Informativo nº 20/2020 | 06/08/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 20/2020 | 06/08/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

Regras: https://www.32rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=412.
Cronograma: https://www.32rba.abant.org.br/cronograma

Nota de Repúdio à ação do Ministério da Justiça de controle político ideológico

ABA assina Carta ao Presidente do CNPq – Considerações sobre a Chamada 25/2020

Webinário: Estratégias e experimentações metodológicas em antropologia áudio-visual

Coordenação: Lisabete Coradini (UFRN)
Participantes: Vitor Grunvald (UFRGS), Aina Azevedo (UFPB), Filipe Reis (ISCTE-IUL/CRIA) e Fabiana Bruno (Unicamp)

Data/Hora: 06 de agosto às 16h (horário de Brasília)
Link de transmissãohttps://youtu.be/54Sy7HEu8Ak

Cientistas Sociais e o Coronavirus

Editorial

Caras e caros colegas

Encerramos na última sexta feira, 17 de julho de 2020, após quatro meses de trabalho intenso, a publicação dos últimos artigos da primeira série do Boletim Cientistas Sociais com foco na pandemia do coronavírus e em 23 de julho postamos o último episódio do podcast associado ao Boletim.

A iniciativa de criar este Boletim surgiu como uma forma de mostrar a importância das pesquisas em ciências sociais face à pandemia e também em reação à mudança de prioridades e ao corte das bolsas de pós-graduação e de iniciação científica nas ciências humanas anunciadas no mesmo momento pela CAPES e CNPq.

O Boletim Cientistas Sociais é a expressão da aliança entre a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e a Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM), para defender e divulgar a produção de nosso campo cientifico.

Desde o início apostamos em um formato dinâmico e de ampla circulação para explicitar como as ciências sociais podem contribuir para pensar a realidade social da pandemia, além dos efeitos biológicos do vírus. Publicamos na primeira série quase 150 textos, produzidos por 195 autoras e autores. Contamos com uma comissão de apoio com 4 pós-graduandas da UNICAMP e UFSC e uma comissão editorial formada por 14 colegas da antropologia, sociologia e ciência política, de todo o país.

Anunciamos a continuidade deste projeto, em uma nova série do Boletim Cientistas Sociais intitulada "A Questão Racial em tempos de crise" e coordenada pelos colegas da UFABC Paulo Neves e Regimeire Maciele.

Convidamos autoras e autores a submeterem textos à nova série ao email boletimcso@gmail.com%3e.

Miriam Grossi e Rodrigo Toniol

VIDA ACADÊMICA EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: Como não a tornar ainda mais excludente

Valéria Aydos, membro do Comitê Deficiência e Acessibilidade da ABA, e Dienuza Costa, membro da ABRAÇA redigiram o texto "VIDA ACADÊMICA EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: Como não a tornar ainda mais excludente", cuja ideia é sensibilizar a comunidade acadêmica para a inclusão das pessoas com deficiência nas novas formas de configuração do trabalho e do ensino em tempos de Covid-19. O texto pode ser acessado na página da CAF-UFRGS, no seguinte link: https://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/wp-content/uploads/2020/07/Dicas-de-acessibilidade-Val%C3%A9ria-Aydos-Dienuza-Costa.pdf.

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Chamada para seleção de editoras/es
Novos Debates está ampliando sua comissão editorial e gostaríamos que este fosse um processo partilhado com nossos leitores. Pensando nisso, estamos lançando uma chamada aberta para duas/dois novas/os editoras/es de ND. Se você se identifica com a nossa proposta editorial e gostaria de se juntar a nossa equipe para trabalhar (muito) neste belo projeto, envie sua candidatura. Visando a maior representatividade de nosso comitê editorial, daremos prioridade a candidatas e candidatos negros. Prazo: 15 de agosto. Informações: www.novosdebates.abant.org.br.

eventos
Exposições
Ciclo Virtual de Ensaios Fotográficos do IRIS/DAN 2020

As oleiras de Santiago Norte
por Vinícius Venancio
https://bit.ly/IRIS-ensaio03

prêmios
Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações em Ciências Sociais

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Edição 2020 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações em Ciências Sociais. Inscrições até 30 de agostro de 2020. Informações: Edital / http://www.anpocs.org/index.php / concurso@anpocs.org.br.

Concurso Brasileiro ANPOCS de Melhor Livro em Ciências Sociais

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais anuncia a Edição 2020 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Melhor Livro em Ciências Sociais. Inscrições até 30 de agostro de 2020. Informações: Edital / http://www.anpocs.org/index.php / concurso@anpocs.org.br.

publicações
Chamada para artigos
Revista Mediações

A revista Mediações é uma publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, voltada para o debate sobre temas relevantes e/ou atuais das Ciências Sociais e de áreas afins, publica chamadas para os seguintes dossiês:

  • Materialidades e agências na América Afro-Latina (Volume 25, n.3 – setembro/dezembro 2020) – Prazo para submissão: até 15 de agosto de 2020;
  • O Populismo e a construção política do povo (Volume 26, n.1 – janeiro/abril 2021) – Prazo para submissão: até 15 de novembro de 2020;
  • O que fazem os números? Produções, usos e efeitos da quantificação da vida cotidiana (Volume 26, n.2 – maio/agosto 2021) – Prazo para submissão: até 15 de março de 2021.

Informações: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/index

Revista Raca

Revista RACA, publicação semestral do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) da Fiocruz Brasília, divulga chamada de artigos para seu Suplemento especial: Comida nos tempos da pandemia. Prazo para inscrições: 31 de agosto de 2020. Informações: http://portalraca.fiocruz.br/pt/?p=331.

Revista Horizontes Antropológicos

A Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, divulga chamada de artigos para a edição 62 – História das antropologias do mundo, ano 28, n. 62, jan./abr. 2022. Submissão de artigos: até 31 de agosto de 2020. Informações: https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/index.php/pt/detalhes/detalha-proximos?var=62.

Revista Sociedade e Cultura

A revista Sociedade e Cultura torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Ciências Sociais e Covid-19: contribuições epistemológicas e desafios metodológicos”, previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2021. Submissões: até 30 de setembro de 2020. Informações: https://www.revistas.ufg.br/fcs/announcement/view/723.

Vivência: Revista de Antropologia

A Vivência: Revista de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte convida todas/os a submeterem propostas de artigos aos dossiês previstos para o ano de 2021. Prazo para submissões: até o dia 15 de novembro de 2020. Informações: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/announcement/view/281.

Livros ABA – Lançamentos 2020

MACHADO, Igor José de Renó (2020). O Chihuahua Anão. São Carlos: Áporo Editorial, 2020. http://www.servidores.ufscar.br/igor/?p=889

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR LUIZ EDUARDO SOARES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS INCLUSOS EM DOSSIÊ DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MANIFESTO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SOBRE A SITUAÇÃO DOS CONTRATOS DURANTE A PANDEMIA: NACIONALIZAR A LUTA É PRECISO!

Professores/as substituto/as articulam ações contra o encerramento dos contratos

Um coletivo de professores/as substitutos/as da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizou-se desde o início do mês de julho, com o objetivo de reivindicar junto à gestão da universidade a renovação de seus contratos até 31 de dezembro de 2020, ou pelo tempo perdurar a situação de calamidade pública originada pela pandemia do coronavírus.

Informe publicitário sobre o FNDCT publicado hoje na FSP (ABC, ANPEI, CNI e SBPC)

Votação no site do Senado sobre o PLP 135/2020

Veja a consulta que está sendo feita: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=142077
Estamos lutando pelo regime de urgência para o PLC 135/2020, que propõe o descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Apoie esse projeto de lei, votando SIM para apoiar a CT&I, para enfrentar a COVID-19 e ajudar a recuperar a economia.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content