ribeiro da Silva e Jean Souza Dos Anjos.

Mudanças de categoria (pós-graduando/a para efetivo/a) – Abda de Souza Medeiros, Daniele Ellery Mourão, Erisvelton Sávio Silva de Melo, Gabriel Banaggia, José Henrique Prado, Luis Felipe Kojima Hirano, Marina Bay Frydberg, Raphael Bispo dos Santos, Ricardo Bruno Cunha Campos e Siloé Soares de Amorim.

Mudanças de categoria (aspirante para pós-graduando/a) – Edivânia Freitas de Jesús, Fernando Monteiro Camargo e Jose Luis Abalos Junior.

0
0
ABA participa do Encontro Nacional de Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas
0
0
  20150513 115614

O encontro ocorreu entre os dias 13 e 14 de maio de 2015, no Rio de Janeiro, e o objetivo foi discutir e sistematizar as principais demandas, avanços e entraves referentes a política de regularização fundiária quilombola. A ABA esteve representada por seu Presidente, Prof. Antonio Carlos de Souza Lima e pela sua Assessora de Laudos, Profª Eliane Cantarino O’dwyer. Além da ABA, estiveram presentes representantes do INCRA, da SEPPIR, da FCP, e da CONAQ. o relatório técnico de identificação (RTID) sobre a comunidade remanescente de Quilombo da ilha da Marambaia foi entregue por ocasião do encontro.
Veja aqui a programação e aqui as fotos do evento.

0
0
Acampamento Terra Livre 2015
0
0
 

ATL 2015 2

A grande movimentação nacional em defesa dos direitos dos Povos Indígenas, denominada Abril Indígena – Acampamento Terra Livre 2015, ocorreu na semana de 13 a 17 de abril de 2015.
Veja a convocação da APIB:  https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2015/03/27/apib-convoca-povos-indigenas-para-o-acampamento-terra-livre-2015-em-brasilia/.
Clique aqui para ver as fotos da ocasião.

0
0
Relato da 90ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena/CISI
0
0
  Nos dias 23 e 24 de abril foi realizada a 90a Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena/CISI no Ministério da Saúde, Brasília/DF. Nesta oportunidade, dentre as discussões realizadas, foi enfatizada a importância da participação dos indígenas nas Conferências Municipais de Saúde, o que permitirá a ampliação do número de delgados indígenas na 15a Conferência Nacional de Saúde. Além disso, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) informaram a respeito da criação de Grupo de Trabalho para discussão e revisão da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas/PNASPI (Portaria no 20, de 17 de abril de 2015) e sobre a realização de um seminário em maio para reavaliação da PNASPI. Além disso, foi apresentada a evolução da  execução orçamentária  da SESAI para o período de 2009 a 2014 e realizou-se balanço sobre as atividades para o fortalecimento do controle social na saúde indígena de 2014 a 2015.

Após debate, os membros da CISI avaliaram que na composição do Grupo de Trabalho para a revisão da PNASPI a representação dos povos indígenas era minoritária e se posicionaram pela publicação de nova portaria da SESAI com a inclusão de um número maior de representantes indígenas. Solicitaram também que na apresentação da evolução da execução orçamentária feita pela SESAI fossem discriminadas as despesas que compõem a rubrica “Promoção” – na qual está alocado mais de 90% do orçamento.

Por Carla Costa Teixeira, Representante da ABA na CISI.

0
0
PPGAS/UFAM promoveu debate sobre Políticas Afirmativas
0
0
 

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFAM promoveu no dia 10 de abril de 2015 evento sobre Políticas afirmativas no Amazonas. O objetivo da atividade foi fornecer subsídios para ampliar a discussão sobre esta questão no âmbito da UFAM, já que esta pretende regulamentar uma política de cotas para a instituição. O Professor José Jorge Carvalho (UNB), participante da mesa, enfatizou a necessidade de superação do critério da meritocracia como única possibilidade de ingresso na universidade, bem como a necessidade do abandono de uma epistemologia racista e eurocêntrica, que exclui da academia mestres de notório saber, os quais não foram legitimados por ela. Como representantes da UFAM falaram os professores Gersem José dos Santos Luciano, do Departamento de Políticas Afirmativas da UFAM e o mestrando Dimas Fonseca Pereira, representante do Colegiado Indígena do PPGAS. A ABA foi representada por sua vice-presidente, professora Jane Felipe Beltrão, que enfatizou o dever da antropologia em discutir novas possibilidades de inclusão num contexto que, segundo ela, se caracteriza por um “racismo institucional”. A atividade foi coordenada pela professora Maria Helena Ortolan e marcou o início das atividades acadêmicas do PPGAS.
Veja aqui as fotos do evento.

0
0
Deslocamentos sociais na Ciência e Cultura, revista de divulgação científica da SBPC
0
0
 

0 capa deslocamentos 01 001Um núcleo temático sobre Deslocamentos Sociais, organizado por Bela Feldman-Bianco (coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA) está sendo publicado no vol.67 (2) da Ciência e Cultura (pp 20-53), a sair neste mês de maio e que poderá ser acessado em:  http://cienciaecultura.bvs.br
 
Esse núcleo temático reúne artigos cujas primeiras versões foram apresentadas no simpósio especial Deslocamentos, Desigualdades e Violência do Estado, organizado por Bela Feldman-Bianco (UNICAMP) e Gabriel Feltran (UFSCar) na 29º RBA, a saber:
 
Deslocamentos, Desigualdades e Violência do Estado, apresentação de Bela Feldman-Bianco (UNICAMP)
 
O Controle da Imigração “Indesejável”: Expulsão e expulsabilidade na America do Sul, por Eduardo Domenech (Universidad Nacional de Cordoba)
 
Segurança Pública e Fronteiras: Apontamentos a partir do “Arco Norte), por Daniel Hirata (UFF)
 
Categorias em Movimento: A gestão de vítimas do tráfico de pessoas na Espanha e no Brasil, por Adriana Piscitelli (Pagú/Unicamp0 e Laura Lowenkrown (Pagu/Unicamp)
 
Tempos e deslocamentos na busca por justiça entre “moradores de favelas” e “refugiados”, por Adriana Vianna (Museu Nacional/UFRJ) e Ángela Facundo (Fundação Casa Rui Barbosa)
 
Sobre Lutos e Lutas: Violência do Estado, Humanidade e Morte em dois contextos etnográficos, por Liliana Sanjurjo (UFSCar) e Gabriel Feltran (UFSCcar)
 
O lançamento do Núcleo Temático ocorrerá em sessão especial da reunião anual da SBPC a ser realizada na UFSCar (13 a 17 de julho)

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1
0
0
  Edição geral: Vinicius Kauê Ferreira.

Resenhas

Editado por Cleiton Vieira do Rêgo

MAZÉ, Camille. La fabrique de l’identité européenne. Dans les coulisses des musées de l’Europe
Clément Roux-Riou

OLIVEIRA, Kelly Emanuelly. Diga ao povo que avance! Movimento Indígena no Nordeste
Joaquim Pereira de Almeida Neto

PORTO, Rozeli Maria. Gravidez e relações violentas: representações da violência doméstica no município de Lages – SC
Cássia Helena Dantas Sousa

Confira o número completo em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

0
0
Vibrant Volume 11, Number 2 –Religion and Ethnicity
0
0
  Editor: Peter Fry

Editores do Dossiê: Lorenzo Macagno e Cristina Pompa

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/v11n2/.

0
0
 
Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
  V REA / XIV ABANNE – Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos

Data: 19 a 22 de julho de 2015
Local: Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Informações: www.reaabanne.com.br
0
0
  39º Encontro anual da ANPOCS
Data: 26 a 30 de outubro de 2015
Local: Caxambu/MG
Informações:
 http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1367&Itemid=461
0
0
  V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia
Data: 20 a 22 de maio de 2015
Local: UFRGS
Informações:  http://www.ige.unicamp.br/react/content/v-reuni%C3%A3o-de-antropologia-da-ci%C3%AAncia-e-da-tecnologia2015
0
0
  Seminários do DAN: Teapykawa, uma Informante Feminina Asurini
Data: 27 de maio de 2015
Local: Auditório do ICS, UnB
Informações: Cartaz
0
0
  Workshop Internacional: Diálogos na Fronteira: a Educação como objeto de investigação da Antropologia Brasileira
Data: 10 e 12 de junho de 2015
Local: PUC/Minas
Informações:
 http://www.pucminas.br/pos/educacao/index-link.php?arquivo=noticia&pagina=4013&codigo=1751
0
0
  Encontro Nordeste da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica – Inscrições de trabalhos até 15 de maio de 2015
Data: 24 a 26 de junho de 2015
Local: Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Informações: www.relajunordesteufma.com.br
0
0
Eventos no Exterior
0
0
  XI RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo / Uruguai
Informações: http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram
0
0
  Sustainable Urbanization: Urban governance to tackle urban poverty and environmental sustainability
Data: 09 a 13 de setembro de 2015
Local: Durban, África do Sul
Informações: Divulgação
0
0
  6° Simposio Iberoamericano de Historia de la Cartografía – Del mundo al mapa y del mapa al mundo: objetos, escalas e imaginarios del territorio
Data: 20 a 22 de abril de 2016
Local: Santiago de Chile
Informações: Primeira circular
0
0
Exposições
0
0
  Povos indígenas no Brasil 1980/2013
Data: 12 a 22 de maio de 2015
Local: Senado Federal, Brasília/DF
Informações: Cartaz
0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
  Mestrado na UnB
O Departamento de Antropologia da UnB, divulga a seleção de Mestrado para residentes no Brasil e no exterior (PPGAS/UnB). Inscrições: 01 a 22 de junho de 2015. Informações:
 http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php e www.dan.unb.br.
0
0
Concursos e Seleções
0
0
  Concurso para Professor visitante na UFV
O Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa divulga o edital para o preenchimento de 01 vaga para Professor Visitante na área/subárea de Ciências Sociais. Inscrições até 16 de maio de 2015. Informações:  http://www.soc.ufv.br/?campusvicosa=departamento-de-ciencias-sociais-2.
0
0
  Concurso para Professor na Unicamp
O Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas torna pública a abertura de inscrições para o concurso público de provas e títulos, para provimento de 02 cargos de Professor Doutor na área de Teoria Antropológica. Inscrições: 30 de abril a 15 de junho de 2015. Informações:  http://www.ifch.unicamp.br/dantropo/node/180.
0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
  Revista Ponto & Vírgula
A Revista Ponto & Vírgula, do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais / PUCSP, em parceria com o GT CLACSO Juventudes, Infancias: Políticas, Culturas e Instituciones Sociales, aprovou o Dossiê Infâncias e Juventudes na América Latina, com publicação prevista para o primeiro semestre de 2015. O prazo para o recebimento de artigos, através do e-mail  jovensurbanospucsp@gmail.com, é até 18 de maio de 2015. Informações:  http://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/about/submissions#onlineSubmissions.
0
0
  Revista Enfoques
A Revista Enfoques, Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, divulga a chamada para a próxima edição – tema: Ciências Sociais e diálogos com a História. As contribuições devem ser enviadas para o e-mail  revistaenfoques.ufrj@gmail.com, até o dia 01 de junho de 2015. Informações:  http://www.enfoques.ifcs.ufrj.br/index.php.
0
0
  Revista Vivência
A revista Vivência, periódico científico-acadêmico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divulga chamada de artigos para o dossiê “Gênero, Sexualidade e Saúde”. As submissões devem ser realizadas até 31 de outubro de 2015, através do e-mail  vivenciareant@yahoo.com.br. Informações:  http://www.cchla.ufrn.br/Vivencia/normas_layout.html.
0
0
  Revista Iluminuras
A Revista Iluminuras, segundo semestre de 2015, divulga chamada de artigos para a temática Vidas rurais, contextos agrários, paisagens interioranas: desafios para uma antropologia com imagens. A data limite para envio de contribuições, através dos e-mails   iluminuras@ufrgs.br;  rumikubo2002@gmail.com, serão aceitas até 02 novembro de 2015. Informações:  http://seer.ufrgs.br/iluminuras/.
0
0
Revistas – Novos números
0
0
  Civitas – Revista de Ciências Sociais, v. 15, n. 1, 2015. Dossiê: Políticas públicas de segurança e justiça –   http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/issue/view/931.
0
0
Lançamentos – Livros 2014
0
0
  FAULHABER, Priscila; DOMINGUES, Heloisa Maria Bertol e BORGES, Luís Carlos (orgs.) (2014), Ciências e Fronteiras. Rio de Janeiro: MAST.
0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Fórum de Defesa de Altamira convoca protesto contra Belo Monte na cidade
0
0
 
0
0
Carta com pedidos de veto ao PL de Biodiversidade
0
0
  A carta foi assinada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com pedidos de veto ao Projeto de Lei nº 7.735, sobre acesso a recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados.
Leia aqui a carta e aqui a nota explicativa sobre o documento.
0
0
Nota IFCS e IH-UFRJ / Violência contra professores paranaenses
0
0
  Leia aqui
0
0
CIR reforça manifestação pacífica realizada pelas comunidades indígenas da TI São Marcos na BR 174 e pede providências das autoridades públicas
0
0
 
0
0
Maturuca: Primeiro júri popular indígena realizado pelo Tribunal de Justiça dentro de uma comunidade absolve um dos réus
0
0
 
0
0
Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Skip to content