Informativo nº 17/2022 | 16/09/2022

Informativo nº 17/2022 | 16/09/2022
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA nas redes sociais:
Informativo nº 17/2022 | 16/09/2022
destaques da ABA
Resultado das Eleições da ABA

O resultado das Eleições da ABA foi divulgado pela comissão eleitoral – composta por Carlos Alberto Caroso Soares (UFBA), Luciana de Oliveira Dias (UFG) e Paulo Renato Guérios (UFPR) – por ocasião da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da 33ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA.  

A apuração dos votos eletrônicos resultou no seguinte: 

A única chapa para Diretoria, intitulada “Corpos, Territórios e Meio Ambiente: a antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida”, inscrita e eleita – composta por: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG, Presidente), Sonia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos (UFPA, Vice-Presidente), Deborah Bronz (UFF, Secretária Geral), Alexandra Barbosa da Silva (UFPB, Secretária Adjunta), Guilherme José da Silva e Sá (UNB, Tesoureiro), Gilson José Rodrigues Junior (IFRN, Tesoureiro Adjunto), Flávia Melo da Cunha (UFAM, Diretora), Osmundo Santos de Araújo Pinho (UFRB, Diretor), Tonico Benites (Ará-Verá/MS, Diretor) e Denise Fagundes Jardim (UFRGS, Diretora) – recebeu 362 votos. Registraram-se ainda 15 votos em branco, totalizando a votação para Diretoria com 347 votos. 
Os/as candidatos/as inscritos/as e eleitos/as para compor as três vagas do Conselho Fiscal foram: Francirosy Campos Barbosa (USP) com 294 votos, Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu (UFRJ) com 291 dos votos e Rubens Alves da Silva (UFMG) com 285 votos. Registraram-se ainda 216 votos em branco. 
Os/as candidatos/as inscritos/as e eleitos/as para compor as cinco vagas do Conselho Científico foram: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho (UFBA) com 293 votos, Nilma Lino Gomes (UFMG) com 279 votos, Gersem José dos Santos Luciano (UnB) com 267 votos, Emília Pietrafesa de Godoi (Unicamp) com 248 votos e Fabiano de Souza Gontijo (UFPA) com 241 votos. Registraram-se ainda 260 votos em branco e 222 votos no candidato Alecsandro José Prudencio Ratts (UFG).

33ª Reunião Brasileira de Antropologia

A 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, sediada na Universidade Federal do Paraná, aconteceu entre os dias 28 de agosto e 03 de setembro de 2022. Em sua segunda edição online, a RBA foi composta por 78 Grupos de Trabalhos, 55 Mesas Redondas, 32 Simpósios Especiais, 05 Oficinas, 04 Minicursos, 04 Conferências, Lançamentos de Livros, Atividades do Prêmio Pierre Verger; Feira de Livros, e diversas premiações (Prêmio Pierre Verger, Prêmio Lévi-Strauss, Prêmio Lélia Gonzales, Prêmio Heloisa Alberto Torres, Prêmio Antropologia e Direitos Humanos, Prêmio de Ensino de Antropologia, Prêmio de Divulgação Científica), além da entrega da Medalha Roquette Pinto.
A 33ª RBA contou com mais de 2000 participantes no conjunto de suas atividades, muitas delas transmitidas para o grande público pela TV ABA. Os vídeos destas transmissões estão disponíveis para ampla audiência em nosso canal institucional no Youtube.

Resultados dos Prêmios da 33ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia

Clique veja através dos links abaixo a listas dos ganhadores dos prêmios da ABA.

Moções aprovadas durante a 33ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia
  1. Moção de apoio à Carta Compromisso pela Saúde de Migrantes e à garantia de equidade no SUS para as populações migrantes, refugiadas e apátridas residentes no Brasil
    Remetente: Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA.
    Destinatários: A Frente Nacional pela Saúde de Migrantes; Os organizadores da 1ª Plenária Nacional Saúde e Migração; Os movimentos sociais organizados de migrantes; As candidaturas ao pleito eleitoral de 2022; e A Comissão Mista de Migrações e Refúgio do Congresso Nacional.
    Leia aqui a íntegra da moção
     
  2. Moção por uma internet não-fascista
    Remetentes: Carolina Parreiras (Unicamp), Patrícia Pavesi (UFES) e Matheus França (UFG)
    Destinatários: ABCP, ABC, ANPOCS, SBS, SBPC, ABRASCO, ANPUH, ANPOF
    Leia aqui a íntegra da moção
     
  3. Moção em defesa da vida, dos territórios, do meio ambiente, do patrimônio cultural, dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
    Remetentes: Moção apresentada pelo Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos; Comitê Quilombos; Comissão de Assuntos Indígenas, Comitê Laudos Antropológicos e Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia, e pelas seguintes atividades desenvolvidas na 33ª. RBA: MR 12; MR 24; MR 34; MR 36; GT 14, GT 15, GT 24; GT 27; GT 34, GT 42; GT 43; GT 62; GT 73; SE05, SE 06; SE11, SE 22 e SE 32.
    Destinatários: Presidência da República; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça; Procuradoria Geral da República; Câmara dos Deputados e Senado Federal.
    Com ciência: à Corte Interamericana de Direitos Humanos, Organização Internacional do Trabalho, INCRA, FUNAI, Fundação Palmares, Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente de São Paulo / Fundação Florestal, Minas Gerais, IBAMA, ICMBIO, SEMAD/SEDESE de Minas Gerais, MPF’s e MPE’s, IEF de Minas Gerais, IPHAN, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará, coordenação nacional da DPU em direitos humanos e OAB federal.
    Leia aqui a íntegra da moção
     
  4. Moção para garantia da efetividade de Ações Afirmativas na aplicação das Leis 12.711/2012 e 12.990/2014 (Cotas Étnico-raciais nas Universidades)
    Remetentes: Comissão de Direitos Humanos da ABA, com apoio do INCT-InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos), Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança/UFF, ADUFF.
    Destinatário: Superior Tribunal Federal
    Leia aqui a íntegra da moção
3ª chamada – Pedidos de filiação e mudanças de categoria
  • 19/09/2022 (segunda-feira): Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
  • 10/10/2022 (segunda-feira): Divulgação dos resultados aos/as candidatos/as por e-mail.
ABA no VI EMBRA

A Presidente e a Vice-presidente da ABA, Patricia Birman e Cornelia Eckert, respectivamente, estiveram representando a ABA no VI Encontro Mexicano-Brasileiro de Antropologia (VI EMBRA). O tema do Encontro foi “Antropologias México-Brasil: Compromisso político e epistemológico na descolonização do conhecimento” e o mesmo foi realizado na UFSC (Florianópolis/SC), entre os dias 05 e 08 de setembro de 2022.

Setembro 2022: Violências e assassinatos, quem são os responsáveis?

ABA vem a público alertar para o riscos de mais mortes entre povos indígenas nos contextos de violência nas últimas semanas.

No sábado (03/09), dois indígenas do povo Guajajara foram mortos no Maranhão, e um outro baleado. Os três são da Terra Indígena Arariboia (MA), sendo um deles integrante do grupo  “Guardiões da Floresta”. No mesmo dia, Jael Guajajara, de 34 anos, também foi morto, segundo as autoridades, por atropelamento. No entanto, há muita desconfiança entre os Guajajara de que se trata de outro assassinato.

Justiça e reparação para o Povo Indígena Pataxó

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto com sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), manifesta sua indignação com os recentes acontecimentos envolvendo o povo indígena Pataxó, quando homens fortemente armados invadiram as aldeias Boca da Mata e Meio da Mata, no extremo sul da Bahia, numa ação promovida por fazendeiros e milicianos, criando uma situação de terror, especialmente para velhos, mulheres e crianças que se encontravam nas aldeias.

ABA assina nota: Governo Sacrifica a Ciência Brasileira

A comunidade acadêmica, científica e empresarial brasileira vem a público denunciar mais uma manobra para retirar recursos do financiamento à Ciência brasileira, efetuada nesta segunda-feira, 29.08, quando o governo federal publicou uma Medida Provisória que, na prática, contingencia os recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.

Manifestação sobre o avanço no licenciamento de mineração e as ameaças aos direitos quilombolas e o patrimônio cultural tombado do Serro, em Minas Gerais

A Associação Brasileira de Antropologia solicitou ontem, 24 de agosto de 2022, junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente – Supram Jequitinhonha, a suspensão imediata dos trâmites do processo de licenciamento do "Projeto Serro", da Conemp Mineração, pertencente ao Grupo Herculano Mineração, que incide em Serro (MG), município em que estão localizadas seis comunidades remanescentes de quilombo, e que conta com um incomensurável patrimônio cultural, material e imaterial, incluindo o primeiro conjunto urbano tombado como patrimônio histórico no Brasil.

90 anos de Roque Laraia

O ex-presidente e presidente de honra da ABA, Prof. Roque Laraia, comemorou no dia 15 de setembro 2022 seu nonagenário aniversário. Desde cedo mensagens com cumprimentos, abraços e votos de felicidades e saúde circulavam nas redes sociais expressando a admiração e carinho de associadas e associados, amigas e amigos. A equipe da atual gestão da ABA e a turma da secretaria reforça aqui nossos parabéns e alegria por esta comemoração. E claro, expressamos nossa saudade de poder dar um abraço presencial e compartilhar de uma conversa sempre querida, regada de memórias antropológicas e de projetos para a ABA. Feliz aniversário querido Roque.

Boletim – Ciências Sociais Articuladas

Este boletim é produto de uma iniciativa de defesa das Ciências Sociais brasileiras articulada pela ABAABCPANPOCS e SBS em pareceria com o Observatório do Legislativo Brasileiro (IESP/UERJ).

Boletim #15

Neste boletim detalhamos o engajamento de que deputados/as federais candidatos/as à reeleição tiveram o tema do meio ambiente ao longo de seus mandatos atuais. De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registradas 29.123 candidaturas para cargos eletivos em 2022, das quais 10.580 para o cargo de Deputado Federal. Ainda segundo os registros do TSE, 85% dos Deputados Federais em exercício, ou seja, 438 (do total de 513) parlamentares, irão tentar a reeleição. Desde 1990, essa é a eleição com a maior quantidade de deputados que desejam reconquistar seus cargos.

Leia aqui o boletim completo

Boletim #16

Neste boletim abordamos as leis de proteção dos direitos das mulheres aprovadas pelos governos brasileiros.

Nas últimas semana, o debate eleitoral trouxe à tona que Bolsonaro teria sido o presidente que mais teria sancionado leis de proteção dos direitos das mulheres. O OBL realizou levantamento inédito com a finalidade de lançar luz sobre o processo legislativo em torno dos direitos das mulheres desde 1995 até o presente, no Brasil.

Leia aqui o boletim completo

Novos Debates

Lançamento v.7 n.2 – 2021

Com imensa satisfação, informamos que está no ar o novo número da Revista Novos Debates! Esta edição é inteiramente dedicada à produção de antropólogas/os negras/os e conta com publicações nas seções Novas Pesquisas, Fórum, Ensaios, Resenhas, Composições e Entrevistas.

Destacamos especialmente o Fórum dessa edição, com textos de autoria de Luciana de Oliveira Dias, Zwanga Nyack, Mônica Conrado, Jade Lobo e Osmundo Pinho, além dos textos que apresentam o problema levantado pelo Fórum, de autoria de Milton Ribeiro, Juliana Cíntia Lima e Silva e Vinicius Venâncio.

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos/as leitores/as a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Facebook: https://www.facebook.com/novosdebates/ 
Twitter: https://twitter.com/novosdebates
Instagram: https://www.instagram.com/novosdebates/?hl=pt-br

Vibrant

Lastest Issue v.19 – 2022: http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-19-2022/

Estão abertas as chamadas para o dossiê "Utopias da Reciclagem e Circularidade", com data final para envio de artigos: 30 de outubro de 2022. Informações: http://www.vibrant.org.br/chamada-dossie-utopias-da-reciclagem-e-circularidade/.

Facebook: https://fb.com/vibrant.aba.journal 
Twitter: https://twitter.com/vibrantaba
Instagram: https://instagram.com/vibrant.aba

in memoriam
Falecimento da Profª. Maria Stella Faria de Amorim (11/09/2022)

NOTA DE FALECIMENTO
PROFª. MARIA STELLA FARIA DE AMORIM
(26/01/1936 – 11/09/2022)

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – PPGA-UFF lamenta profundamente o falecimento da Profa. Maria Stella Faria de Amorim, ocorrido ontem, dia 11 de setembro de 2022. Ao longo de seis décadas de experiência profissional como pesquisadora, professora, autora, conselheira e gestora, Stella Amorim atuou de modo brilhante nos campos disciplinares da Antropologia, da Sociologia, das Ciências Sociais e do Direito, integrando em diferentes posições os quadros da Universidade do Brasil (1963-1967), do IFCS-UFRJ (1967-1993), do ICHF-UFF (1978-1989), da Universidade Gama Filho – UGF (1978-2014), da Fundação Darcy Ribeiro (1996 até o presente), do INCT-InEAC (2009 até o presente), da Universidad de Buenos Aires – UBA (2009-2011), da Universidade Nova de Lisboa (2010) e da Universidade Veiga de Almeida – UVV (2014 até o presente). Com seu alto rigor acadêmico, destacada competência, bom humor e pensamento crítico marcante, contribuiu para a formação de várias gerações de profissionais, muitos deles hoje professores, tendo participado de diversas bancas examinadoras, projetos institucionais, missões de trabalho, seminários, mesas redondas, cursos e outras atividades do PPGA-UFF desde a sua criação. O velório foi realizado amanhã, dia 13 de setembro de 2022, na capela 6 do Cemitério São João Batista, em Botafogo – RJ, das 12h às 15h. Nossos sentimentos a familiares, amigos, colegas, orientandos, alunos e alunas da Profa. Stella Amorim.

eventos
Eventos no Brasil
1° Colóquio Etnografias das Práticas Esportivas no Brasil e na França

Data: 14 a 16 de setembro de 2022
Informações: Cartazhttps://cepeantropologia.webnode.page/

VI Congresso de História Intelectual da América Latina

Data: 26 a 28 de julho de 2023
Informações: Chamada para resumos e apresentações
Local: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, Cidade Universitária

Exposições
IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos

Data: 09 a 23 de setembro de 2022
Tema: Antropologia e Imagens: Avanços e desafios contemporâneos
Informações: https://mostraarandu.org/

oportunidades
Concursos e Seleções
Bolsa para pesquisador visitante no Centro de Estudos Brasileiros de San Diego

O Behner Stiefel Center for Brazilian Studies (CBS) da San Diego State University está aceitando inscrições para um bolsista visitante para o semestre da primavera de 2023 (17/01/23 – 18/05/23) e semestre do outono de 2023 (21/08/23). -15/12/23). Prazo para inscrições: 01 de outubro de 2022 às 12h. Informações: https://brazil.sdsu.edu/sustainability-initiative/fellows.

Concurso Público para Professor/a Efetivo/a na área de Teoria Antropológica na Faculdade de Ciências Sociais da UFG

Divulgamos o Edital nº 23/2022 de Concurso Público para Professor Efetivo – em regime de dedicação exclusiva (DE) – na área de Teoria Antropológica na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, atuando na cidade de Goiânia. O  Edital de Condições Gerais e as Normas Complementares já estão disponíveis no SISCONCURSO em: https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/concurso/cd_concurso/2892. Período de inscrições: 20/09/2022 a 31/10/2022.

Pós-graduação
Processo seletivo para doutorado em Antropologia Social na UnB

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília – PPGAS/UnB, está com inscrições abertas para Seleção de Doutorado para ingresso de estudantes em março/2023. Prazo para inscrições:  05 de outubro de 2022. Informações: http://dan.unb.br/pt/junte-se-a-nos/processos-seletivos/abertos.

Processo seletivo para doutorado em Antropologia na Pontificia Universidad Católica of Chile

A Pontificia Universidad Católica of Chile divulga processo seletivo para doutorado em Antropologia, para ingresso em 2023. Prazo para inscrições: 16 de outubro de 2022. Informações: https://antropologia.uc.cl/doctorado/english-info.

Processo seletivo para mestrado e doutorado na UFRGS

O PPGAS IFCH UFRGS  publicou os editais de seleção para Mestrado, com oferta de 16 vagas, e Doutorado, com oferta de 18 vagas. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 14 e 28 de outubro de 2022. Informações: https://www.ufrgs.br/ppgas/br/mestrado2023.

publicações
Chamada para artigos
ACENO – Revista de Antropologia do Centro-Oeste

ACENO – Revista de Antropologia do Centro-Oeste, periódico científico lotado no Departamento de Antropologia e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso, publica chamada para o dissiê temático: "Processos de patrimonialização e suas articulações no contexto latino-americano". Prazo para submissões: 30 de setembro de 2022. Informações: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/announcement/view/274.

Revista Antropolítica

Antropolítica, revista contemporânea de antropologia foi criada em 1995 como resultado da cooperação entre os domínios da Antropologia e Ciência Política (PPGACP) na Universidade Federal Fluminense, divulga chamada para o Dossiê "Antropologia das instituições e das práticas de poder: etnografia, política e bases sociais do conhecimento". Prazo para submissões: 10 de outubro de 2022. Informações: Chamada / https://periodicos.uff.br/antropolitica/announcement/view/665.

Livros ABA – Lançamentos 2022

Patrimônios e museus: inventando futuros
Organização: Julie Cavignac, Regina Abreu, Simone Vassallo
Ano de lançamento: 2022
Páginas: 438
ISBN: 978-65-5569-272-3
DOI: 10.48006/978-65-87289-21-2

PDF

Livros – Lançamentos 2022

Guilherme Eugênio Moreira (Autor). Por Dentro da Política – Participação e Práticas de Poder nos Patrimônios Culturais. Editora Appris, 2022.

Podcasts

Antropocast
#EP21 – Alteridade (Trilha 1)

Mundaréu
# Sons de despedida: viagem pelo Médio Jequitinhonha (MG) nas trilhas do podcast Sensibilidades Antropológicas  (áudio capítulo do livro MANICA, Daniela Tonelli; PERES, Milena; FLEISCHER, Soraya (Orgs.). No ar: Antropologia, histórias em podcast. Campinas/Brasília: Pontes Editores e ABA Publicações, 2022).

O Som da Ciência – SBPC
T2 #5 – Segurança pública e respeito aos direitos humanos

Sensibilidades antropológicas
#EP13 – Sonoridades, timbres e tons: a experiência de realização do podcast Sensibilidades Antropológicas e a atualização de atmosferas etnográficas

Tucandeira
#EP2 – Mulheres Indígenas: saúde, corpo e cuidado

Urbanidades
#EP74 – Cidades na pele: tatuagens, viagens e afetos, com Lucas Gamonal

notícias da mídia/outras
SBPC lança vídeo em comemoração ao Bicentenário da Independência

Com convite a refletir sobre o que desejamos para os próximos 200 anos, produção mostra que processo de independência do Brasil começou muito antes de 1822 e continua até os tempos atuais. Assista e compartilhe!

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no dia 07 de setembro o vídeo comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil, com um convite a refletir sobre o que desejamos para os próximos 200 anos.

O filme cita que a independência do Brasil foi um processo que começou bem antes de 1822 e se desdobrou por muitas regiões do País, envolvendo várias camadas da população. E mostra que a independência do Brasil foi um processo longo e árduo, e que continua até os dias de hoje, 200 anos depois.

A produção destaca ainda a Constituição Federal de 1988 como uma das grandes conquistados nestes dois séculos, estabelecendo direitos e liberdades básicas invioláveis para os brasileiros, como a igualdade de gêneros, a criminalização do racismo, e os deveres do Estado com a educação, saúde, meio ambiente, populações indígenas, cultura, ciência, entre outros.

O vídeo está disponível neste link, no canal da SBPC no YouTube, e pode ser compartilhado livremente.

SBPC

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patrícia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureira: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureiro Adjunto: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretores/as:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel: (61) 99865-8256

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content