Manifesto em solidariedade à violência sofrida no Quilombo Alpes, Porto Alegre (RS)

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), através do Comitê Quilombos, solidariza-se com a situação de violência vivenciada pelos moradores do Quilombo dos Alpes, diante da tentativa de invasão de suas casas, por homens armados. A invasão ocorre em meio ao avanço desenfreado do interesse de empreendimentos imobiliários dos territórios quilombola na cidade de Porto Alegre. O quilombo dos Alpes, localiza-se no bairro Glória/Cascata, área urbana em valorização pelas empresas imobiliárias com interesse em negociar a liberação de terras para construção de novos empreendimentos. Com este propósito registra-se a articulação das milícias com os grileiros no sentido de intimidar lideranças do quilombo Alpes e dos outros dez (10) quilombos localizados na cidade de Porto Alegre.

Conforme documento divulgado pelos quilombolas dos Alpes, intitulado “Manifesto Em Defesa Dos Territórios Quilombolas De Porto Alegre/RS – Quem Não Pode Com A Formiga, Não Atiça O Formigueiro”, na manhã de domingo, 28 de agosto de 2022, as casas do projeto Habitacional Quilombo dos Alpes – JV foram invadidas por cerca de 20 pessoas. Os atos de violências praticados em função da especulação imobiliária vêm se intensificando a cada dia com histórico de morte de lideranças tal como ocorrido no mês de dezembro de 2008, quando duas lideranças do quilombo Alpes foram assassinadas.

Diante destes graves eventos, o Comitê Quilombos da ABA solicita as autoridades competentes o pleno esclarecimento dos fatos e solicita ainda que a comunidade quilombola dos Alpes seja protegida dessa nova onda de violência com a reparação plena pelos efeitos negativos engendrados. Reiteramos ainda a retomada imediata do processo admirativo de titulação das terras quilombolas dos Alpes e de outros quilombos, paralisados no INCRA, desde o ano de 2018.  Titular  terras quilombola é proteger vidas.

Brasília, 22 de setembro de 2022.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Quilombos

Leia aqui a nota em PDF.

Skip to content