Webinário: Estratégias e experimentações metodológicas em antropologia áudio-visual

Data/Hora: 06 de agosto às 16h (horário de Brasília)
Link de transmissão: https://youtu.be/54Sy7HEu8Ak

Coordenação:

Lisabete Coradini (UFRN)
Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social  UFRN, coordenadora do Navis (Núcleo de Antropologia Visual)., com doutorado pela Universidad Nacional Autônoma do México  e pós -doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Trabalha e pesquisa na área de memórias, narrativas e itinerários.

Participantes:

Vitor Grunvald (UFRGS)
É professor da UFRGS do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, onde coordena o Núcleo de Antropologia Visual (Navisual). É doutor e pós-doutor em Antropologia pela USP, com ênfase em Antropologia Visual, da Arte, da Performance, Gênero e Sexualidade. Tem formação também em Direção Cinematográfica pela AIC. \Nos últimos anos, tem oferecido uma série de oficinas e cursos de cinema, vídeo documentário, arte e questões relacionadas à gênero, sexualidade e teoria queer/cuir. Atualmente, desenvolve, com o artista e diretor Paulo Mendel, projeto de documentário de narrativa transmídia com a Família Stronger, tencionando sobre questões relacionadas a família, parentesco, cidade e marcadores sociais da diferença. Em 2020, o documentário Domingo, realizado a partir desse projeto, foi selecionado para compor a 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil como videoinstalação e foi agraciado com o Premio Margot Dias e Benjamin Pereira de Filme Etnográfico da Associação Portuguesa de Antropologia.

Aina Azevedo (UFPB)
É professora no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, com doutorado pela Universidade de Brasília e pós-doutorado pela Universidade de Aberdeen. Tem trabalhado com o desenho como uma forma de descrição na antropologia desde seu trabalho de campo de doutorado, em 2010, o que a levou a pesquisar tanto a história pregressa quanto o estado da arte do desenho na antropologia e a realizar trabalhos reunindo desenho e texto, na forma de ensaio gráfico. Atualmente, participa do projeto de extensão Histórias de Quilombo em Mituaçu (Paraíba) – em que são feitas experimentações com diversas linguagens – e  do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA’GRIMA/Unicamp).

Filipe Reis (ISCTE-IUL/CRIA)
Antropólogo, Professor no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Fundador e coordenador da Pós-graduação em Culturas Visuais Digitais do ISCTE-IUL/CRIA. Coordena o Laboratório Audiovisual do CRIA- Polo ISCTE-IUL. Trabalha e pesquisa na área da antropologia dos media e da tecnologia, com um enfoque nas tecnologias de som e na problematização do conceito de paisagem sonora. Tem desenvolvido e coordenado projetos que envolvem a criação e a experimentação de novos formatos de comunicação da Antropologia através do recurso às artes sonora e visual.

Fabiana Bruno (Unicamp)
Fabiana Bruno é doutora em Multimeios (IA/Unicamp) e pesquisadora vinculada ao Departamento de Antropologia (IFCH) da Unicamp, onde se pós-doutorou em Antropologia Social. É cofundadora e pesquisadora do LA’GRIMA-IFCH/Unicamp (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem). Orienta e organiza projetos, curadorias de exposições e fotolivros em parceria com o Ateliê Fotô e Fotô Editorial, em São Paulo.

Skip to content