Informativo nº 29/2020 | 23/12/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 29/2020 | 23/12/2020
destaques da ABA
Mensagem de final de ano

Agradecemos imensamente o inestimável apoio que a gestão “Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças” recebeu ao longo de 2020. Desejamos que no ano de 2021 possamos voltar a nos reunir de forma segura e que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação brasileiras tenham o devido reconhecimento e o merecido respeito. Para isso a ABA continuará contando com o empenho de todas e todos nós. Que a esperança por dias melhores não se apague!

Diretoria da ABA

Recesso de final de ano

Comunicamos que a Secretaria Administrativa da ABA estará em recesso entre os dias 24 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021, retomando as atividades no primeiro dia útil do novo ano (04 de janeiro de 2021).

32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, foi realizada de modo remoto entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2020.

Anais: http://evento.abant.org.br/rba/32RBA/

Certificados: Os certificados estão disponibilizados através da área de inscrito (https://www.32rba.abant.org.br/pessoaevento/list) ou clicando em Certificados (https://www.32rba.abant.org.br/certificado/busca), no site da 32ª RBA. Informações: 32rba@abant.org.br.

Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Dúvidas e informações: 32rba@abant.org.br

ABA assina carta conjunta à presidência da Câmara dos Deputados manifestando apreensão diante do cenário que se desenha para a ciência brasileira em 2021

Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Fórum sobre as mudanças na avaliação dos periódicos

As iminentes mudanças nos métodos empregados pela CAPES para avaliação de periódicos científicos têm gerado questionamentos e críticas por parte de editores. Apesar de informações que têm se tornado públicas ao longo dos últimos meses, apontando para prováveis direções, as incertezas ainda são muitas e a clareza sobre as reais implicações dessas mudanças limitada. Este Fórum de ND busca ser um espaço de esclarecimento sobre o que se sabe até aqui e de debates sobre o que há ainda a ser construído.

Para lançar esta discussão, disponibilizamos a primeira contribuição recebida, de Olivia Cristina Perez, em modo Publicação Avançada de Artigos (PAA). Com isso, inauguramos também essa modalidade de publicação, que visa a dinamizar o debate sobre questões candentes do campo científico nacional.

Clique aqui para saber mais

in memoriam
Falecimento de Elizabeth Nasser (16/12/2020)

A Associação Brasileira de Antropologia lamenta o falecimento da professora Elizabeth Nasser que nos deixou na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, em decorrência da Covid-19. Antropóloga e feminista, Elizabeth foi pioneira nos debates de gênero no curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também nas lutas pelos direitos das mulheres para além dos espaços universitários. Foi uma das fundadoras do Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte, fundadora do Coletivo Leila Diniz, parte do processo de criação do Conselho da Mulher e presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Nos somamos às diversas homenagens e expressões de carinho que têm se multiplicado no Rio Grande do Norte e em outros estados do Brasil e nos solidarizamos com seu esposo, nosso também colega e amigo Nássaro Násser, assim como com todas as suas colegas, companheiras de luta, amigas, amigos e familiares.

Leia aqui a nota publicada pela Tribuna do Norte.
Leia aqui a nota de pesar do DAN/UFRN.

eventos
Eventos no Brasil
3ª Reunião Científica Regional Norte da Anped

Tema: DIREITO À EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: DIVERSIDADE, INCLUSÃO E RESISTÊNCIA
Data: 17, 18, 19 e 26 de março de 2021
Informações: http://regionais.anped.org.br/norte2020/

Exposições
Documentário “A sentença de Pawa”, de Shãtsi Piyãko, Juliana Amorim e José Pimenta

Apresentamos “A sentença de Pawa”, uma produção audiovisual do IRIS, dirigida por Shãtsi Piyãko, Juliana Amorim e José Pimenta, que aborda a arte da tecelagem das mulheres ashaninka da aldeia Apiwtxa, Terra Indígena Kampa do rio Amônia (Acre). Acesse o link  https://vimeo.com/canaliris/pawa para ver o documentário.
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Documentário “Que o café me dá”, de Janeth Cabrera

Curta-metragem dirigido por Janeth A. Cabrera Bravo sobre a produção de café pelos nasa, em Tierradentro, sudeste da Colômbia. Acesse o link https://vimeo.com/canaliris/queocafemeda para ver o documentário.
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

oportunidades
Concursos e Seleções
Processo seletivo para contratação de professores visitantes na UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PRPPG), no uso de suas atribuições legais, visando ao aprimoramento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, torna pública a abertura de inscrições no processo seletivo simplificado para contratação de professores visitantes. Data limite para envio pelos Programas de Pós-Graduação, dos
documentos dos candidatos selecionados, à PRPPG por meio do SAPI (www.sapi.ufba.br), até 19 de fevereiro de 2021. Informações:
http://www.propg.ufba.br/node/466.

Pós-graduação
Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Estudos Comparados Sobre as Américas – ELA/UnB

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas, conforme editais abaixo. Período de inscrições: 22/02/2021 a 31/03/2021. Informações: dpg.unb.br/index.php/editais/editais-de-pos-graduacao/2-publicacoes/275-estudos-comparados-sobre-as-americas-ceppac.

publicações
Chamada para artigos
Revista da UFMG

A Revista da UFMG, publicação semestral da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem como objetivo principal abordar temáticas específicas numa perspectiva interdisciplinar, podendo divulgar também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas, convida interessadas/os para submeterem contribuições para chamada de artigos com tema "A Universidade e os Novos Tempos" – v. 28, n. 1, jan/abril 2021. Prazo para submissão: até 20 de janeiro de 2021. Informações: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg.

Cadernos NAUI

Divulgamos a chamada de submissão de artigos para o próximo dossiê dos Cadernos NAUI: Patrimônio Imaterial no Brasil: Trajetórias, Participação Social e Políticas de Reconhecimento – vol 10, n 18, jan-jun 2021. Período para submissão: até 15 de fevereiro de 2020. Informações: https://naui.ufsc.br/2020/12/15/chamadas-abertas-vol-10-n-18-jan-jun-2021/.

Revistas – Novos números

Minima Moralia – Journal of Humanities – v. 1, n. 1, Maio-Agosto de 2020 (Dossiê: Moralidades, emoções e sociedade) – geplat.com/minimamoralia/index.php/rmm/issue/view/1.

EntreRios – Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí, que visa contribuir para a divulgação do conhecimento Antropológico e favorecer o diálogo entre os/as antropólogos/as e profissionais de áreas afins, no Brasil e exterior – V. 3, N. 02 (2020): OS WARAO: INDÍGENAS, MIGRANTES E REFUGIADOS – revistas.ufpi.br/index.php/entrerios/issue/view/567/showToc.

Revista Horizontes Antropológicos – Publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS – Horiz. antropol. vol.26 no.58 Porto Alegre set./dez. 2020 – www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-718320200003&lng=pt&nrm=iso.

Revista Ártemis – Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades inaugura, em 2012, sua versão impressa, graças aos recursos recebidos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), por meio do Edital Apoio à Publicações de Periódicos Brasileiros em Ciências Humanas – v. 30 n. 1 (2020): Mulheres e cidades: alianças intemporais – https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/issue/view/2603.

Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/PPGAS/IFCH/ILEA/UFRGS – v. 21, n. 55 (2020) – Antropologias do lixo/resíduos sólidos: economia circular e experiências inovadoras – https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/4172/showToc.

notícias da mídia/outras
SBPC se junta à Ação da Cidadania

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se uniu à Ação da Cidadania e convida seus associados, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral a colaborarem com a campanha “Natal Sem Fome”. Diante da pandemia do novo coronavírus e do aumento acentuado de pessoas na pobreza e na miséria, a campanha está arrecadando doações em dinheiro que serão revertidas para a aquisição de cestas básicas de alimentação.

O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, divulgado em julho e desenvolvido pela Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) da ONU, revela que a fome voltou a aumentar no Brasil. De acordo com a entidade, 37,5 milhões de pessoas viviam uma situação de insegurança alimentar moderada no País no período entre 2014 e 2016. Entre 2017-2019, porém, esse número chegou a 43,1 milhões. Em termos percentuais, o número também subiu, de 18,3% para 20,6%. Com a pandemia, o aumento do desemprego e das desigualdades, o problema da fome se agravou. Em todo o planeta, o relatório prevê que a pandemia da covid-19 poderá levar mais de 130 milhões de pessoas a passar fome crônica até o final de 2020.

Por isso, colabore. Essas doações poderão contribuir para reduzir os dramáticos impactos da crise gerada pela covid-19 em muitas famílias brasileiras.

Veja abaixo como ajudar:

Natal Sem Fome
Associação Comitê Ação da Cidadania
Banco Itaú
Agência 0417
CC 65638-6
CNPJ 00.346.076/0001-73

Electas Comisión Directiva y Comisión Fiscal de la ALA para el período 2020-2023

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content