Informativo nº 28/2020 | 10/12/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 28/2020 | 10/12/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, foi realizada de modo remoto entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2020.

Moções apresentadas e aprovadas:

  1. Moção contra o desmanche ambiental e pela proteção dos territórios tradicionais do Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.
  2. Moção contra o desmonte das políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas, omissões e violações de direitos no contexto pandêmico. Leia aqui a íntegra da moção.
  3. Diversificar a (in)formaçao sobre as antropologias mundiais de pesquisadores estrangeiros e estudantes de antropologia. Leia aqui a íntegra da moção.
  4. Antropólogas/os pela garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária de crianças e adolescentes indígenas. Leia aqui a íntegra da moção
  5. Criação do Fórum de Coordenadores/as de Cursos de Graduação em Antropologia. Leia aqui a íntegra da moção.
  6. Moção contra o desmonte das políticas de implementação dos direitos dos Povos Indígenas no Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.
  7. Moção de Apelo da ABA ao STF contra o estabelecimento de um marco temporal para o reconhecimento de Terras Indígenas no Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.
  8. Moções do Comitê de Gênero e Sexualidade. Leia aqui a íntegra das moções.

Certificados:

Os certificados estão disponibilizados através da área de inscrito (https://www.32rba.abant.org.br/pessoaevento/list) ou clicando em Certificados (https://www.32rba.abant.org.br/certificado/busca), no site da 32ª RBA. Informações: 32rba@abant.org.br.

Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Dúvidas e informações: 32rba@abant.org.br

Nota de repúdio do Comitê Patrimônios e Museus da ABA

O Comitê Patrimônios e Museus da ABA vem externar seu posicionamento contrário à destituição de Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à sua substituição por Tassus Lycurgo Galvão Nunes. O atual diretor do DPI, com pós-graduação em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, vinha  realizando  excelente  trabalho,  coordenando  equipes  profissionalizadas  em  todo  território nacional. Já o recém-nomeado, embora detentor de títulos acadêmicos, não tem formação na área nem competência específica para assumir um cargo de condução da política federal de Patrimônio Cultural Imaterial (PCI). Chamamos atenção para o risco iminente de desmonte da exitosa política que vinha sendo implantada no Brasil desde 2000, uma referência internacional merecedora de reconhecimento por parte da UNESCO, que a premiou por sua excelência no alcance dos objetivos de identificação, estímulo e preservação do PCI. Apontamos, também, o risco de descontinuidade dos planos de salvaguarda e do apoio necessário aos detentores dos bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. Lembramos que o Patrimônio Cultural Imaterial compreende uma área sensível, que necessita de profissionais com expertise e formação apropriada, tendo em vista o necessário relacionamento com populações indígenas, quilombolas e segmentos das camadas populares. A ABA alerta para o risco de perda de um trabalho na longa duração, que beneficia importantes segmentos da cultura popular, fundamentais para a memória coletiva da sociedade brasileira.

Brasília, 04 de dezembro de 2020.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Patrimônio e Museus

Leia aqui nota em PDF.

ABA envia ofício em relação ao calendário para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) de Pós-Graduação

Brasília-DF, 04 de dezembro de 2020.

Ofício nº 025/2020/ABA

Ao Sr. Dr. Carlos Henrique de Carvalho
Presidente
Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação – FOPROP
Edifício Via Universitas – 4º Andar SEPN 516, Conj D, Lote 09 Asa Norte
CEP 70.770-524 – Brasília – DF

Ref. Falta de informação CAPES sobre calendário para a avaliação de propostas de cursos novos.

Prezado/a Senhor,

É com preocupação que chamamos a atenção para a falta de informação precisa, por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com relação ao calendário para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) de Pós-Graduação stricto sensu. Essa situação compromete, de modo especial, os planos de desenvolvimento institucional de universidades de recente criação e os esforços envidados para a consolidação da antropologia e, em geral, das ciências sociais em regiões do interior brasileiro.

A Associação Brasileira de Antropologia solicita, respeitosamente, a manifestação e os bons ofícios do FOPROP para obter uma posição oficial, inequívoca e definitiva da CAPES nesse assunto.

Atenciosamente,

Profª Drª Maria Filomena Gregori
Presidente da ABA (Gestão 2019/2020)

Com cópia:
Coordenadores da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar (ANINTER)

Leia aqui o Ofício em PDF.

Atividade A4 no Encontro Anual da ANPOCS

Fórum (FR02): Articulação das Ciências Sociais – A4
Sessão 3: Dilemas na internacionalização da Ciências Sociais brasileiras

Data: 10 de dezembro de 2020, às 16h30
Informações: https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1172
Atividade organizada pelo A4
Carmen Rial (ex-presidente ABA/Conselho Mundial de Associações Antropológicas/UFSC)
Elisa Reis (ex-presidente ANPOCS/International Science Council/UFRJ), Tom Dwyer (ex-presidente SBS/International Sociological Association/Unicamp)
Debatedor: Gustavo Lins Ribeiro (ex-presidente ANPOCS/UAM)

Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus

Vibrant

A VIBRANT, revista da Associação Brasileira de Antropologia, tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamada de artigos chamada de artigos para o dossiê “Indigenous Peoples, tribunals, prisons, and legal and public processes in Brasil and Canada”, Publicação prevista até 31 de agosto de 2021. Data final de submissão de artigos: 30 de dezembro de 2020. Informações: http://www.vibrant.org.br/call-for-papers-indigenous-peoples-tribunals-prisons-and-legal-and-public-processes-in-brasil-and-canada/.

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Fórum sobre as mudanças na avaliação dos periódicos

As iminentes mudanças nos métodos empregados pela CAPES para avaliação de periódicos científicos têm gerado questionamentos e críticas por parte de editores. Apesar de informações que têm sido tornadas públicas ao longo dos últimos meses, apontando para prováveis direções, as incertezas ainda são muitas e a clareza sobre as reais implicações dessas mudanças limitada. Este Fórum de ND busca ser um espaço de esclarecimento sobre o que se sabe até aqui e de debates sobre o que há ainda a ser construído.       

Para lançar esta discussão, disponibilizamos a primeira contribuição recebida, de Olivia Cristina Perez, em modo Publicação Avançada de Artigos (PAA). Com isso, inauguramos também essa modalidade de publicação, que visa a dinamizar o debate sobre questões candentes do campo científico nacional.

Clique aqui para saber mais

Livros ABA – Lançamentos 2020

Organizadores:
Ricardo Verdum
Ana Margarita Ramos

Clique aqui para visualizar em PDF

in memoriam
Nota de pesar e solidariedade pelo falecimento do Cacique Matias, liderança do Povo Kayabi

A seção mato-grossense do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural manifesta imenso pesar pelo falecimento do Cacique Matias Jurukatu (50 anos), grande liderança do Povo Kayabi, em decorrência da Covid-19, que ocorreu nesse último sábado (05/12/2020) no Hospital Metropolitano de Várzea Grande (MT), onde estava internado.

Manifestamos, ainda, a nossa solidariedade ao Povo Kayabi, a Aldeia Tatuí localizada na Terra indígena Apiaká-Kayabi, aos amigos e aos colegas por esta triste perda.

O Cacique Matias Jurukatu foi um participante ativo e grande parceiro do Instituto Ecumam, integrante da seção mato-grossense do Fórum, e do Museu Vale do Arinos, localizados no município de Juara (MT), onde contribuiu em muitas frentes de luta e em defesa do patrimônio cultural indígena em várias ocasiões.

Além de externar o nosso profundo respeito e solidariedade a perda da Aldeia Tatuí e do Povo Kayabi, também achamos importante ressaltar que se trata de uma perda inestimável as todos povos porque o mesmo era também uma enciclopédia viva, detentor de saberes, e carregava nos ombros a responsabilidade de gerações do seu povo.
 
Por fim, consideramos que a partida do Cacique Matias, liderança indígena e guerreiro, sem dúvida alguma, representa uma perda imensurável para toda a população brasileira, em especial para todos e todas aqueles/as que lutam pela construção de uma sociedade mais justa, livre de preconceitos, onde a diversidade cultural seja valorizada e os direitos das populações indígenas sejam respeitados.

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural
Seção Mato-grossense

eventos
Eventos no Brasil
Webinário “Fecundações Cruzadas: concebendo corpo-pensamento entre filosofias ameríndias e epistemologias transfeministas”

Data: 09 e 10 de dezembro de 2020
Transmissão online: https://is.gd/fecunda
Informações: Cartaz

Eventos no Exterior
IUAES Congress 2020

Data: 09 a 04 de março de 2021
Local: Amadria Park, Šibenik, CROATIA
Informações: https://iuaes2020.conventuscredo.hr/

CASCA 2021

Data: 12 a 15 de maio de 2021
Local: University of Guelph, Canadá
Informações: https://www.casca2021.uoguelph.ca/

Congresso Latinoamericano de Ciencias CILAT

Data: 23 a 25 de junio de 2021
Informações: http://fundacioniai.org/cilat/

Exposições
Exposição Redes, Saberes e Ocupações – 50 anos do Museu Antropológico

Apresentação ao público: dia 15 de dezembro, às 17h
Link de transmissão: https://www.youtube.com/UFGOficial
Informações: Cartaz

oportunidades
Concursos e Seleções
Vaga para Professor de Estudos Urbanos na Universidade de Tallinn

A Universidade de Tallinn anunciou um concurso público para o cargo de Professor de Estudos Urbanos. O candidato eleito começa a trabalhar no primeiro nível de carreira do cargo (professor associado) com o objetivo de apoiar o seu desenvolvimento como um líder do campo de estudo e pesquisa relevante na Universidade de Tallinn, e passa para o segundo nível de carreira do cargo (professor) a título de avaliação. Os documentos de inscrição exigidos devem ser apresentados até 20 de janeiro de 2021 ao Gabinete de Pessoal da Universidade de Tallinn. Informações: https://www.researchgate.net/job/946334_Professor_of_Social _and_ Population_Policy_Tenure_Track_Associate_Professor.

Pós-graduação
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado na UFMG

Estão abertas as inscrições para processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia para o ano de 2021  (áreas de concentração Antropologia e Arqueologia), vagas regulares e suplementares. Inscrições: de 10 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021. Informações: www.fafich.ufmg.br/ppgan/noticia/processo-seletivo-mestrado-e-doutorado-2021/ .

Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA disponibiliza vagas voltadas a indígenas e a quilombolas

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA) vai disponibilizar 12 vagas específicas para indígenas e quilombolas para o curso de Mestrado, por meio de Processo Seletivo Especial (PSE), com ingresso em 2021. Inscrições até 08 de janeiro de 2021. Informações: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12186-programa-de-pos-graduacao-em-direito-disponibiliza-vagas-voltadas-a-indigenas-e-comunidades-quilombolas.

Bolsas de Estudos CLACSO UNQ para curso de mestrado

Com o objetivo de fortalecer a formação em Ciências Sociais e Humanas dos alunos latino-americanos e caribenhos que integram o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, por meio da Rede de Pós-Graduação e da Universidade Nacional de Quilmes, serão concedidas 18 bolsas integrais para a realização de estudos de pós-graduação em 9 mestrados. Esta chamada permanecerá aberta até 3 de fevereiro de 2021. Informações: https://www.clacso.org.

publicações
Chamada para artigos
Revista Brasileira de Tecnologias Sociais (RBTS)

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais (RBTS), publica chamada para o Dossiê Especial "Covid-19, Saúde e Políticas Públicas", com publicação prevista para junho de 2021. Prazo para submissão de artigos se encerra no dia 25 de fevereiro de 2021. Informações: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rbts/about/submissions#authorGuidelines.

Criminological Encounters

A Criminological Encounters é uma revista internacional, interdisciplinar e de acesso aberto que visa facilitar diálogos críticos entre estudiosos da criminologia e nossos interlocutores em outros domínios sociais, acadêmicos e profissionais sobre questões contemporâneas de crime, dano, justiça, direito e sociedade. O prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê “A criminologia na América Latina: entre a importação cultural e os caminhos da colonização”, com publicação prevista para meados de 2021, foi prorrogado para 15 de janeiro de 2021. Informações: https://www.criminologicalencounters.org/index.php/crimenc/announcement/view/8.

Revista Wamon

Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM divulga chamada para dossiê temático “Arte: Entre as Máscaras: Olhares Etnográficos sobre o Mundo em Pandemia”. Submissões de artigos de 04 de abril a 30 de setembro de 2021. Informações: www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/154.

Revistas – Novos números

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E2 – O percurso de uma pesquisa: Banco de Imagens e Efeitos Visuais.

CAMPO – Um podcast de antropologia – https://spoti.fi/3gkkQqK, https://www.podcastdeantropologia.com.br/  e https://bit.ly/3mTYG15.

Livros ALA – Lançamentos 2020
Colección Antropologías hechas en América Latina

Como parte da Coleção Antropologia feita na América Latina, coordenada por Eduardo Restrepo, a Associação Latino-Americana de Antropologia (ALA) apresentou, no âmbito de seu VI Congresso,  realizado em novembro de 2020, os seguintes livros:

Antropologias feitas na Argentina, Volumes I e II 

Antropologias feitas no Peru 

Antropologias feitas no Uruguai

Antropologias feitas na Venezuela, Volumes I e II

Foi também anunciada a organização das coletâneas Antropologias feitas no Chile Volumes I e II, e Antropologias feitas no México. Segundo Eduardo Restrepo, três volumes de Antropologia feitas na Colômbia, editados por Restrepo,  Rojas e Saade, já haviam sido publicados em 2017 e 2019. Os dois primeiros foram lançados no V Congresso da ALA e o terceiro, intitulado Think the Southwest. Antropologia feita na Colômbia Tomo III, editado por Rojas e Jaramillo, coedição entre a ALA e a Universidade ICESI, foi apresentado ao XVIII Congresso de Antropologia na Colômbia. Os oito livros da coleção, já publicados em formato digital, são de acesso aberto e download totalmente gratuito em versão PDF.

notícias da mídia/outras
VI Congresso da ALA teve mais de cinco mil inscritos

A programação pode ser conferida em https://ala2020.com.uy/wp-content/uploads/2020/10/Cronograma-actualizado-.pdf.

IUAES responde sobre a saída da Kiss

Diante da polêmica sobre o envolvimento do KISS em praticas contrárias ao esperado de uma instituição de ensino, a IUAES manteve seu congresso mundial na Índia, mas fora do KISS. As perguntas frequentes foram respondidas aqui:  https://mega.nz/file/SroABCCA#FZVck1gBWXj9PYkch_ 9o5b8dW4pt_SgtGpqRcae46F4. O congresso em 2023 tem como parcerias: Indian Anthropological Association, Utkal University e a Sambalpur University.

Rede de Investigação Latino-Americana em Antropologia Audiovisual realizou webinar

O Webinar "Grafia-Imagem Desafios da descrição na antropologia", aconteceu no dia 19 de novembro, às 14 horas (horário de Brasília), tendo por conferencistas convidados: Suely Kofes (La'grima-Unicamp), Fabiana Bruno (La'grima-Unicamp), Mariano Landa (Ciesas, México), Aina Azevedo (UFPB),  Oscar Guarín (Sensolab-Universidad Javeriana, Colômbia), Sylvia Caiuby (LISA-USP), Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha (BIEV e Navisual-UFRGS) e Claudia Turra  Magni (LEPPAIS-UFPel).

Documentário “A Cobra”, de Carlos Sautchuk

Apresentamos "A Cobra", uma produção audiovisual do IRIS, dirigida pelo professor Carlos Sautchuk, que compara e conecta diferentes fluxos e formas de ação na Amazônia contemporânea. Acesse o link https://vimeo.com/canaliris/acobra para ver o documentário.
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content