Informativo nº 21/2023 | 28/11/2023

Informativo nº 21/2023 | 28/11/2023
Visite o Portal da ABA:
www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 21/2023 | 28/11/2023
destaques da ABA
34ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia

Prazo para submissões de propostas de Grupos de Trabalho e Mesas Redondas, prorrogado até 30 de novembro de 2023

Cronograma: https://www.34rba.abant.org.br/cronograma
Normas de Submissão: https://www.34rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=513

Comemoração dos 70 anos das Reuniões Brasileiras de Antropologia

A TV ABA conta agora com uma playlist comemorativa dos 70 anos de realização da 1ª Reunião Brasileira de Antropologia:
A playlist será atualizada periodicamente com registros de eventos que estão sendo realizados em diferentes regiões do país, bem como produtos audiovisuais e depoimentos sobre a trajetória da Associação Brasileira de Antropologia e suas reuniões. A playlist pode ser acessada por meio da página inicial da TV ABA, ou por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrqSUafHHXYwi_7XqyqVHxbp82IToiKAU.

RBA 70 anos de atuaçãohttps://www.youtube.com/watch?v=9zn66OEeyaA.

RBA 70 anos (1953-2023) Fazer histórias da Antropologia pelo Brasil: experiências de pesquisa aqui e alhures
Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará – 1ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA – 70 ANOS

Data: 06 e 07 de dezembro de 2023
Veja aqui a programação completa

Para acessar o card clique aqui.

Encontro: Antropologia Museus & Populações Tradicionais

Data: 11 de dezembro de 2023
Local: MUSEAR/UFMT

Roda de Conversa: Antropologia e Povos Indígenas (14h)
Mesa Redonda: Antropologia, Museus e Populações Tradicionais (19h)

Para acessar o card clique aqui.

Jornada dos 70 anos da Primeira Reunião Brasileira de Antropologia (1953-2023): reflexões a partir da antropologia na Paraíba

Data: 14 de dezembro de 2023
Local: Auditório 411, CCHLA/UFPB (Híbrido)

Para acessar o card clique aqui.

Webinários na TV ABA
A antropologia face ao conflito Israel X Palestina

Coordenação: Kelly Cristiane da Silva
Composição:
Bárbara Caramuru (UFPR)
Miguel Vale de Almeida (IUL- Portugal)
Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (UFF)

Quando: 28/11/2023, 14h às 16h
Onde: TV ABA: https://www.youtube.com/watch?v=30JgnPUxpUw

Calendário 2024 – Pedidos de filiação/mudanças de categoria

Primeira chamada 2024:

  • 12/01/2024 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
  • 20/02/2024 – Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail

Segunda chamada 2024:

  • 02/09/2024 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
  • 10/10/2024 – Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail

Informações:
Pedidos de filiação
Mudanças de categoria

Nota Conjunta: Agressões a jornalistas e a indígenas em Mato Grosso do Sul precisam ser investigadas e punidas

Dois jornalistas e ao menos dez indígenas Guarani e Kaiowá foram alvo de agressões na região da fronteira do Brasil com o Paraguai

No dia 22 de novembro de 2023, o jornalista canadense Renaud Philippe e a cineasta e antropóloga Ana Carolina Mira Porto foram violentamente agredidos, ameaçados e roubados enquanto apuravam uma sequência de ataques contra uma retomada realizada por indígenas Kaiowá e Guarani em Iguatemi (MS), na fronteira com o Paraguai. Até o presente momento, segundo lideranças, três indígenas seguem desaparecidos e pelo menos dez foram feridos, entre eles uma gestante.

alt

20 de novembro — para além de uma data no calendário por Nilma Lino Gomes

É um momento de celebrar a força e a resistência afro-brasileiras

O 20 de novembro não é uma data qualquer em nosso país. É um dia de relembrar a luta contra a escravidão realizada pelos povos escravizados e seus descendentes no Brasil. É um momento de celebrar a força e a resistência afro-brasileiras. É a oportunidade de tomada de consciência de todo e qualquer brasileiro e brasileira sobre a importância da luta antirracista e o dever do Estado de implementar e aperfeiçoar as políticas de igualdade racial.

Leia aqui o artigo completo publicado no Jornal Correio Braziliense.

Conselho Consultivo do IPHAN

A ABA estará representada por: Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu, como titular; e Izabela Maria Tamaso, como suplente.

Confira a portaria de nomeação: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-de-pessoal-minc-n-1.187-de-14-de-novembro-de-2023-523159144.

Delegação Brasileira na Índia

Realizado entre 14 e 20 de outubro de 2023, na Universidade de Delhi, na Índia, o 19th IUAES World Congress contou com uma expressiva delegação brasileira composta por pesquisadoras/es da UFSC, UFBA, UFPI, UERJ, UFF, UFPA, FGV, USP, UFPE,UFRRJ, docentes e pós-graduandes brasileires trabalhando e/ou realizando formação  em universidades do exterior (Áustria, Bélgica, Portugal, França, Estados Unidos, Uruguai). 

Mantendo a liderança brasileira no campo atual da antropologia, coordenamos painéis sobre História da Antropologia, Estudos de Gênero, Futebol, Imigração, Processos Urbanos e Patrimônio e apresentamos resultados de pesquisas em inúmeras atividades do Congresso Mundial. Além da oportunidade de diálogo global, o congresso nos proporcionou o conhecimento da Índia, através das refeições, visita a monumentos e museus, apresentações e performances artísticas. 

Também participamos ativamente de reuniões e diferentes instâncias de articulação política da diretoria da IUAES e do WCAA..

Tivemos a oportunidade de responder a entrevistas e de participar de pré-evento na Universidade Shiv Nadal; de pós-eventos na Universidade de Hyderabad e na Asiatic Society, em Kolkota;  além de atividades pontuais em outras universidades e instituições acadêmicas indianas.   Voltamos, enquanto delegação, com maior comprometimento com a internacionalização da antropologia brasileira.

Link para a página do congresso : https://www.iuaes2023delhi.org/index.html.

Novos Debates

Lançamento v9, n1 (2023)
https://novosdebates.abant.org.br/v9-n1-2023/
Este número inaugura a seção Traduções, com textos selecionados de Jaennette Pols.

Recebemos submissões em fluxo contínuo
Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.20, nº 2023:
https://www.scielo.br/j/vb/i/2023.v20/

Chamada para dossiê: Ampliação dos horizontes da compreensão antropológica: etnografias com “alteridades desconfortáveis”

Editores/as de organização: Ana María Forero Angel (Universidade de Los Andes/Colômbia) e Marco J. Martínez-Moreno (Museu Nacional/UFRJ).
Sobre a língua de publicação e número de artigos previstos: serão aceitos até 12 trabalhos em espanhol ou inglês.
Prazo final para submissão: 31 de janeiro de 2024.
Para maiores informações clique aqui.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento de Edmundo Daniel Clímaco dos Santos (09/11/2023)

A luz de um grande ser humano se apagou nesse mundo. O Professor Edmundo Daniel Clímaco dos Santos partiu desse plano deixando um lastro de tristeza e saudades junto aos seus familiares, amigos/as, colegas de profissão e alunos/as. Nascido em Angola, participou ativamente das lutas anticoloniais de libertação de seu país. Depois, no Canadá, tornou-se Professor do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa, onde se aposentou e viveu com sua companheira My e família até o fim de seus dias. Em Portugal, atuou junto aos organismos estatais na promoção de políticas de descriminalizaçäo das drogas. Nunca abandonou seu país de origem, onde mantinha amigos/as, dentre eles muitos estudantes. Luanda era seu destino frequente. Mas foi no Brasil, por meio de relações estabelecidas com o Professor Roberto Kant de Lima e depois com vários outros membros da comunidade acadêmica do Brasil, que Daniel dos Santos aterrou de forma marcante. Daniel e Kant se conheceram em um Congresso Luso-Afro-Brasileiro em Portugal. De lá para cá mantiveram contato e uma relação de trabalho que veio a tornar-se, posteriormente, um laço de amizade, fraternidade e companheirismo que perduraria décadas e se estenderia a muitos outros/as pesquisadores/as e estudantes do PPGA-UFF e alhures. Daniel dos Santos, pouco tempo depois, já havia se tornado um membro da comunidade acadêmica brasileira, tendo acolhido inúmeros colegas e estudantes no Canadá, na Universidade de Ottawa. Esteve inúmeras vezes no PPGA-UFF, como Professor visitante, ofertando seu vasto conhecimento e sua generosidade e humanidade incomuns. Era muito querido, pois seu jeito afável, seu brilhantismo, seu espírito crítico, seu humor tocavam profundamente a todos/as. Generoso como ninguém, escutava com seu cachimbo na boca tudo que lhe falavam e sempre retribuía com alguma excelente sugestão de leitura ou caminho de pesquisa. Foi uma figura importantíssima no processo de consolidação do então PPGACP, hoje PPGA, formulando parcerias e convênios entre a UFF e a Universidade de Ottawa. Abriu caminhos para que fosse possível a realização de projetos institucionais com a Universidade Agostinho Neto de Angola, onde foi possível realizar um Programa de formação profissional coordenado pelo Prof. Kant, no âmbito do PPGA-UFF, na cidade de Luanda. Esteve sempre presente nas atividades do NUFEP e do INCT-InEAC, figurando como um dos grandes apoiadores na criação deste Instituto (o INCT-InEAC). Inspirou gerações de estudantes que tiveram a sorte de seguir seus cursos na Universidade de Ottawa e no PPGA-UFF. Daniel dos Santos foi um homem do mundo, mas para nós era um brasileiro. Um irmão de fé, amigo, camarada, parceiro para toda hora. Sua luz se apagou nesse mundo, mas seguramente é reluzente do outro lado da vida. Afinal, quem tanta luz traz para a Terra, nunca mais se apaga dentro de nós. Daniel dos Santos estará, de uma forma ou de outra, dentro de todos nós! Expressamos toda nossa solidariedade e carinho para sua companheira de vida My, seu filho Patrick e demais familiares. Daqui da Terra seguimos com saudades!! E dentro de nós seguem as lembranças…Daniel dos Santos sempre presente!! 

Fabio Reis Mota e Felipe Berocan Veiga (PPGA-UFF, NUFEP e INCT-InEAC

eventos
Eventos no Brasil
Seminário Internacional do INCT-InEAC

Data: 23 de novembro a 01 de dezembro de 2023
Local: Sede do IAC – Campus do Valonguinho – UFF
Informações: https://xseminarioinctineac.com/

publicações
Chamada para artigos
Revista Alteridade

A Revista Alteridade é um periódico discente vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, comunica nova chamada de trabalhos para compor a edição vol. 6, n. 1 (jan./jun.) 2024, com o tema "Crise, Dinâmica e Implicações do Capitalismo". Período de Submissão: 20 de novembro de 2023 até 05 de fevereiro de 2024. Informações: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/alteridade/index.

Revista Wamon

A Revista Wamon, revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas convida antropólogas e antropólogos,  pesquisadoras(es), vinculadas(os) a programas de pós-graduações, a núcleos e grupos de pesquisas, de instituições de ensino superior, para submissão de propostas para publicação de dossiês temáticos inéditos sobre temas relevantes no campo da antropologia. Prazo para submissões: 15/02/2024. Informações: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/279.

Podcasts
Antro, Como Faz?

#ep40 Por que ler os clássicos da Antropologia? (como faz?)
#ep41 Monografia, Dissertação e Teses (como faz?)

Mundaréu

# 24 – O parto como travessia

Museológicas Podcast

#170 – Produção de conhecimento nas universidades e apoios financeiros: Edvaldo  Carvalho Alves (UFPB)

Urbanidades

#98 – Como contornar a inconsistência dos dados? Experiências de pesquisa em  educação

Olhares

Olhares #092 Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Tratados Internacionais

Desbravadoras

Temp 03. EP.15: CLAREZA ANTROPOLÓGICA: Redes, expansão e pesquisa de  terreno – Portugal e Brasil

Compósita

Habitar mundos possíveis: a COP em Belém

Os impactos das redes sociais na saúde mental da população

O trabalho em um mundo automatizado

Socialização, cultura e identidade paraense

As relações sociais na era da inteligência artificial

notícias da mídia/outras
Edital de Pesquisa em Ciências Sociais sobre bem-estar e saúde infantil

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) tornam pública a chamada para apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para a construção de conhecimento científico inovador na área de Ciências Sociais sobre bem-estar e saúde infantil.

alt

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente, a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida (2023-2024)

Presidente: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG)
Vice-Presidente: Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA)
Secretária Geral: Deborah Bronz (UFF)
Secretária Adjunta: Alexandra Barbosa da Silva (UFPB)
Tesoureiro: Guilherme José da Silva e Sá (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Gilson José Rodrigues Junior (IFRN)
Diretores/as:
Denise Fagundes Jardim (UFRGS)
Flavia Melo da Cunha (UFAM)
Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB)
Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

Informativo ABA
Supervisão Editorial: Denise Jardim e Sonia Magalhães
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF – CEP: 70.910-900
Tel: +55 61 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
CEP: 70.842-970
Brasília/DF

Skip to content